sábado, 20 de janeiro de 2018

Análise FC Porto 1-0 Tondela - Vitória Justa, Resultado Mentiroso


Jogo bem disputado e rasgadinho, contra, custa-me admitir mas é verdade, uma boa equipa com uma solidez defensiva digna de registo e um guarda-redes, Cláudio Ramos, a fazer uma excelente exibição, a salvar, quiçá com justiça devido ao esforço da equipa, o Tondela da goleada que a produção ofensiva do FC Porto exigia. Somos líderes, outra vez. Sem espinhas. E ainda com um jogo para ganhar. Vamos a notas.


Atitude - O FC Porto voltou a ser o FC Porto, com uma intensidade bastante mais condigna com o valor da equipa, com excepção dois últimos quinze minutos da primeira parte e a parte final, após as substituições. Boa circulação, algumas jogadas de fino recorte que mereciam outro fim, e sobretudo a consciência de que tinham de agarrar a oportunidade com unhas e dentes. Trabalhando um pouco mais a eficácia, voltaremos a golear. Estamos no bom caminho.

Danilo - Sempre a muralha, com boas arrancadas e uns bons remates. O senhor comendador a ser aquilo que nos habituou.

Marcano - Quase repito a frase. O discreto Marcano, que não levanta ondas, sempre com a qualidade habitual. Uma pena não conseguirmos renovar. Este é, sem dúvida, daqueles que precisávamos que ficassem.

Superação - Não se pode exigir mais a Alex Telles, que claramente está esgotado, mas que mesmo assim se entrega a cada bola como se da vida se tratasse. Merece descansar na Taça da Liga e só jogar para a semana. Também Brahimi jogou limitado e complicou, mas só porque se tentou superar sempre. Brahimi precisa da sua velocidade para acertar no drible e para dar latitude à sua magia.


Eficácia - Tantas e tão boas jogadas, tão mal finalizadas ou a faltar-lhes um Danoninho. Confiança, cansaço ou há dias assim. Seja como for, a atitude está lá e, salvo erro parvo, a vitória não chegou a estar em discussão.

- Não dá segurança. Esteve ansioso. Iker está com vontade. Se calhar, trocar não era má ideia.

Arbitragem - No primeiro penalti, não se compreende como o VAR não vê. Na segunda, Luís Godinho vê de certeza. O terceiro também. Não foi sequer pedida a análise do VAR. Ainda assim, foram anular um golo que, embora bem anulado, foi por algo milimétrico. O que quer dizer que conseguem analisar. E ver. E dar tempo. O sistema continua a gozar com o FC Porto, a picar as pessoas que, a única coisa que querem, é ver um espectáculo de futebol digno. Quer Luís Godinho quer Soares Dias foram de dum dualidade de critério e minúcia absolutamente jocosas . Um dia algo acontece. E depois todos se surpreenderão. Mas vai ser tarde. Jorge Coroado é quem melhor, na sua fina ironia, o traduz. E está longe de ser Portista!

Já agora, a SportTV continua a gozar connosco. Foi um filme para ver as repetições do penalti sobre Corona, NEM SEQUER FOI REPETIDO o penalti de Ricardo Costa. O braço do Osório viu-se três segundos. Este ano acaba o contrato. Está na hora de pôr os pontos nos ii. O FC Porto não pode continuar a pagar o pato.

14 comentários:

  1. concordo, entraram dois bons reforços, hernani, layun devem sair, corona ou da corda aos sapatos ou o melhor e se vendido. Sa cada vez fica mais intranquilo porque sabe as asneiras que tem feito. Os arbitros tem grandes dificulfdades psicologicas de marcar penaltis a favor do porto, mas se for para anular sao rigorosos, parece obvio que ALGO SE PASSA E ESTA A REBENTAR, as evidencias sao tantas.... ja agora estoril 0 porto 3 esta garantido e nao parece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há que reclamar e fortemente. Não é com piadinhas no Twitter que lá vamos.

      Abraço

      Eliminar
  2. Boas.
    Não vamos começar a bater no José Sá, é verdade que senti alguma insegurança dele, acusou o toque com o golo sofrido no Estoril, em que teve muitas responsabilidades. Mas acontece aos melhores. É uma oportunidade para o José Sá ser trabalhado psicologicamente, se tornar mais forte mentalmente e não duvidar de si porque cometeu um erro. Não concordei com a troca do Casillas mas já muito se falou disso. Casillas também cometeu muitos erros. É um guarda-redes caro e é evidente que vai sair no final da época.

