quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Factos


Não há palavras. Não há descritivos. Não há análises. Não há nada, de nada, de nada, a dizer mais do que já se disse. Vamos aos factos:

  • O FC Porto fez duas vendas. Maicon e Licá renderam, no total, 8,3M.
  • O FC Porto disse que precisava de 72M de mais-valias. Não chegou nem perto disso.
  • O FC Porto falhou, rendondamente, o Fair Play Financeiro da UEFA.
  • O FC Porto tem trinta e seis jogadores emprestados no plantel, o equivalente a duas convocatórias completas. A isso acrescente-se vinte e seis na equipa A.
  • A composição da equipa A inclui 3 guarda-redes, 4 defesas, 3 laterais, 9 médios, 5 avançados e 2 pontas de lança.
  • O FC Porto comprou dois laterais esquerdos, dois centrais e um ponta de lança, no total de, aproximadamente, 30M.
  • O FC Porto mandou dois jogadores para a equipa B que foi recuperar para o plantel - Adrián López e Brahimi. O valor gasto nestes atletas foi de 19M.
Dados estes factos, comentem. Eu não consigo. Não há palavras para descrever o que sinto. Adjectivem vocês. Obrigado.

85 comentários:

  1. Vamos para a festa a segurar uma mao de baloes e la para os lados de alvadade vao carregados de dinamite. Fujam!!!

    ResponderEliminar
  2. Com os empréstimos remunerados devemos ter ficado nos 17-20M€, mas sim não existe qualquer tipo de explicação para a redicularidade que isto atingiu... Eu me pergunto... mas estes são os mesmos que nos levaram a tantos títulos?

    Os lagartos conseguem vender um Naldo por 4,5M€ e nós não conseguimos vender o Indi a ninguém? Nem o Reyes? Jogadores Internacionais!!

    Importante, importante é pedir o Areias e o Claudio Ramos emprestados ao Guimarães... isso sim é importante!

    Não existe qualquer vergonha, nem respeito... existe sim MUITA incompetência!!!

    E depois 9 médios... enfim...

    ResponderEliminar
  3. Gozar com quem sofre pelo clube ao contrario deles que levam os bolsos cheios de €€€ para casa e que ainda se devem rir destes comentários, mas um dia será a nossa vez de rir, quando forem de vez para casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, quando forem para a casa já têm mais do que suficiente para uma reforma dourada nas Caraíbas.

      Eliminar
    2. Por aquilo que pdc deu ao clube, bem merece a reforma dourada. Mas ou tem a reforma ou toma conta das decisoes executivas e tudo o que isso acarreta.

      Eliminar
  4. Caro Jorge Vassalo,

    Estou absolutamente desiludido. Creio mesmo que bati hoje no fundo. Sou sócio, pequeno accionista e estou completamente disponível para avaliar qualquer alteração estatutária que devolva o FCP a sua condição simples de clube organizado e disciplinado. Podemos ganhar ou perder dentro de campo. Fora dele temos que ser organizados e planear bem como fizemos nos últimos 30 anos. Crie-se a figura do chairman ou outra qualquer mas pf devolvam o clube ao mais básico nível de organização. Isto é abaixo de zero. São as não vendas, são as compras subjugadas a quem gozou connosco, são a incapacidade de saber o que se quer. O Porto anda há mais de 4 meses a planear o plantel para isto??!! É isto que quem nos anunciou a reviravolta tem para nos apresentar? É isto que a "nova" direcção tem para nos dar?

    Que desilusão. Que tristeza. Estou farto.

    Raoc

    ResponderEliminar
  5. Revolta. Raiva. Tristeza por ver este enorme clube bater desta forma no fundo.

    A qualidade de Depoitre e Boly com o tempo se vai confirmar ( que não têm qualidade para este nível), mas, o desnorte, a confusão e o desespero de trazer jogadores que preferiram outras paragens resume o que é este Porto.

    ResponderEliminar
  6. Esperei ansiosamente. A espera foi debalde. Herrera fica. Eu também! Fico em casa.
    Vem o Areias. Eu sei que sou exigente. Esperava pelo Messi. Não veio! Explicaram-me que o fair play financeiro não permitia. E quando me preparava para o sono que se aproximava vertiginosamente ,eis que estremeci, vem aí o Boly! Finalmente contratamos um central que ninguém quis! Não somos capazes de vender, como bem é dito, Indi e Reys e fomos a correr buscar um rapaz que dentro em pouco está na B.
    Chegados ao fundo, continuamos a cavar. Minhoca encontrada BOLY.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. pois, sao coisas que vem de tras, agora mija lhe como diz o outro. Nao existe dinheiro portanto ..... nem existem joigadores apeteciveis portanto..... Temos um plantel, temos um grupo e temos equipa parece, esperemos que herrera, brahimi, evandro se transformem para melhor mas isso so podera acontecer a brahimi se quiser passar de jogador tipo granada para jogador tipo Mcity. Rodolfo fartou se de enaltecer abou mas a verdade e que ninguem o quis mesmo a serio. Depois temos quem para vender? alguem que preste? Desde a conquista da taça uefa que as coisas tem vindo a descambar com milagres tipo kelvin. NO ENTANTO AGORA ESTA TUDO EM ABERTO E TEMOS DE NOS AGARRAR AO QUE TEMOS E FAZER DAS TRIPAS CORAÇAO. Precisavamos de alguem tipo mourinho mas nao temos, temos o que temos e portugal ganhou um europeu em frança contra a frança e nao tinha nem a melhor equipa nem o melhor plantel nem o plantel mais equilibrado nem o melhor selecionador MAS GANHOU. ENGRAÇAO A ARBITRAGEM DE TIAGO FOI ESQUECIDA, AFINAL ELES , OS ARBITROS, ATE NEM SAO MAU DE TODO, AFINAL SERA QUE A BOLA FOI A MAO OU A MAO FOI A BOLA? nao tem nada a ver , pois nao .. parece. Temos equipa , temos grupo e temos jogadores, temos alguma fragilidade fisica somos macios, mas em alvalade so nao ganhamos porque o tiago nao quis fatos so isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contabilista de Vão-de-Escada1 de setembro de 2016 às 12:38

      É, "são coisas que vem de trás", mas quando, nesses tempos "atrás", alguém se atrevia a criticar, logo tudo lhe caía em cima. As piores previsões de alguns estão a revelar-se verdadeiras, infelizmente.

