quarta-feira, 28 de junho de 2017

Rosa, a Ratoeira

Ontem, após 20 vinte longos minutos às voltas, cheio de estranhas e raras hesitações, Rui "ratazana" Santos conseguiu fazer a quadratura do círculo: conseguiu equivaler um telefonema da PJ a Francisco J. Marques a uma busca judicial! Lindo, não é?

Diz a páginas tantas, com o ar hesitante de quem sabe que caminha em gelo fino por fazer um paralelo ridículo, que "acaba por ser a mesma coisa" uma inquirição e uma busca, porque FJM teria de entregar os emails à mesma.

Na verdade, não! À parte de toda a questão legal (FJM agiu voluntariamente, não houve coercividade, há efectiva colaboração entre o FC Porto e a PJ, não havia mandado de busca e apreensão, não houve nenhuma diligência a nenhuma sede do FC Porto), há também o infeliz caso de ter falhado redondamente a sua estratégia - a de limpar a face e virar tudo contra o seu arqui-inimigo: o FC Porto!

Não fez, portanto, o mea culpa que deveria ter feito e ainda tentou salvar a face desta forma ridícula. Só que, infelizmente para ele, do outro lado da mesa não estava João Abreu ou Paulo Garcia, seus vermelhinhos amigos, mas sim uma verdadeira jornalista, de seu nome Rosa de Oliveira Pinto.

Quanto mais a ratazana tentava fugir, mais Rosa apertava o Lasso de Hestia, e mais ele era compelido a deixar escapar uma verdade ou outra entre múltiplas interjeições. É que Rui Santos vive uma vida difícil. Na sua "cruzada anti-FC Porto" foi sendo peão do clube do regime, chegando ao cúmulo de ter um programa especial sobre o video-árbitro só com papoilas!

Só que Rosa é uma jornalista e, como tal, não o deixou fugir com retórica dissonante das verdadeiras questões! Foi assim obrigado a ser um cartilheiro: quando abria o espectro do problema aos outros grandes por forma a incluir o FC Porto, Rosa não o deixava fugir às responsabilidades do benfas. Quando queria falar incessantemente do passado, Rosa trazia-o para o presente do indicativo. É assim que um(a) verdadeiro(a) jornalista se deve portar - talvez Rui Santos não esteja habituado. Talvez o seu amigo de longa data João Abreu seja mais permeável à retórica da lavagem cerebral. 

Ficou bem patente ontem: a ratazana não tem coragem de se assumir, de pedir desculpa, de lamentar um erro. Mais vale quebrar que torcer. Pois que quebre! A ele, já ninguém o poderá levar a sério. Rosa de Oliveira Pinto foi, definitivamente, a sua ratoeira!

Obrigado Rosa! Não será, com certeza, Portista. Mas é, de certeza, jornalista! Bem haja! Já chega de que a palavra "isento" signifique "papoila"!

terça-feira, 27 de junho de 2017

Revoluções Não Se Fazem Com Festinhas

E eis então que o Ministério Público pega no #benficaGATE. Acho muito bem, está mais do que na hora da Justiça actuar. Agora, há uma coisa que me preocupa: a procuradora do MP para o #ApitoDivino é mesma do Caso BES. Como é fácil de perceber na imagem acima, não se compreende muito bem como passa o bieirinha ao lado deste caso.

Tem de haver consequências neste caso: consequências desportivas, consequências legais. Basta fazer algumas pontes, um timeline mínimo, para se ter a consciência da verdade dos factos apresentados. Mas se a investigação judicial pode ser morosa e complicada, a desportiva não o será, de todo: se se conseguiu tirar consequências desportivas de dois empates, não é nada difícil de se perceber o óbvio benefício do clube do regime!

Se, no final de tudo isto, nada acontecer, tudo ficar na mesma, o Futebol Clube do Porto terá de tomar uma posição de força mais marcante: terá ficado provado que a influência do clube do regime vai muito para lá da questão desportiva - é uma influência política e judicial. E tem de ter uma resposta a condizer, corajosa e forte como só o FC Porto sabe ser.

E depois temos o  caso dos media. Acho bem que se boicote o menosFutebol, mas a verdade é que, no Porto Universal, há mais de um ano que já não há like na página daquele pasquim nojento. Foi, aliás, paradigmático do Clube Amigos Disney que aquele programa representa quando, há dois anos, em época de benfas- FC Porto, se falou desse jogo: mostraram desconhecer em absoluto a  equipa, os jogadores, as posições, tudo! Aliás, a forma absolutamente doente com que o FC Porto é desrespeitado naquele programa e por aqueles personagens não é nova. Veja-se este tweet aqui em baixo do director do dito. Isto é tudo menos novo! 

Como o menosFutebol, está o zerozero, a quem eu chamo o zerobenfas, uma vez que há orgasmos múltiplos naquele site cada vez que se fala do benfas, enquanto que sobre o FC Porto as notícias são dadas de uma forma jocosa. Basta ver aquando da venda de André Silva, que o zerozero garantia que seria vendido por 25M, que se tem aqui a política orientadora do dito blog/coiso.

