domingo, 5 de novembro de 2017

Análise FC Porto 2-0 Belenenses - Vertigem de Querer Vence o Cansaço


Depois de uma fantástica vitória frente ao Leipzig, da lesão de Marega e da fadiga de Corona, estava no horizonte o encontro com o muito bom Belenenses do nosso - meu, pelo menos - querido Domingos Paciência, que, é bom que se diga, vinha numa forma melhor do que a do fifica e do sportem, e está agora num mui honroso sétimo lugar, mesmo após ter perdido. 

Assim sendo, Domingos foi inteligente, soube aproveitar as fragilidades do modelo do FC Porto, jogou na expectativa tentando aproveitar o natural adiantamento, a falta do pêndulo Danilo  e jogando em contra ataque rápido. Sim, ele tem razão, pode queixar-se de falta de eficácia.

Mas do outro lado teve o FC Porto 2017/2018: rápido, intenso, pressionante e mandão. E assim, não é surpresa que, no primeiro terço do encontro, só tivesse dado FC Porto. Não houve critério na decisão final, faltou sabedoria na criação da jogada, enfim, maior clarividência na área e perto dela.

Mas o golo de Herrera é justo, não só pelo domínio, como pelo jogador, quie continuou a encher o campo com bons pormenores, intensidade e transporte de bola

Sim, a vertigem continua lá, a velocidade quase frenética e o querer estão lá também.

Na segunda parte o Belenenses cresceu, em virtude do nosso cansaço, naturalíssimo em virtude de tal intensidade mais que frenética que causa a sua mossa, e houve, aqui e ali, sustos bem derimidos por um apoio defensivo forte e por um cada vez mais seguro José Sá. Aquando da entrada de Corona e depois de Sérgio Oliveira e Galeno, regressou muita da frescura e o 2-0 natural (que jogada de Herrera, que bem feito por Galeno e que finalização de Aboubakar!) selaram um encontro, onde a justa vitória nos deixou muito líderes - mas justamente também.

Não posso deixar de destacar Diego Reyes, muito bem na sua função de trinco (não tão bem como Danilo, mas até com melhor saída de bola e bom posicionamento) e infelizmente, porque sou justo, Felipe tem mesmo de descansar: há motivos para penalti e a falha de posicionamento em vários lances deixou-me preocupado.

Felipe, ixnay on the Beckenbaueriae! 

Uma última nota: melhor FC Porto goleador dos últimos 50 anos. Mas também com muita, muita sorte. Sem critério e definição no meio campo, sem pausas e momentos, vai-se o equilíbrio. Mas este é o futebol de vertigem que todos parecem amar, verdade? 

Dizem que a sorte protege os audazes. Pois que assim continue. Quod me nutrit me destruit. Ou então não. Ou então a raça e o querer vencerão. Apostemos na segunda.

21 comentários:

  1. Futsal. Jogo entre SC Braga e Benfica interrompido pelo árbitro devido a desacatos

    O facto de vários adeptos do Benfica estarem com tochas e a atirar cadeiras pelo ar obrigou o árbitro a interromper a partida para que a polícia se pudesse deslocar às bancadas para acalmar os adeptos.

    Uma atitude que provavelmente terá repercussões nos cofres do Benfica, que poderá ter que vir a pagar uma multa.