      Não "existem jogadores apetecíveis"?? Ahah, essa é digna da raposa de La Fontaine.

      Eliminar
  8. ja agora vai uma aposta que o markovic com JJ se vai fartar de correr outra vez? que silas vai dar porrada de criar bicho? que as cotoveladas começarao a ser um habito com o holandes e o andre? vai uma aposta que slimano vai perder aquele fulgor que por ca tinha? Mas afinal que se passa com JJ mesmo?? sera que ele so com palavras consegue dar toda aquela adrenalina aos seus jogadores?

    ResponderEliminar
  9. Por algum milagre até poderemos ser campeões e oxalá eu engula estas palavras, mas para já a imagem que o plantel do Porto transmite é de uma fragilidade imensa, e paralelamente a Administração revela total incompetência na gestão do mesmo. Vemos os nossos adversários a contratarem e a fortalecerem o plantel e o Porto NADA! Vamos para um duelo de pistolas com uma faca. É absolutamente inqualificável o grau de incompetência da SAD na gestão do actual plantel do Porto e dos demais jogadores a este ligados. Nunca, mas nunca, no início da época pensei eu que seria este o cenário do nosso actual plantel, quando o mercado de transferências fechasse. Inacreditável!!!!

    ResponderEliminar
  10. Um plantel melhor que o do ano passado mas muito aquém das expectativas.
    Gastaram o pouco pilim que têm em jogadores que são vulgares e perfeitamente substituíveis por jogadores da equipa B ou da formação.
    Cederam Bueno e Aboubakar para ir buscar o Lapoitre e fazer regressar o Adrien Lopez, compram o Alex Telles e emprestam o Rafa Soares que estava garantido no plantel.
    Com o dinheiro gasto, compravam um central de eleição e um ponta de lança de créditos firmados e apostava em jogadores da prata da casa...

    ResponderEliminar
  11. O meu comentário é só um, o presidente do FC Porto mentiu aos adeptos quando afirmou que estavam a planear a temporada desde Abril. Nem os amadores com tanto tempo faziam tão pouco. Se há algo que desconhecemos que expliquem. Por mim já disse e não tem a ver com resultados, porque ninguém ganha campeonatos com livros de cheques, mas também nunca vi nenhuma organização ter êxito quando os responsáveis mentem constantemente aos clientes ou acionistas.

    ResponderEliminar
  12. Contabilista de Vão-de-Escada1 de setembro de 2016 às 02:06

    Os € 72 M de mais-valias que eram necessários referiam-se ao exercício terminado a 30 de Junho. O mesmo se diga do Financial Fair Play. O Relatório & Contas deve sair este mês ou no próximo. Preparemo-nos para um prejuízo a rondar os € 40 M (face ao FFP, não poderíamos exceder os € 8 M).

    Ah, e em Inglaterra dizem que recusámos € 40 M pelo Brahimi, com direito a 20% de uma futura venda. Se isto é verdade, está tudo doido.

    http://www.mirror.co.uk/sport/football/transfer-news/everton-suffer-transfer-blow-porto-8743134

    ResponderEliminar
  13. é o desNORTH completo.

    dar dinheiro ao Braga mete-me nojo.

    o Boly não tem culpa mas não é um Mangala.

    JMendes prefere colocar no Valencia que nem vai à champions o Garay e o Mangala e tendo lá Aderlan Santos e Abdennour.

    sinto-me enganado e desiludido com o meu clube. Aproveitaram a entrada na champions e pregam-nos destas partidas.No domingo passado lá voltamos nós ao normal e de forma humilhante e roubada perdemos contra os viscondes.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  14. Não há palavras que traduzam a minha desilusão.
    O meu silêncio de desprezo e de revolta...
    Abraço
    Manuel Magalhaes

    ResponderEliminar
  15. Porque não fazer, no próximo jogo do Dragão, aos "34 minutos" de jogo um minuto de silêncio em memória da SAD e de JNPC.
    Fica a ideia
    Manuel Magalhaes

    ResponderEliminar
  16. Boly?!?!? Pensei que era notícia para encher o saco, afinal era verdade. Está tudo doido. O presidente mentiu. O FC Porto ainda não bateu no fundo, mas continuará na tentativa de bater.

    ResponderEliminar
  17. nao entendo...alem do silencio ensurcedor em relacao aos bastidores (que como ja disse so se explica plos terem entalados) continuamos (sim continuamos pq ja vem de ha 3 anos) com esta veia competente de ataque ao mercado. parecemos os lagartos e os lampioes na decada de 90 inicio anos 2000...despacha se Aboubakar (q para mim recuperado psicologicamente estaria no ponto) despacha se vitor garcia e rafa soares (que pegariam de estaca neste plantel e ja estao cheios de "portismo") e vai se buscar depoitre, alex telles e... boly? boly? em jeito de desespero so para dizer que fomos buscar alguem? e o marcelo do rio ave?
    e o scouting pago a peso de ouro serve pra que? mas cabaou se o tempo de ir buscar potenciais desconhecidos a america do sul etc por uns miseros milhares? acabou foi? tem de ser tudo via fundos, empresarios, esquemas, comissoes, mama?
    epah...incrivel...sabia que "este" FCP ia chegar, mas so pensei q chegasse pos PdC e nao com! PdC .....
    cabe a NES a palavra e o milagre de nos calar e calar a $AD, saber tirar partido dos 500 medios/avancados que apesar de tudo vejo bom potencial, e fazer o milagre de potenciar a defesa e rezar para que ninguem se lesione.
    isto promete.
    manu365

    ResponderEliminar
  18. Sinceramente não percebo os adeptos Portista, vamos à Liga dos Campeões, perdemos com Sporting da maneira que todos sabemos. Queriam que já estivéssemos a cilindrar, não? Eu também queria mas a época só agora começou. Concordo que a SAD tem-se portado menos bem, mas os adeptos Portistas não têm sido o melhor apoio e isto tem sido (é a minha opinião) um dos maiores fatores de desestabilização da equipa. Ao ver estes comentários, neste e em outros blogs, logo ao inicio constato que esta época os assobios já começaram e serão bem piores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os adeptos não tem sido o melhor apoio? como é possivel apoiar quem faz asneiras, esconde-se e mente a torto e a direito?
      eu apoio o clube, os jogadores e o treinador, por muito que não me identifique com a qualidade dos mesmos, mas com a SAD não! acabou todo e qualquer crédito que tinham. Tiveram meio ano para fazer este plantel? Caramba, até um Tondela com os milhões que gastamos fazia melhores contratações e a bem mais tempo.

