O FC Porto investiu claramente as suas fichas, este ano, na Champions League. Deixou cair a Taça de Portugal por isso, e acho que, aqui e ali, o campeonato também sofreu. Apoiei com convicção que assim fosse.
O primeiro objectivo fica largamente conseguido. No total, o FC Porto trará para casa mais de 30M em receitas da Champions. Até ontem, trazia também o bom nome dos seus jogadores mais vendáveis. Vamos ver agora se o tempo esbate este último fresco da memória dos agentes e eles reconhecem o valor.
E aqui está o busílis do jogo de terça. Se jogadores como Yacine Brahimi estavam a dar um esforço extra na Champions League, como explicar o seu apagamento? Muito simples, Pela sua inexperiência. Talvez pela juventude da idade média do plantel, talvez pela forma como se deixaram intimidar, a verdade é que o claudicar nos momentos decisivos tem sido uma infeliz característica do FC Porto deste ano. Uma infeliz característica, diga-se, que Lopetegui tem de assegurar-se que não ocorre Domingo.
Se, quando enfrentamos desafios decisivos, nos tremem as pernas, vamos ser passados a ferro uma e outra e outra vez. Se não soubermos ter um killer instinct que saiba dar o golpe de misericórdia no adversário, perderemos todas as finais, todos os jogos de um vida. E aí a culpa não será dos árbitros, nem dos média, nem do valor das outras equipas.
Será do Futebol Clube do Porto. Transversalmente. É verdade que já se viu que consegue Ser Porto quando querem. Mas não podem viver numa constante curva sinusoidal motivada pelo medo e ansiedade.
O futebol não é um desporto para meninos. E está na hora de o tomar de assalto e bem de frente. Sob pena de terminarmos o ano como uma equipa que quase esteve lá.
Capacidade técnica para o que aí vem, há. Haverá vontade? Haverá coragem? Haverá Portismo? Temos de ver.
O apoio massivo dado pelos adeptos à chegada exige uma resposta à Porto, a fazer por merecer o voto de confiança dado. Que ninguém tire o pé, que ninguém deixe de dar tudo no campo, que ninguém entre passivo, sem Raça. Aí, não contarão mais connosco.
O apoio massivo dado pelos adeptos à chegada exige uma resposta à Porto, a fazer por merecer o voto de confiança dado. Que ninguém tire o pé, que ninguém deixe de dar tudo no campo, que ninguém entre passivo, sem Raça. Aí, não contarão mais connosco.
Caro Jorge
ResponderEliminarNão acredito que o nome dos jogadores tenha saído beliscado do jogo de ontem. Tal como disse no post anterior qualquer equipa que fosse jogar ontem a Munique saía de lá goleado.
Estes jogadores e também como foi dito anteriormente não passaram de bestiais a bestas numa noite. Acredito piamente que no próximo jogo vão mostrar toda a sua qualidade e a sua fibra. Também acredito que todo o staff técnico e direção vão apoiar, moralizar e mostrar a importância do próximo jogo, quer pelo campeonato que está em jogo quer por ser contra quem é.
A nós simples adeptos só temos de apoiar e não assobiar a nossa equipa.
Eu sei que o que vou dizer se calhar vai levantar polemica mas aqui vai, também, e caso assim o aconteça, não é por estarmos 2 anos sem sermos campeões que vem mal ao mundo, que me lembro a ultima vez que ficamos sem ganhar o campeonato 3 anos depois ganhamos a taça UEFA e champions. Mas é claro que queremos sempre vencer.
P.S - como vem aqui muita gente e que assina como Miguel, tal como eu, a partir de agora vou passar a assinar Miguel S
Abraço
Miguel S
Caro Miguel. Obrigado pelo seu comentário que subscrevo na íntegra.
EliminarAbraço
Ainda sobre ontem, o máximo que me sai da boca: ouch!!
ResponderEliminarBota ouch nisso!
ResponderEliminarSalvem-se os bs para nos dar alegria.
Abraçom
Caro Jorge,
ResponderEliminarAgora que já ressaquei, agora que já me secaram as lágrimas, as feridas cicatrizaram, agora que o vernáculo já não é o meu vocabulário, é hora de dizer que por detrás duma tempestade um bom tempo virá!
E para aqueles que ganham para a sardinha mas que exigem bife, para aqueles que fazem campismo (e eu sou um deles) mas exigem hoteis de 5 estrelas, para aqueles que fazem do Fiat Punto o seu BMW, para aqueles que se sentem humilhados só porque perdemos uma batalha mas que andamos constantemente nesta guerra onde até somos louvados, apenas digo: desamprem a loja!!!!
Muitos de vocês não eram nascidos quando o FC PORTO levou 6 (sim SEIS!!!!) do AEK de Atenas. FC PORTO que na altura era treinado por... Pedroto!!! No jogo da 2ª mão o estádio das Antas estava cheio, eu, o meu pai e o meu irmão estavamos lá! Sabem porquê? Não porque acreditassemos ( embora acreditassemos) que dariamos o troco aos gregos, mas sim porque era o FC PORTO, era o nosso clube que ia jogar.
