domingo, 18 de março de 2018

Análise FC Porto 2-0 Boavista - É o Critério, Estúpido!


Jogo feito na antecâmara de mais uma pausa para aquelas coisa importantíssima que são os jogos de preparação (?) e particulares das selecções, teve tudo para correr mal, novamente, mas correu bem. De um lado, uma equipa das melhores equipas de futerâguebi do país, o Rotundas da Boavista. Do outro lado, um líder fragilizado, sempre na expectativa de ver regressar um dos melhores laterais do mundo, Alex Telles, o nosso jogador mais nuclear, Danilo Pereira e, pasme-se, o ex-excomungado tornado Maregod, qual Thor-antes-de-ser-uma-gaja-com-cancro, Moussa Marega, de quem parece depender todo o fio de jogo Portista, mas já lá vamos. Depois, icing on the cake, a calma do mais épico rácio de reversões arbitrais de sempre, no click do ai-é-azul-então-vou-ser-anal-retentivo-coiso Bruno Esteves. Resultado, um jogo que, estatisticamente e, na sua história, parece calmo, mas que foi uma torrente de nervos sem fim. Vamos a notas.


Centrais de AÇO - Felipe esteve no muito bom e no bom, certeiro no golo de abertura, quase a bisar de seguida, não fosse um milagre de Vagner, imperial pelo ar e nos cortes in-extremis, levou uma pantufada na primeira parte que o deixou a ganir e ainda levou com Casillas nas costas, o que lhe agravou as dores na coxa esquerda. Ainda assim, foi estóico, e aguentou até ao fim. Isso é ser um jogador à Porto. Também Marcano acabou o jogo com queixas, depois da enésima pantufada de um rotundeiro, e de cair mal depois de mais um corte. Aquele sprint a salvar o golo in-extremis só me faz pensar porque raio não renovamos com certas pessoas que dão tudo por nós.

Herrera - Goste-se ou não - eu gosto, foda-se! - Herrera  é central no jogo do FC Porto, este ano. Atrás, pelo meio ou à frente, o Capitão - que até já reclama com o árbitro, atenção! - deixou cair, de vez, a roupa de patinho feio e reluz em toda a sua bela cisnice. Não fossem as travadinhas que lhe dá todos os jogos, e ficaria na história como um dos nossos melhores. Se calhar, à distância, lembrar-nos-emos dos seus importantes e decisivos golos, do seu carácter ímpar, do seu espírito de sacrifício da sua entrega exemplares, muito mais do que das travadinhas. A História talvez lhe faça justiça. Para mim, já está a fazer. Não és um Lucho, mas és querido por todos - e isso é muito raro. Grande Héctor Miguel!

Saber mudar - Desta vez, Sérgio Conceição soube ver o que estava mal e mudou. A entrada cedo de um melhor Óliver para o lugar de um insípido Otávio ajudou a dar consistência e critério ao meio campo - e a libertar Herrera para outras missões mais ofensivas - Gonçalo teve mais minutos e Corona pareceu também querer dar o ar da sua graça. Tudo somado, boas decisões em bom tempo. Especialmente a primeira.


Demasiada fé no modus Maregod - Há um sistema de jogo que está perfeitamente adequado a aproveitar o melhor de um jogador que tem nos seus pontos fortes uma enorme força. E isso é bom e deu mais de 20 golos, muito medo nos adversários e uma confiança em alguém que também é excelente profissional e vai até ao limite pelo Clube. Muito bom. Agora, quando não existe, tentar usar a mesma fórmula com outros, ainda mais quando estes têm rotinas bem vincadas em formas completamente distintas, soa a falso e desadequado. E foi isso que aconteceu. Ricardo Pereira não se adaptou a ser Marega. E não tem de ser. Otávio, menos ainda. Asneira anunciada e previsível. Felizmente sem consequências de maior. Acredito que, daqui a 15 dias, com a força que ele tem, já voltemos a ter o maliano em campo. Jogar sem ele como se ele lá estivesse foi muito, muito mau. Quem diria que viríamos a ser Maregodependentes!