    ResponderEliminar
  2. bom, jogo miseravel, passes falhados, vulgarizados pelo belem durante larguissimos minutos, SC um pouco perdido no banco sem saber o que fazer, entrando jogadores a pressa com soliveira por exemplo sujeitando os a lesoes musculares. Se SC nos faz ganhar jogos pela intensidade imposta ontem esteve quase a fazer com que nao ganhassemos este por insuficiente intervençao no jogo apartir do banco. E muito de homem sentar casillas, oliver ( nao aprecio muito o seu jeitinho apesar da tecnica ), soliveira por isto ou aquilo mas tudo tem um limite. Com a equipa desgastada, com ausencias por lesoes musculares, repito musculares, SC aposta em hernani um jogador de 2 liga, insiste ate a exaustao em andre2 que nao tem intensidade para dois jogos a serio, mantem um exauto brahimi em campo para alem de meia parte quando tem oliver no banco e soliveira no banco, dificil de perceber ou teimosia, por acaso temos herrera muito confortavel neste tipo de jogo. SC esta claramente com a estrelinha o que e muito bom para nos MAS, MAS tem de começar a ser menos emotivo e um pouco mais coerente e deixar se de caprichos porque a uniao do grupo pode nao durar sempre nesses pressupostos. CONVEM ALERTAR ENQUANTO ESTAMOS NA FRENTE. Na conferencia de imprensa SC diz que faltou remate de longe?? mas quem chuta?? e mais profundidade mesmo com om bloco baixo do belem , mas profundidade para servir quem o hernani que com um encosto desaparece? o andre2 que mede um metro e sessenta? Com o leixoes foi o mesmo, com o boavista na 1 parte idem......com o leipzig por vezes idem..... ok estamos a ganhar mas convem ver os defeitos enquanto estamos a ganhar, lembro me de um jogo braga-sporting em que SC tinha a vitoria da taça nas maos e por falta de descernimento acabou por a perder no finalsinho. filipe esta desastrado sem os casos emails filipe nao tinha acabado o jogo, reys jogou bem , nao tem o ritmo dos outros mas faz a funçao, esta mais forte no choque e pode ser uma alternativa a filipe se este entretanto nao se aperceber que nao pode ser so penteado. A paragem vem uma altura perfeita quando as coisas estavam a vacilar e a ser feitas sobretudo em esforço e vontade. Ah galeno vale 10 hernanis, em 15 minutos fez um remate que quase dava golo e iniciou a caminhada para o segundo. Temos Luizao na B que tem lugar nesta equipa A, temos varios centrais muito bons na B, temos andre pereira que tem as qualidades para este tipo de futebol made SC, temos varela que e muito melhor que andre2, otavio e oliver, temos dalot, enfim .............. SC DEIXA TE DE CAPRICHOSINHOS E PERCEBE QUE COM O TEU FUTEBOL OU TENS UMA IMENSA ROTAÇAO DE JOGADORES OU TENS 13 OU 14 FISICAMENTE TIPO MAREGA, FILIPE, ABOU OU ASSIM OU..........ACABAS POR ESTOIRA LOS, lembro te que ja tens 3 com lesoes musculares e o inverno esta so a começar.

    ResponderEliminar
  3. Olá Jorge! Tive sempre muito medo deste jogo! Mesmo. A equipa pareceu estar esgotada depois do jogo de quarta feira, e como só isso não bastasse, ainda tínhamos jogadores no estaleiro ou lesionados. Perante este cenário, estava apreensivo, mas confiante... mas apreensivo LOL. O jogo correu como esperava... Um golo do Porto na primeira parte, uma equipa cansada na segunda, que chegou (durante 10, 15min) a perder o controlo do jogo e por fim o golo que a todos descansou! Sérgio Conceição tardou um bocado a mexer na equipa quando esta já estava a pedir pernas frescas à muito. Quando mexeu, voltamos a ter controlo e podíamos ter chegado ao segundo golo até mais cedo.

    No geral, ganhamos e bem. Fomos MUITO melhores que o Belenenses, mesmo sem o brilhantismo e a acutilância de outros jogos. O jogo de ontem teve semelhanças com o da época passada contra o Setúbal, e, quanto mais me apercebia disso, mais nervoso ficava, mas no fim... ganhámos e tudo acabou em bem.

    Umas notas: Filipe só parece estar concentrado a 100% nos jogos europeus, porque por cá, infelizmente, a atitude parece ser de sobranceria e isso contribui para um certo relaxamento que ainda só não trouxe à equipa dissabores por sorte ou distracção do árbitro. Se SC é justo e eu acredito que é, então Filipe vai ter de ir para o banco apara ver se atina e se deixa para trás de vez os seus momentos "Maicon".