    De resto, espero que o Porto arranje pelo menos mais um jogador, precisamos de um médio. Estou contra a saida de Layun, é um bom jogador, precisamos dele para a quantidade de jogos que temos.

    Espero que SC saiba gerir a condição física de alguns jogadores, o segredo está ai. Se perdermos esses jogadores vamos morrer na praia.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Paulinho pode fazer de médio e extremo.

      Casillas, ESTA ÉPOCA, esteve irrepreensível. Estou a fazer uma análise objectiva. Também gosto muito do Sá. Mas temos um histórico da baliza a ganhar 2,5M no banco. E o Sá pode evoluir com tempo, não vai a lado nenhum.

      Abraço

      Eliminar
  3. Boa noite a todos.

    O VAR tem dificuldade em funcionar nos nossos jogos, porque pelos os vistos é preciso deixar os nossos adversários em campo ligados à máquina e ao resultado. Se o VAR funcionasse, principalmente nos lances de grande penalidade, os jogos para nós tornavam-se fáceis e já não davam esperanças ao nossos rivais que precisam das nossas escorregadelas.

    Os factos são esses. Agora imaginem se não houvesse VAR, provavelmente um dos nossos rivais não tinha perdido tantos pontos e viveria do "Colinho" como já viveu antes.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  4. Podíamos ter goleado e acabamos a sofrer. Não se podem falhar tantos golos.
    Não entendo a obsessão de SC pelo Sá. Ele é um guarda redes que não dá pontos e ainda está muito verde para uma equipa que quer ser campeã. Também não entendi como é que Corona esteve tanto tempo em campo sendo uma autêntica nulidade.SC tem um grande defeito que é o de tomar de ponta certos jogadores e depois mesmo que veja que cometeu erros não muda de opinião. Exemplos:Mandou embora o Boly e só ficou com 3 centrais. Não ficou com outro defesa esquerdo e não tem alternativa ao Teles. Embirrou com o Oliver e não lhe dá hipóteses mesmo não tendo outro com as mesmas características. Veremos se com o Waris e o Paulinho compomos o ramalhete.
    Quanto à arbitragem foi o habitual, isto é mais dois pênaltis roubados e o VAR cego e mudo quando é para dizer algo a nosso favor,pois para nós prejudicar já vê tudo.Se ASD é o melhor árbitro português ontem mostrou toda a sua incompetência mas isso é algo que quando nos apita é o normal.Já nem falo no padre Godinho pois esse já o conhecemos de gingeira. Perante todos estes roubos a Sad já tomou alguma posição? Nada! Mantêm-se mudos e quedos até nos roubarem outro campeonato.É tempo de dizer basta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas.
      A partir do momento em que o SC tomou a decisão de apostar no José Sá, o pior é fazer marcha atrás (vê o tremendo erro que o Rui Vitória cometeu com o Varela). O Rui Patricio é o guarda-redes que hoje é porque apostaram nele. Casillas já se percebeu que se vai embora, vais apostar num GR e criar raizes com ele para no final da época sair?

      Temos de parar de dúvidar das capacidades quando cometem erros, não se evolui sem erros. José Sá para ser grande tem de cometer certos tipos de erros e crescer com eles. Agora se não aprender nada com eles, isso já é outra história.

      Abraço.


      Eliminar
  5. Confesso que ontem, com a aproximação do apito final, ia ficando cada vez mais nervoso! Acabei o jogo numa pilha de nervos. A equipa e o arbitro contribuiram para isso.
    O resultado é mais que justo e até peca por escasso, mas isso não quer dizer que o Porto tenha sido aquela maquina avassaladora que já foi em muitos jogos.

    Voltamos a ter uma primeira parte pouco conseguida. Começamos bem e pressionantes até ao golo e depois pura e simplesmente tiramos o pé do acelerador e ficamos algo displicentes. E isto não pode acontecer se quisermos ser campeões. Já à 3 jogos seguidos que as primeiras partes são assim-assim. Começa a ser um padrão e tem de ser corrigido. Não sei se será sintoma de cansaço ou equívoco táctico. E é neste potno que acho que também está parte do problema. Na prática jogamos 4x2x4 e desta forma tornamos a equipa mais vertiginosa, só com o caminho da baliza na cabeça. Ora, isto terá o seu calacanhar de aquiles quando a equipa precisa de defender e dominar a equipa adversária no meio-campo. Ontem, a falta de um terceiro "músculo" no meio-campo que desse estabilidade à equipa sentiu-se em demasia. É certo que o Tondela não teve oportunidades de golo, mas mesmo assim, era com relativa facilidade que chegavam ao último terço do terreno. Está a acontecer vezes demais e é sintoma da falta de um homem no meio-campo.

