sábado, 13 de maio de 2017

Os Três Fs do Bafiento Regime


É extraordinário como se colocam as coisas de uma forma tão demonstrativa: hoje, recuamos 50 anos. Os três efes que eram os pilares da forma como era vista a doutrinação do Povo, voltaram em força. 

Como é óbvio, apesar de ser músico de formação, não me concentrarei nem no pilar religioso de Fátima - que, apesar de não crente católico, respeito - nem no musical, desta vez não do Fado - que Salazar tinha como o único género, a par de selecta música ligeira sempre invocativa, como não subversiva - mas sim do Festival, novo desígnio nacional, à volta de Salvador Sobral, que ainda por cima tem o plus de ser adepto das papoilas. 

Foco-me, claro, no Futebol e na vergonha que tem sido, vai ser hoje e será nos próximos dias. Está tudo preparado para o Treta, sim, o Treta, uma vez que é isto que foi este campeonato, uma treta. Está tudo ansioso com o Treta, tudo à espera da glorificação de um treta que será melhor do que os tetras dos outros! Sim, porque Ribeiro Cristóvão já disse que este é treta abençoado por Maria, por isso o melhor. Assim, com este desassombro. Assim, com esta sem vergonhice. Assim, abusivamente se apropriando da Fé como um qualitativo especial por, supostamente, calhar em cima do dia de Fátima!

Sim, é extraordinário que não passa pela cabeça a ninguém o Vitória possa ganhar o jogo! A ninguém! O senhor Ricardo Araújo Pereira, esse que disse que no futebol não lhe importa como ganha desde que ganhe, até já fez uma rubrica sobre isso, na rádio desse outro isentíssimo jornalista que é Pêrribeiro. Tudo isto é o que é. Por isso, neste blog, de hora em diante, não haverá mais trocadilhos com nomes. O clube destes senhores, e das televisões generalistas, e da televisão paga por todos nós, e da política, e dos políticos e da imprensa, e das rádios, como mostra bem a M80 com a sua ejaculação precoce de onde tirei a foto que ilustra o post, vai passar a ser aqui designado pelo seu verdadeiro nome: o clube do regime (cdr). Sim, porque o regime tem vários lados, como bem explica o Bardouro, a quem saúdo o regresso! 

Se o Guimarães não lhes estragar a festa, que seja um exemplo que mude tudo de uma vez por todas! Que se convença o Futebol Clube do Porto do estado calamitoso disto tudo, e que perceba, de uma vez por todas , o que significa CONTRA TUDO E CONTRA TODOS e que tome, de uma vez por todas, a dianteira sobre estas questões e as encare com menos queixas e mais acção! 

E, por falar nisso, que mal há numa aliança estratégica FC Porto-Sporting para derrotar um inimigo comum? Nunca aconteceu? Estas aqui em baixo devem ter sido de outra espécie então! Sim, na verdade foram. A de agora foi assumida, em comunicado conjunto. Porque este estado de coisas tem de mudar. O que vivemos hoje em dia não é desporto, é um diktat. E tem de terminar. Depois, cada um por si. E que ganhe o melhor. Mas eu subscrevo essa aproximação.  
PS: Felizmente, nem todos concordam com ser lacaios do regime. Parabéns aos sócios do Paços de Ferreira por não aceitarem ser vendidos como mais um satélite e uma roda na engrenagem desta máquina bafienta.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

O Próximo #Colinho

Esta notícia de hoje é um escândalo! Uma coisa é o empréstimo de jogadores - contemplados com regras próprias, em que um jogador emprestado não pode jogar contra o clube de origem. Outra coisa são parcerias entre clubes da mesma competição! Qual é o garante de competitividade numa situação destas? Não vai o clube mais pequeno obviamente ser parcial em relação ao maior que, na prática, efectivamente o patrocina?

Depois da "suavidade" de um Belenenses que, de repente, tem os ordenados pagos por magia, depois da próximidade entre bieirinha e guardanapo, depois de toda a escandaleira que é o comportamento dos candeeiros do Norte - e por falar nisso, isto também tem tudo a ver com o que se fala no post  - que até festejam empates que os fazem descer na classificação só porque deram jeito aos amigos, enquanto contra estes se joga com uma suavidade de uma almofada de penas, depois do Setúbal e do seu abono de família, junta-se agora a esta pandilha o Paços! A brincar, a brincar, só aqui estão 30 pontos! 

