sábado, 15 de agosto de 2015

Antevisão FC Porto x V. Guimarães (1ª Jornada)


Eis-nos pois, de novo, na parte que interessa - quando a bola rola. E temos casa cheia no Dragão. Gosto muito de casas cheias, acho sempre que mudam tudo. A pressão positiva sobre os nossos, as deles, os árbitros. O espectáculo como ele deve ser vivido.

Estou com um nervoso miudinho. Estou curioso para ver o onze, o sistema táctico. A bem da verdade, creio que ninguém o conhece mesmo. Está mais que visto, foi bem debatido e tenho a certeza que chegou aos ouvidos de Lopetegui, a necessidade que temos em ter um bom ataque. Mas não sacrificando tudo. Desculpem falar disto mas, se alguma coisa o jogo de ontem entre o Tondela e o zbordem mostrou, foi que ataque à maluca não ganha jogos, se o sector defensivo for uma nódoa, se não houver solidariedade e espírito de equipa coesa. Isso o FC Porto tem, de sobra. Mas vamos ver se a balança tomba um pouco mais para o ataque.

Para aqueles que estão desesperados, e com todo o respeito que o Vitória merece, a nossa pré-época teve adversários de Champions e das melhores ligas europeias, inclusive de Champions League. Não estou à espera que haja no Vitória a ligação simbiótica do Valência, a potência do Mönchengladbach ou a solidez defensiva do Nápoles. Há que saber aproveitar as transições com velocidade, fazer boas tabelas e surpreender um adversário que, tenho a certeza, não virá ao Dragão jogar de igual para igual. Com a nossa identidade, vencer e convencer. Porque alguns gostam de embandeirar em arco e depois levam choques com a realidade que doem. Outros gostam de ser realistas, treinar contra o 10 para saber vencer o 7.

E, já agora, vamos lá ver então o "grupo fácil" do FC Porto na Champions League do ano passado. Últimos resultados das equipas, excluindo o BATE: Shakthar Donetsk 3 - 0 Fenerbahçe, Atlético de Blibao 4 - 0 Barcelona. Claro. Não só básico. Banal. Trivial. Haja vergonha.

E por falar em falta de vergonha, onde estão as virgens ofendidas a bramir com a forma como o Jesus tratou os jornalistas na conferência de imprensa, ontem, ein? Só faltou bater-lhes! Ah, é o Jesus. Esse pode. Tão ridículo como o jogo. Continuem assim que vão bem. É tudo gasolina para nós.

Helton e Iker Casillas (guarda-redes); Maxi, Martins Indi, Maicon, Marcano, Rúben Neves, Varela, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Tello, Evandro, Herrera, Hernâni, André André, Danilo, Bueno, Imbula e Alex Sandro.

(4x3x3): Casillas; Maxi, Maicon, Marcano, Alex Sandro; Rúben, Imbula, André André; Tello, Aboubakar, Varela

14 comentários:

  1. Adoro o novo layout do site. Danilo em vez de Rúben?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, novo ano, novo layout.

      Escolhi o Rúben pela utilização na pré-época. Mas claro que Danilo não lhe fica atrás.

      Por favor assine o comentário.

      Abraço

      Eliminar
  2. Imbicto Jorge,

    A ver vamos. Estou que nem posso...

    Vou enviar-te um mail daqui a 5 minutos ;)

    Imbicto abraço!

    PS: parece que o Quintero vai ser "obrigado" a ficar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está provado que o FC Porto dá as oportunidades a quem as procura. É só saber aproveita-las...

      Abraço

      Eliminar
  3. Jorge, hoje é o início da caminhada que esperamos triunfal.
    Hoje seja quais forem as escolhas do Lopetegui somos todos Porto, hoje que exista a comunhão entre treinador, jogadores e adeptos.
    Juntos somos mais fortes, juntos somos Porto.
    Luis Pereira

    ResponderEliminar
  4. A falta de coerencia dos media é assinalável. O JJ é ao seu estilo. O basco é mal educado.
    Quanto à champions, realço ainda o Basileia, coisa fraca, que tinha metido em sentido os grandes da Europa e que o treinador agora na Fiorentina fez um brilharete na pré-época. Ah, isso é coisa que não conta para nada. É como tudo o resto. Taça, supertaça, torneio: Só conta quando os de carnide estão presentes e, se ganham então, é de alto prestígio.
    Para logo, tinha contado subir de Lisboa para ver a estreia no campeonato, mas uns contra-tempos trocaram-me as voltas! Nem na tv. Vou fazer como em tempos idos: Na rádio a ouvir o relato. E espero que os paineleiros da semana, face a um bom resultado aliado a uma boa exibição, tenham o discurso do costume... Candidatos porquee investimos balúrdios, bla bla bla, pardais ao ninho, os verdes pela mestria transformadora do Jasus, o até o Benfica se safa, porque leva o manto protector do sr Martins... Mais do mesmo. E que estas coisas sejam bem digeridas e nos tornem mais fortes!
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge Vassalo
    Que comece o espectáculo!.. Força Porto. Sejam qual forem os escolhidos estaremos com eles e com o treinador. Entretanto... Parabéns pelo novo design. Um reparo [se não leva a mal] a fraca definição do fundo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Pedro Ribeiro tem definitivamente um problema com o nosso treinador, não deixa passar uma semana sem mandar uma boca, sempre rafeira por sinal,
    Espero vê-lo a estrebuchar no fim da época, e ser hipócrita ao dizer que sempre soube que era grande treinador.

    ResponderEliminar
  7. Gostei. Muito. E reconheço muito mérito a Lopetegui na forma como contornou a falta de um 10 puro. Também gosto muito que estejam todos ocupadinhos com a feira cabisbaixa proporcionada pelas diatribes do inenarrável Jesus. Nós trabalhamos e construímos, enquanto outros se ufanam na lama. Essa foi sempre a chave do nosso sucesso. Siga a marinha.

    ResponderEliminar