quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A Assintota Entre a Contabilidade e a Mística


Sou um indefectível Portista. Vibro com o Porto, canto o Hino, vou - tanto quanto possível - ao Dragão e, não sendo doente, pois por formação de carácter, tenho tolerância para pontos de vista díspares, tenho no Futebol Clube do Porto a minha tribo.

Vejo-a um pouco como a aldeia do Astérix. Somos Unidos, irredutíveis, contra tudo e contra todos. Somos fortes, avassaladores nessa União, autenticamente imbatíveis, juggernaults.

Tenho também formação em Matemática, apesar de ser um Humanista convicto. Mais até. Um Universalista. Tive a obstinação de fazer as cadeiras e os cadeirões de Matemática, no então pólo dos Leões da Faculdade de Ciências, agora a Reitoria. Confesso que a Matemática me dá a sensação de uma compreensão da Mecânica do Universo. A cadência repetitiva e formular do Todo.

Mas tenho para mim que a Paixão pelo Futebol Clube do Porto é toda do lado sentimental. Toda do lado sensorial. Toda vibrante. Toda sentida. Como numa batalha, em que a União faz a Força.

Aprecio e admiro o adepto que quer saber quantos milhões "nos" custou o jogador A ou B. Como está o balancete, o passivo, as contas de merceeiro todas. Se pagamos quotas, somos todos, associados co-donos do Clube.

Agora, uma outra coisa eu não admito. Se falamos hoje do Futebol Clube  do Porto, devemo-lo inteiramente a Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. Ele, e a sua estrutura, há 32 anos que nos fazem o Clube de projecção internacional. A ele tudo isto devemos. E tenho a CERTEZA que ele põe o Clube à frente de todo o interesse paralelo ou efémero. Tenho a CERTEZA que este é o seu Legado. Tenho a CERTEZA que ele tem consigo os melhores fiscalistas, economistas, que há um plano a longo prazo para o Clube. Que sim, temos fases de maior despesismo, que a fase das vacas gordas pode estar a acabar, mas não será justamente aquilo que querem muitos dos "adeptos", até aqueles que assobiam? (Juro pela Divindade - inserir aqui divindade que professem, se alguma - que estou farto de escrever esta puta desta palavra)

Se perdermos a capacidade de comprar atletas estrangeiros, estamos MESMO assim tão mal? Temos ou não boa prata da casa? Estes jogadores que estamos a formar terão ou não Garra e Atitude Portista? Serão ou não jogadores com a Poção Mágica? Não é o que se reclama?! Então em que é que ficamos, pá?

Querer o Todo e o seu Contrário, não é só esquizofrénico, é estúpido!  Lembro-me perfeitamente que uma das premissas para a contratação a longo prazo de Julen Lopetegui ser justamente a aposta na Formação.

Agora, claro que a Estrutura do FCP sabe que tem de ser com critério, devagar, inserindo os atletas num modelo forte e vencedor. Não se queimam atletas, não se põe miúdos impreparados sobre o jugo do assobio do "Tribunal do Dragão". Dá-se tempo porque nem a Divindade, desde Mithra até Deus, criou o Mundo num dia.

Acho interessante que se falem de números, que se dêem alternativas a uma "política desastrosa". Aliás, incito e desafio o adepto consciente deste comboio desgovernado, como muito se diz por aí, a apresentar um plano e uma alternativa credível à SAD numa qualquer Assembleia Geral do Clube. Em vez de crítica, acção.

Mas, para mim, que se pare por aqui. Porque a Mística e a Contabilidade são assintotas. Pare-se, de uma vez por todas, de humilhar e criticar jogadores por serem demasiado caros e não serem colossos desportivos. O que se está a fazer a Adrián Lopez, como se fez a Danilo e a outros, é uma vergonha sem paralelo. Eu não sei quanto custou Adrián. Pode ter sido mau negócio ou bom, o Tempo o dirá.

