Se alguma coisa a caixa de comentários do post anterior demonstra, é a verdadeira panóplia de vontades e perspectivas em relação a todos os aspectos deste ano: treinador, jogadores, contabilidade, plantel, rivais. A pluralidade é um benefício para a discussão sempre, mas acaba por demonstrar uma das características que o Futebol Clube do Porto tem - para o bem e para o mal, não é gerido em função da vontade dos adeptos.
Deve ficar bem claro que nem Paulo Fonseca nem Vitor Pereira foram despedidos. Um pediu para sair várias vezes antes de ser concedida a dispensa, o outro recusou-se a renovar. Pinto da Costa, O Nosso Grande Presidente, aposta sempre numa estabilidade e não vai atrás da vox populi. Devemos relembrar que o NGP é um dirigente Portista que iniciou a actividade numa altura em que o FC Porto não ganhava rigorosamente nada. E tornou-se o mais titulado Presidente em todo o mundo. A gestão do Futebol Clube do Porto não se faz a pensar na popularidade. O Futebol Clube do Porto quer vencer e manter-se protagonista nacional e internacionalmente.
Solidarizando-me com o meu caro Jorge Bertoccini, do estimado Porta 19, o que me abriu as portas à Bluegosfera, também a mim me preocupa tamanha fragmentação e certezas absolutas no discurso adepto. Mas, realisticamente, o rumo de Pinto da Costa não muda consoante a opinião adepta, e quanto mais fragmentada, mais ruidosa e, por isso, menos preponderante será.
Também, desde a primeira hora, me parece que Lopetegui não fica muito melindrado com vozes críticas e assobios. Um homem com um projecto deve saber sempre que este não tem de ser popular a todas as horas. Tem de ser é de acordo com o rumo acertado com a Direcção do Clube e os seus objectivos, e dentro do prazo estabelecido para isso. Lopetegui tem essa qualidade, não exulta com as vitórias e não se desmorona nas derrotas. Com tudo o que isso terá de bom e mau. E nesse sentido, tenho a certeza que manterá o rumo. Que, a mim, se me afigura ser transversal a todas as áreas do Clube.
Sugiro aos meus amigos Portistas que estejam ao facto de que João Capela vai arbitrar, novamente, o confronto entre Gil Vicente e benfas, e que com este na arbitragem, o benfas nunca perdeu.
Por último, quero chamar a atenção para este nojo. Depois, nós é que somos baixos por gritar "Filhos da Puta SLB". O elogio à mediocridade, à estupidez e à arrogância, merece uma resposta em termos. Porque isto não pode continuar, o gozo em praça pública do nome do técnico.
"Enquanto formos bons rapazes, seremos sempre comidos" -José Maria Pedroto.
Adenda: Pior do que um arrogante ignorante burro, só mesmo um arrogante ignorante burro com a mania. No dia em que saires detrás do jogo viciado a teu favor, de deixares de cobardemente fugir de duas das quatro frentes em que estás e viciares as outras duas, poderás ter o direito de falar alguma coisa. Até lá, ganha vergonha na cara, imbecil! O Karma vem a caminho!