
Sifão destapado, Gil Vicente encostado, toca a dar pau como se não houvesse amanhã. Resultado, expulsão de Jander por duplo amarelo, por protestos e uma dura falta sobre Brahimi. Daí para a frente, acentua-se o crescendo dominador do FC Porto e, até ao intervalo, é uma chuva de ocasiões e de falhanços da equipa Portista de provocar um acidente cardíaco. Regressados do intervalo, a turma Gilista tenta recuperar o fôlego, mas depressa o FC Porto retoma o seu pendor dominador, ao substituir Tello por Quaresma, que vem puxar ainda mais a corda. Pouco tempo depois, Indi marca um golaço à Madjer, sentenciando um encontro que, por si mesmo, estava já arrumado desde que o sifão se soltou. Daí para a frente, mais uma chuva de oportunidades, um massacre total, Brahimi a marcar um bonito golo como prémio de uma boa exibição e também como prenda de despedida antes de ir para a CAN. Seria substituído para a ovacionante glória aos 76', junto com Herrera, para as entradas de Quintero e Adrián.

Não é possível fazer criticas como as que vi espalhadas nas redes sociais a um jogo que termina em goleada. Teve os seus bons e maus momentos, mas resolveu-se com uma equipa que soube anular o adversário e vencer com mérito e não com golo em fora de jogo e rabinho apertado.
GOLOS
Óliver - Que classe, que domínio, que jogador. Raçudo, lutador, obcecado pela bola. Um jogador à Porto, que espero que se possa manter no fim do ano. O meu jogador preferido deste plantel. O melhor. Coroado com exibição de classe.
Brahimi - Yacine voltou a jogar simples, a ser imparável, juggernault. Ainda bem. Precisavamos deste. Desligou o complicómetro da finta, recuperou-se o jogador.
Fome de Golo - Porquê parar? Tenho a certeza que foi uma das coisas que Lopetegui lhes disse depois do jogo com o Setúbal. Sempre à procura de mais descanso, mais estabilidade, mais segurança. A atitude de uma equipa a sério. De um colosso. Ter fome de mais. Muito bem.
FALTAS
Tello - Velocidade. Jogo de pés. Remate forte. Desacerto. Falta de critério. Ansiedade. Umas não ligam com as outras. Questão de tempo. Damos-lhe latitude. Acho bem. Mas fica a pergunta : Porquê a uns e não a outros?
Casemiro - Marcou o golaço abre-latas mas esteve errático, desengonçado, desacertado, sem visão de jogo. Com Rúben e Campaña na calha, às tantas pode ir de volta para Madrid....
Paradinha Cerebral de Maicon e Alex Sandro - Nenhum deles esteve mal no encontro, mas a verdade é que um pôs o Gilista em jogo para o golo ao estar na Lua outra vez (tantos anos depois, Maicon, ainda às voltas com o mesmo) e Alex Sandro com faltas parvas a resolver um problema e a voltar a criá-lo de novo.
Eficácia - Muitas oportunidades de golo, pouca eficácia de todos. Insisto, se fosse o patinho feio a falhar estas ocasiões ou alguma delas, qual era o tamanho do coro de assobios? Ninguém espera 100% de eficácia, mas isto é ridículo.
Caro Jorge,
ResponderEliminarNão se esperava um jogo fácil e, inicialmente o Gil criou dificuldades. Com o tempo o FC Porto, competente, solidário, e eficaz, foi contornando as dificuldades até à goleada. Na minha opinião o jogo foi agradável e bem conseguido, sobretudo foi alcançada a vitória, justa, e que é, neste momento, o mais importante.
Em suma, o FC Porto foi a Barcelos somar os três pontos e marcar cinco golos, entrando, assim, em 2015 com o pé direito.
Cumprimentos
Ana Andrade
www.portistaacemporcento.blogspot.com
Sobretudo a vontade de marcar golos, nunca estar satisfeito, uma atitude à Porto.