Mas os media estão todos geridos pela mesma bitola: inocentar o clube de regime, mudar a atenção para outro lado, fazer a ignóbil coisa de tentar inverter o ónus da prova, cujo exemplo máximo veio do patético Ricardo Araújo Pereira, no Governo Sombra. Diz o caro intelectual de pacotilha que os mais não querem "objectivamente dizer nada" e que "200 o tempo que se quiser, a 3 é 400€" pode querer dizer muitas coisas diferentes. A sério? Os mesmos que falam no Apito Dourado todas as semanas? Vergonha!


Está na hora do FC Porto tomar uma posição DE FORÇA acerca dos media. Porque, meus amigos, Revoluções não se fazem com festinhas! 



Mas, mais importante que tudo, Rui "ratazana" Santos foi desmentido pelo FC Porto em comunicado esta semana. E também pela PJ, como se vê em baixo. Diz ele que vai falar sobre isso hoje. Não tenho a menor dúvida que fará um programa inteiro a "malhar" no FC Porto. O ratazana tem um objectivo: trazer a hegemonia do futebol para a segunda circular, tornar o resto de Portugal paisagem. Mesmo mentindo. Mesmo sacudindo. Mesmo torneando. Só que o curioso é que o Porto Universal fala deste personagem desde o início do blog! 


Está também na hora do FC Porto tomar uma atitude acerca desta cobra com pose de estadista

E cabe aos Portistas saberem rejeitar os canais generalistas, a bolha e o rascord e os sites de bola, desde o zerozero ao menosFutebol. As "notícias" são dadas de uma forma facciosa e ridícula. Está na hora de responder na mesma moeda a quem tem como objectivo a nossa extinção!

quinta-feira, 22 de junho de 2017

400 a 3

Quantas vezes já foi, cada um dos adeptos do FC Porto, apelidado de "corrupto" e de "clube da fruta"? Quantas vezes tivemos, na pessoa do nosso interlocutor, um moralista que passava a vida a dizer que no clube dele era diferente, e que só tínhamos ganho campeonatos dessa forma?

Pois bem, o Universo Porto da Bancada tem vindo, sistematicamente, a denunciar todos os esquemas que o clube do regime vinha fazendo há anos, enquanto se arvorava em moralmente superior.

Ontem, o Universo Porto da Bancada matou, definitivamente, o Apito Dourado. Tudo o que foi ali exposto - a mudança abrupta da nota de Rui Costa, a escuta permanente ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e, finalmente, a fruta vermelha - faz, evidentemente, não só parecer o Apito Dourado que é público - sim, existe a parte a sul de Leiria! - uma coisa bem menor, como o torna irrelevante.

Aqui, há evidente coacção, chantagem, ameaças, escuta ilegal, vigilância ilegal, perseguição, invasão de privacidades várias e muito mais que se possa ver. Aqui há, efectivamente, uma teia que tudo controla. Aqui há, efectivamente, uma prática de reiterados crimes sobre o manto da impunidade total de que são beneficiados por instituições públicas e media portugueses. Há, ali, um Polvo que permanece até aos dias de hoje, como bem mostra Bernardino Barros.

Cabe a nós, evidentemente, denunciar tudo isto. A página de Facebook da Emirates já foi inundada por queixas dos seus clientes a esta pouca vergonha.

Ah, um detalhe que não deixa de ser curioso: não há ninguém a negar o conteúdo dos mails e das acusações de Francisco J. Marques. Há desvalorização desesperada, há ataques pessoais a FJM - como se outros não tivessem também declarado insolvência... - há tentativas de deflecção. Não se pode contrariar a verdade. E esta não vai parar de vir a público!


Por fim, como bem mostra o Miguel Lima, há frases que acabam por nos vir morder na mão. É que o Karma é uma coisa muito, muito lixada!

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Sem Força

Serve este pequeno post para dizer que não escreverei nada por estes dias. Não tenho ânimo, ímpeto força. Não sinto, interiormente, ser o momento para dizer nada. Não tenho sequer inspiração para o fazer. 

Tal como o Universo Porto da Bancada, também eu vou observar o luto pela tragédia que todos vivemos. Não é altura de nada senão a da solidariedade e o respeito que o momento exige. Tiago Girão deu a conhecer que o UPB vai para o ar 4ª feira às 22:30h. Quarta feira, então, seguirá a luta. Por aqui, não sei, pode ser que amanhã já me sinta com força. Até lá, não.

Vou deixando apontamentos nas páginas do Facebook e do Twitter. Por favor passem por lá. Posts inteiros... não consigo.

Um forte abraço aos familiares e amigos das vítimas. Um muito obrigado a todos os que combatem este Inferno na Terra. Muita coragem.