A criatividade benfas nunca desilude . Quando o video-árbitro chega e os relatórios se tornam conhecidos, há sempre que fazer as coisas por outro lado. Duas vertentes mostram o terceiro mundismo da nossa Liga: por um lado, a forma triste e deplorável como os clube - nomeadamente os do Norte - se tornam subservientes do regime (e depois espantam-se como descem de divisão e perdem lugares europeus...), por outro lado, a forma ridícula como as instâncias competentes fecham os olhos a mais um atropelo à verdade desportiva, por beneficiar sempre o Polvo.

Quem quer que seja que treine o Futebol Clube do Porto na próxima época, tem de deixar bem claro este género de atropelos. É importante vincar bem que contra tudo e contra todos significa mesmo CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!.

Fiquei muito feliz por saber do interesse de Iker Casillas em continuar no FC Porto. Esta época foi extraordinário e deu-nos mesmo pontos. Mas, dado o vencimento de Casillas - que, atenção, acho que tem retorno absoluto em termos de expansão da marca FC Porto e de merchandising e prestígio internacional - acho fundamental que Iker seja aproveitado totalmente. E como? Só se for assim.

Assim. Com a braçadeira do Capitão que efectivamente é. Não há ninguém que imponha mais respeito no campo do que Casillas, ele é o líder da equipa e precisa de ver essa liderança legitimada. Se o Capitão Casillas for falar com o árbitro vai ter, de certeza, muito mais respeito vindo deste do que Marcano ou mesmo Danilo, que fará Rúben Neves. Se no primeiro ano até fez sentido que não se desse a braçadeira por decreto,  neste ano fez menos, uma vez que me cheira que as habituais melhores segundas partes têm tudo a ver com a mensagem do Capitão ao intervalo e com três anos de casa é quase um desrespeito. Tenho a certeza que a equipa só vai beneficiar com isso. 

terça-feira, 9 de maio de 2017

Je Ne Suis Pas Calimero

Sempre admirei a resiliência. Os meus exemplos de vida são aquelas e aquelas que lutaram contra a adversidade, as inclinações e desvantagens na vida e com isso se tornaram fortes. Uma vez, um querido amigo que ficara cego e que partilhava o então comboio comigo para a faculdade, disse-me uma frase que me marcou. Disse-me ele: "A melhor forma de vencer um obstáculo é torná-lo irrelevante". Fiquei, naturalmente, com um enorme arrepio na pele, tal o grau de importância desta enorme lição de vida! 

Aqueles e aquelas que têm dificuldades nas coisas mais simples, e que muitos fazem com uma naturalidade que as torna invisíveis, sempre mereceram a minha admiração. Tantas e tantas pessoas que conheço, com as vidas mais complicadas, mas uma força, uma garra e uma coragem que me inspiram, e que nunca oiço falar de que são vítimas e que eliminaram a expressão "não consigo" dos seus discursos! 

Ontem ouvi, no Universo Porto, Paulo Miguel Castro dizer uma frase que registei. Disse ele, a propósito da absurda expulsão de Moncho López, que estava "à vontade para falar da questão do árbitro até porque o FC Porto venceu o encontro". E isso diz tudo!

Pelo menos desde o tempo de Villas-Boas que temos arbitragens inclinadas. Circulou por aí um vídeo onde mostra João "Pode Ser" Ferreira a, literalmente, dar uma chapada a Álvaro "Palito" Pereira. Tivemos roubos de igreja, túneis, Estorilgates, mas nunca deixamos de nos superar e de jogar um futebol de imensa qualidade e muito superior ao dos rivais!

Evidentemente que fazemos muito bem em combater o Polvo! As recentes alterações do video-árbitro e dos relatórios públicos dos árbitros são avanços que, apesar de tímidos e que não resolvem o problema, ajudarão a diminuir o grau de inclinação dos campos e tornar mais justa a luta! E só acontecem devido à muito importante intervenção da comunicação do FC Porto, mormente nos três do Universo Porto da Bancada, que mudou o paradigma da discussão dos méritos do inimigo e do seu modus operândi para sempre!

Mas reduzir os erros deste ano - de que falarei no final do ano - às arbitragens e outras inclinações é absolutamente contraproducente porque isenta das suas responsabilidades o Presidente, a direcção, a equipa técnica e os jogadores! Vitimizações fazem deflectir responsabilidades e, no FC Porto, seja qual for o obstáculo, por muito injusto e nojento que ele seja, este é para ser encaradi com esforço, luta e espírito de sacrifício, por forma a jogar muito mais e conseguir os objectivos!