    Jogámos durante muitos anos em 4x3x3 e isso nunca nos tornou uma equipa defensiva ou pouco atacante. Acho que a presença de um terceiro médio no meio-campo tornará a equipa mais segura na defesa e ainda mais ofensiva no ataque.

    Falando de Sá, a minha admiração é que ainda continue a titular. É um erro crasso a sua titularidade e quanto mais cedo SC se aperceber disto, melhor para o Porto. Caso contrário é apenas uma questão de tempo até termos o guarda-rede a entregar pontos aos adversários.

    Em termos de arbitragem, o jogo foi penalizador para as nossas cores, mais uma vez! É inacreditável. O VAR nesta altura, apenas amplia a falta de qualidade dos árbitros nacionais. Não entendo o porquê de não se assinalarem penaltis a favor do Porto. Ou melhor, entendo e bem... claro. O bicho já foi identificado mas os tentáculos ainda se mexem e não é pouco. Rui Pedro Brás, à pouco, teve a desfaçatez de dizer que mais uma vez Filipe passou incólume entre os pingos da chuva, mas depois nem pia quanto à existência dos penaltis. Se há coisa que ainda pecamos por reacção, é precisamente identificar e denunciar os comentadores, televisões e jornais que têm uma linha orientadora claramente anti-Porto. Não basta o Universo Porto. É pouco.

    No que toca a reforços espero que estes sejam efectivamente isso e que potencializem ainda mais a equipa. Se Paulinho vier, fico expectante sobre qual será o seu impacto no nosso ataque. Se bem aproveitado poder ser a peça que faltava ao nosso meio-campo para o tornar mais desequilibrador. A ver vamos.

    Voltando ainda à passada segunda-feira. É fulcral o Porto ganhar este jogo. Não podemos ter medo de ser felizes. Este empate do Sporting em Setúbal foi extremamente importante para nós. Capitalizarmos isso ainda mais com uma vitória no Estoril era ouro sobre azul. 4 pontos sobre o 2º e 5 sobre o 3º seria nesta altura do campeonato uma excelente margem de conforto.

    Tenho a sensação que poderemos olhar para estes 45 min que faltam como os mais importantes do campeonato. Como todos os portistas, o que espero, é que a equipa esteja à altura daquilo a que nos habituou e dê 2 ou 3 ao Estoril no tempo que falta. Temos de ter confiança e encarar essa 2ª parte como a via para a conquista do campeonato. Temos de ser audazes e dar o tudo por tudo. Mas também temos de ser inteligentes. Se assim for, estou certo que os 3 pontos não nos irão fugir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia caro Aires e restantes adeptos e sóscios do FCPorto,
      Quanto às BTV's, assim mesmo no plural, começo a ficar muito pouco satisfeito com o que nelas se vai ouvindo, sempre para denegrir o FCPorto e os seus adeptos. Ontem (21/1) foi simplesmente nojenta a forma como a BTVI alinhou Diamantino, Avilar e Brás para marcarem o Manuel Queirós sem aplelo nem vergonha. Foi por demais o que estes três senhores gozaram com o MQ. É certo que o portismo deste deixa algo a desejar, mas o objectivo daqueles três vermes foi o de simplesmente atingirem e rebaixarem o FCPorto. Será possível que o FCPorto arme uma lei da rolha para estes OCS? Eu acho que sim. Para estes as respostas têm que ser sim e não, ponto! A lampionagem, agora que estão apenas virados para uma prova interna, na qual ainda não os deixaram cair, acham que o regabofe vai ser igual ao dos últimos treta anos. Não vai e se for irá dar m***a. Não podemos ser anjinhos nem gajos porreiros.
      Quanto ao estoril-FCPorto o desfecho vai ser a nossa vitória na segunda parte que irá ser jogada e, dias depois, a derrota do estoril na secretaria com penalização ou não de 3 pontos. Assim as instâncias verde-rubras afectas à 2ª circular irão ficar descansadas, ou seja castigam o estoril fazendo valer os regulamnetos para casos futuros sem terem que levar com lampiões e kalimeros. O FCPorto ficará sempre com o ónus do desgaste físico do seu plantel.
      1 abç e viva o FCPorto

      Eliminar
    2. Tem toda a razão! O programa de ontem na BTVI de imparcial não teve nada. E já vi piores, infelizmente. É uma estação de televisão que sabe perfeitamente quem vai buscar e só tem uma preocupação - agradar ao vermelho. O Porto Canal já desmascarou o Rui Pedro Bras, o Luís Aguilar e o Diamantino e nem mesmo assim a TVI os despediu. Numa estação de televisão séria estes senhores já tinham sido corridos de lá desde que as denuncias foram feitas com base em conteúdos de emails. Se não os despede é porque obviamente lhes dá cobertura.