      Eliminar
    2. Diz lá onde é que a SAD mentiu?
      As expectativas de jogadores foram lançadas pelos terroristas que escrevem em blogs e pela comunicação social do regime, não pela SAD.
      O Presidente garantiu Rafa,Victor Garcia, Paciência, Aboubakar, Indi, o treinadorzico dispensa-os, o que pretendias? Que se despedisse imediatamente o treinador (isso é que era) ou ceder à vontade do mesmo?

      Eliminar
    3. Vide o virus, o crente que acha que Pinto da Costa está, coitado, amarrado e impotente, que não escolhe técnicos nem jogadores, que não escolhe dirigentes nem nada. Quer dizer. Escolhe alguns. Outros não. Claro, claro.

      Ah, Pinto da Costa garantiu a "grande contratação Brahimi" não foi?

      Pois, sim, claro.

      Eliminar
    4. Terrorista assalariado,o Casillas, Adrian, Tello, Casemiro, Brahimi, Aboubakar, Maxi, Telles, Oliver, Felipe, Depoitre achas que foram pagos pelo filho da puta do Lopetegui ou pelo néscio Espirito Santo? Sabes quem os escolheu?

      Eliminar
    5. Quem foi que os escolheu, então?
      Os gajos que ganham 60 mil por mês e mais uns trocos, andam bem montados e com muitas mordomias à pala, têm os seus negócios no universo do clube e familiares a mamar? Terão sido esses?
      Já agora, porque é que não abdicam do ordenado, fecham as ditas empresas com interesses no universo do clube e mandam os chulos dos familiares ganhar dinheiro noutro lado, enquanto o F.C do Porto não voltar a ser CAMPEÃO???~
      Isso é que era, ein????

      Eliminar
    6. Ó virus, então o Brahimi não era a "grande contratação"? Epá andas a trocar-te toda, carago! Decide-te!

      Eliminar
    7. Estás a identificar os gajos que não tinham onde cair mortos, só tinham no quarto um poster do Benfica e agora têm empresas de segurança e mais umas quantas, vivendo como nababos, é isso?

      Eliminar
  19. Estamos a transformar um clube mundial e respeitado num clube amador digno de um slb dos anos 90.
    Bater no fundo ainda nao batemos porque todos os dias que passam descemos sempre mais um pouco!!!

    ResponderEliminar
  20. Bom dia caro Jorge Vassalo,

    É tal como diz, o desnorte é tal que até oferecemos as chaves do cofre aos inimigos!

    Por um lado, embora com um plantel desequilibrado, temos gente que para já mostra garra e determinação e as coisas vão rolando, mas agora com a inclusão do Brahimi (não acredito que vá jogar para a B) ou ele formata-se para o estilo de jogo e mentalidade da equipa ou daqui a nada vamos ter um plantel desunido!

    Por outro, este desnorte de contratações e vendas(a do Boly é gritante) leva-me a crer, como a todos os que já aqui comentaram que a SAD só aqui anda para mamar o guito que nos resta, se é que resta algum... Aposto que a nossa SAD só quer vender pelo valor das cláusulas, o que achava muito bem se tivéssemos ganho a Champions, Campeonato, Taça, e tudo o mais que houvesse para ganhar, mas estando à 3 anos sem resultados desportivos significativos, as cláusulas são apenas miragens. Se queríamos tanto vender o Brahimi, então iria pela melhor proposta, mesmo que fossem 10 ou 20 milhões...

    A ver vamos o que nos traz estes próximos tempos mas a minha motivação é escassa!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, não se pode esperar grandes vendas sem nada que o sustente. Mas isso também seria, em si mesmo, uma admissão de responsabilidades...

      Abraço

      Eliminar
  21. O ambiente na bluegosfera está muito mau. Nunca vi nada assim. Vou só deixar o meu pensamento: o meu clube é o Futebol Clube do Porto! Não é a Sad. A minha camisola é azul e branca, não camisa e gravata.
    Dito isto vou apoiar sempre e com todas as minhas forças, é com estes que vamos à guerra então é por eles que damos a vida!
    Caguei na sad e nos negócios, mas vir agora com este paleio na NET só vai fazer mal à nossa equipa. A união tem que existir sempre em torno da equipa! A altura pra tirar estes senhores do alto da torre era há meio ano!! Não agora!!! Estão a governar legitimados por eleições e está toda a gente revoltada mas ninguém apareceu na hora H. Não acho que tenhamos um plantel assim tão mau. E as contas vão se fazer em maio. Mas e volto a repetir a equipa só crescerá com o apoio dos adeptos.

    Desculpem o desabafo, mas nesta altura parece-me mais importante a união com a equipa do que as contas da sad.

    Cumprimentos
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas alguém aqui está a sugerir que a equipa ou o treinador é responsável por isto? Alguém aqui está a dizer que vai deixar de apoiar a equipa?? Agora, há que chamar os bois pelos nomes, porque a bola não está a rolar e estas decisões EXECUTIVAS davam direito a ser goleado!

      Eliminar
    2. Compreendo Jorge. Claro.
      Mas tal como falei no blog do VP duas épocas a ser campeões de pré época segundo os "opinion makers" com os mais melhores grandes e caros plantéis da história(mitos), passamos agora para o mais pior pequeno plantel de sempre. E esta emotional roller coaster não é boa conselheira.
      Acredito que algo grave se está a passar claro. Nem um cego pode negar isso, a melhor sad do mundo não passa a amadora em 4 anos. Algo grave acontece. Mas também não podemos numa semana ganhar a Roma e fazer alta festa e uma semana depois sermos roubados em alvalade e cair o Carmo e a trindade.
      O caminho faz se caminhando e como disse as contas fazem-se em maio. São estes que vão vestir o brasão abençoado? Então é por estes que morro!!

