Aquando desta vergonha, à parte da reacção heróica do Nosso Grande Clube, desde um enorme Helton, aos jogadores - todos! - a treinador, Antero e Presidente, a imprensa fez esta notícia aqui em cima da maior vergonha que vi Cosme Machado fazer em toda a minha vida. Nada. Zero. Houve até abundantes críticas à postura de Antero e de Pinto da Costa, como "tentativas de manipulação" e de Lopetegui como "ultrapassando o seu papel de treinador".
Evidentemente, Cosme Machado voltou ontem a ser... Cosme Machado e a portar-se como... Cosme Machado. Curiosamente, a Octávio Machado foi permitida, publica e manifestamente, uma pressão a Vítor Pereira para que Cosme Machado nunca mais apite o sportem. É fabuloso que não houve esta vontade de irradiação aquando desta fantástica jogada de rugby em Arouca, não sancionada por... Cosme Machado, que passou incólume até por doutos árbitros da nossa praça e que teria, certamente, mudado um jogo que ficaria resolvido para a parte beneficiada pouco tempo depois. Nada das carpideiras viúvas que se manifestam desta forma aqui em baixo.
É o que temos. Para uns, justifica-se o injustificável, como o penalti assinalado a Rúben Neves contra o Feirense por ... Cosme Machado. Para outros, é permitida a irritação, a pressão, o ataque aberto, adjectivado como heróico. Para outros, é criticável, é "tentar voltar a tempos antigos", é "inaceitável". O direito à indignação depende claramente da cor da lente.
Noutra nota, uma estrutura que - muito bem! - se esforça para ter as famílias dos jogadores resguardadas do olhar públicos e as suas necessidades atendidas, tem de ter um especial cuidado com a estrela mundial do seu plantel. A sua mulher é uma figura muito mediática, não aqui - felizmente para ela - mas por todo o mundo hispânico. As manchetes da Flash - pertencente ao Lixo da Manhã - e a reportagem da Lixo da Manhã TV, chegaram a Espanha. Teve de ser a própria a desmentir o que se afirmava. Felizmente para nós, Sara Carbonero nem refere no seu post as revistas cor-de-rosa portuguesas. Não só por Sara Carbonero, mas por uma reiterada marcação cerrada ao Nosso Grande Clube por parte de todos os afiliados do Lixo da Manhã, deve haver uma reacção forte da estrutura contra estes vermes.
Já agora, deixo um apelo: que a Bluegosfera e seus habituais comentadores se manifestem com a mesma - ou maior! - intensidade quando as coisas correm bem, ou parecem melhorar, do que só quando se falha. Eu entendo o mecanismo catártico da Bluegosfera e fico feliz por considerarem este cantinho para tal. Mas gostava de ver um pouco de felicidade espalhada por aí. Será wishful thinking. Eu acredito que é possível.
ADENDA: Ai o Gaitán pode mandar estalos a adversários? Que bonito! Mais um belo exemplo de #colinho!
ADENDA: Ai o Gaitán pode mandar estalos a adversários? Que bonito! Mais um belo exemplo de #colinho!