E se quiserem mais exemplos de portismo, relembro-vos o Werxham, o Anderlecht, o Slavia de Bratislava... enfim aqueles que nos tempos em que eramos andrades nos mandavam borda fora. E nunca. jamais em tempo algum ouvi um portista dizer que se sentiu humilhado!!! Triste sim, humilhado jamais!!!
P.S. Por favor, dou o meu ordenado a quem me disser qual a equipa que nunca foi goleada!!!! Não é muito, mas para mim é bastante!
E. Mais. Nada!
EliminarAssim é que é falar!
Abraço!
Quando é que se junta a nós na tertúlia?
Ora aí está!!! eu também tenho muito orgulho em ser Portista... e não me senti humilhada... acho que humilhados se sentiram eles na 1ª mão... tanto que até culparam o médico.
Eliminaragora... Vai Porto!!! alguém tem que pagar a factura!!!
Boa noite, Jorge, ontem houve um ranhoso anonimo que pegou no que escrevi há dias para fazer ironia ou não. De qualquer forma quero só dizer que o autor da gracinha não fui eu. Saúde e até já que estou a escrever de um tablet e ainda percebo pouco disto.
ResponderEliminarlol ok João percebi
EliminarAbraço!
E cá estou então, desde há pouco. Só para acrescentar isto: ontem, durante o jogo, lembrei-me essencialmente de duas coisas: de quando fomos a Manchester levar quatro secos quando o Oliveirinha treinava e, nesse jogo, colocou o Costa a titular sem ninguém estar à espera (perdemos, ninguém morreu por causa disso e voltámos a ganhar e a vingar essa derrota em 2004). E do Mourinho, quando depois de perder já não sei com quem, disse que o próximo ia pagar. O próximo foi o Zborde, que levou uns quantos no jogo seguinte. Por isso, venha o Benfas e, para o ano, venham os boches outra vez para lhes mostrarmos como é. Posto isto, continuo a dizer que boa parte da eliminação foi devida ao artista do apito na primeira mão, que nos tirou (bem) os laterais e deixou (mal) o Neuer e o Boateng. Ou seja, sem esse pormenor o primeiro do Bayern talvez não sucedesse e o segundo não sucedia de certeza, porque o Boateng não estava lá. E viva o FC Porto e o nosso mister. E que os tristes que hoje aproveitaram para o desancar aguentem com ele muitos anos. Porque depois do jogo todos acertamos. E gajos que são campeões ou ganham jogos a treinar na China, no Egipto, nos Emirados ou em qualquer outro fim de mundo não têm grande moral para dizer seja o que for. Fora os jornaleiros e comentadeiros típicos que escrevem sobre bola, música, política, economia, literatura, couve-de-Bruxelas, etc, ou seja: falam sobre tudo e não percebem grande coisa seja do que for. Saúde- João.
ResponderEliminarGrande João... É isso mesmo ... eles até tremeram só de pensar que nós conseguimos ganhar ao Bayern e podiamos ter passado às meias!!!
Eliminar@ João
ResponderEliminar«E do Mourinho, quando depois de perder já não sei com quem, disse que o próximo ia pagar»
foi na época 2003/2004, depois de perdermos a Supertaça Europeia para o AC Milan "do" rui costa, depois de termos conquistado a Taça UEFA. confere aqui.
depois desse jogo frente ao AC Milan, onde não fomos inferiores, recordo-me do asco que me provocou a capa do pravda, com uma manchete enorme a dizer «obrigado, rui!». não hei-de morrer sem postar, lá no estamine, cópia da dita cuja. ando a ver se a consigo. e hei-de conseguir.
quanto a Lopetegui:
«Julen Lopetegui foi uma aposta minha. Estou encantado com o seu trabalho. Espero que continue connosco durante muitos anos. Tem um contrato de dois anos e quer cumpri-lo. Estamos totalmente sintonizados e queremos que fique muitos anos», referiu o dirigente portista, em declarações antes do jogo em Munique, ao Canal+.
estas declarações valem o que valem, mas penso que são significativas. e não estou a ver Lopetegui pedir para sair, mais do que uma vez, tal como o último fonseca...
@ Miguel S
os miguéis governam! | "Michael rules!"
@ Felisberto
isso é mesmo a sério: «dou o meu ordenado»? :D
abr@ços
Miguel | Tomo III
É isso Miguel, obrigado. Domingo, que se repita a história. E que segunda o Carlinhos corno fique de cama com muita azia. Vamos a eles!- João.