EliminarGostei,
Abraço :)
Depois de 20 minutos adormecidos, o F.C.Porto melhorou, dominou, marcou 5, podia ter marcado outros tantos, ganhou com inteira justiça, fez um jogo sério e competente.
ResponderEliminarAbraço
Não há cá golos em fora de jogo e colinho para ganhar. Seriedade e competência.
EliminarAbraço.
@ Jorge
ResponderEliminar«Questão de tempo. Damos-lhe latitude. Acho bem. Mas fica a pergunta: porquê a uns e não a outros?»
porque os «uns» têm que ter mais rentabilidade (€) do que os «outros».
felizmente que, esta época, os «outros» parecem perceber a sua condição no plantel face aos «uns» e não creio que vá haver mosquitos por cordas com isso.
abr@ço
Miguel | Tomo II
Acho também que os "outros" percebem que o treinador está com "eles" e não "os" vai deixar ficar para trás.
EliminarAinda bem. Bom sinal. Do treinador e a resposta dos "outros".
Abraço
Depois do despertar foi sempre a andar… e a marcar! Até um golo que foi mal anulado.
ResponderEliminarEntrada adormecida da equipa, que depois se acertou e foi sempre à procura de mais, com um ritmo e destreza que certamente nos agradou a todos.
É preciso mais concentração em momentos como as do golo sofrido, a expulsão do Alex e algumas “assistências” do Casemiro. No entanto, depois do que se viu em Vila do Conde e em Barcelos, é inegável o crescimento técnico e mental da equipa.
Um abraço
Unidos, solidários, sempre à procura do próximo golo. Notou-se que os 23 000 fizeram muito bem.
EliminarO início foi displicente, acho que Tello não esteve cá e as falhas defensivas que muito bem fala vão ser revistas.
Um abraço e bom ano.
Caro Jorge,
ResponderEliminarSem ignorar os primeiros 20 minutos do jogo, prefiro realçar o que o FC Porto fez nos restantes 70 minutos. Um futebol muito agradável, grande caudal ofensivo, 5 golos bonitos, outros tantos por marcar e mais 3 pontos. Portanto, objectivo alcançado com distinção.
Ah! Caro Jorge, parece que o Adrian aos poucos, vai dando consistência à confiança que nele depositamos, não lhe parece???!!!
Um abraço e...
FC PORTO SEMPRE
Vamo-nos rir quando ele estiver em plena forma. E, pelos vistos, ele vai a bom caminho disso. Ainda vai ser o nosso extremo titular, verá.
EliminarAbraço
O Porto entrou mal ! O Gil não aproveitou e (quem não marca ...)
ResponderEliminarAbraço
Esse seu poder de síntese é muito Zen :)
EliminarAbraço!
E a pouca vergonha continua. Mais um expulso e um golo anulado em Penafiel. É uma festa. Amanhã os prostitutos devem rejubilar.-João.
ResponderEliminarMeu caro João, fazer batota é como conduzir um carro desgovernado por uma ribanceira, só vai fazer bater contra a parede mais depressa.
EliminarGuimarães, um Marítimo que encostou o Braga e o competente Paços a seguir? Com esta equipa, ou menos? Nem com muito colinho! Está na hora do Karma lhes bater com muita força.
Abraço
Espero bem que sim, mas na volta temos o Capela a apitar no jogo com o Guimarães.-João. Saúde.
ResponderEliminarGolos fantásticos, massacre ofensivo mas algumas desconcentracoes que deixam os cabelos em pé...
ResponderEliminarO Oliver - e estou perfeitamente ciente da responsabilidade do que vou dizer - fez-me lembrar Iniesta em grande parte do jogo. Temos em mãos um Puto que, se mantiver a sua atitude (e se fizer boas escolhas de carreira) poderá ser um colosso. Veja-se e reveja-se praticamente todas as suas acções no jogo de ontem. Incrível!
A verdade é que só começamos a jogar futebol `Porto depois da entrada de Quaresma, Quintero
ResponderEliminar