      Eliminar
  22. O FC Porto tem trinta e seis jogadores emprestados no plantel?
    Devem-se ter esquecido de pedir ao poderoso e ubíquo empresário Alexandre Pinto da Costa o favor de agenciar as vendas! Teria sido limpinho, limpinho! Já estava tudo vendido - e por balúrdios!

    ResponderEliminar
  23. amigos,bolly bora para a fente,quem era o mangala antes de vir para o f.c.p,vamos apostar no jota quee um grande jogador,assim como o j,teixeira e o oliver e vamos recuperar o brahimi que e craque,nao sao os nomes que ganham campeonatos,temos que ser mais fortes mentalmente como equipa e como adeptos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens razao afinal quem era mangala que cometia erros infantis e a jogar continua um pouco naif, nao vingou no mcity e vai para o valencia? PRECISAMOS DE UM DIRETOR DESPORTIVO A SERIO QUE PERCEBA DE FUTEBOL, AH E FRACO E PC ESTA FINITO PARA GUERRAS. E se nao começamos a ganhar ainda vai ser pior porque o clube deixa de se apetecivel, mas afinal quem temos nos que realmente faça a diferença? na europa querem jogadores rijos, fortes e rapidos nao querem brinca na areia.

      Eliminar
  24. Bom dia Jorge,

    Era assim que se sentiam os benfiquistas na era Vale e Azevedo, ou os sportinguistas na era... bom, em várias eras. Mas queria só aqui dizer que a fuga para a frente mantém-se (e pego em coisas que tenho lido em diferentes sítios, vindos de portistas): a culpa é do Jorge Mendes; do presidente do Braga; do mercado; do Antero. Acho curioso que se esteja a espera que um empresário de futebol, que faz a vida a ganhar dinheiro com jogadores, tenha de vir fazer favores ao Porto. Está tudo tolo? Não devia preocupar-nos antes o porque de não conseguirmos negociar ninguém?
    Houvesse vergonha na cara, e a direcção já tinha batido com um pedido de demissão a esta hora. Porque quando for para chorar, já é tarde. 5 meses de pre-época para esta inqualificável vergonha?

    Sem problema: resolve-se isto com assobios ao treinador e aos jogadores.

    Vamos iniciar a época sem lateral direito de raiz, pelo menos durante 2 meses. Bra-fucking-vo!

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, meu caro colega, pois é... Isto está mau...

      Abraço

      Eliminar
  25. Boly (24 anos, 6M€) foi a época suplente de Ricardo Ferreira (23 anos) formado nos júniores do Porto.
    É o fim do mito da alta gestão do Porto!!!
    Não percebo esta contratação será melhor que Indi ou Reyes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a partida pode nao ser melhor mas depois ate pode se lo quem sabe? O que salta a vista e que um treinador consegue potenciar jogadores e com ele so jogam os que ele quer JJ, vai uma aposta que slimani sera um flop em inglaterra como foi markovic? ou rodrigo em espanha? Imaginemos quais os jogdores do atual +plantel do porto que ficariam com JJ? provavelmente nem 10.

      Eliminar
    2. JJ foi campeão 3 vezes na sua carreira todas as épocas contrata camiões de jogadores e acaba por acertar alguns. William Carvalho, Adrien e João Mário já estavam no Sporting antes do JJ chegar.

      Eliminar
    3. Só para ser mais preciso 25 jogadores desde que chegou ao Sporting!

      Eliminar
  26. Meus amigos, o presidente já não tem capacidade para liderar o clube. Isso não é de hoje, já á 3/4 anos que assim é mas ninguém quis ver!

    Só mentiras e disparates! Por onde começar???

    Desde Março/Abril que sabemos que temos de reforçar o plantel e quem chega? Boly, na ultima hora de mercado por 6,5M e do Braga!! Lol... Ridículo!!

    Adrian Lopez, começa na B... de repente está a jogar na A... Depoitre, chega e nem para a Champions podia jogar, segundo consta se não fossem os dirigentes do Gent, ainda corria o risco de jogar sem a nossa administração saber que já tinha jogado nas competições UEFA!

    Brahimi, Aboubakar, Indi... o que dizer???

    Um ficou, vamos ver como! Abou e Indi depois de uma pré época de parte foram emprestados... nem conseguiram vender 1 jogador!

    Enfim, tudo isto é mau demais para ser verdade!

    ResponderEliminar
  27. Vamos Porto! Contigo até ao fim tu és o nosso amor!!!

    É com estes que vamos à LUTA! NA RAÇA! Não há mais nada a fazer do que já está feito. Não veio o Cristiano? Não veio o Messi? Who cares?

    Com estes conseguimos! Vamos conseguir! Temos que conseguir! Perdemos o campeonato do Mercado? Ainda bem, quero ganhar o Nacional!

    Detesto ondas de depressão coletiva! Hoje temos de olhar em frente sem medo e preparados para as batalhas que aí vêm!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas qual depressão? Este mercado foi uma vergonha! Estamos a analisar a função da SAD não da equipa!

      Eu vou estar lá! Tu vais? Não há aqui senão apoio!

      Não confundam a estrada da beira com a beira da estrada!

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Jorge,
      O erro foi meu, pois utilizei o teu Blog e este Post para passar uma mensagem mais positiva e mais otimista do que os sound bites que reinam a esta altura em todos os posts dos Blueogs e nas respetivas caixas de comentários.
      Não estava a colocar em causa o teu apoio a tua presença ou sequer este teu Post! Eu sei que também lá estás com a tua camisola "VASSALO"! :-)
      Mas sim, obvimente, que estarei sempre como tem sido hábito desde há mais de 20 anos! Sempre presente, sempre Porto!

      Eliminar
    3. Não é nenhum erro estar a passar mensagens positivas neste blog. Se há uma coisa que eu acho que há, inequivocamente, é acreditar na equipa, neste blog.

      Olha, até acredito em jogadores que a malta não acredita e tudo!

      E digo-te MAIS, prefiro o FC Porto assim: sem estrelinhas, com vontade e união! Quando não dão nada por nós é quando ganhamos campeonatos! Que fique bem claro! Amanhã falarei sobre isso.

      Abraço

      Eliminar
  28. Foi um mercado bem morninho. Eu tenho alguma dificuldade em compreender esta gestão de recursos humanos.