Por isso, nada de "Calimerices!". Não vamos agora gritar "It's an Injustice, it is!" O segredo está em jogar muito mais que os outros, dominar os encontros, procurar sempre as vitórias, dar tudo e trabalhar com qualidade e potenciar o talento enorme do nosso plantel e então, só então, só depois, apontar os erros, os roubos, as trafulhices! Até porque, se tornarmos todo esse esforço de malas e afins absolutamente irrelevante, a soberba passa a crítica e a confiança a hesitação!

Quem ultrapassa obstáculos enormes, passa por cima dos normais com facilidade!

Por isso, não contem comigo para ser Calimero! Isso é para outras paragens! Se somos vítimas de injustiça e de obstáculos maiores do que os dos outros, trabalhemos para os ultrapassar e depois acabemos com eles!

sábado, 6 de maio de 2017

Erros Meus, Má Fortuna, Torpor Ardente

E pronto, acabou. Fica a crónica de uma morte anunciada. E não foi pelos erros de hoje. Não foi por Fernando Fonseca. E nem mesmo de Herrera, tirando no lance do golo. Foi o mesmo de sempre. O futebol sem fio de ligação algum. A excessiva lateralização. O meio campo sem pés na cabeça. A procura incessante de uma profundidade denunciada e absurda. Uma descompensação emocional gritante. E principalmente, um treinador abúlico. Uma espera incessante para fazer substituições. Uma absurda incapacidade de treinar transições, apoios, tudo e mais alguma coisa. A total falta de agressividade. E, principalmente, um ano inteiro sem perceber onde jogam BEM os jogadores. Os crimes feitos a tantos jogadores, a começar em Soares. Há que ter um treinador que o saiba ser. 

Sete jogos. Cinco empates. Dez pontos perdidos.

Assim, não há Polvos que justifiquem. Assim, não há nada mais a não ser culpa própria.

Está na hora de se assumir, de uma vez por todas. Ganhar vergonha na cara. E, pelo menos, garantir o segundo lugar.  Aquele que será, na verdade, o verdadeiro campeonato de alguns.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

A Responsabilidade É De Todos, Menos Dele

Ainda estou um pouco incrédulo com isto, juro. Não consigo entender, juro que não. Por todos os motivos e mais alguns: pelo número de assistências na época passada, pela sua vocação ofensiva, pelo seu tiro exterior, pela sua polivalência, numa altura crucial como esta, em que este jogo pode dar-nos uma grande vantagem que nos conduza à possibilidade de ficar em primeiro e fazer pressão decisiva sobre o inimigo, não compreendo que outra razão senão a de uma incapacidade física pudesse afastar Miguel Layún do jogo - e do banco! - contra o Marítimo (muito provavelmente, o jogo mais difícil que nos falta fazer).

Não, foi uma opção técnica! Nuno Espírito Santo desistiu de Layún. Ponto. E então, pura e simplesmente abdica dele. No seu lugar, Fernando Fonseca, o jovem titular da equipa B, que este ano fez zero jogos com a equipa A! ZERO! 

Naturalmente, a responsabilidade de tudo o que possa acontecer, é de toda a gente - equipa técnica e dirigentes - menos do Fernando! Evidentemente, se eu fosse maritimista, apostaria no corredor esquerdo (de onde, diga-se, surgiu o golaço marcado no Dragão) para fazer o meu ataque. É natural que a emoção tome conta do nosso jovem. É natural que um erro aconteça. A responsabilidade não poderá ser dele.

Poderá custar-nos um campeonato. Poderá aproximar perigosamente o sportem de nós. Nunca será culpa do Fernando!  Tudo o que ele fizer de positivo será heróico, tudo o que fizer de negativo será responsabilidade de Nuno Espírito Santo.

Por último, quero dizer que adoro o double standart Portista: a péssima época de Lopetegui rendeu-nos sete empates, com NES vamos em nove. Se este se lembrasse de uma cartada destas durante a fase decisiva da contenda, não sei o que seria. O mesmo para Vítor Pereira, já agora. Nuno Espírito Santo pode fazer tudo! 

É por ser "um dos nossos"? Espero que lhe corra bem. Sou, afinal, Portista, quero ser campeão. De falta de apoio, NES não se pode queixar! Agora, não admitirei neste espaço que se culpe e se queime um miúdo cujo sonho deverá ser, definitivamente, jogar no FC Porto, por ser atirado às feras desta forma tão imperdoável.

Que corra bem a FF. Afinal, do seu acto heróico depende o bem de todos nós! Força Fernando!

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Focar-nos Na Bola

Gosto da ideia do video-árbitro. Não só por causa da avaliação em si, mas também porque sou favorável ao apoio de novas tecnologias que nos aproximem da isenção que se exige a um árbitro de futebol.

