"Para quem faz a opinião clubista, e sobretudo quem a faz nas televisões dos clubes, por muito que estas tenham as audiências de uma Televendas, há gente que passa a vida aos gritos e a instigar ódios, e é bom que parem de cuspir para o ar, porque qualquer dia podem ter um problema, e essas pessoas deviam conter-se, porque tem uma isenção limitada, isenção essa que é paga pelos clubes aos quais pertencem, e assim podem ser os autores morais dos disparates que possam acontecer"
Esta é, grosso modo, a citação do sr. benfas de Paredes, o sr. Carlos Daniel, a propósito da violência entre claques em Espanha. Queria traçar este douto senhor um paralelo entre os casos de violência em Portugal e aquilo que ele chamava o incitar à violência através da televisão. Ora, só poderia estar a referir-se à benfasTV, zbordemTV ou Porto Canal. Se ele está a falar dos dois primeiros, não vejo, não sei. Mas se ele está, desta forma sobranceira, absurda e ridícula, a falar dos profissionais do Porto Canal, tenho que manifestar o meu mais profundo repúdio. Vejo os programas sobre o FC Porto há algum tempo e nunca, mas nunca, vi ninguém a incitar à violência, ao ódio ou a qualquer outra coisa em relação a nenhum dos clubes rivais.
O que se vê, sim, e incomoda ao senhor Daniel, é que o Porto Canal, mormente o grande Bernardino Barros, tem posto o dedo na ferida no roubo que estamos a sofrer intra-portas desde o início do campeonato, e que o senhor Daniel tudo faz para diminuir e esconder. Aliás, digo-o sem medo, se há quem, sistematicamente, semana após semana, programa após programa, solta a bílis acerca do FC Porto e dos seus jogos, jogadores, treinadores e dirigentes, é o senhor Daniel. Com o cargo que ocupa no Desporto na RTP, o senhor Daniel faz o maquiavélico trabalho de criar e aprimorar um discurso anti-Portista há vários anos. Aliás, basta ver a sua reacção às nossas conquistas.
A inveja é uma coisa muito feia, senhor Carlos Daniel, e antes de acusar os outros, olhe o seu próprio exemplo ao espelho. Obrigado. Enquanto uns travam uma brava luta contra o discurso dominante e com um alcance limitado na capacidade da propagação da sua mensagem por falta de meios e de verbas, outros vão navegando na Mayonaise.
Acho também piada, mas isso já gosto mesmo, que branqueie as perdas e falhas de Jesus. Pese embora a Procissão já leve o andor, é bom saber que o facto do benfas não ter capacidade de afrontar uma equipa em condições seja ignorado e protegido. Óptimo. Espero que nós, e já agora o Braga, mostremos aos nossos amigos o seu real tamanho.
Por último, 10 milhões por qual perna do Danilo? Ha ha ha.
Não sei a quem ele se refere nem à época, mas se formos à história do futebol em Portugal não há qualquer dúvida, as imagens e o som estão aí para quem as quiser ver e ouvir, que o actual presidente do FCP foi o grande instigador da violência do futebol em Portugal. E não apenas nas tv´s, mas existem nos jornais e em blogues.
ResponderEliminarJá nos tempos actuais não sei porque não também não costumo ver as tv´s dos clubes. Já nos blogues é outra coisa… Existem alguns exemplos paradigmáticos bem recentes.
Embora não tenha ligação com a temática do post, vou responder :
EliminarQuando alguém diz que isto só acaba quando alguém morrer e que teme pela vida ao vir ao Dragão, não estou a ver nada que se lhe aproxime.
Quer elaborar o último parágrafo?
Obrigado.
Eliminar@ Jorge
que me recorde e a título de exemplo, o Nosso Grande Presidente, o nosso querido líder, nunca desejou a morte de outrem em directo e aos microfones de um (pretenso) "canal de televisão"; sequer instigou e apelou à tomada de armas.
outros, ditos «gloriosos», não o podem afirmar...
quanto à questão do teu 'post', era de bom-tom e muito pertinente que enviasses um singelo e-mail à Direcção de Programas da RTP a dar-lhes conta do teu lamento/reclamação/repúdio.
não perderá muito tempo, pois que basta fazer ctrl+t/a, seguido de ctrl+c e finalizar com ctrl+v... :D
abr@ço
Miguel | Tomo II
Caro Miguel,
EliminarObrigado pelo teu sempre gigante atlas linkeiro Portista.
A respeito do mail, a pergunta é "para quê". Não muda nada.
Abraço.
Eliminar@ Jorge
«A respeito do mail, a pergunta é "para quê"? Não muda nada.»
e a minha questão é: já tentaste? já o fizeste? não?! então como podes julgar, à partida, um cenário que desconheces em abstracto? é que podes ser surpreendido (pela positiva, no sentido em que até se dignem a responder-te).
abr@ço
Miguel | Tomo II
Não, mas a verdade é que eu não acredito no Pai Natal. Tu sabes que não muda nada e eu não preciso de resposta. A denúncia das frases chega. Porque o objectivo é mostrar aos Portistas o quanto seguir a cartilha destes tipos é um erro.
Eliminar@ Jorge
ResponderEliminaresqueci-me de te elogiar pela tua escolha musical T-O-P!
simplesmente adoro os 'abóboras esmagadas' :-D
abr@ço
Miguel | Tomo II
Caro Jorge,
ResponderEliminarPois é, tal como você não sei a quem se referirá Carlos Daniel, mas também tal como você, suponho que não seja ao Porto Canal, até porque também nunca ouvi qualquer incentivo à violência por parte de qualquer um dos profissionais do Porto Canal. E, por fim, tal como você o que tenho visto é um Bernardino Barros a expor os casos em que o Benfica tem sido beneficiado e os que, pelo contrário, tem prejudicado o FC Porto.
Quanto aos outros dois canais de TV dos dois outros clubes, não sei, nunca vi qualquer programa de televisão, mas segundo consta, já andaram a incitar à violência. É, talvez fosse desse caso que se estava a referir Carlos Daniel…
Cumprimentos
Ana Andrade
www.portistaacemporcento.blogspot.com
Espero que sim, Ana.
EliminarMas há que saber contraditar no nosso caso.
Cumprimentos :)
Como alguém disse, desejo uma excelente saúde ao Carlos Daniel e restantes camaradas para que possam assistir ás vitórias e feitos do FC Porto. Desejo também o melhor para todos os portistas para que possam apreciar a azia dos primeiros aquando dessas vitórias...
ResponderEliminar
ResponderEliminarsó para informar que as declarações do lampião de Paredes podem ser (re)vistas e (re)ouvidas aqui, na segunda parte do pu'g'ama, aos 14'22''.
abr@ço
Miguel | Tomo II
Deixo um link para quem não sabe, ficar a saber quem é esse artista.
ResponderEliminarhttp://dragaodoente.blogspot.pt/2009/02/o-possesso.html
Abraço
Não conhecia amigo Vila, mas faz sentido. Já o vi perto disso.
EliminarAbraço!