Não julguei que fosse necessário, mas sendo que sou visado num post na Bluegosfera, vou fazê-lo de uma forma clara e peremptória, mas, primeiro, vou deixar um esclarecimento.
Pese embora esse post não tivesse o meu nome, foi-mo enviado por mail pelo autor, antes ou imediatamente após a sua publicação. Vinha acompanhado de um texto demonstrando que eu era o visado. Esse post não era este. No entanto, caro Lápis Azul e Branco, advirto-o que, se estava a pensar em mim quando escreveu esse post, terá de me nomear explicitamente.
Por princípio de formação, ignoro indirectas. Se o meu nome não está escrito ou dito, não presto atenção a críticas irónicas ou sarcásticas. Como também ignoro em absoluto quem as faz anonimamente. Era o que mais faltava. No conforto e protecção de uma invisibilidade, qualquer um pode escrever ou dizer o que lhe apeteça.
Mas um Homem - ou Mulher - a sério, no meu entender, é aquele que se responsabiliza pelas suas opiniões. E aqui incluo nicks, porque não. Respeito em absoluto quem não quer assinar o nome próprio, para protecção própria. Nada contra. Mas também se responsabiliza, dentro do fórum específico, pelas suas opiniões. Para mim, é suficiente.
A pessoa pode estar em total desacordo comigo, terá sempre a sua opinião por mim respeitada.
Posto isto, vamos ao mais importante. Amo o Futebol Clube do Porto. Sou "doente" a ver a bola. Faz-me bem, relaxa-me, diverte-me. É uma pausa fantástica do dia a dia. E estou a adorar escrever sobre o Futebol Clube do Porto. Sou fervoroso apoiante. Para mim, é claro que terei de ser a favor da maioria das decisões do treinador e direcção. Evidentemente.
Como uma das figuras responsáveis pelo meu amor pelo Futebol Clube do Porto é Jorge Nuno Pinto da Costa, evidentemente que vou ser, na grande maioria, apoiante das suas decisões. Se tenho uma crítica sobre uma das suas opções, di-la-ei. E, como assino com o meu nome, serei responsável por ela. Se o Presidente me confrontasse com a minha opinião, explica-la-ia directamente. A mesma coisa sobre treinador, jogadores e/ou dirigentes.
Uma coisa é certa, no dia em que visse mais mal do que bem no clube que apoio, abandona-lo-ia, pelo menos temporariamente. O futebol está longe, muito longe, de ser uma prioridade na minha vida. Não nego que estou ainda mais interessado desde que escrevo, não porque escrevo mas porque fico sempre grato - e a bem dizer, surpreendido - pela quantidade e qualidade das pessoas que vêem e valorizam o que eu escrevo. É para elas que escrevo, é a elas que estou grato.
Garantidamente, verão sempre posts apaixonados. Quando estiver feliz com a minha equipa di-lo-ei, quando estiver furioso idem ibidem. Serei sempre genuíno. Não sei ser de outra maneira. Nem acho que deva ser de outra forma numa modalidade que me apaixona, que me leva a pagar por um Lugar Anual, sobre a qual a última coisa que quero fazer é raciocinar.
Assim sendo, não contem comigo para "pensar o FC Porto", para "mudar o que está mal", para "falar da viabilidade do FC Porto" e "discutir Relatório e Contas". Não quero um lugar na SAD, não tenho pensamento estratégico sobre o Clube, não sei mais de futebol que alguém que lá está há mais de trinta anos. Eu sei que sou menos Portista do que muitos outros. Tudo bem. Não me importa. Continuo a ser o mesmo apaixonado fervoroso pelo meu Clube.
No dia em que deixar de ser, não passarei a minha vida a criticar. Calar-me-ei e seguirei para outras das muitas paixões que tenho, felizmente, na minha vida.
Uma coisa é certa, não estou aqui como arauto da moral clubistica, zelador das Portas Douradas do Estádio do Dragão, nem como medidor de membros. És mais Portista do que eu? Whoopti-fuckin-do! Fico feliz por ti, fico feliz pelo Clube. Estava lá antes de mim, estará, certamente, muito depois.
Critiquem-me à vontade por defender o meu treinador, Presidente, jogadores. Para mim a única forma de ser adepto é esta. A minha. A que faz sentido para mim.
Respeito todas as outras. Não me peçam é para não ser quem sou. Críticas a ser quem sou, para mim, serão elogios.
Porque o Futebol Clube do Porto não é a minha vida. Mas a minha vida com o Futebol Clube do Porto é infinitamente melhor.
E, como diz o outro, só estou aqui para ver a bola. E, se já fiz amigos com isso, óptimo. E se o que escrevo agrada às pessoas, não me sinto senão feliz, agradecido e incentivado por isso.
A todo(a)s o meu obrigado. Mas Arauto da Verdade, não sou. Guardião da Sabedoria, muito menos. Supra-sapiente do FC Porto, menos ainda. Sou só eu. Jorge Vassalo. Sócio. Adepto. Doente pelo meu Amor Azul e Branco. Feliz por poder partilhar esse Amor convosco.
ADENDA: Coitadinho do Pedrinho! Pediu desculpa mas disse que foi ameaçado e a TVI também. Coitado! Olha Pedro, se calhar, mas só, tipo, se calhar, se deixasses de te "enganar" sempre com o mesmo Clube, ainda passava. Mas é melhor estares atento ao teleponto... é melhor não picares muito os Dragões...
ADENDA: Coitadinho do Pedrinho! Pediu desculpa mas disse que foi ameaçado e a TVI também. Coitado! Olha Pedro, se calhar, mas só, tipo, se calhar, se deixasses de te "enganar" sempre com o mesmo Clube, ainda passava. Mas é melhor estares atento ao teleponto... é melhor não picares muito os Dragões...