Se há coisa que me chateou naquele desaire final, para lá dos pontos perdidos - no meu entender completamente recuperáveis - foi que tive logo uma imagem do branqueamento e do spinning que iria, sem duvida, acontecer na imprensa, nas rádios, nos jornais e por toda a net do que acontecera naquela tarde de domingo.
Elasse, eis aqui a capa da bolha que não me deixa mentir. Cá está o "Herói do Povo" no seu mais belo esplendor, prontamente renovado. Nada de surpreendente, de facto. É o que acontece sempre que algo acontece ao fifica deste género. Há sempre um spinning habilidoso que transforma um humilhante empate, sacado à pura sorte, numa festa fifiqueira! Nada sobre um jogo em que o FC Porto, como dizia e bem Carlos Tê, vulgarizou o tricolinho. No pasa nada.
Aliás, já se adivinhava a tendência, uma vez que o zerozero.pt e o menos, muito menos futebol já tinham arranjado títulos "criativos" para as suas análises e o Goalpoint.pt até o declarou "o homem do jogo". Sim, é verdade - o homem do jogo. À frente de Óliver ou Danilo. À frente de Jota. Afinal, tudo se resumiu a uns segundos, verdade? Como o fifica não criou nem fez rigorosamente nada nem antes nem depois, a única coisa que interessa é um lance. Em 94 minutos.
Está tudo muito alinhadinho para lavar as mentes dos incautos adeptos. No caso da bolha é escandaloso. É transformar aquilo que esteve perto de ser um resultado humilhante - e o foi em futebol jogado - numa espécie extraordinária de vitória!
Só posso dizer com orgulho que voltamos, indubitavelmente, a ser temidos, se um empate devido a mijo se torna na conquista da Liga dos Campeões!
Para cúmulo, neste afã de tentar compor as coisas, lá estão os queridos do zerozero apressadamente a tentar por todos os meios
desvalorizar dois dos heróis da noite,
Óliver e
Jota. Que fofinhos! Foram entrevistar um
jornalista que costuma
acompanhar o Atlético a garantir que
Jota não ficará no Dragão e que
Óliver sairá muito caro. Coitadinhos, sofrem de iliteracia! Não deverão saber estes meninos como funcionam as
cláusulas de opção de compra nos contratos! Se o Atlético quiser pagar pelo Jota como o Real Madrid fez com o Casemiro.... E quanto ao Óliver, bem,
também tem cláusula de opção de compra. Alíás, até se diz que é obrigatória, e já li algures que os valores já estarão acertados e tudo. Por isso, seus grandes
filhos de meretrizes rascas vendilhões do templo, é só
continuar a procurar a ver se encontram alguma coisa!
Insisto sempre nesta ressalva, não me interessa nada o que pensem os coisinhos. Mas interessa-me muito que os nossos adeptos saibam reconhecer este tipo de banha da cobra, e o Porto Universal estará sempre atento a desmentir tudo o que sejam branqueamentos e mentiras caluniosas. Por aqui, meus caros inimigos, não passarão!
Já agora, aproveito para esclarecer o zerozero que as compras dos passes de Jota e Óliver entrariam em
anos diferentes de contabilidade, uma vez que a cláusula de Jota acaba
este ano e a de Óliver só
a meio do próximo. De resto, como diz o próximo Secretário-Geral das Nações Unidas,
é fazer as contas.
ADENDA: Olha, esta
aqui também é gira! (Obrigado
csantos!) Não menos, muito menos futebol, o artigo não tem nada a ver com clássico. O
timing é pura coincidência, verdade? Por acaso, saiu a valorizar o fifica depois de uma derrota humilhante. Feliz acaso, de facto!
Acham que somos burros? Envergonhem-se, carago!
ADENDA SEGUNDA: Epá zerozero, acalmem-se! Esse
fervor coisinho é mais rápido que os meus posts, carago!
Ai agora o fifica "manda nos clássicos sem mandar"? Isso é giro! É tipo quê? Ser rico sem ser? Ser o Brad Pitt sem ser? Epá
curem-se! E já agora, meus caros responsáveis da comunicação, não se esqueçam que estes bromelhos são sempre os
segundos ou
terceiros a fazer perguntas nas conferências de imprensa! Perguntem-lhes se são jornalistas sem o ser!