quarta-feira, 28 de junho de 2017

Rosa, a Ratoeira

Ontem, após 20 vinte longos minutos às voltas, cheio de estranhas e raras hesitações, Rui "ratazana" Santos conseguiu fazer a quadratura do círculo: conseguiu equivaler um telefonema da PJ a Francisco J. Marques a uma busca judicial! Lindo, não é?

Diz a páginas tantas, com o ar hesitante de quem sabe que caminha em gelo fino por fazer um paralelo ridículo, que "acaba por ser a mesma coisa" uma inquirição e uma busca, porque FJM teria de entregar os emails à mesma.

Na verdade, não! À parte de toda a questão legal (FJM agiu voluntariamente, não houve coercividade, há efectiva colaboração entre o FC Porto e a PJ, não havia mandado de busca e apreensão, não houve nenhuma diligência a nenhuma sede do FC Porto), há também o infeliz caso de ter falhado redondamente a sua estratégia - a de limpar a face e virar tudo contra o seu arqui-inimigo: o FC Porto!

Não fez, portanto, o mea culpa que deveria ter feito e ainda tentou salvar a face desta forma ridícula. Só que, infelizmente para ele, do outro lado da mesa não estava João Abreu ou Paulo Garcia, seus vermelhinhos amigos, mas sim uma verdadeira jornalista, de seu nome Rosa de Oliveira Pinto.

Quanto mais a ratazana tentava fugir, mais Rosa apertava o Lasso de Hestia, e mais ele era compelido a deixar escapar uma verdade ou outra entre múltiplas interjeições. É que Rui Santos vive uma vida difícil. Na sua "cruzada anti-FC Porto" foi sendo peão do clube do regime, chegando ao cúmulo de ter um programa especial sobre o video-árbitro só com papoilas!

Só que Rosa é uma jornalista e, como tal, não o deixou fugir com retórica dissonante das verdadeiras questões! Foi assim obrigado a ser um cartilheiro: quando abria o espectro do problema aos outros grandes por forma a incluir o FC Porto, Rosa não o deixava fugir às responsabilidades do benfas. Quando queria falar incessantemente do passado, Rosa trazia-o para o presente do indicativo. É assim que um(a) verdadeiro(a) jornalista se deve portar - talvez Rui Santos não esteja habituado. Talvez o seu amigo de longa data João Abreu seja mais permeável à retórica da lavagem cerebral. 

Ficou bem patente ontem: a ratazana não tem coragem de se assumir, de pedir desculpa, de lamentar um erro. Mais vale quebrar que torcer. Pois que quebre! A ele, já ninguém o poderá levar a sério. Rosa de Oliveira Pinto foi, definitivamente, a sua ratoeira!

Obrigado Rosa! Não será, com certeza, Portista. Mas é, de certeza, jornalista! Bem haja! Já chega de que a palavra "isento" signifique "papoila"!

terça-feira, 27 de junho de 2017

Revoluções Não Se Fazem Com Festinhas

E eis então que o Ministério Público pega no #benficaGATE. Acho muito bem, está mais do que na hora da Justiça actuar. Agora, há uma coisa que me preocupa: a procuradora do MP para o #ApitoDivino é mesma do Caso BES. Como é fácil de perceber na imagem acima, não se compreende muito bem como passa o bieirinha ao lado deste caso.

Tem de haver consequências neste caso: consequências desportivas, consequências legais. Basta fazer algumas pontes, um timeline mínimo, para se ter a consciência da verdade dos factos apresentados. Mas se a investigação judicial pode ser morosa e complicada, a desportiva não o será, de todo: se se conseguiu tirar consequências desportivas de dois empates, não é nada difícil de se perceber o óbvio benefício do clube do regime!

Se, no final de tudo isto, nada acontecer, tudo ficar na mesma, o Futebol Clube do Porto terá de tomar uma posição de força mais marcante: terá ficado provado que a influência do clube do regime vai muito para lá da questão desportiva - é uma influência política e judicial. E tem de ter uma resposta a condizer, corajosa e forte como só o FC Porto sabe ser.

