A imagem de cima parece ter desaparecido do coração Portista e da sua vontade. Estou pasmo por agora se dizer, à boca cheia, nas redes sociais afectas ao nosso Grande Clube, que vamos lutar por não descer, que nem no terceiro lugar vamos ficar etc.
Meus caros Portistas, onde está o vosso querer do ADN Portista? Qual é ele afinal, senão jogadores portugueses, de linhagem Portista e Portistas do coração? Eu bem sei que o facto de Sérgio Oliveira fazer parte do onze ideal da última jornada do Europeu de Sub 21 foi bem abafadinho pelos media tugas por duas razões: não é o Deus Bernardo, melhor jogador d'aquem de d'além mundo e não veio do Olimpo da Segunda Circular. Também bem sei que, desde que se falou que André André vinha para o FC Porto, este passou de "pêndulo" do Vitória de Guimarães para inexistência total. E Gonçalo terá sempre o pai de atrelado, naquela sobranceira questão de "nunca será tão bom como o pai".
"Nunca será tão bom como o pai". Esta foto que ponho em baixo, e que orgulhosamente repito, já está a ser um problema para o André André. É que prognósticos no fim do jogo são fáceis de fazer. António André é o jogador português do FC Porto que mais gosto desde pequeno. E o filho é completamente diferente do pai - eu acho que mais completo ainda - mas tem a mesma coisa: RAÇA. Os Andrés são todos gente raçuda. Não vêm cá para ver as vistas! No entanto, neste particular, estou certo que o tempo e o trabalho do jovem André André vão demonstrar que ele é mais que digno de seguir as pisadas do pai.
Desaparecido em combate 3 estão também os profetas da desgraça que diziam que estávamos a ficar o Futbol Clubé del Oporto. Agora já é preciso mais internacionais? Agora Danilo e Rafa, a confirmar-se a sua chegada, não são boas aquisições? Havendo menos estrangeiros, há menos qualidade? Em que ficamos? A mim parece-me que as contratações até agora conhecidas revelam, citando o meu imbicto amigo, contenção, rigor e competitividade. Porque esta sempre foi a matriz - não, não sou do bairro, moro na aldeia (piada Póveira de S. Pedro) - do FC Porto: Uma base Portista e portuguesa de qualidade, com estrangeiros identificados connosco a preencher lugares de cirúrgica importância.
E por falar nisso, quem parece também ter desaparecido em combate na expectativa Portista parece ter sido Aboubakar! "É urgente encontrar uma alternativa a Jackson". Porquê? Em que sentido? Aboubakar teve, na sua curta participação este ano, assistências de qualidade e golos muito bons - um deles no top 10 da Champions. Teve a difícil tarefa, nos únicos dois jogos em que não esteve tão bem, mesmo assim marcando um golo ao Estoril, de saber que era um place holder para o Jackson que estava a ser preparado para o Bayern. Salvou o jogo contra o Braga. Fez uma assistência fenomenal contra o Rio Ave. Outra genial ao Danilo contra o Paços. Marcou lindamente no dificílimo último jogo.
E qual é o problema do camaronês? Não fazer de médio ofensivo como o Jackson? Aboubakar é muito mais compatível que Jackson no 4x4x2. Aboubakar não falha golos simples. Aboubakar é forte na área, de remate potente e rápido. Não vejo qual é a urgência. E Gonçalo tem de ir entrando, aos poucos. Acho que talvez como alternativa a Aboubakar se contrate alguém. Mas ficaria muito triste se o substituíssem. O facto de Aboubakar ser muito mais posicional é bom, no meu entender. Obriga os médios a fazerem o trabalho deles. Bom!
Por último, três notas. O FC Porto comprou 30% de Brahimi por 3.8M (5M de custo no total), tendo assim 50% do passe numa futura venda. Se for já, é. Se não for e Brahimi jogar com a cabeça cá e descansadinho como está, será certamente uma mais-valia grande.
Varela é interesse do Levante. E um case study muito bom. Eis aqui um homem que contava muito para Lopetegui e rejeitou porque queria "ganhar mais". Seguiu-se WBA e Parma. Agora Levante. Quem quer abraçar o Mundo, Silvestre, acaba de braços cruzados!
Com muita pena minha, está visto quem é o novo satélite benfas. Estou certo que o bravo povo Caxineiro não vai deixar passar esta afronta e este sujar da sua identidade.
Boa tarde senhor Jorge,
ResponderEliminartenho visitado o seu blog ultimamente e concordo com tudo que vem escrevendo :)
Parabéns pelo trabalho!
Uma pequena coisa, quando fala do Danilo e do Rafa tem alguma info que o adepto comum não tem? :) Acho sinceramente que seriam grandes contratações mas ando com "receio" que os lagartos nos roubem o Danilo, com Jesus ao poder pode sempre acontecer milagres!
Obrigado e continue o bom trabalho que com toda a certeza seguirei diariamente,
Nelson Silva
Obrigado Nelson!