    Temos mais de 30 jogadores emprestados (deixei de contar aos 30..) e talvez apenas meia dúzia sejam para recuperar para a equipa. Os restantes são Estilo Sami que é para emprestar todos os anos até acabar o contrato.

    Despachamos jogadores que custaram balúrdios como Reyes (+/-8M), Indi (+/-8M) para contratar Boly por 6.5M. Será o Boly muito melhor que os outros dois?

    O Quintero sózinho custou 10M e está encostado na equipa B...

    Marega, Suk, Ghilas, Aboubakar custaram cerca de 15M e são para emprestar?

    O Brahimi esteve encostado e a desvalorizar todo o inicio de época com o objectivo de o vender no último dia? E agora? vai ser reintegrado com que moral?

    Enfim, são dezenas de milhões de euros empatados em jogadores emprestados e não entendo que o Porto não os queira/consiga vender. São dezenas de disparates que se vão acumulando sem fim à vista.

    Mas agora que o mercado fechou, resta-nos apoiar os que cá estão e que de certo vão dar o seu melhor em prol do nosso clube.

    Não esperamos menos do que isso! E em Maio conversamos :)

    ResponderEliminar
  29. Ah que saudades que eu tenho do tempo das grandes contratações!
    Nao sei se por aqui alguém se lembra de contratar o deco o pepe o ricardo carvalho o maniche o costinha, o hulk, o james, o jardel, o lisandro e outros tantos e todos eles por milhoes e da alta esfera do futebol!
    Oh pá nessa altura é que era, as festas que nos portistas fazíamos quando eles chegaram e que bom que era saber que íamos ser campeões pois ninguém tinha plantel como o nosso!
    E aqueles treinadores de topo contratados por milhões, tipo Mourinho, Andre vilas boas!
    Ah isso é que eram tempos, que saudades!
    Nessa altura o clube era dirigido por pessoas de top e os empresários so pensavam no nosso clube e nas nossas vitorias, que bom que era!

    Deixem-se de "bota abaixo" e de ser histéricos, o que importa é ser campeao e é para isso que o plantel tem que servir, o dinheiro não garante vitorias nem marca golos, e eu nunca festejei uma venda ou compra milionária do meu clube, os tempos são maus e todos os clubes passam por dificuldades e o nosso não é exceção!

    SDF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que raio de comentário é este? Mas alguém aqui queria algum plantel milionário? Queríamos era suprir as necessidades e equilibrar o plantel! A ti parece-te equilibrado? 3 defesas? 2 pontas de lança? Três extremos - um contrariado?

      Epá, menos! Estamos zangados, como estivemos no segundo ano de de Vitor Pereira, e estamos mais zangados porque o que mais se viu foram negócios FALHADOS!

      Mas isso tem ZERO a ver com a equipa!

      Abraço

      Eliminar
    2. Portanto as galinhas, para além de serem campeões nacionais, contratam: André Horta, Celis, Danilo, Rafa, Zivkovic, Carrilho e Cervi e perdeu somente 2 jogadores do 11 base da época anterior (Gaitan e Renato Sanches).

      Os lagartos contratam: Beto, Melli, Alan Ruiz, Joel Campbell, André, Douglas, Castaignos, Bas Dos, Elias e Markovic e perderam 2 jogadores importantes (Slimani e João Mario).

      Nós contratamos Filipe, Boly, João Teixeira (?), Alex Telles, Deproite, Oliver e Diego Jota e perdemos (Indi, Aboubakar, Bueno para elém de Suk, Marega e José Angel).

      Portanto os jogadores que ficaram em 3º lugar a quase mais de 20 pontos do 1º com a adição de Filipe, Alex Telles e Oliver basicamente vamos ter de lutar para ser Campeões quando os que ficaram 20 pontos à nossa frente se reforçam com Danilo, Zivkovic, Rafa, Carrilho, Cervi, Elias, Bas Dos, Markovic, Douglas ou Joel Campbell?

      Eu só faço uma única questão... quantos destes é que não eram titulares no FCP? E isto diz tudo acerca da nossa equipa atual e deste desastroso defeso...

      Eliminar
    3. Olha, honestamente, o Carrillo, o Elias, o Bas Dost, o Markovic, o Campbell, o André, o Meli, o Celis, não os queria nem dados.

      Metade desses tipos têm um ego do tamanho do Empire State, e expectativas a condizer.

      Os bifes dão vivas ao Wenger por ter "despachado" o Campbell. O Bas Dost diz que manda vir quando não é o centro.

      Meu caro, já ganhamos a planteis com Di Marias, Nolitos e Aimares.

      Isto não é bem assim.

      O nosso 11 base agrada-me muito. Amanhã falo sobre isso.

      Abraço

      Eliminar
    4. Jorge o nosso 11 agrada e o resto?

      A mim temos alguns jogadores que me agradam e ao treinador agradam?

      João Carlos Teixeira foi pedido do treinador? A sério? Olha que me enganava bem...

      Brahimi afinal não jogava porquê?

      Agora Campbell, Rafa, Markovic não tinham lugar na nossa equipa? Vai-me dizer que o Corona é melhor e mais regular que alguns destes? Ou que o Otávio não podia/deveria jogar no meio? E então no banco nem se fala (vamos lá ver como o NES trata do Brahimi agora que se formos ver com a comparação do Negredo...)...

      No Ataque... Bas Dos ou mesmo o Castaignos não serviam melhor que o Deproite? E já sem falar como 3º avançado que para isso também tínhamos o Gonçalo, Suk, Marega ou Aboubakar e emprestamos todos...

      E já sem falar no jeito que o Douglas nos dava nem que fosse para 4º central (ou no jeito que o Indi e o Reyes podiam dar se não tivesse sido despachados)...

      E nem quero falar no Vitor Garcia e no Rafa que fico com azia...

      Eliminar
    5. 1) Não sei. Sei que está convocado para o banco.

      2) Excelente pergunta

      3) Não falei de Rafa. Por este preço (+ de 20M!!!) nem pensar. Acho que o Corona é mais talentoso, e tem-se revelado muito bem ofensiva e defensivamente. Quem disse que o Otávio não pode ou deve jogar no meio?

      4) Não conheço o Depoitre. E não conhecia o Pena. E o McCarthy. E muitos outros. Os empréstimos têm razões que a razão desconhece...