E depois temos o  caso dos media. Acho bem que se boicote o menosFutebol, mas a verdade é que, no Porto Universal, há mais de um ano que já não há like na página daquele pasquim nojento. Foi, aliás, paradigmático do Clube Amigos Disney que aquele programa representa quando, há dois anos, em época de benfas- FC Porto, se falou desse jogo: mostraram desconhecer em absoluto a  equipa, os jogadores, as posições, tudo! Aliás, a forma absolutamente doente com que o FC Porto é desrespeitado naquele programa e por aqueles personagens não é nova. Veja-se este tweet aqui em baixo do director do dito. Isto é tudo menos novo! 

Como o menosFutebol, está o zerozero, a quem eu chamo o zerobenfas, uma vez que há orgasmos múltiplos naquele site cada vez que se fala do benfas, enquanto que sobre o FC Porto as notícias são dadas de uma forma jocosa. Basta ver aquando da venda de André Silva, que o zerozero garantia que seria vendido por 25M, que se tem aqui a política orientadora do dito blog/coiso.

Mas os media estão todos geridos pela mesma bitola: inocentar o clube de regime, mudar a atenção para outro lado, fazer a ignóbil coisa de tentar inverter o ónus da prova, cujo exemplo máximo veio do patético Ricardo Araújo Pereira, no Governo Sombra. Diz o caro intelectual de pacotilha que os mais não querem "objectivamente dizer nada" e que "200 o tempo que se quiser, a 3 é 400€" pode querer dizer muitas coisas diferentes. A sério? Os mesmos que falam no Apito Dourado todas as semanas? Vergonha!


Está na hora do FC Porto tomar uma posição DE FORÇA acerca dos media. Porque, meus amigos, Revoluções não se fazem com festinhas! 



Mas, mais importante que tudo, Rui "ratazana" Santos foi desmentido pelo FC Porto em comunicado esta semana. E também pela PJ, como se vê em baixo. Diz ele que vai falar sobre isso hoje. Não tenho a menor dúvida que fará um programa inteiro a "malhar" no FC Porto. O ratazana tem um objectivo: trazer a hegemonia do futebol para a segunda circular, tornar o resto de Portugal paisagem. Mesmo mentindo. Mesmo sacudindo. Mesmo torneando. Só que o curioso é que o Porto Universal fala deste personagem desde o início do blog! 


Está também na hora do FC Porto tomar uma atitude acerca desta cobra com pose de estadista

E cabe aos Portistas saberem rejeitar os canais generalistas, a bolha e o rascord e os sites de bola, desde o zerozero ao menosFutebol. As "notícias" são dadas de uma forma facciosa e ridícula. Está na hora de responder na mesma moeda a quem tem como objectivo a nossa extinção!

quinta-feira, 22 de junho de 2017

400 a 3

Quantas vezes já foi, cada um dos adeptos do FC Porto, apelidado de "corrupto" e de "clube da fruta"? Quantas vezes tivemos, na pessoa do nosso interlocutor, um moralista que passava a vida a dizer que no clube dele era diferente, e que só tínhamos ganho campeonatos dessa forma?

Pois bem, o Universo Porto da Bancada tem vindo, sistematicamente, a denunciar todos os esquemas que o clube do regime vinha fazendo há anos, enquanto se arvorava em moralmente superior.

Ontem, o Universo Porto da Bancada matou, definitivamente, o Apito Dourado. Tudo o que foi ali exposto - a mudança abrupta da nota de Rui Costa, a escuta permanente ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e, finalmente, a fruta vermelha - faz, evidentemente, não só parecer o Apito Dourado que é público - sim, existe a parte a sul de Leiria! - uma coisa bem menor, como o torna irrelevante.

Aqui, há evidente coacção, chantagem, ameaças, escuta ilegal, vigilância ilegal, perseguição, invasão de privacidades várias e muito mais que se possa ver. Aqui há, efectivamente, uma teia que tudo controla. Aqui há, efectivamente, uma prática de reiterados crimes sobre o manto da impunidade total de que são beneficiados por instituições públicas e media portugueses. Há, ali, um Polvo que permanece até aos dias de hoje, como bem mostra Bernardino Barros.

Cabe a nós, evidentemente, denunciar tudo isto. A página de Facebook da Emirates já foi inundada por queixas dos seus clientes a esta pouca vergonha.

Ah, um detalhe que não deixa de ser curioso: não há ninguém a negar o conteúdo dos mails e das acusações de Francisco J. Marques. Há desvalorização desesperada, há ataques pessoais a FJM - como se outros não tivessem também declarado insolvência... - há tentativas de deflecção. Não se pode contrariar a verdade. E esta não vai parar de vir a público!