É o critério, estúpido! - As decisões revertidas foram correctamente revertidas? Foram, sim senhora! Foi por causa disso que jogamos pior ou melhor? Nem por sombras! Agora, deixo a seguinte pergunta: quem é que acredita que isto se passaria com as equipas da segunda circular?! Pois! É o critério, estúpido! Com e sem a vírgula! Na vertente disciplinar, sem comentários. Se fosse pela ordem do cacete, Ídris e o loiro platinado tinham ido tomar banho mais cedo. E deixo uma pergunta no ar, só em jeito de reflexão: qual é o espírito da lei dos dois toques? É uma escorregadela? Quem pode dizer isso sem se rir? Sérgio Oliveira não tirou nenhuma vantagem em escorregar! Muito pelo contrário! Enfim, ser anal retentivo é da lei. O critério é que não. Penaié, como diria Domingos Paciência, que poucos entendam que o que aborrece é a segunda e não a primeira!

Agora, descansar e recuperar! E ganhar esta porra, de uma vez por todas, carago!

15 comentários:

  1. ora bem! ganhamos e pronto. Mais uma jogo em que nao jogamos nada, Sc tem de refletir rapidamente sobre a sua conceçao tatica ou estamos tramados, SC nao e pro classe, e anti jogadores do meio campo especialmente a quem mexe a bola, o resultado e obvio , esta a ser cada vez mais dificil ganharmos a equipas agressivas e que se defendem menos mal, va la que herrera e deste tipo de jogo. Vamos a ver se SC nao se transforma no treinador que morre sempre a beirinha da praia por teimosia e vaidade. Jogamos mal como temos vindo a fazer sempre contra este tipo de equipas, falta alguem que mexa no jogo e abra o mesmo, mas o problrma e que se aparece assim alguem segue para a bancada. ja podiamos ter isto ganho se nao tivessemos sido tao roubados e nao tivessemos jogafo ntao mal contra os ultimos da tabela, uma pena.

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite.A Pausa precisa ser muito bem trabalhada porque se o que eu vi foi só ansiedade então vai ser assim até ao fim ; Temo até que seja pior . Mas desejo que não tenha sido ansiedade e sim má forma de jogadores, inadaptação a nova forma de jogar ou ausência de titulares chave . Quanto à "Maregodependência" só haverá um jogador que poderia ter perfil semelhante (Her-nâ-ni!!!!) só que não tem pé direito e (se calhar)não tem mais...Nada . Mas é pena porque está no plantel sem aproveitamento como se viu ainda em Paços. Os VAR vão ser rigorosos até ao fim, sobretudo contra nós . Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. o critério, é que em caso de igualdade de pontos é bom que o e-fica tenha mais golos que nós ! essa é que é essa, "à cautela, acautelam-se" em todas as frentes !
    mas, vamos ser campeões ! e vamos ganhar lá no galinheiro !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Ganhar no galinheiro e calar esta tropa fandanga que já não há quem aguente... E, aqui em baixo, é mesmo difícil aguentá-los!

      Eliminar
  4. Oi Jorge,

    Vou só comentar o lançe no Penalty aVARiado... se é verdade que o Sérgio Oliveira dá dois toques na bola, também não é verdade que, antes disso, o Guarda-Redes se joga para um lado quando não o pode fazer antes do jogador rematar a bola?

    Ou será que fui o único a ver motivo para o Penalty ser repetido ao invés de ser somente anulado?

    ResponderEliminar
  5. Brilhante vitória do FCPorto em HP. Este sorteio da Taça de Portugal francamente, primeiro Oliveirense, depois Sporting, agora toupeiras a seguir deve ser o Barcelona.
    Tenho pena que SC não consiga tirar rendimento de Hernâni que eu considero um bom jogador. Talvez seja preciso dar tempo ao tempo.
    Estou agradado com as exibições de Herrera.
    Anular o penalty a S. Oliveira quando este devia ter sido repetido, faz parte da estratégia do penta custe o que custar. No Restelo estará certamente reservada alguma homilia. Já a missa será na porta 18.
    O SC insiste em colocar Ricardo a extremo quando o seu forte é na lateral defensiva e Otávio como 2 avançado quando rende mais a extremo, Corona e Waris respectivamente, não fariam melhor figura?
    Acho que Gonçalo Paciência devia começar a titular, pois temos um Aboubakar em baixo de forma.
    Venham os nossos reforços lesionados pois precisamos urgentemente deles.
    Um defesa central tão experiente como Marcano não renovar é imperdoável.

    ResponderEliminar
  6. Olá Jorge!
    Acabou por ser um bom jogo da equipa. Golos em bons momentos serviram para nunca ficarmos verdadeiramente nervosos. O Porto nunca precisou de encostar o adversário às cordas. Marcou muito cedo, logo ao 2 minutos e depois entrou em modo gestão. Os Boavisteiros só nos perderam o medo a partir dos 25/30 minutos e aí começaram verdadeiramente a ganhar a luta a meio-campo.