      5) Nunca vi o Boly jogar num grande.

      6) Alex Telles é uma genial contratação. É a primeira lesão de Maxi em ANOS.

      Eliminar
    6. Esse ponto 4) é a tecla onde bato sempre que converso sobre o tema das "equipas fracas". Gosto muito quando a malta diz que antigamente comprávamos bombas como o James, o Hulk e o Falcão.

      Como se estes, entre muitos outros, fossem grandes estrelas quando chegaram...não, não eram. Eram apenas apostas que correram bem!

      Tal como as apostas de hoje em dia também esperamos que corram bem!

      Eliminar
  30. As nossas emoções parecem uma montanha russa: ora estamos lá no alto (vitória em Roma), ora estamos bem lá no fundo (fecho de mercado). Basta passar por qualquer dos excelentes blogues azuis e brancos e poderemos constatar isto.
    Que dizer do plantel?
    Andamos 2 anos a apostar em jogadores caros. Nada ganhamos. Só querem saber de contratos futuros, não sentem e não se dedicam 100% ao clube.
    Antigamente o clube tinha o dom de descobrir jogadores baratos e daí a 2/3 épocas vendia-os bem caros. Parece que este ano se tenta voltar um pouco a esta teoria (também porque o pilim acabou).
    Ah, mas, o fecho de mercado foi uma porcaria pois a sad não contratou qualquer truta.
    As equipas vencedoras do clube tinham n jogadores da casa, portistas desde o berço.
    Ah, mas os que jogam são muito verdes. Sem estaleca (não é André Silva?).
    Se são verdes deveriam rodar 1/2 épocas para ganhar calo.
    Ah, mas, se estamos a emprestar jogadores isso demonstra que não se está a apostar na qualidade da equipa B. Qualidade vencedora, digo eu.
    Enfim, talvez fruto de uma sad desnorteada, sem rumo e sem dinheiro, creio que nós, os adeptos, também andamos perdidos.
    Brahimi, Aboubakar, fizeram uma época de merda. Não se esforçam. Não sentem o clube.
    Nova época, então vamos jogar a Roma e Alvalade sem Brahimi, Aboubakar? Não pode ser! Jogadores do melhor que há! E que jeito fariam.
    Se gostaria de ver uma Sad bem mais esclarecida, decidida, mais assertiva (pelo menos no que demonstra para fora, para o exterior, para os adeptos e para quem manda no futebol tuga), e poderiam começar por despachar todos os emprestados que não irão NUNCA fazer parte do plantel (se os vendessem, todos eles por €3M, a desfazerem-se de 20 emprestados, fariam €60M), também gostaria de ver adeptos mais esclarecidos sobre o que querem: jogadores caros? baratos e desconhecidos? da equipa B? e estes antes ou depois de rodarem 1/2 anos?Enfim, o que realmente queremos?
    Enquanto isso, apoiemos a equipa, treinadores, jogadores. Estes serão os menos culpados e têm demonstrado que estão com ganas de mudar o que foi o Porto nos últimos 3 anos. Se chega?

    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou estar sempre a repetir-me, mas vou fazer uma vez.

      Brahimi estava encostado porquê? Se era para vender, era no banco que se mostrava? E, se não veio melhor, não é o melhor deles todos? E quem é que está em depressão depois do WC? Fomos GAMADOS!

      O Paulo lê o que se escreve neste blog? Acha que correu bem este defeso?

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge, claro que não correu bem. E se pensarmos que começou em Abril, bem, então melhor nem classificar o mesmo.
      Este treinador já demonstrou que quer jogadores que estejam comprometidos com o grupo. Eu pergunto, Brahimi estava? Não damos como certo que ele já na época passada demonstrou que queria sair? E pelo que se vai sabendo, tendo como hipótese (quase única) para sair para o Everton, pelos vistos também foi ele que fez questão de não ir? por não ser um clube champions? O que fazemos perante um jogador assim? que só quer caviar e lagostins? Será que ele ao querer ficar para fazer a champions (para se mostrar) vai estar comprometido com o grupo?
      Agora, o que coloco como questão é o que queremos? Caro? Experiente? Barato? Verde? da B? da B rodado ou não?
      E, será que os jogadores do ano anterior eram assim tão maus?
      Abraço, P. Torres

      Eliminar
    3. Contabilista de Vão-de-Escada1 de setembro de 2016 às 13:15

      Essa teoria de que o Brahimi é que não quis ir para o Everton, cheira a desculpa esfarrapada e sacudir de água do capote:

      «Everton failed with a deadline-day attempt to sign Yacine Brahimi after FC Porto reportedly raised their demands for the Algerian to €50m.»

      http://toffeeweb.com/season/16-17/news/33433.html

      Eliminar
    4. ok, dou de barato. A pergunta é a mesma, ele estava comprometido com a equipa, na época passada? E esta? Enquanto não fechou o mercado e teve possibilidades de sair? Esteve comprometido com a equipa? E agora que ficou vai estar comprometido?
      Abraço.

      Eliminar
  31. Bom dia Jorge Vassalo.
    Leio sempre o seu blogue mas raramente escrevo, onde escrevo mais é o Dragão Até a Morte do seu amigo Vila Pouca.
    Deixei lá um comentário irónico num dos dias, senão o dia mais triste da minha vida em termos de Portismo.
    A mente iluminada que no ano passado que no fim de Agosto contratou o craque agentino Osvaldo, profissional que deixou imensas saudades nos 10 clubes que passou e deixou muitas amizades está livre. Podemos contratar sem que desta vez estejamos a espera que ele assine por um clube para pagarmos omissões atrás de comissões. Pode ser que passado meio ano ele já tenha colocado a cabeça no lugar visto que nos outros 30 anos não conseguiu.
    São necessárias 300 assinaturas para um AGE está um papel feito, faltam mais 299 assinaturas. Eu tenho 21 anos de sócio faltam 4 para o dragão não me importo nada de ser expulso de sócio por fazer parte de uma lista de associados que pretendam justificações.
    O fundo ainda está muito longe Sr. Jorge Vassalo.
    Falta gente como você e como o Vila Pouca a frente do clube, gente que dê a vida por ele e que não ande lá por dinheiro.
    Bem haja pelo sue blogue.
    Cumprimentos
    Bruno Miguel Guedes -23657