    Outra questão é o onze apresentado: Não existiriam melhores hipóteses (e mais frescas) para o meio-campo que SC alinhou a titular!!!???? Entendo que Oliver possa ser suplente face ao nosso meio-campo titular e numa altura em que todos estão disponíveis. Agora, mesmo com lesionados e jogadores cansados, com o meio-campo a precisar de pernas frescas, Oliver não entra????!!!! Nem sequer é suplente usado. Tenho alguma dificuldade em compreender.

    SC Tem feito um trabalho notável e a vitória de quarta é espelho disso, mas o que espero é que saiba disciplinar o grupo sem ter de por ninguém de parte.

    Agora é tempo de descansar e recarregar baterias! Daqui a 3 semanas (julgo eu) volta o campeonato e entra numa fase que nos levará a um jogo muito importante contra o Benfica. Nesse jogo só a vitória interessa! É tempo de recuperar os lesionados, descansar as pernas para depois meter novamente a faca nos dentes e ir à luta.

    ResponderEliminar
  4. Epá!...este é um blog de apoio ao Porto ou...enganei-me na página?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, é dos Unidos de Aguiar do Monte.

      Curioso, que quando perdemos tenho dezenas de comentários.

      Quando ganhamos, evapora a malta toda.

      Mas agora é assim, temos de ser acríticos!

      Abraço

      Eliminar
    2. Vim aqui, precisamente porque...ganhámos mas...parece que perdemos!
      Nem estava a falar do post mas de comentários como o do "vidente mor"...sem palavras!

      No entanto, custa-me a aceitar a "última nota", pois não entendo tanto ênfase na questão da sorte! Percebo a relutância com a vertigem mas...que diabo, ainda bem que há várias maneiras de pensar futebol e...esta, tem dado frutos. A sorte tem-se ás vezes, mas se acontecer muito...então deverá ser um pouco mais do que isso! Para além de que a sorte dá muito trabalho e eu até acho que temos tido azar...com arbitragens, VARs, lesões, calendarizações, contratações...etc.

      Voltando ao início, o meu "engano na página" era uma provocação de brincadeira, pois sou leitor assíduo deste blog e serei sempre, pois o Porto é o que nos une!

      Abraço

      Eliminar
    3. Tem toda a razão Jorge, já sigo o blog há algum tempo, o ano passado sempre acreditei mesmo depois daqueles 2 empates...
      Não podemos cair (os adeptos) na letargia deste momento que pode mudar a qualquer momento.
      Um abraço e continuação da excelente escrita.

      WW

      Eliminar
    4. My friend temos de ser exigentes e nao se pode esconder a realidade, se alertarmos talvez chegue a alguem de direito antes de haver desilusoes. Se e para dizer so amen ..... tamos mal todos.

      Eliminar
  5. E o Herrera, hein? Ninguém diz nada sobre o Herrera?
    :))))))

    ResponderEliminar
  6. O Porto só tem sorte. É isso.:)
    O Sporting é que está com o azar dos Távoras, não é verdade?

    ResponderEliminar
  7. Começa a haver aqui um padrão: começou com Otávio, tem bons pezinhos e desde cedo foi perdendo o lugar, o JCT tem bons pezinhos e nem contou para a primeira metade da época, o Óliver tem bons pezinhos e talvez só não tenha sido emprestado porque poderia parecer mal à massa associativa e à SAD...

    Em contrapartida, ficamos com Marega - qual Messi de pés - mas que felizmente tem respondido com golos, ficamos com Hernâni - qual Rashford - que tarda em aparecer (se é que alguma vez aparecerá) e ainda André André - qual Iniesta - que quando entra parece já estar cansado...

    Temos ganho é verdade mas o jogo contra o Boavista e o Belenenses deixou-me preocupado, temos um plantel curto mas com qualidade mas porque não jogam os de "maior" qualidade?
    Se no jogo com o Belenenses a ideia era dar bola para se descansar porque raio não há uma táctica ou não se treina de forma a descansar com bola à la Villas-Boas?