      O Manuel Queiroz creio que saberá muito bem que tipo de gente é que está do outro lado. Já vi programas em que fiquei enojado com a falta de respeito que o Rui Pedro Bras e o Luis Aguilar lhe mostraram. O nacional Benfiquismo desta gente fica especialmente patente quando têm de comentar o caso dos emails. Desvalorizam tudo e acham que o assunto não vai a lado nenhum. É de facto revoltante. Dos jornalistas que normalmente estão em Lisboa, só consigo ouvir o Pedro Sousa. Tal como o Manual Queiroz, esse também saberá muito bem quem verdadeiramente são os seus colegas de painel.

      Também não consigo compreender o facto do Porto não denunciar de forma mais oficial o tipo de jornalismo que de isento não tem nada. Defendo igualmente a entrada do Porto em blackout com certas estações de Televisão, Rádios e Jornais. Nunca como agora o Benfica dominou tanto os media nacionais. Creio mesmo que é um case-study em termos europeus.

      Só espero que isto seja usado por Sérgio Conceição na hora de motivar o plantel. Que seja mais um aditivo na nossa gasolina.

      Eliminar
  6. Viva Jorge!
    De acordo com o post, mas mais:
    FC Porto vence Tondela pela margem mínima
    Arbitragem ao microscópio/A dualidade de critério disciplinar de Luís Godinho
    Pelo que se pôde ver nos primeiros 45' de jogo, Luís Godinho sofre do com plexo anti-portista. Sempre que um jogador do Tondela cai ( se atire para a piscina) é falta contra a equipa portista. Pelo contrário, Brahimi a cada passo vai ao tapete e Luís Godinho manda seguir!
    Mas mais, o videoárbitro anulou por um fora de jogo milimétrico, um golo aos dragões. Por aquilo que se está a passar o VAR só intervém quando é para prejudicar o FC Porto

    Fim dos primeiros 45' - FC Porto 1 Tondela 0

    Exibição da equipa portista
    José Sá é um goalkeeper mediano, e, por conseguinte ainda me não convenceu ser o guardião certo para a baliza do FC Porto (alguém que dê confiança à equipa). Os centrais dão sinais de intranquilidade (muita precipitação a defender). As faixas laterais (defesa lateral e médio) também não funcionam bem, mostram dificuldades a defender e atacam mal; o último passe (assistências) sai normalmente sem a precisão necessária. No meio campo os esforços de Danilo e Herrera são inglórios (falta clarividência aos seus passes para os avançados). O ataque está a viver da velocidade de pernas de Marega, porque Aboubakar parece atravessar um mau momento. Brahimi e Corona são avançados macios: a defender mostram dificuldades e a atacar são presas fáceis para os defesas contrários. A Soares faltam-lhe minutos de jogo. Já aqui fiz referência e volto a insistir: Hernâni e Sérgio Oliveira parecem não querer aproveitar as oportunidades que lhes dão.

    Abraço
    http://dragaoatento.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Sá um goalkeeper mediano. Centrais intranquilos, laterais não funcionam bem. Meio campo inconsequente e pouco clarividente. O ataque vive do tosco Marega. Resumindo, temos talvez a pior equipa da 1ª Liga.
      Como será possível sermos primeiros, já que os outros são tão melhores que nós.
      Querem ver que afinal somos nós que dominamos o polvo e que só temos obtido resultados razoáveis porque controlamos a arbitragem?
      Tão certo como o Hugo Gil ser o analista mais imparcial dos comentadores.:)))
      E assim vai o Dragão nas plantaformas digitais.

      Eliminar
  7. Jorge!
    Que se passou com o meu comentário...?

    Até sempre
    Dragaoatento

    ResponderEliminar
  8. Bom, desde já aviso que venho um pouco por spam.
    Escrevi um texto sobre a qualidade do vosso mais recente reforço, Paulinho e o que poderá trazer ao jogo Portista. No fundo, mais uma solução para evitar a Brahimi dependência que se tem verificado no FC Porto.

    https://omeiocampo.wordpress.com/2018/01/21/paulinho-o-novo-melhor-amigo-de-brahimi/

    Espero que gostem e continuação de um bom trabalho!

    ResponderEliminar