Obrigado.

sábado, 17 de junho de 2017

O Meu Menino É Querido


Esperei para ver o seguimento dos desenvolvimentos, uma vez que, nesta espuma dos dias, tudo se sucede numa vertigem espantosa. São tantas, mas tantas, mas tantas as notícias que vão sugindo sobre o Apito Divino, hoje a do Expresso que se pode ver a ilustrar este post, que vamos entendendo, cada vez mais, a teia absurda de influência do benfas no controle podre da arbitragem e das suas consequências. 

A cronologia dos eventos pode ser vista aqui, muito bem analisada pelo Portal dos Dragões. É interessante ver como os benfas se centram apenas no pedido da reavaliação de nota, que este é legal. É, sim senhor. Agora, a questão está é no comportamento do menino querido NUNO CABRAL que, enquanto Delegado da Liga, estava a trabalhar para o "Nosso"(sic) benfas! Este jogo nos dois lados do tabuleiro é formidável, e esse é que é o verdadeiro crime!

A reavaliação das notas não é idempotente, o FC Porto não tem essa influência! Essa influência é dada pelos meninos queridos, os peões felaciosos que servem o Clube do Regime! Ainda ninguém percebeu que o erro grave no caso do Otamendi foi do árbitro auxiliar, o senhor Bruno Trindade? E o que aconteceu a este? NADA! Este é o verdadeiro poder de influência benfas: a escolha à lá carte das notas, o seu conhecimento prévio, a alteração ao seu bel prazer!

Não é um pedido. É uma órdem!


Aliás, Bernardino Barros já o conhecia a 4 de Janeiro quando falou dele num dos primeiros Universo Porto da Bancada A reacção deste, aqui mostrada, é bem exemplificativa da sensação de impunidade e da soberba que por aqules lados grassava. Aliás, a BB só lhe faltou dar a conhecer o irmão de Nuno Crabral, protagonista desta linda história!

Assim também é fácil de entender porque é o passivo benfas tão elevado, a pesar de tanta avultada venda: manter toda esta teia é de facto um rombo no orçamento tremendo! Bem se queixava Rui Vitória, D Sonso,  que estas vitórias se "os pontos hoje em dia estão muito caros"! É verdade, Rui, estão caríssimos!

Por muito spinning que se possa tentar fazer, já é bem visível a teia benfas, como o Polvo está arquitectado, em que base se assenta. De tal forma que, quando são supostos reagir, fazem-no de uma forma pífia, lenta e confusa! 

Acerca das patéticas declarações de Luís Bernardo, de uma flacidez espantosa, nada como citar Jorge Amaral, na CMTV ontem: "Não sabem eles que muitos dos seus PARCEIROS ACTUAIS estão no Apito Dourado?". Não, Amaral, não devem saber. Chama-se desnorte e desespero. Não há nada para pegar, nada para refutar. Aliás, nas palavras de uma especialista em Direito a um amigo:

"A reação do SLB é tão patética, como grave. Desde logo, se dúvidas houvesse que os e mails eram verdadeiros ... Eis que o SLB do alto da sua sapiência o confirma... Ataque informático... Assisto de camarote à prova que está associado ao FCP.... Vão requerer a Reabertura do apito dourado??? Mas, ninguém percebe nem de direito penal, nem de direito processual penal naquela casa?
Ou, será que já sabem que também estão metidos no apito dourado até aos cabelos , que a investigação parou em Leiria, e que o mesmo vai ser reaberto, mas por causa das actuais queixas do FCP conectadas com escutas ao vieira?
Mas a sério que passados 15 dias a única coisa que dizem e que vão processar toda a gente??? Desmentir o tráfico de influências não é opção? Fosse eu advogada do SCP e do FCP e o SLB levava, em cada processo que intentasse - vamos ver na prática quantos vão ser de facto - com com um pedido de indemnização e condenação por litigância de má fé que se acabavam logo os processos. ..mas infelizmente não sou... ."

Tudo dito, verdade? Pois. E ainda não acabou. Agora apague tudo! E, já agora, senhores da bolha, nem todos andamos a comer gelados com a testa. Nós sabemos muito bem o que vocês querem! E o que não querem! Podem fugir mas não se podem esconder!


sexta-feira, 16 de junho de 2017

As Novidades Ao Intervalo


Um belo dia o meu amigo Jorge Bertocchini, do Porta 19, chegou à minha beira com uma ideia. Estava cansado de escrever só e queria fazer uma coisa que não existe ainda, no universo Portista: um podcast. Por sua sugestão - uma vez que eu não gosto naaaaaaaaaada do gajo :D - resolveu que faríamos o poscast com o grande Silva, da Tasca do Silva

Não é do nosso interesse falar só de bola. vamos falar de um pouco de tudo, porque a nossa pluridimensionalidade a isso o exige. Vamos dizer muito disparate, porque somos assim. Não vamos estar sempre sérios. Somos amigos, gostamos muito uns dos outros, vamos picar-nos e rir. Mas, enquanto nos der gozo, vamos fazê-lo. Espero que gostem tanto como nós.

É com muito orgulho que apresento,

Senhoras e Senhores,


Por favor deixem as vossas avaliações, sugestões, comentários. Gostaríamos todos de ter o vosso feedback.

