terça-feira, 11 de agosto de 2015

O Fim Da Armada Espanhola


Quando Julen Lopetegui chegou ao FC Porto, trouxe consigo algumas caras novas e, nomeadamente, alguns espanhóis. Contrariamente à opinião da maioria, não achei que fossem muitos, muito menos os de utilização regular. Continua a ser da minha profunda convicção que é natural que um treinador novo, de um país diferente, queira fazer-se acompanhar daquilo que conhece e daqueles cujo valor sabe ser seguro. Foi assim com Mourinho ou Van Gaal, por exemplo.

Andrés Fernandez provou ser desnecessário pela profusão de guarda redes no plantel, mas principalmente pelo heróico retorno de um super Helton, na Taça da Liga em Braga. Perdeu espaço, foi à vida dele. José Campaña veio porque Lopetegui é um homem consciente e não podia pôr a importante posição 6 nas mãos de um rapaz, por muito que nele apostasse. É claro que o nosso Rúben superou e continua a superar as expectativas e Campaña nunca chegou a contar. Ainda bem. Mesmo assim, não tenho senão boas impressões deste jogador. Apenas é excedentário. Veio por empréstimo e foi à vida dele. 

Adrián Lopez foi o caso mais problemático. Quem segue este blog sabe o quanto eu o defendi. Vi-o no Deportivo, vi-o no Atlético, é um jogador extraordinário. Não sei que lhe deu. Defendi-o todo o ano. Achei, honestamente, que tinha um problema psicológico e que um click o resolveria. Não podia andar mais longe  do que acabou por acontecer. Pese embora todas as inúmeras chances dadas por Lopetegui, este ano Adrián parece ter, pura e simplesmente, desistido. E isso eu não admito. Se está triste por sair do Atlético, saiba que o FC Porto tem duas Champions League, em nada fica atrás dos colchoneros. Não é um clube de bairro. Não quer, paciência. Sei que não custou nem vai custar o que pintam, mas confesso, até já me perdi nos contornos verdadeiros do negócio. É urgente coloca-lo. Como disse Lopetegui, falhamos todos. Eu incluo-me aí. Desistentes não moram no FC Porto.

O meu querido e adorado Óliver Torres vai ficar sempre na minha lembrança de uma forma calorosa. Não só pela componente pessoal, pela amabilidade que teve com a minha filha, mas principalmente por todo o seu imenso talento. Deixou a pele em campo, vibrou a cada golo, deu tudo de si. Óliver encarnou, na perfeição, o espírito de um Dragão que sei que sempre será. A vida dele, depois do FC Porto, também nunca mais será igual. Mas não é de todo surpreendente que esteja a deslumbrar em Madrid. O pequeno génio será, sem dúvida alguma, um dos melhores jogadores do Mundo, num futuro muito próximo. E convenhamos, é colchonero. Da mesma forma que nunca quereríamos o Rúben ou o André André noutro lado, temos de admitir que assim se sente Óliver no seu Atlético. Parece que Simeone se apercebeu da pérola que tem. Com pena minha, pois gostava muito de o ter por aqui. 

José Ángel não foi bom, não foi mau. Foi regular. E por ser regular, por ter feito jogos apenas assim-assim e outros mauzinhos, abriu a fresta para o regresso de Aly Cissokho. O valor não é comparável. Estará, então, também de saída.

Sobram, portanto, Ivan Marcano e Cristián Tello, aos quais se juntam, este ano, a custo zero, o avançado goleador Alberto Bueno e o fenomenal "San" Iker Casillas

Ivan Marcano entrou discreto, mas a sua segurança e a forma como consegue encaixar perfeitamente com Maicon, mas também, embora menos bem, por serem ambos esquerdinos, com Martins Indi, fez dele o nosso valor mais seguro e tornando a nossa defesa uma das mais seguras da Europa. Forte de cabeça, inteligente no posicionamento, sóbrio na análise, foi, para mim, a nossa melhor contratação do ano transacto. Absolutamente fundamental. Cristián Tello, que completa hoje 24 anos - parabéns Tello - é um extremo que foi absolutamente fundamental em vários jogos do FC Porto, e no qual acredito muito. Não está no seu pico de forma, veio de uma lesão séria, está ansioso e com isso lá se vai o critério, mas estou confiante no seu querer e garra. Aliás, já se demonstrou bem Portista e que leva este Clube a sério. Não estou assustado com a sua pré-época. Uns começam a carburar mais lentamente que outros. Tello deslumbrará cada vez mais, tenho a certeza.