ResponderEliminarCaro Jorge Vassalo,
ResponderEliminarHoje o dia foi muito difícil. Por razões profissionais tive que lidar com aqueles que conhecendo o meu portismo, vibram com as nossas derrotas muito mais do que com as vitórias do clube que dizem apoiar. E como vibraram hoje! A todos eles respondi, entre outras coisas que tenho a felicidade de ter visto o meu clube a ganhar troféus internacionais já com a TV a cores e até tive a oportunidade de assistir ao vivo a muitas das nossas grandes vitórias dos últimos anos, por isso não me importava nada de na próxima época voltar a jogar a CL nesta altura. Seria bom sinal.
Tal como você, também me custa entender esta bipolaridade do Porto. Acho que nos falta alguma mentalidade competitiva. Dou um exemplo: porque razão se falou tanto do adiamento do jogo com a Académica? Não percebo, nem entendo a importância da questão. Acho aliás que se transmite um péssimo sinal a equipa. As grandes equipas lidam com 3 jogos por semana. Recordo as épocas de Mourinho em que ganhamos a Taça UEFA e a CL em anos seguidos. Quantos jogos fizemos? Muitos. Lembro-me bem da meia final com a Lazio. Sofremos 1 golo aos 14 minutos e mesmo assim ainda marcamos 4. Dito isto acho que este aspecto tem que ser trabalhado pelo mister. Temos que evoluir na capacidade de entrar no jogo e "matar". Não podemos paralisar ao primeiro aspecto negativo do jogo. Honestamente e não é nenhuma crítica, acho que o Mister tem muito que fazer neste campo.
Raoc
Olá... Eu acho que estamos a entrar em depressão!!! Caramba... a equipa não era a melhor do mundo na quarta passada e também não é a pior esta terça. Correu mal... acho que a estratégia era aguentar o Bayern até aos 20 minutos e depois pressionar. Mas o que eu vi foi um Bayern ferido, cheio de raiva, e sabendo nós da qualidade daqueles gaijos não conseguimos segurar. Há jogos assim! Não faltou empenho, faltou engenho!
ResponderEliminarPara mim quem tremeu mais foi o Fabiano que não é nenhuma criança... Ficou afectado com o primeiro golo em que no meu ver foi mal batido porque cobriu mal o angulo e já tinha levado com uma bola no poste e depois não conseguiu fazer uma única defesa. Se virem bem... bola que fosse à baliza era golo. Esse é que foi o nosso problema. Pagamos caro porque sendo o guarda redes não há mais ninguém a impedir que a bola entre. De resto não podemos culpar os jogadores nem o treinador que uma semana antes me tinham dado uma grande alegria, quando me dizem que levei 6 do bayern eu respondo outros há que ficaram em último com Zenites e Mónacos para não dizer que uma vez em Espanha apanharam sete secos. Domingo temos outro jogo com outra equipa muito experiente e isso nota-se me campo quer queiram quer não. De que nos adiantou dar-mos um banho de bola às andorinhas no Dragão... não perdemos na mesma? Há jogos assim! Mas vamos levantar-nos... não duvidem... porque isso sim é ser Porto. Lembro ainda os mais esquecidos que a época passada estavamos bem pior... o que fizemos esta época está a ser muito bom... e se não ganharmos no Domingo (bate 3 vezes na madeira) não nos podemos esquecer que não jogamos sozinhos... do outro lado também está uma equipa!
Caro Sr. Jorge, queria só perguntar-lhe se viu ou leu como eu (porque ninguém fala e isto na altura que li preocupou-me) que o Quaresma passou a 1ª parte a discordar do Mister? será que foi por isso que ele o tirou? será que arranjamos aqui outro conflito? Espero realmente que não... estavam a criar uma quimica tão boa.
ResponderEliminarOutra questão que queria colocar... não sei se me pode esclarecer, mas... toda a gente tem falado nos emprestados, ora... Lembro-me que o Iturbe foi emprestado com opção de compra. Mesmo que quise-sse-mos recuperá-lo se o outro clube exercesse o direito de opção de compra nós tinhamos que o deixar ir certo? Então se com o belo dinheirinho desta Champions quisermos exercer opção de compra, quer pelo Casemiro quer pelo Tello, porque nestes dois casos temos opção de compra, não é exactamente o mesmo? Ou seja... não importa se os clubes querem que eles voltem... se exercermos opção de compra eles não são nossos?
Gostei muito de ver os nossos jogadores cabisbaixos ao chegar a pedras rubras a sentirem o peso da responsabilidade de enfrentarem as poucas centenas de adeptos que os receberam com cânticos. Penso que terá sido uma experiência de humildade que espero tenha repercurssão durante toda a semana de treinos a culminar no jogo da época.
ResponderEliminarQuero só dizer que apesar de tudo temos muitas chances de ganhar ao Benfica mas se não o conseguirmos temos que continuar a apoiar toda a equipa, técnicos incluidos. Porque o trabalho feito até agora é claramente positivo e precisa de ser continuado. Aos que duvidaderm lembrem-lhes só como andava este mesmo Porto à 12 meses atrás.