Não sou, contudo, crente. Não acredito que deixem de roubar. Por exemplo, o penalti sobre Otávio via-se melhor no campo do que na televisão. Mas deixa de haver desculpas. A expressão "não vi" deixa de existir. Agora será, simplesmente, uma questão de vontade e de verdade. Nada mais.

Com isto, espero que estejamos mais focados na bola. Os campos menos inclinados favorecem um melhor futebol. Não há que enganar - as ligas que mais atraentes são aos expectadores são aquelas em que a competitividade é maior. 

A Serie A, por exemplo, está recheada de grandes equipas, mas para a maioria das pessoas não tem qualquer interesse. E porquê? Porque a Juventus é raínha e senhora - ás vezes também com ajudas, como nós sentimos na pele - e ninguém quer ver campeonatos sem luta. A Ligue 1 está mais atraente agora por causa do inverso. E a Premier League... nem é preciso falar!

No Futebol Clube do Porto não precisamos de ajudas e inclinações. Em campos sem inclinação, iremos provar o que somos.

Curioso que o benfas apoie o video-árbitro. Devem estar a preparar uma super-equipa. Ou então o patrocínio da INATEL....

Já agora, aquela fraca equipa que nos derrotou na Champions apenas contra 10 está prestes a chegar à Final. Outras há que dão goleadas a vermelhos e depois levam 6....

terça-feira, 2 de maio de 2017

E Mais Nada?


Como já disse antes, adoro a Premier League. Eu sei, nem sempre é a mais tecnicamente aliciante ou brilhante, mas tem futebol jogado sem excessivas paragens e é altamente competitiva. Por isso vou deixar perfeitamente claro que: 
  • Sou totalmente favorável a que todo o extra futebol se cale, no dia em que deixar de haver um ou vários clubes OSTENSIVAMENTE beneficiados ou OSTENSIVAMENTE prejudicados. Até lá, qualquer sanção a quem se queira defender ou denunciar este estado viciado de coisas não é mais do que um claro atentado à liberdade democrática.
  • Sou totalmente favorável a castigos pesados por agressões, injúrias e violência variada, que acho que deve ser totalmente erradicada do Desporto. No entanto, enquanto houver regras para uns e não para outros, não está garantida a isenção  e a equidade necessária para tal. Na Premier League, alguém cuja infracção seja flagrante vê a sua pena dada de imediato, alguém que se prove que foi vítima de erro arbitral vê o seu castigo levantado de imediato.
  • Sou totalmente favorável à distribuição equitativa e não gradiente dos ganhos televisivos e publicitários por todos os clubes, por forma a garantir a competitividade das equipas e a sua consequente impermeabilidade a jogos da mala e, assim, ao garante de uma competição sem vícios e que premeie os espectadores. Só assim se faz uma Liga competitiva e atraente.
  • Sou totalmente favorável à total profissionalização da arbitragem, desde que seja premiada a qualidade e efectiva isenção das mesmas e seja castigada a falta de ambas. Dessa forma, um clube pode ter direito de reclamar das decisões que considere injustas, desde que devidamente fundamentadas, e isso deve ter uma penalização para os ditos árbitros.
  • Sou totalmente favorável ao video-árbitro desde que haja o total acesso do mesmo a todas as imagens de todas as câmaras do estádio sem intervenção da realização ou qualquer edição. Os escândalos de manipulação que se assistem na BTV e na SportTV são absolutamente intoleráveis. Dessa forma, creio que se deve garantir que os clubes não possam transmitir os seus jogos nas televisões do próprio clube nem de canais onde tenham directa ou indirectamente, participações importantes.
Enquanto isso não acontecer, a devida equidade não está garantida e, assim sendo, só se quer criar uma lei da rolha que é absolutamente fascista e que visa restringir as liberdades de expressão dos clubes e garantir que tudo funcione sempre da mesma maneira. Para que isso aconteça é preciso duas coisas: que os clubes concordem e que ninguém o combata

Mas não se esqueçam - os regimes fascistas caem pela base e são combatidos de uma forma revolucionária. Não haverá opressão sem reacção!

Um excelente exemplo do estado de coisas neste país está aqui, nesta explicação de João Ricardo Braga. Todos nós adoramos os tiros no pé do fifica - encorajamos essa prática com a maior frequência! - mas é uma excelente demonstração do Estado Novo Lampiónico (ENL)., inventar e empolar as glórias do benfas... mesmo à custa do seu prestígio internacional! Boa Mike!