    É nestas alturas que se nota e bem que este Porto tem dificuldades em gerir a posse. Mas, se existe coisa que o passado recente nos ensinou é que de treinadores que sabem gerir posse já estamos todos fartos. Treinador "à Porto" é SC ... mas mesmo assim mister... se fosse possível por a equipa a gerir com bola o jogo um bocadinho melhor... era excelente.

    Veio a segunda parte e com ela um FC Porto melhor. O segundo golo apareceu caído do céu e assim lá ficamos mais seguros, com quase a certeza que não iríamos ter os sobressaltos possíveis de quem entra para os últimos 20 minutos a ganhar pela vantagem mínima.

    E é isto, lá ganhamos.

    Quanto à arbitragem a verdadeira questão não se prende com a justeza das decisões. Isso, face ao panorama actual é quase acessório. A verdadeira pergunta é: Fossem as camisolas vermelhas com uma águia ao peito, teria Bruno Esteves sido tão rigoroso como foi com o FC Porto? É claro que acho que não.

    Sinceramente até agora ainda não estou nada convencido que a anulação do pénalti marcado tenha sido a melhor opção.

    Nunca apreciei tanto uma pausa para a Seleção como agora, e em tempos recentes, não me lembro do útil que isso é ao nosso clube. Para ganharmos o campeonato vamos precisar de todos os que estão no estaleiro ou ainda ligeiramente condicionados. São 4. Não é brincadeira. Num plantel que à partida todos diziam que era curto, ter que levar ainda por cima com 4 ausências de titulares importantíssimos é extremamente condicionante.
    Ainda para mais quando entre os lesionados está um dos melhores defesas esquerdos do mundo, alguém que dá uma profundidade que Dalot ainda nem sonha ter, Danilo que é uma força da natureza e o nosso melhor varredor de meio-campo, Marega que é só o míssil da equipa, o "Panzer" de ataque e por fim Soares, que já voltou mas condicionado, um jogador que é o mais mortífero avançado que temos. São 4, e MUITO IMPORTANTES minha gente.

    É natural que, nós portistas, estejamos com uma enorme expectativa para ver o que a equipa começa a carburar com estes meninos todos a 100%.

    No próximo jogo frente ao Belenenses (daqui a 2 semanas), muito provavelmente já veremos um Porto muito mais forte do que o da última deslocação, em Paços-de-Ferreira. Se tudo correr bem, uma semana depois teremos a equipa em força e com todos (mesmo todos), para fazer o ensaio pré-luz, contra o Aves.

    Todos esperamos que a paragem seja óptima em termos mentais e físicos.

    Faltam 7 jogos. Disse que os pontos perdidos em Paços de Ferreira poderiam ser os últimos. A ver vamos.

    Contra tudo e contra todos. POOORRRRRTTTTTOOOOOOOOOOOOO!

    ResponderEliminar
  7. Olá Vassalo, não tem a ver com o derbi, mas sim com uma situação que deveria ser cristalina, sem margem para duas interpretações:
    A situação é:

    Um alto funcionário de uma empresa subornou funcionários da Justiça para obter informações sobre processos desta mesma, e assim ficar sabendo o que se passa com o andamento dos mesmos.

    O chefe ao saber disto, se fosse pessoa honesta, teria de tomar uma de duas decisões:
    1) Se o chefe não sabia de nada, devia demitir de imediato o alto funcionário por colocar o nome da empresa na lama ao cometer crime grave de corrupção-

    2) Se o chefe sabia disto tudo e não demitiu nem aceitou a demissão do alto funcionário, dando-lhe inclusive um voto de confiança, no mínimo é cúmplice deste crime, certo?

    ResponderEliminar
  8. O nosso apoio total é fundamental se querem que a equipa aguente a ponta final e ganhe o campeonato.
    As pessoas ficam ofuscadas com o brilhantismo com que aqueles rapazes foram comendo relva ao longo desta longa época esquecendo-se de que se já arrancamos limitados, com uma onda de lesões desta dimensão é um milagre que a equipa continue a demonstrar que quer ganhar e que vai lutar pelo título até à última gota de sangue.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite a todos.