    ResponderEliminar
  32. Boas!
    Foi realmente uma viagem bastante atribulada a construção deste plantel. Sinceramente, e mesmo depois de tanta aselhice junta, estou confiante no nosso Porto. Consigo ver o espírito certo a regressar à equipa e a composição final do plantel é minimamente equilibrada. Há sem sombra de dúvidas qualidade para sermos campeões.
    Fizemos a análise da construção deste plantel e gostávamos de a partilhar convosco:
    https://peemrisco.wordpress.com/2016/08/31/plantel-20162017-fc-porto/

    Saudações portistas,

    Pinto Não da Costa
    https://peemrisco.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  33. Nao percebi o que quer dizer com este post, então a pre época foi mal preparada é isso?
    Vamos pensar então nos pontos que postou:
    O FCporto vendeu pouco quando precisava de vender muito e faturar 72 milhões por causa do fairplay, isso quer dizer que ha poucos clubes a querer os nossos jogadores ou o clube é que pede muito?
    Compramos jogadores no valor próximo de 30milhoes, gastamos muito ou pouco?
    Sera que ha no mercado de jogadores de qualidade suficiente e a preços suportáveis para o nosso clube de modo a colmatar as tao faladas lacunas do plantel ou isso quer dizer incompetência dos nossos dirigentes?
    Os 36 jogadores emprestados, são fruto de incompetência de quem compra ou de uma gestão de risco que nos deu grandes negócios e enormes lucros?
    Quem é capaz de dizer que encostar o brahimi lhe pode vir a fazer muito muito bem? E adrian sempre achei que era um bom jogador desperdiçado no nosso clube se fica e for bem aproveitado, sempre é melhor que o varela!

    ResponderEliminar
  34. Boas snr.jorge vassalo e universo portista! Sinto me envergonhado e enojado e xateado com a incompetência da nossa sad e o grande pínto da costa incluido! Grande sim porque jà o foi e deu nos aquilo que se calhar mais ninguém nos dava! Titulos,respeito e inveja dos corruptos e dos viscondes deste pais! E internacionalmente o respeito e admiraçáo dessa europa e mundo fora! Só que infelizmente agora e por muita pena minha tá ultrapassado e aburguesado e devía saír mas em grande e não pela porta pequena comn vai sair! Então esta da abécula do boly é de bradar aos céus! O gajo nem no passarinhos da ribeira tem lugar ainda hã pouco tempo era da equipa b da filial do benfica que é o braga! E dar de mamar ao mr.brítalar era mandá lo foder! E porque nào conseguimos convencer ricardo carvalho nem que seja para uma época? É melhor rícardo carvalho cego que boly de olhos abertos todos sabemos ne? E porque não jackson martinez emprestado e mandar quintero,licá,ghilas,etc para a china? É mau demais para ser verdade! Nem aderlan santos ou abdennour conseguimos? Qualquer um era mais barato que boly! Abraço e olhe vamos ser campeóes com o que temos!

    ResponderEliminar
  35. Não há "guita" meus caros, é por isso que ninguém nos liga, ninguem está interessado em negociar com o Porto, percebem? Não há "pasta" e a incompetência, ou amadorismo, que muitos afirmam é só aquilo, tudo se resume a isto. Os empresários são dealers e quem se preza como tal não tem amigos, só parceiros. O curioso da coisa é que fomos nós, ao longo dos anos, a criar alguns e um deles é filho do Presidente. Só o tempo dirá se houve negligencia na gestão da Sad/Clube mas, pessoalmente, começo a suspeitar disso. Pinto da Costa é um mentiroso compulsivo - quem me conhece sabe o que me custa admitir isto - e apesar de querer acreditar que ele ainda vai ter o golpe d'asa para repor o Nosso Clube naquilo que eramos, tenho a consciência que não será capaz. Resta-nos pois, unirmo-nos em redor da equipa e treinador, mas sermos firmes nas criticas e até a eventuais acções criativas a esta administração. Enganaram-nos a todos.

    ResponderEliminar
  36. O período após uma derrota é sempre de desilusão para os adeptos.

    Infelizmente, esse período alarga-se durante vários dias devido às brincadeiras nas selecções, já Nuno não poderá contar com alguns jogadores nas respectivas selecções.

    Neste período de transferências não precisamos de investir muito, a equipa reforçou-se e continua melhor apetrechada que os outros.

    Ao nível do fair-play financeiro, não vendemos o que estava orçamentado, contudo não há comparação possível entre as contas dos 3 grandes. Estamos muito melhor ao nível económico-financeiro também.

    A qualificação para a CHAMPIONS LEAGUE, alivia a pressão financeira o que permite não precisar de vender sob pressão e ao desbarato.

    A equipa B, apesar de à primeira vista ser inferior ao da época passada mantem-se competitiva.

    Os jogadores emprestados são muitos mas são os necessários para suprir qualquer emergência, já foram comprados e estão a ser amortizados, aliás já é prática habitual dos grandes clubes europeus ter vários jogadores emprestados.

    Em relação às arbitragens, não vejo nenhuma solução para as decisões dos árbitros que prejudicam clara, objectiva e intencionalmente o FCPORTO.

    Onde esta direcção tem falhado claramente é nas brincadeiras das selecções, ainda agora Francisco Ramos ficará out por alguns meses e em vez de se prepararem os próximos jogos alguns brincam nas selecções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contabilista de Vão-de-Escada1 de setembro de 2016 às 19:01

      Luís Miguel: as suas opiniões são legítimas, claro, mas já ouviu falar neste fulano?

      https://en.wikipedia.org/wiki/Muhammad_Saeed_al-Sahhaf

      Eliminar
    2. Caro Contabilista de Vão-de-Escada

      Toma lá um link que mostra a culpa dos dirigentes do Chelsea

      https://www.youtube.com/watch?v=NziyufSACKk


      Em relação às contas quais as dúvidas que tens ao nível da sad?

      Não seria melhor esperares pelo R&C?


      Eliminar
    3. Contabilista de Vão-de-Escada2 de setembro de 2016 às 19:50

      Que tem o Chelsea a ver com esta conversa?

      Quanto a esperar pelo R & C, eu vi o do 3º trimestre, pelo que não preciso de ser adivinho para saber o que nos espera.

