quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A Autofágica "Cultura de Exigência" e o Trauma de Tordesilhas

Associo-me neste momento a alguma da bluegosfera , denunciando claramente a política do assobio e da "cultura de exigência".

Mas qual "cultura de exigência" dá a um "adepto" a veleidade de comentar criticamente uma tatuagem feita no corpo de um atleta do Futebol Clube do Porto, acusando-o de ser "sportinguista"?

Então o nosso super veloz ala é zbordem porque tatuou um leão? Mas estas sapiências tem alguma noção do que significa este leão para Cristián Tello?

Não tenho nada que teorizar se é sobre o signo, sobre o seu animal totem, o seu espírito protector, um acontecimento marcante da tua vida, alguém a quem ele associa. Não é da minha conta!

O que sei é que não faz dele MENOS jogador do Porto! Nem menos entregue à sua equipa. Faz sim é, de certeza, com que ele pense onde raio se veio meter! 

Não é "cultura de exigência", é burrice! Quem se ortoga a si próprio o direito de vilipendiar o próprio atleta, não compreende que está a prestar um péssimo serviço ao seu próprio clube! Será que é o seu próprio clube? Será que estes "adeptos" são Portistas? Não creio!

Creio que cresceram com a absurda noção de que estão com uma instituição 100% vitoriosa e que, qualquer que seja a competição ou jogo, tem de ser vencida por goleada!

A título de exemplo, o Barcelona de onde veio o Tello (sim, do Barcelona!) ainda ontem empatou com o Espanyol a uma bola, e só passou à fase seguinte da Taça do Rei nos penalties! Se fosse cá, aqui d'El Rei de assobios, lenços brancos e demais parvoíce.

E, por falar em Espanyol, venho expôr aquele que, para mim, é o verdadeiro problema: O Trauma de Tordesilhas. Podem ser brasileiros, colombianos,mexicanos,holandeses, caramaroneses. Não podem é ser espanhóis! 

Uma vez mais o "exigente adepto" passa por duas fases. A fase de emprenhar pelos ouvidos dos média e seu correspondente brainwashing.

Aí vem a armada espanhola! Soem as trombetas! Todos para a torre! Fujam!

Qual armada espanhola?

Tello, Óliver, Marcano, Campaña (chegou muito depois!), Andrés Fernandez - 4.

Contemos os estrangeiros, só no 11:

Fabiano, Danilo, Maicon, Alex Sandro, Casemiro - 5 brasileiros
Jackson, Quintero - 2 colombianos
Herrera - mexicano
Brahimi - argelino
Martins Indi - holandês
Tello - espanhol

UM espanhol é uma armada!? Temos um trauma quinhentista! Não é "o gajo não percebe disto" é "este espanhol não percebe nada disto"! É este trauma conquistador que está por detrás de muito assobio.

Mas meus amigos, somos todos celtas. A região Norte portuguesa é praticamente indistinta da região Galega. Temos a mesma cultura, os mesmos costumes. temos praticamente a mesma língua. Trocamos os vs pelos bs. Temos o nosso som musical. A nossa música tradicional é igual. Nada distingue uma muñeira de um vira, ritmicamente. Então porquê esta xenofobia à lá carte?

Estou com a bluegosfera. Acabemos com esta estupidez. Abafemos os assobios. Deixemos de dar pontos ao inimigo.

Se continuarmos assim, jogaremos melhor fora de casa do que em casa, teremos fama de fazer mal a atletas e treinadores, de sermos mais papistas que o Papa. A 2ª circular esfregará as mãos de contente!

Uma coisa é ser exigente, não os deixar dormir na forma, criticar, pressionar para mostrar que não batemos palmas a derrotas. Porque não, assobiar NO FIM a uma má exibição. Agora, nada ganhamos em estar a perseguir atletas e treinador a toda a hora. Desestabiliza e não ajuda ás vitórias! 