EliminarNão tenho mais informações, não estão confirmados mas estão bem encaminhados.
O zbordem tem um contrato com o Marítimo, inválido sem o consentimento do jogador e sem o pagamento da parte do empresário.
Abraço
Obrigado pela resposta,
EliminarQue fazer a tantos médios senhor Jorge? Com Sérgio Oliveira tornado um monstro, André André com a sua raça, Herrera, R. Neves, Danilo (caso se confirme), Carlos Eduardo, Quintero, Evandro, fala-se ainda de Darder e Lucas Lima... Para não falar em Otávio, Josué, Tiago Rodrigues, Tozé (+1 ano empréstimo). Tem alguma ideia de quem sairá/ficará? Ou quais as opções que tomaria?
Abraço e fique bem
Percebo o que quer dizer sobre o vicent☺
ResponderEliminarMas temo que a ausência de Jackson seja mais notada do que se calhar se pensa. Martinez fazia duas posições em campo. Fazia avançado e segundo avançado. Quase que fazia assistência pra ele mesmo marcar.
Acho que lopetegui ou muda a táctica ou compra um craque tipo mitrovic ou vai - se dar mal. Sendo que arriscar a mudar a táctica depois de não ter ganho nada é de homem de cojones.
Olhe que não! Esse era precisamente um dos (poucos!) problemas do Jackson.. não podia ser ubíquo e dava ainda menos presença na área por vir buscar o jogo tão atrás...
EliminarAbraço!
Que deleite ver o Sergio e o Ricardo Pereira neste Europeu. O Ricardo na frente é uma mais valia enorme, muito mais que ser desperdiçado a defender.
ResponderEliminarSó de imaginar o Sergio Oliveira e o André André a jogar na mesma equipa este ano, com o nosso brasão ao peito. Cheira me que vão calar os "falta mistica".
Subscrevo totalmente! Qualidade absoluta no miolo!
EliminarAbraço!
Jorge,
ResponderEliminarSinceramente também não compreendo esses pseudo-portistas...
A nossa equipa está pronta para atacar o campeonato.
A nível de reforços, só nos falta um trinco (a confirmar Danilo Pereira) e um Lateral Direito.
De resto temos o plantel fechado a meu ver, sem ser preciso mais nenhum reforço.
Pode vir a entrar um médio com mais perfume nos pés, que poderia ser o Quintero se este "quisesse".
Entrar mais um avançado só se for a intenção da SAD meter a rodar o Gonçalo (o que também não seria mal pensado) numa equipa de 1ª Liga, mas mesmo assim eu penso que o Gonçalo e o André Silva poderiam alternar entre eles a titularidade da B e o banco/alternativa da A, tendo sempre em atenção que em caso de indisponibilidade de Aboubakar, seria sempre o Gonçalo a alternativa para titular (a não ser que o André assim ganhasse a corrida ao Gonçalo),
Ou seja, o nosso plantel, salvo saídas, está pronto para ser campeão nacional!
Laterais, um central direito e mais rigorosamente nada.
EliminarAbraço
Um central direito é subjectivo... é necessário é acreditar-se no que se tem em casa.
EliminarPara a direita temos Maicon, Reyes e Lichnovsky... ora se os dois sul americanos forem emprestados aì sim precisamos de um central para aì. Se o Maicon sair ficariamos a precisar de 1 ou 2.
Pessoalmente acho que o Reyes deveria ser emprestado e o Lichnovsky ter oportunidades de jogar... se esse não for o entendimento de Lopetegui então não compreendo como é que o jogador foi contratado pelo preço que foi, já com Lopetegui a comandar a formação dos planteis.
Imbicto Jorge,
ResponderEliminarAntes de mais, o meu obrigado por mais uma referência! Estamos em sintonia, pois. Também sou dos que acha que não é necessário acrescentar mais avançados ao plantel, sob ena de sacrificarmos o desenvolvimento e entrada dos mais novos que tanto prometem. Porém, creio que Àbombakar terá tendência a tremer. Não o digo por falta de prova, ou por falta de exemplo, mas antes porque se sabe que é dono de um carácter muito especial. Mesmo inserido num grupo de excelência, pode haver a tendência a desmotivar-se, se as coisas começarem mal. Mas nem quero pensar nisso!
Já os "marroquinos" mostram cada vez mais a sua faceta. Equipamento a combinar com as "ligações perigosas" do empresário de sempre, tendo como desculpa as cores do município...
Imbicto abraço e bom "Sán Pêdru". E apesar de passar mais tempo na Matriz, sou Norte até ao osso. :P
http://imbictopoema.wordpress.com
Finalmente alguém com a mesma opinião relativamente ao Aboubakar que eu.
ResponderEliminarApostei, durante o FCP x Penafiel, aquele triste FCP x Penafiel, que o Aboubakar ia ser o melhor marcador em 2015/2016 ;)