NOTA: Este é o episódio piloto. Foi gravado numa sala sem condições, com uma acústica péssima e um microfone rasca. Vai haver uma evolução daqui a 15 dias, certamente. Vamos sempre melhorar. E o episódio está um pouco grande. A nossa ideia ronda os 60 minutos. Este tem 83. A vossa paciência para estes factos... se quiserem. E divirtam-se. E obrigado. Ah, e a linguagem é à Porto. Percebem, não é? Ah, e porquê A Culpa é do Cavani? Descubram no podcast :)

Este post foi feito antes da comunicação do fifica. Sobre essa falarei amanhã. Obrigado.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

#Abafatudo!


Depois do que aconteceu no Universo Porto da Bancada de ontem, com os mails muito bem transcritos e analisados aqui pelo Lápis Azul e Branco, e ao qual nada vou acrescentar senão subscrever, resta-me apenas dizer o óbvio:

- é patética a tentativa, vista aqui em cima, dos media afectos ao regime tentarem tratar este tema como algo menor ou de somenos importância.

- Como prova disso, o Universo Porto da Bancada foi ontem o programa por cabo mais visto da zona Norte e o segundo mais visto do país

- O Apito Divino criou ondas de choque por todo o país e por todo o futebol. Nada mais será como dantes... e ainda não acabou. Não está a ser possível às papoilas tapar todos os furos do casco, e ninguém com o mínimo de inteligência acredita na "irrelevância" de tudo isto. É, objectivamente, uma adulteração da verdade desportiva, é, objectivamente, um crime que configura descida de divisão.

- Outra coisa fácil de ver, a esta altura, é quem está de que lado e a quem interessa o quê. Nos próximos dias veremos se os media vão continuar a tentar dizer #abafatudo e de que lado estarão as instâncias competentes e os clubes. Tiremos daqui conclusões.


- Como sempre, digo e repito: não quero favorecimentos ao FC Porto. Quero apenas ver futebol sem inclinações. Num campo sem desnível seremos naturalmente superiores.

- Vale a pena ler o artigo de Miguel Guedes no JN. Porque não se pode inverter uma corrente. E o caminho será irreversível.

Não percam as cenas dos próximos episódios, porque nós...........também não! 

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Obrigado e a E(c)lipse Da Dory

Está feito. André Silva vai para o AC Milan não por 25, nem 30, mas por 38M + 2M por objectivos. É fantástico como, até na hora das vendas, sites como o zerozero ou programas como o MaisTabaco se dedicam a, de todas as formas e feitos, menorizar tudo o que é feito pelo FC Porto. Além disso, hoje, aquando da sua conversa com a imprensa depois de assinar, a TVI fez o favor de dizer que André Silva era "atleta da selecção nacional". Mas, sobre isso, mais adiante. Não tarda nada e André Silva nunca terá sequer passado por aqui. Agora mesmo, Jorge Mendes disse que o único que segurou AS no FC Porto foi Pinto da Costa, como se ele nem sequer tivesse renovado nem nada...

André Silva vai embora ao fim de um ano e uns meses na equipa principal, com uma boa prestação e muito talento demonstrado, mas sem grande evolução. As suas pechas mantiveram-se - assim como toda a equipa - e ainda tem muito trabalho e crescimento para fazer. Ainda assim, porque para o Porto Universal não há aqueles jogadores que são "dos nossos" e "os outros", parece-me absolutamente natural que AS, pela sua prestação no FC Porto e na Selecção Nacional, como herdeiro natural da posição 9, queira evoluir noutros campeonatos e ligas bem mais competitivas e menos inclinadas que esta, à semelhança do que fez, por exemplo, Cristiano Ronaldo. 

Do ponto de vista estritamente financeiro, a verdade é que a venda de André Silva vem retirar uma parte importante da carga - e assim, do potencial número de atletas que teríamos de vender - a realizar para o cumprimento do nosso acordo com a UEFA. Se calhar, vai-se chegar ao fim do mês e o sacrifício feito não terá sido assim tão enorme... algo a confirmar a seu tempo. Não deixa de ser curioso é que, aquilo que por outras paragens teria sido uma grande venda - como foi a do Renatinho no ano passado (agora, à venda por 30M) - seja neste caso entendida como uma pecha , fruto da necessidade do fair-play financeiro, assim vendida pela comunicação social cartilhada e absorvida, infelizmente, por muitos Portistas!

Pergunto: não foi SEMPRE - à excepção do miserável ano passado - essa a política de vendas do FC Porto, a de vender 2, 3 dos seus melhores atletas por época? Em que é que André Silva é diferente? Por ser da formação? Óptimo! Menos investimento, melhor retorno! Mas junta-se ou não a Falcao e Jackson Martinez, por exemplo? Em que difere? Não nos dava jeito qualquer um deles? 

Essa é a natureza do FC Porto, vender bicampeões europeus e jogadores importantes para as equipas, pela qualidade e exigência que aprendem neste Clube! E assim continuará a ser, apesar de constantemente nos fazerem o enterro.