Por fim, como bem mostra o Miguel Lima, há frases que acabam por nos vir morder na mão. É que o Karma é uma coisa muito, muito lixada!

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Sem Força

Serve este pequeno post para dizer que não escreverei nada por estes dias. Não tenho ânimo, ímpeto força. Não sinto, interiormente, ser o momento para dizer nada. Não tenho sequer inspiração para o fazer. 

Tal como o Universo Porto da Bancada, também eu vou observar o luto pela tragédia que todos vivemos. Não é altura de nada senão a da solidariedade e o respeito que o momento exige. Tiago Girão deu a conhecer que o UPB vai para o ar 4ª feira às 22:30h. Quarta feira, então, seguirá a luta. Por aqui, não sei, pode ser que amanhã já me sinta com força. Até lá, não.

Vou deixando apontamentos nas páginas do Facebook e do Twitter. Por favor passem por lá. Posts inteiros... não consigo.

Um forte abraço aos familiares e amigos das vítimas. Um muito obrigado a todos os que combatem este Inferno na Terra. Muita coragem.

Obrigado.

sábado, 17 de junho de 2017

O Meu Menino É Querido


Esperei para ver o seguimento dos desenvolvimentos, uma vez que, nesta espuma dos dias, tudo se sucede numa vertigem espantosa. São tantas, mas tantas, mas tantas as notícias que vão sugindo sobre o Apito Divino, hoje a do Expresso que se pode ver a ilustrar este post, que vamos entendendo, cada vez mais, a teia absurda de influência do benfas no controle podre da arbitragem e das suas consequências. 

A cronologia dos eventos pode ser vista aqui, muito bem analisada pelo Portal dos Dragões. É interessante ver como os benfas se centram apenas no pedido da reavaliação de nota, que este é legal. É, sim senhor. Agora, a questão está é no comportamento do menino querido NUNO CABRAL que, enquanto Delegado da Liga, estava a trabalhar para o "Nosso"(sic) benfas! Este jogo nos dois lados do tabuleiro é formidável, e esse é que é o verdadeiro crime!

A reavaliação das notas não é idempotente, o FC Porto não tem essa influência! Essa influência é dada pelos meninos queridos, os peões felaciosos que servem o Clube do Regime! Ainda ninguém percebeu que o erro grave no caso do Otamendi foi do árbitro auxiliar, o senhor Bruno Trindade? E o que aconteceu a este? NADA! Este é o verdadeiro poder de influência benfas: a escolha à lá carte das notas, o seu conhecimento prévio, a alteração ao seu bel prazer!

Não é um pedido. É uma órdem!


Aliás, Bernardino Barros já o conhecia a 4 de Janeiro quando falou dele num dos primeiros Universo Porto da Bancada A reacção deste, aqui mostrada, é bem exemplificativa da sensação de impunidade e da soberba que por aqules lados grassava. Aliás, a BB só lhe faltou dar a conhecer o irmão de Nuno Crabral, protagonista desta linda história!

Assim também é fácil de entender porque é o passivo benfas tão elevado, a pesar de tanta avultada venda: manter toda esta teia é de facto um rombo no orçamento tremendo! Bem se queixava Rui Vitória, D Sonso,  que estas vitórias se "os pontos hoje em dia estão muito caros"! É verdade, Rui, estão caríssimos!

Por muito spinning que se possa tentar fazer, já é bem visível a teia benfas, como o Polvo está arquitectado, em que base se assenta. De tal forma que, quando são supostos reagir, fazem-no de uma forma pífia, lenta e confusa! 

Acerca das patéticas declarações de Luís Bernardo, de uma flacidez espantosa, nada como citar Jorge Amaral, na CMTV ontem: "Não sabem eles que muitos dos seus PARCEIROS ACTUAIS estão no Apito Dourado?". Não, Amaral, não devem saber. Chama-se desnorte e desespero. Não há nada para pegar, nada para refutar. Aliás, nas palavras de uma especialista em Direito a um amigo:

"A reação do SLB é tão patética, como grave. Desde logo, se dúvidas houvesse que os e mails eram verdadeiros ... Eis que o SLB do alto da sua sapiência o confirma... Ataque informático... Assisto de camarote à prova que está associado ao FCP.... Vão requerer a Reabertura do apito dourado??? Mas, ninguém percebe nem de direito penal, nem de direito processual penal naquela casa?
Ou, será que já sabem que também estão metidos no apito dourado até aos cabelos , que a investigação parou em Leiria, e que o mesmo vai ser reaberto, mas por causa das actuais queixas do FCP conectadas com escutas ao vieira?
Mas a sério que passados 15 dias a única coisa que dizem e que vão processar toda a gente??? Desmentir o tráfico de influências não é opção? Fosse eu advogada do SCP e do FCP e o SLB levava, em cada processo que intentasse - vamos ver na prática quantos vão ser de facto - com com um pedido de indemnização e condenação por litigância de má fé que se acabavam logo os processos. ..mas infelizmente não sou... ."

Tudo dito, verdade? Pois. E ainda não acabou. Agora apague tudo! E, já agora, senhores da bolha, nem todos andamos a comer gelados com a testa. Nós sabemos muito bem o que vocês querem! E o que não querem! Podem fugir mas não se podem esconder!


sexta-feira, 16 de junho de 2017

As Novidades Ao Intervalo


Um belo dia o meu amigo Jorge Bertocchini, do Porta 19, chegou à minha beira com uma ideia. Estava cansado de escrever só e queria fazer uma coisa que não existe ainda, no universo Portista: um podcast. Por sua sugestão - uma vez que eu não gosto naaaaaaaaaada do gajo :D - resolveu que faríamos o poscast com o grande Silva, da Tasca do Silva

Não é do nosso interesse falar só de bola. vamos falar de um pouco de tudo, porque a nossa pluridimensionalidade a isso o exige. Vamos dizer muito disparate, porque somos assim. Não vamos estar sempre sérios. Somos amigos, gostamos muito uns dos outros, vamos picar-nos e rir. Mas, enquanto nos der gozo, vamos fazê-lo. Espero que gostem tanto como nós.

É com muito orgulho que apresento,

Senhoras e Senhores,


Por favor deixem as vossas avaliações, sugestões, comentários. Gostaríamos todos de ter o vosso feedback.

NOTA: Este é o episódio piloto. Foi gravado numa sala sem condições, com uma acústica péssima e um microfone rasca. Vai haver uma evolução daqui a 15 dias, certamente. Vamos sempre melhorar. E o episódio está um pouco grande. A nossa ideia ronda os 60 minutos. Este tem 83. A vossa paciência para estes factos... se quiserem. E divirtam-se. E obrigado. Ah, e a linguagem é à Porto. Percebem, não é? Ah, e porquê A Culpa é do Cavani? Descubram no podcast :)

Este post foi feito antes da comunicação do fifica. Sobre essa falarei amanhã. Obrigado.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

#Abafatudo!


Depois do que aconteceu no Universo Porto da Bancada de ontem, com os mails muito bem transcritos e analisados aqui pelo Lápis Azul e Branco, e ao qual nada vou acrescentar senão subscrever, resta-me apenas dizer o óbvio:

- é patética a tentativa, vista aqui em cima, dos media afectos ao regime tentarem tratar este tema como algo menor ou de somenos importância.

- Como prova disso, o Universo Porto da Bancada foi ontem o programa por cabo mais visto da zona Norte e o segundo mais visto do país

- O Apito Divino criou ondas de choque por todo o país e por todo o futebol. Nada mais será como dantes... e ainda não acabou. Não está a ser possível às papoilas tapar todos os furos do casco, e ninguém com o mínimo de inteligência acredita na "irrelevância" de tudo isto. É, objectivamente, uma adulteração da verdade desportiva, é, objectivamente, um crime que configura descida de divisão.

- Outra coisa fácil de ver, a esta altura, é quem está de que lado e a quem interessa o quê. Nos próximos dias veremos se os media vão continuar a tentar dizer #abafatudo e de que lado estarão as instâncias competentes e os clubes. Tiremos daqui conclusões.


- Como sempre, digo e repito: não quero favorecimentos ao FC Porto. Quero apenas ver futebol sem inclinações. Num campo sem desnível seremos naturalmente superiores.

- Vale a pena ler o artigo de Miguel Guedes no JN. Porque não se pode inverter uma corrente. E o caminho será irreversível.

Não percam as cenas dos próximos episódios, porque nós...........também não!