Sábado já sabem, todos ao Dragão. E nós, Portistas, abafemos o voz da "cultura da exigência" autofágica.


11 comentários:

  1. Parece que o mal já não é de agora. Encontrei esta pérola (http://dragaodoporto.blogspot.pt/2014/10/panfleto-distribuido-antes-do-jogo-fc.html) enquanto passeava pela Bluegosfera (http://bluegosfera.blogspot.pt/).

    O mal já é antigo e infelizmente duvido que alguma vez acabe. Vamos acreditar que sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, senhor Augusto, mas agora parece-me pior, por uma questão de género, número e grau. Não acha?

      Eliminar


  2. @ Jorge

    és uma verdadeira "lufada de ar fresco" (quase, quase uma 'Nortada') nesse maravilhoso mundo que é a bluegosfera. mesmo!

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo,

      Foste tu que me deste o "empurrãozito" necessário! A "culpa" é tua! :D

      Mas mesmo assim, gostava de saber a tua opinião DO ASSUNTO pá!

      Abração,

      Jorge

      Eliminar
  3. «
    O que sei é que não faz dele menos jogador do Porto! Nem menos entregue à sua equipa. Faz sim é, de certeza, com que ele pense onde raio se veio meter!
    »

    Jorge,

    graças a ti, agora percebo o propósito e a pertinência de um comentário que, em tempos, recebi lá no meu estaminé e que sinteticamente referia que «fica difícil comentar quando se diz tudo no texto».

    portanto, acho que a citação acima sintetiza todo o meu pensamento sobre o assunto.
    mais do que abordar o despropósito de uma cambada de energúmenos, sem vida própria, "preocupa-me" perceber o quão encaralhado não terá ficado o jogador com algo (para ele) perfeitamente banal, cujo pensamento tu sintetizas num bem a propósito «onde raio se veio meter»...

    como escrevi por aí «e foi com um leão… imaginem, por momentos, o que não teria sido se fosse com um ‘milhafre’?»

    ps:
    pois... a culpa não pode morrer solteira, não é? :D


    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Quanto aos assobios completamente de acordo!
    Quanto á tatuagem, que adeptos e onde é que se viram adeptos a "protestar" ou a acusar Tello de ser Sportinguista?
    È que pelo que vejo foi noticia fabricada pelo jornal a tal suposta indignação dos adeptos pela tatuagem de Tello, alias basta atentar na data de nascimento do jogador (11 de Agosto de 1991, signo leão) para se perceber o porque da tatuagem!
    Na Internet, nas redes sociais, há muita gente que se passa por Portista ou de outro clube qualquer e diz o que lhe apetece, por exemplo posso usar um nick ou perfil qualquer referente a outro clube e falar mal do que bem entender a não ser que exista uma censura do moderador do site ou blogue ou seja la a rede social que for!!
    O que importa é não ligar nenhuma a esta imprensa facciosa que fala sempre em desfavor do F.C.Porto e neste caso esta a dar-se muita importância, alias o exemplo vem de cima do presidente do nosso clube e muito bem!
    Saudaçoes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, tem toda a razão, por isso escrevi a palavra "adepto" com as aspas.

      Abraço!

      Eliminar
  5. Aviso: Comentários anónimos insultuosos a mim ou a frequentadores deste blogue não serão publicados.

    ResponderEliminar
  6. Esperemos que com o Nacional os Portistas de 1ª cantem e os Portistas de 2ª batam palmas

    ResponderEliminar
  7. Parece realmente que alguns se julgam mais portistas que outros. Temos actualmente Cristianos Ronaldos de portismo, que estão acima de outras castas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se está o caro anónimo a falar de mim, saiba que eu apenas estou a cumprir o pedido meu Clube do coração, que é o Futeboi Clube do Porto. Não me acho nem mais , nem menos Portista que ninguém. Estou apenas a dar a minha opinião. Respeito quem discorde da mesma. Espero que façam o mesmo com a minha. Obrigado.

      Eliminar