E por falar nisso, ontem assistimos ao drama de Pedro Guerra, na sua Quadratura do Círculo, ou melhor, Elipse, graças ao esticar que teria de fazer entre os antípodas do paradoxo que teria de resolver: como negar a existência de mails enviados por si a gabar-se - uma vez mais pondo a nu o principal problema do clube de regime, a sua soberba - de actos de corrupção e, ao mesmo tempo, falar de roubo de correspondência privada

Teve então douto Precário - e precisou de cinco dias para isso - uma falhada tentativa de resolução desse problema: a falha de memória selectiva, aplicando então a "defesa Dory", já utilizada antes por Zeinal Bava, da então PT. Só que há um problema nesse caso - ao permitir a hipótese da existência de ditos mails está a implicar que os terá escrito, e assim validando o argumento do FC Porto

Dias difíceis para Guerra que, apesar de contar com o apoio da sua amiga TVI - que lhe arranjou um especial só dele para se defender e que chamou um "adepto" do FC Porto, o actor António Pedro Cerdeira, este que, inteligentemente, foi fazer figura de corpo presente - não conseguiu negar aquilo que sabia ser verdade e que necessita como argumento para acusar o FC Porto, e assim chegando ao terrível ponto de estar entre a espada e a parede, acabando por ser grealhado por José de Pina e o árbitro Marco Ferreira, que acabou por criar uma linha clara entre o papoilas e a arbitragem, pois revelou ter ido pedir explicações ao bieirinha aquando da sua despromoção. Apesar disso, parece que nem todos os árbitros terão percebido a lição, como se ver nesta imagem.

Vai ser interessante seguir as cenas dos próximos capítulos, pois Francisco J. Marques já prometeu novas reve(o)luções  para amanhã . Paralelamente, palpita-me que Guerra não irá cair sobre a espada sem antes "cantar" um bocadinho... é que, por muito que queiram fazer parecer, Pedro Guerra não era um "simples funcionário".....

E, como nota final, está na hora do FC Porto tomar uma postura em termos com a SIC, a TVI e a Bolha, na sala de imprensa! Responder com generalidades ou ignorá-los não é menos do que eles merecem!  

sexta-feira, 9 de junho de 2017

O Sacrificado, A Deflecção e a Grande Prova

Este é o modus operandi benfas: como paga pela defesa intransigente e muito para lá das regras éticas e morais mais elementares, quando alguém é apanhado, aponta-se-lhe o dedo, culpando-o e, consequentemente, deixando-o cair. Foi extraordinário ver como António Simões se apressou a demarcar o fifica daquilo que escreveu Pedro Guerra nos emails do Apito Divino, tecendo até considerações sobre o seu carácter e atitude. Como se este não defendesse a sua dama ad nauseam.

Mas assim é o benfas. Já o foi noutras ocasiões. Mas é interessante que o sacrificado Guerra vá ter um programa especial no domingo, na TVI, para se defender. Estou muito curioso para ver quanto tempo mais será Guerra comentador e tudo o mais pelo benfas. 

Hoje ficamos também a saber também que a PGR resolveu avisar publicamente - ao contrário do procedimento normal - do inquérito. Nada surpreendente, basta ver a tribuna presidencial do galinheiro para tirar conclusões. O que já acho olímpico é o esforço que se faz para alegar uma ilegalidade cometida pelo FC Porto sobre os e-mails ao mesmo tempo que se dizem estes são falsos! 

Saem todos os peões da toca: Janela, Hugo Gil na TSF e até Fernando "reco-reco" Guerra a finalmente assumir o que todos sabíamos - é mais um cartilhado sem vergonha! 

Está a destapar-se a manta benfas sobre estes campeonatos mentirosos e estas entidades vendidas. E o medo instala-se. Há que insistir até que não fique pedra sobre pedra!

Posto isto, a grande provação que a SAD e o Presidente terão de ter nos próximos anos pôs-se em evidência no castigo da UEFA. Não é nada inesperado, uma vez que Fernando Gomes já o havia admitido uma semana antes, e quanto à redução de inscritos, o plantel principal já teria de ser reduzido de qualquer das maneiras. A boa notícia é que não há como escapar - teremos de ter as finanças equilibradas em 3 anos. Como diz o Silvae muito bem, essa foi a matriz vencedora do FC Porto. Está na hora de regressar ao que fomos.

Ainda assim, deve o Presidente explicar e assumir as responsabilidades deste estado de coisas. É importante que diga desde já que Sérgio Conceição não tem NENHUMA responsabilidade por não ter, por ventura, o leque de soluções que merecia. É importante dizer que se confia no treinador mas que este não é milagreiro e que não pode ser responsabilizado por não poder fazer omeletes sem ovos.

Este é o corolários dos últimos tempos à deriva e de uma gestão irresponsável que agora há que assumir como Homens. E que este ano seja o exemplo que fique gravado na mente para não mais se repetir!