    Por agora vai servindo mas vamos ver até quando, é que jogos destes uma chouriçada qualquer e lá se vão dois pontinhos à semelhança da época passada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,
      ó amigo, estás bem da cabeça?! És o tipo de adepto que achas que vai ser sempre goleadas, vamos sempre jogar bem? Fizemos 3 jogos em 8 dias, marcamos 8 golos e sofremos um!

      Apenas alguns factos, porque contra factos não há argumentos: temos mais 9 pts do que na época passada (16/17), mais 4 pts do que na época 15/16, mais 6 pts do que na época 14/15, mais 7 pts que na época 13/14!!

      SC pôs a equipa a jogar a Porto!! Isto é Porto!

      E em relação ao Boavista, se te deixou preocupado, a mim deixou-me feliz, repara na união dos jogadores e na alegria expontânea deles, a última vez que senti isto foi na altura de Mourinho. E se SC conseguir isto, meus caros, é brutal, tiro-lhe o chapeu, porque o maior capital de uma equipa não é as capacidades técnicas dos jogadores mas o valor enquanto grupo! Aquele querer, força de vontada, raça, nunca desistir por mais dificil que seja o obstáculo, a união entre os jogadores, o espirito de familia....o Porto perdeu isso e lixou-se, pode ser que o SC consegui recuperar isso.

      Abraço.




      Eliminar
    2. Preocupado estava eu na época passada.

      Eliminar
    3. Victor com C, não te preocupes. Um dia havemos de perder e depois já podes destilar todo o teu veneno sobre a SAD, o treinador e dizer que tinham de jogar os teus jogadores de banda desenhada.

      Eliminar
  8. O Plantel e muito curto más alguem que ainda nao sabemos bem quem (se o treinador sozinho ou se acatando ordens da sad ) o reduziu ainda mais.Casillas e Oliver Sao cartas fora do baralho e enquanto isso a nossa criatividade acenta em jugadores como André x2 Hernani e Herrera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que sejas portista para dizeres o que disseste! Não percebes absolutamente nada! Deves ser é lampião ou lagarto.

      Eliminar
  9. Vidente Mor, depois do calvário que passamos com o Paulo Fonseca, Julen Lopetegui, José Peseiro e Nuno Espírito Santo, acho que devias mudar o chip e aproveitar a onda positiva que atravessamos porque pode não durar muito tempo.
    Tu parece que ainda não percebeste que neste momento temos uma equipa low cost, curta mas esforçada e a proporcionar-nos bons resultados.
    Acho esse teu discurso desproporcionado, inadequado e acima de tudo um exemplo de falta de reconhecimento pelo esforço dantesco que a equipa tem feito para se adiantar na classificação onde o Sporting, com muitos mais recursos do que nós continua a ficar para trás.
    É preciso avaliar os momentos e saber quais os timings para a critica e os timings para o apoio incondicional e tu pareces completamente perdido neste aspecto.

    ResponderEliminar
  10. A malta não gosta, está apreensiva, o plantel é curto, o meio campo escolhido não é o melhor. É tudo verdade - dou-o de barato. Mas, por outro lado, temos resultados. Mesmo no capítulo das opções técnicnas e gestão do balneário, a evolução de José Sá aponta revela união no seio do grupo e respeito pelo treinador. Por falar nisso: o meio campo podia ter este e aquele, mas SC granjeou crédito suficiente para que se confie nele. Estou convencido de que há fortes razões para que, por exemplo, não jogue Óliver. Um dos elementos fundamentais da estratégia que SC criou com tal de contornar a exiguidade de recursos no plantel, é o jogador "canivete-suíço". Vários estão a jogar em diferentes posições e são treinados para isso continuamente. Se calhar, Óliver não responde bem a essa exigência.

    E os 4 dias de folga agora concedidos, depois desta série infernal, premiando o sucesso e reconhecendo o esforço dos jogadores? De mestre.

    ResponderEliminar
  11. Quod me nutrit me destruit

    andaste a roubar o meu lema no nationstates? :)

    ResponderEliminar