    Sobre o jogo nada a dizer. Afinal foi mais uma vitória clara e sem espinhas, apesar de de haver por aí umas "ervas daninhas" a querer tirar o nosso mérito, desrespeitando instituições e até jogadores que tem família, acusando-os de ser uns vendidos. Infelizmente vale tudo para desviar as atenções de outros casos mais mediáticos.

    Sobre o árbitro e o VAR, fica a certeza de terem estado bem, mas isso só costuma acontece quando o resultado já está feito. Nas Aves o tal VAR e o árbitro não tiveram a mesma opinião quando lá fomos jogar. Ainda assim não podiam ter deixado de nos privar de Marcano para um jogo "armadilhado" como aquele que vai ser disputado no Restelo.

    A denuncia anónima de que Wagner nos facilitou a vida, é mais uma alerta para a SAD do FcPorto, pois dá a entender que alguém quer que a PJ entre a todo custo no Dragão para fazer buscas. Cuidado com os trunfos que eles querem jogar...

    Saudações Portistas

    11Drul0Vic

    ResponderEliminar
  10. A Vitória foi justa mas era escusado sofrer. É pena um bom jogador como o Paulinho não esteja a ser aproveitado. Abou,Corona e Brahimi estão umas nulidades e a jogar assim é melhor irem para o banco pois a jogar assim vencer o campeonato será miragem.

    ResponderEliminar
  11. ....eu não te disse que ele aprende rapidinho? Mais, Oliver não joga por umas tangas que os ex-jogadores explicam melhor que eu: parece que tem dificuldades em jogar de costas para a baliza, que está muito melhor e que para o ano será um estrondo.
    Obs.
    Fico escandalizado com o que Rubem Neves joga e cada vez mais chocado com o treinador da piça que tivemos, não o pondo a jogar aqui e estar a rebentar em Ingkaterra, ao ponto de dizerem que o lugar dele é a 1ª mas nos melhores clubes. Apetece-ne apertar os tubaros a PC....

    ResponderEliminar
  12. On a completely different note... encontrei este comentario publico num jornal desportivo e creio que pela qualidade do comentario merece a vossa analise. Diga-se de passagem que este e o tipo de comentario que me apraz ler, por ter muitissimo mais de factos do que paixao la enfiado. Gosto de numeros realisticos e acho que o que e aqui dito tem valor. Algum comentario?

    "Os laterais da seleção deveriam ser o Semedo, Dalot, R. Pereira e Guerreiro. Mas já se sabe que o colinho está instalado também na federação. Podemos falar dos casos escandalosos das seleções jovens em que o benfica é beneficiado de forma insultuosa. Não sendo campeões nos seus escalões levam 12, 13, 14 jogadores ao passo que o FC Porto e Sporting que costumam ser campeões levam 2 ou 3 jogadores. Mas podemos falar também de algo sintomático e que entra pelos olhos adentro de quem estiver a ver com olhos de ver. Podemos verificar que Nelson Semedo, Gonçalo Guedes e Renato Sanches são chamados á selecção principal após terem feito 4 ou 5 jogos pelo benfica. Por outro lado vemos por exemplo que Ruben Neves e André Silva têm de esperar1 época para chegarem á selecção. Ricardo Pereira ainda está á espera da sua 1ª internacionalização A, tal como Sérgio Oliveira. Não é novidade para ninguém...a lampionagem (ir)responsável na FPF está fazer um grande "trabalhinho" em promover os jogadores do benfica e a desvalorizar os jogadores do Porto.
    Claro que depois quando meterem árbitros isentos, dirigentes competentes, tecnicos idóneos, neutros e responsáveis, sintam que estão a ser prejudicados em relação a um passado recente e achem que estão a ser prejudicados. Mas é apenas ilusão.
    Não é normal numa época o FC Porto B ser campeão da 2ª Liga, os juniores serem campeões e levarem apenas 6 jogadores repartidos pelas seleções dos seus escalões, ao passo que o benfica esteve para descer de divisão com a equipa B, acabaram em 6º no campeonato de juniores (disputam 8 equipas) e levarem quase 30 jogadores nos escalões que abrangem a equipa B e juniores. Isto é um insulto e demonstrativo do que está a fazer esta gentalha na selecção"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ao mesmo tempo, também me apraz ver que não são vendidos a martelo, verdes e sem capacidade de crescimento, para depois andarem a ser piada durante anos.

      Eliminar
  13. Boa análise do jornalista Paulo Miguel Castro no programa de ontem do Universo Porto, acerca da decadência das modalidades do FCPorto. Não estamos todos a remar para o mesmo lado.

    ResponderEliminar