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Não Vim Para Aqui Aprender, Vim Ensinar

Esta foi a frase que mais me marcou da apresentação de Sérgio Conceição como treinador do FC Porto. Confesso, já há muito tempo não me empolgava tanto a ouvir falar alguém do FC Porto. Tenho a certeza de que é verdade - Sérgio Conceição realiza o sonho de treinar o FC Porto. Para ele este não é um apeadeiro para outros voos. Para ele, este é o cume, o pico da montanha. Ninguém precisa de explicar a Mística do FC Porto a Sérgio Conceição - ele É essa Mística!

Como se pôde ver, há frontalidade e resposta pronta. Há lágrimas, há atitude, há revolta, desafio na voz e uma confiança que pode parecer "arrogante" mas não é.

Sérgio Conceição não veio para fazer amigos nem para ser consensual. Sérgio Conceição não vem com chavões, hashtags e frases feitas - tudo o que ele diz sai-lhe da Alma! Nunca mais me vou esquecer da sua entrada no jogo de homenagem ao Deco, como se da final da Liga dos Campeões se tratasse, a comer a relva e a jogar como se a sua vida dependesse disso. Este é Sérgio Conceição!

Surpreendeu-me, sim, pela positiva, ter visto um Pinto da Costa como já não via há algum tempo: rápido no gatilho, espirituoso mas também frontal. Será contágio?

Sérgio Conceição já provou que merece estar cá - por se emocionar ao cá estar, por ser Raça, Querer, Determinação e Vontade e, principalmente, por querer demonstrar a sua valia no campo ao invés da folha!

Bem-vindo Sérgio! O Porto Universal estará sempre contigo, para o bem de ti e de todos, esperando os títulos que tu sabes que compõe a matriz de exigência desta casa!

Pra cima deles, carailhe!

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Afinal...

Confesso que ontem, quando ouvi - como muito do Universo Portista - esta denúncia de Francisco J. Marques, que já todos conhecem - quer dizer, todos menos a CMTV, que epicamente consegue, a esta hora, fazer de conta que não é nada com ela - senti uma onda de fúria a trespassar-me e a quase fazer-me estalar uma veia na cabeça.

Afinal, parece que o ano do #Colinho não foi uma brincadeira de crianças à beira deste! Claro que não foi, está aqui um belo resumo dos Guerreiros da Invicta, com singelos 45 minutos a demonstrá-lo inequivocamente!

Afinal, se calhar, o "espanhol" que ficou a singelos três pontos, discutidos até ao último segundo, foi vítima de um dos maiores roubos da História do Futebol Português, tal como admitido pelos cabecilhas do mesmo!

Afinal, num tempo em que nada nem ninguém defendia o treinador do FC Porto enquanto este defendia o Clube sendo ridicularizado e gozado até no seu nome de família, foi-se a ver, não estava a ser "paranóico" nem "ridículo" e tinha toda a razão!

Afinal, os autofágicos assobios Portistas que, em vez de ser em direccionados para os crápulas aqui em baixo,  estavam a ser direcionados para uma das mais excelentes e dedicadas equipas Portistas dos últimos anos - que incluíam três finalistas desta edição da Champions e dos bicampeões da mesma e que, todos eles, foram ridiculamente assobiados ao longo do ano, em particular o "gordo e lento" Casemiro, que era só mais um "capricho do espanhol" e que estava a tirar o lugar ao "nosso menino" - eram a cereja no topo do bolo de que, a essa altura, tinha o discurso que se viu.


Afinal, aqueles que, aqui e noutros blogues, insistiam na "vergonha" de defender o "absurdo futebol" do FC Porto e eram apelidados das mais diversas coisas, tinham razão!

Afinal, ficou, pois, demonstrado que a exigência e o assobio até ao limite do ridículo, serviram de cobertura para a caminhada de um treta do mais absoluto e criminoso roubo.

Reposta a verdade, e porque o Apito Amolgado não terá mais reversão - fantástico como o bieirinha cancelou a entrevista na RTP1, tão amiga, não fosse o diabo tecê-las apesar de tudo estar controlado - convém nunca mais cair nos mesmos erros de assobiar os próprios, quando tudo à volta é mentira e falsidade, escandalosamente encobertas pelos media feláciosos ao clube do regime - não é, ratazana Santos? Então? Não há "especiais"? Não há "análises? Imagine-se se fosse o FC Porto!

Sérgio Conceição merece o mesmo - senão mais - apoio que Nuno Espírito Santo. A equipa merecerá o mesmo - senão mais - apoio da Onda Azul. É preciso que nunca mais se cale a voz da denúncia de quem está sempre, criativamente, a querer fazer as coisas por outro lado!

Este blog estará sempre, inequivocamente, com o treinador e a equipa, sempre num espírito de crítica construtiva, mas sempre desejando o sucesso de todos nós e sempre, mas sempre, denunciando quem não tem coragem de jogar limpo! 

PS: Só não entendo porque não é Bernardino Barros substituído por alguém com uma presença forte e um discurso claro, como até este merece, uma vez que a mensagem é por demais importante para ser perdida na voz e presença de alguém que, por não saber mais, não consegue ter o gravitas que o Universo Porto da Bancada exige.