Porque é o passe de Adrián e não o próprio. Porque é nosso. Da nossa Casa. Porque há jogadores que brotam em tempos diferentes. Parem de vaiar Adrián. Parem de vaiar um jogador porque é caro, mal entra. Parem de colocar a fasquia a x ou y milhões. Parem de uma vez. Estão a destruir a confiança de um jogador que acabou de aterrar. Eu aposto que Adrián ainda nos dará muitas alegrias. Tem velocidade e sentido de passe e posição. Ainda não está calibrada? Não, mas estará. 

Esta exigência, que nem os sócios maioritários do Clube tem, de querer tudo já, agora, só porque "nos" custou x ou y, mesmo sem se saber se a) verdadeiramente custou b) em que maturidade e condições custou e c) com que apoios; é uma coisa muito parvinha. Não NOS custou nada. Custou-LHES!

Podemos pedir a Vitória ("Queremos esta Vitória/Conquista-a por nós"), mas não podemos pedir mais de um jogador porque ele custou (x+y) milhões em vez dos x milhões do outro. 

Isso é Assintoto.

Somos Porto, Todos Juntos!

P.S.: O post do Blue Boy no Bibó Porto, Carago! é de leitura absolutamente indispensável.




3 comentários:

  1. Este assunto é tão delicado que na maioria dos temas que aborda nem estou consigo nem contra si. Penso que faz parte da forma de cada um sentir as coisas. Por isso e porque tentar fazê-lo me levaria imenso tempo, não vale a pena estar a detalhar a minha posição em cada um deles. Mas há uma coisa em que estou 100% de acordo e à qual gostaria de acrescentar algumas coisas, que é às vaias desnecessárias aos jogadores.

    Antes das vaias no Dragão há alguns passos que são invariavelmente cumpridos: o gozo nas conversas entre amigos ou de café, a leitura das opiniões dos opinion makers e o debate em tom jocoso por essa Internet fora. "Hey, aquele gajo custou 11M e não sabe fazer um passe?"; "O Danilo custou 13M fora as comichões, aposto que algum mamão naquela SAD tem os bolsinhos bem recheados"; "O FC Porto não se pode dar ao luxo de gastar tanto dinheiro num atleta"; etc.

    O jogador chega marcado pelo preço e grande parte das vezes nem chega a ter a oportunidade de calar a boca dos críticos precoces como teve o Danilo. Outro que nunca devia ter vindo, na boca da gente que sofre por antecipação, seria o Jackson. Porque com 26 anos já estava velho para dar retorno, porque se fosse realmente bom já não estaria no México há muito tempo, porque 9M é uma pipa de massa e por aí fora. Curiosamente ou não, ambos são hoje Dragões de Ouro e pedras fundamentais no onze e no balneário.

    Mas depois há o reverso da medalha: se Jackson com 26 anos já estava velho para vir, o Otávio com 19 é muito novo e a equipa precisa de jogadores para o imediato. Isto na cabeça dos críticos crónicos, claro. São os mesmos que acham que se um jogador é caro não devia vir e que quando um jogador chega por valores baixos é porque não vale nada e só vem para fazer favores a alguém. Aconteceu esta época com o Evandro, por exemplo.

    Custará assim tanto dar tempo ao tempo?

    http://portistasanonimos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar


  2. @ Jorge

    confirma-se: estás com a "corda toda".
    estou a gostar :D

    @ Augusto
    eu estou a gostar deste "novo"* Jackson.
    * novo no sentido em que não me esqueço das "ameaças" (algumas delas veladas) por parte do seu empresário, ao longo de toda a época transacta. bem sei que foi uma época má, mas há coisas que não se esquece. e eu não gostei nada "desse" Jackson. aliás, em Dezembro de 2013 afirmava que não me importaria nada que ele fosse para outras paragens.

    abr@ços a «ambos os dois» :D
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel,

      Obrigado!

      Gostava era de saber a tua opinião so re o post! Lol

      Quanto ao Jackson, senti a mesma coisa que tu, mas não assobiei hehe

      Ainda bem que está motivado, mas gosto do Aboubakar. Vai ser um grande PDL.

      Abraçom

      Eliminar