      Eliminar
  37. A incompetência desta Sad atingiu todos os limites. Então em Abril o presidente não disse que este ano é que era e que só entravam jogadores que fizessem a diferença? Onde estão eles? O plantel está mal formado e em posições chave que são a defesa e o ataque. Não há DD os centrais são fracos e os muitos médios têm características iguais. Querer ser campeão somente com o André Silva e o belga é ter tantas hipóteses como as que eu tenho em acertar no euromilhoes. Temos de nos convencer por muito que nos custe que o nosso lugar é o terceiro. Mesmo quando tínhamos grandes equipas era difícil pois além do valor?? dos outros temos sempre a equipa de preto contra nós quanto mais este ano com um plantel dos mais fracos e limitados de sempre.O trabalho destes incompetentes e bem pagos devia ser questionado numa assembleia geral e onde se podia aproveitar para perguntar por onde andam os milhões ganhos em anos anteriores. A mim o que mais me custa é ver o silêncio de quem nos devia defender quando somos roubados e é ver o que já nos aconteceu nestas 3 jornadas,e além disso constatar que são gente sem brio e sem raça pois fazer negócios com o Braga depois do que eles nos têm feito é de quem não tem coluna vertebral. O clube caminha rapidamente para o abismo ao leme de quem nos levou à glória e que agora não consegue ver que em vez da solução é o problema. O FC Porto estará sempre acima de quem ocasionalmente o dirige.

    ResponderEliminar
  38. Há factos importantes no contratação falhada de Rafa que importa não ignorar, pois são reveladores da caducidade de um método.

    O FCP era o clube escolhido pelo ex-jogador do SCB. Até dia 15 de Agosto, o presidente do clube bracarense negociou o jogador em exclusividade com o Porto. Pouco antes dessa data limite, Pinto da Costa é contactado pelo agente de Rafa, António Araújo, que o informa de uma eventual proposta do Zenit por 20 milhões. Acto contínuo, o nosso presidente contacta Salvador e afirma que sai do negócio, uma vez que sempre considerou que a coisa se tratava apenas entre presidentes. O resto é história.

    Das duas uma:

    i) O nosso presidente, consciente das nossas limitações financeiras, tentou manter apenas uma contraparte no negócio, daí insistir em apenas negociar com Salvador, ou,

    ii) O nosso presidente está afectado por uma ingenuidade proverbial, insistindo em métodos de negociação do tempo da Maria Cachucha.

    Em todo o caso é grave. Tentar, em 2016, ajustar uma transferência de um jogador como Rafa sem lidar com algum tipo de intermediário, espelha bem o nosso desnorte institucional. Acho que vivemos os efeitos de uma liderança ausente, ou pulverizada entre múltiplos interesses internos, combinados com alguma resistência em aceitar recentes mudanças de circunstâncias no mercado de futebol profissional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe estar a responder ao seu comentario mas segundo li o nosso presidente saiu do negocio porque nao queria entrar em leiloes!
      O que indica que o homem apesar da idade ainda sabe o que faz, pois negociar assim um jogador era inflacionar o preco para valores ainda mais irreais!
      SDF

      Eliminar
  39. Está a ver a imagem que colocou no post? Parece que aquele homem a cair foi Antero!!! E para mim isto significa um nitido "nao tive voz ativa neste mercado, nao me enquadro minimamente neste plante que formaram. Nao queria estas transferencias, agora assumam"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nao estava la a fazer nada acho bem que saia. Tentem contratar o tipo do sevilha! Mas nao sera facil. Monchi.

      Eliminar
  40. Antero subiu na minha consideração ao demitir-se. Não deve ter conseguido fazer frente ao lobby do filho querido nem ter conseguido impor as suas opiniões e fez aquilo que faz quem tem coluna vertebral. É pena que outros incompetentes que lá estão a mamar não sigam este exemplo.

    ResponderEliminar
  41. A questão é que nao o deixavam fazer, o mais certo é ser substituido por um boneco que nao tenha qualquer tipo de vontade de expressar algum tipo de opiniao para nao atrapalhar. Um dia ainda lhe vao dar valor!!!

    ResponderEliminar
  42. 1) GR - Casillas é um misto de qualidade e asneira, mas ele nunca veio por ser muito bom. Veio pela visibilidade. Serão Patricio ou JCesar tão melhores?

    2) Defesa - tirando o caso Boly (simplesmente não deviamos comprar jogadores ao Braga) os restantes são boas opções e bem melhores que as dos adversários. Falta um GRANDE central? Falta. E curiosamente na B estamos melhores nas laterais que ao centro.

    3) Meio - Campo - Creio que temos aí uma bela equipa, e se o Brahimi acertar temos múltiplas opções.

    4) Avançados - Falta um. Na minha opinião a grande falha da pré-época. Depoitre marcará 10 golos, alguns chave nos campos dificieis do inverno, mas precisavamos de outro que garantisse outro tanto e não temos. O André será uma bela opção mas…


    Em resumo, faltou um grande avançado. Abouboakar era uma bela opção mas creio que o salário de um jogador que estaria no banco, era demasiado elevado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem consigo perceber se tanto optimismo é crença se é estar completamente iludido, mas o que disse sobre a nossa defesa, leva-me a cair mais para o campo da ilusão.
      Não consigo ver sequer um 11 capaz de lutar toda a época, quanto mais no banco.

      Eliminar
  43. Bem...vai para aqui um drama: o plantel é fraco... o PC está velho... o Antero-era-cancro-mas-agora-que-saiu-estamos-pior... o Alexandre PC é que manda nisto...o Mendes não gosta de nós...o Salvador não gosta de nós...os árbitros não gostam de nós (esta concordo mas não é de agora... :)).

    Eu acho que esta malta devia ler menos noticias sobre o nosso clube na imprensa nacional, ou pelo menos dar-lhe a relevância que merece, que é perto de zero.

    Eu costumo dizer aos meus amigos (quase todos adeptos de clubes rivais): "As noticias sobre o FCP são todas falsas à partida. Depois algumas podem é tornar-se verdadeiras"

    Não se deixem contagiar pela negatividade da imprensa que isso faz-vos mal à saúde :)

    Abraços portistas!

    ResponderEliminar