E também não sou capaz de entender porque não é o próprio FC Porto a fazer a denúncia da situação nas entidades competentes, em vez de estar à espera de que alguém o faça por ele! Estamos contra tudo e contra todos! É necessário honrar a fibra de José Maria Pedroto e a história de coragem e de luta contra a adversidade do Nosso Grande Clube

domingo, 4 de junho de 2017

Exigente? Não, Só Estúpido, Mesmo!

Há uma característica numa grande franja de adeptos e sócios que eu odeio e que me irrita profundamente: o julgamento precipitado e preconceituoso, aliado a uma estúpida autofagia, disfarçado de cultura de exigência.

É natural e positivo que os adeptos Portistas exijam que os seus atletas, os que ostentam o Brasão Abençoado, dêem tudo de si até à ultima gota de suor, até à exaustão. Isso é o que sempre fez o FC Porto maior, aliado à sua identidade cultural e à luta com a adversidade. E é perfeitamente natural e desejável que se exijam títulos à equipa técnica e um futebol atractivo e apaixonante. Estamos, afinal, num Clube cuja obrigação natural é lutar pelo Campeonato todos os anos, pelas diferentes Taças e por títulos internacionais. Aqui não é aceitável querer não perder. Aqui não é aceitável menos do que tudo.

Agora, o embandeirar em arco que se assistiu acerca do acordo de rescisão com o anterior clube do próximo treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, é uma autêntica vergonha. É certo que o processo foi mal conduzido pela SAD e por Pinto da Costa que poderia, e deveria, ter tido a seriedade e frontalidade de lidar com o Nantes directamente. Poder-se-ia dizer, no limite, que toda esta questão poderia ter sido evitada se não houvesse uma LucasLimoRafaSilvalização de Marco Silva e se assegurasse a não renovação de SC com o Nantes.

Posto isto, e sendo a opção do Presidente a que é, tratava-se de assegurar que a vinda de SC seria o mais barata possível. À medida que o assunto ia sendo tratado, lá estava o embandeirar em arco dos Portistas a acontecer: 6M, que escândalo!, 3M, que escândalo!, 3M mais 2 jogadores, uma ofensa! Só que, na verdade, Conceição virá por troca com Kayembé em definitivo e Chidozie com opção de compra de uns modestos 12M!

Um bom negócio que resolve, portanto, três problemas: a vinda de um treinador que desejava ardentemente vir treinar o nosso grande Clube, ao ponto de abdicar de metade do salário que ganhava no Nantes, a colocação de um jogador que oscilava entre equipas da Primeira Liga e a B, sem nunca pertencer verdadeira a nenhuma delas, e a vontade expressa por Awaziem de jogar ao mais alto nível, podendo ser vendido a um valor superior ao de um Reyes, por exemplo.

Mas não, deu imenso jeito ao nacional-ficabenismo que começássemos já a achar o treinador caro, traidor - como se fosse culpa dele que a SAD não soubesse negociar ou que Jesualdo Ferreira já tivesse vindo em moldes parecidos ou Villas Boas saído - e que tornássemos uma coisa que nos devia orgulhar  - alguém querer tanto vir treinar o nosso Clube que estaria disposto a correr o risco de não trabalhar em lado nenhum e que largou um contrato de três anos para ganhar metade por treinar o FC Porto - numa espécie de defeito. Sim, somos nós os viscondes agora, muito preocupados com a igualdade e lealdade, enquanto dia, tarde e noite, outros fazem um branqueamento impar do ano transacto.

Se calhar, preferiam doutos senhores alguém cujo "fair play" - ou  o "nunca queimar uma ponte" - vá ao ponto de nos ridicularizar a todos e a nossa causa! 

Sérgio Conceição merece o mesmo apoio dos adeptos que teve o seu antecessor, senão mais! Sérgio estará de corpo e Alma neste Clube, e fará o que NES nunca quis - dar o peito às balas. Se for brindado com assobios e frustração, esta massa assobiativa será a primeira a merecer a derrota


Já chega da soberba de se achar melhor que os outros! Ainda ontem, um homem que foi apelidado de "gordo e lento", de quem se dizia que jogava por causa do "espanhol" e que "tirava o lugar ao nosso menino", marcou um golo soberbo - como alguns que o vi fazer de Dragão ao peito - e que lhe deu a vantagem na conquista da sua segunda Champions em dois anos! Cem anos que viva nunca vou esquecer a vergonha e o nojo que senti quando o brindaram com uma monumental assobiadela à saída, na sua troca com Quintero, e o olhar desolado deste enquanto este aplaudia timidamente os adeptos que o vaiavam! 

Como, aliás, Danilo Luiz, outro bicampeão europeu, Capitão da nossa equipa que, como Casemiro, era "caro demais" e não tinha "qualidade para jogar no FC Porto"! Outra vergonha, desolado a despedir-se de um Dragão que ainda ama, com meia dúzia de gatos pingados - eu, orgulhosamente, um deles! - a despedir-se de alguém que sempre deixou tudo para ser campeão!