Alberto Bueno é segundo avançado, mas pode fazer múltiplas posições. Tem um elevado sentido posicional e golo fácil. Já fez disso demonstração esta pré-época e parece-me muito intenso e aguerrido. Não se pode comparar com Adrián. Bueno já marcou um bom golo e já teve mais um bom par de remates e umas grandes tentativas de desmarcação de colegas. Num 4x2x3x1, conto com a sua sagacidade para muitos e bons golos. Num 4x3x3, pode adaptar-se a ser um dez. Ou não. Mas há margem para progressão. Casillas já mostrou a sua classe no jogo do Dragão, ouvi-lo a comandar a tropa é delicioso. Seguro, determinado, com uma boa defesa... epá, acho desnecessário estar a falar de Casillas. Quem não souber da mais valia que Casillas dá ao FC Porto não percebe nada disto.

Quatro espanhóis, três com mais que provas dadas, não fazem uma armada espanhola.

10 comentários:

  1. Imbicto Jorge,

    Praticamente subscrito na totalidade. Creio que Ángel não sairá, pois estou convicto de que o Alex vai embora em Janeiro...

    Tudo o resto, é no ponto. Também eu defendi o Adrián e também eu admiro o Campaña, apanhado numa circunstância fraca para si. Marcano é tremendo e Óli não merece palavras: é óbvio.

    Imbicto abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humm... não sei não... Sandro e Cissokho até ao fim,da época é a minha aposta.

      Abraçom

      Eliminar
    2. A minha também Jorge...

      O Angél está fora.

      Quem não fica até ao final da época também deve ser Herrera, até pelo valor de mercado atual e até pela necessidade de fazermos mais um encaixe relevante (ou mais que isso) neste período económico. Herrera ou sai agora ou vai ser desvalorizado ao longo do ano, pois é o médio mais box-to-box que temos e o mais rotativo também mas é o médio que passa pior de todos...

      Eliminar
  2. Fundamentalmente mostra que Julen Lopetegui é um tipo honesto e provará que é um treinador á Porto.

    ResponderEliminar
  3. Drulovic, Zahovic, Butorovic, Kulkov, Iuran e muitos mais de Leste (não sei se contemporâneos, mas em alturas próximas). Ninguém se queixou de nenhuma armada das estepes.

    Novos tempos, cheios de zelotas.

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge,

    Abro aqui outro thread só para me rir consigo de um outro assunto (não tão) alheio: o árbitro Tiago Martins (3 joguitos e já passou a internacional, lembram-se) abre a época do benfica. Critérios

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
  5. Caro Fábio
    Tudo como dantes Quartel General em Abrantes. Imaginem como o homem vai entrar em campo! Se errar contra o clube da treta já sabe que vai parar aos Distritais. E não há maneira de correr com este Vítor Pereira?
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. José Lima, Fábio, é o Vitinho a fazer o All In. Ou vai ou racha.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. O Rui Pedro Braz (TVI24) hoje saiu-se com uma que até fiquei parvo. Não é que aquele visionário diz que Imbula ainda não mostrou valer 20 milhões. Já se sabia que iam cair em cima do jogador pelo preço dele, mas depois do que já se viu, na pré-época claro, das qualidades que trás ao nosso meio campo este gajo saisse com esta. Segundo ele como custou o que custou só justificava se marcasse 20 golos por jogo e mais 20 assistências. Esta gente a juntar a pouco perceber de futebol ainda tem mau caracter.

    ResponderEliminar