Santa estupidez cheia de soberba e saudosismo bacoco! Fazemos assim, entre a parvoíce e a estupidez, um caminho alegre para um deserto, olhando para as Vienas e Gelsenkirchens desta vida como outros os Cinco Violinos, ou o "jogador divino" Eusébio! Tenho memória, mas quero é saber DO FUTURO e os jogadores que mais amo e aos quais estou atentos são OS DE AGORA!

Já agora, quão estúpido tem alguém de ser para não perceber que há muito que Ronaldo ultrapassou Eusébio na história? Este nacional-ficabenismo que assola a nossa TV generalista é patético! À bocado foi o "Zé do Golo", o "novo Eusébio", como se quis fazer à força, que atirou os Sub-20 para fora! É isto, cantando e rindo, que enche a vida de um país "quase todo ficaben", como dizia há dias uma apresentadora de televisão! Patéticos! Quatro bicampeões europeus vindos do FC Porto. Quantos vieram do ficaben? Pois, esses todos!

Mas enquanto se continuar a criticar as Madonnas e os Mexias desta vida... merecemos a sodomia que vão fazendo ao nosso Clube!

quinta-feira, 1 de junho de 2017

FC Porto Azul Escuro

Não vale a pena começar o post de outra forma. José Manuel Ribeiro tem toda a razão no seu editorial de hoje. Um treinador - seja ele qual for - não vai resolver o problema de fundo do FC Porto: a desagregação sistemática e permanente de uma estrutura altamente competente e profissional sem a sua substituição idempotente. À parte de Luís Gonçalves no futebol, todas as restantes áreas do FC Porto têm perdido pela saída dos seus anteriores membros sem substituição competente.

Estamos a chegar ao fim de um dos piores anos do FC Porto: à parte do título brilhantemente conquistado pela nossa equipa B da Premier League International Cup (que diferente que é quando se joga em campos não-inclinados!), o futebol A foi um descalabro, o futebol de formação foi uma vergonha e, nas modalidades, os antes hegemónicos Andebol e Hóquei em Patins são o que se vê - perdem, sem honra nem glória, no trecho final e da mesma forma uma e outra vez.

No caso de Cabestany, começou logo com o pé esquerdo, com a Direcção a dispensar um Capitão, um ídolo, uma referência como Reinaldo Ventura, que o deixou entregue à sorte de voluntariosos miúdos sem rumo orientador. Aliás, alguém me há-de explicar o que se passa com o FC Porto para desvalorizar a figura importante do Capitão nas suas equipas, bem como a de jogadores da casa! Sem bases nada se consegue fazer de relevante!

No caso do Andebol, ainda pior. Tivemos excelentes reforços, uma equipa recheadíssima de qualidade, limpamos a primeira fase a pano e... perdemos em photofinish! Aliás, irrita-me solenemente que se passe a vida a pôr as culpas na arbitragem em tudo e um cento! Sim, fomos roubados! Sim, fizemos muito bem em recorrer às entidades competentes! Mas o nosso desnível competitivo tem de bastar - como foi visto ontem! Não somos o sportem, pois não? Vamos andar agora nesta vida? O FC Porto sempre foi visto como menor e arruaceiro! É de ontem??? Não é! Sempre soubemos - e temos de passar isso aos jogadores! - que temos de trabalhar muito mais para sermos campeões, e é por isso que depois quem sai daqui está preparado para a excelência na Europa!

Esta política de desresponsabilização pessoal leva à acomodação. E um Clube acomodado é tudo menos o que os sócios e os adeptos EXIGEM - e como bem se pôde comprovar no Dia do Clube!

O desleixe e a apatia do jogo de Andebol com o Madeira SAD e as papoilas não pode ser permitido, o desleixe e a apatia do jogo do Moreirense não pode ser permitido!

De uma vez por todas, gostaria que percebessem o caminho em que estão - mas não tenho grandes esperanças, confesso. Fiquei definitivamente desencantado com o discurso do Presidente no sábado. Numa altura que é a de um dos vales mais profundos da história recente do Clube, o senhor Presidente discursava sobre muros pintados e a Gaianima

Senhor Presidente, com todo o respeito e a admiração que lhe tenho por tudo o que me deu e não esqueço, permita que lhe diga: NINGUÉM QUER SABER DISSO PARA NADA! O FC Porto não pode andar mais nestas guerrinhas acessórias e alheado do fundamental - o equilíbrio financeiro do Clube e o trabalhar para retomar o caminho das vitórias. Tudo o resto - pessoas, interesses, opiniões - é secundário. A falhar-se uma vez mais, afunda-se o período negro de um FC Porto Azul Escuro que o Presidente não merecia ter. Nem os adeptos que sempre com ele estiveram. A situação ficaria, certamente, insustentável.

Já agora, entre as acusações de um Vice Presidente do benfas e o passeio da Madonna, preferimos o segundo ao primeiro?? Estou esclarecido!