sábado, 25 de outubro de 2014

A Carburação a Começar

E é isto. Depois de tanta histeria, eis aqui o onze encontrado a começar a entrosar-se, a ligar-se, a funcionar como equipa.

Tendo começado com alguma ansiedade, com o tempo e a procura insistente, lá encontraram o caminho do golo.

Mas solidários, unidos, em bloco, sem egos ou super egos. Quaresma também entrou, sem raiva nem ressentimento, consciente e confortável no seu papel de 12º jogador, condensado nos minutos e a dar o máximo de si próprio. Assim como Aboubakar, que mostra como ser um ponta de lança possante, bem posicionado e orientado. Até desceu à Jackson para ajudar na subida. Subida essa que já teve corredor central, e esteve voltada para a frente, orientada para o ataque em vez de atrasos e espera infinda.

Um excelente espectáculo, uma goleada calma, que conseguiu sobreviver pacificamente a mais erros de arbitragem. E adorei ver o Danilo Capitão, acho que merece e bem.



GOLOS

Quintero - Mágico distribuidor, está na posição que melhor lhe dará espaço para ser, com o seu tiro forte, o seu passe magistral e o seu extraordinário sentido de posicionamento.

Jackson - Sempre insatisfeito, à procura de mais, de servir o jogo, é tudo menos um ponta de lança parado, na mama, à espera da bolinha. Mexe-se, não se ofende se tiver de ir buscar jogo e servir outros. Bravo.

Herrera - Solto, liberto, de frente e de força, distribuiu, orientou, tentou o golo. Sei que não é amado e de vez em quando falha - embora menos - mas temos alguém que, com espaço, é uma força muito grande.

Estabilidade do onze - Está encontrado aquele que será o onze base de Lopetegui. Mude-se Quintero por Óliver, troque-se extremos ou defesas, acabou a experiência. Este onze vai aprender a ligar-se, a entrosar-se e assim sendo, uma equipa de irmãos onde todos são importantes, todos fazem falta, ninguém é esquecido, nem Adrián.


FALTAS

Tello - Apesar de não ter feito um mau jogo, não esteve tão ligado como os seus companheiros e viu-se estar ausente da sua ordem natural. A corrigir, certamente.

O início pim-pam-pum - Não estou assustado, era natural a ansiedade e os nervos,mas demorou o seu tempo a conhecer o Arouca. Mesmo assim, virados para frente, apoiaram-se nas perdas de bola e erros.



16 comentários:



  1. @ Jorge

    desculpa lá, mas faltam "assobios" aqui :D
    (olha, nem de propósito: fica aqui a minha sugestão para que seja um "golos/assobios" :D)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel!

      Ouviu-se para lá alguma coisa, mas tenho de acreditar que veio dos gajos do Arouca não? Não posso crer que tenha sido de "portistas"! Se alguém assobiou ontem é porque:

      - É estúpido e não percebe nada de bola.
      -È riquinho para deitar fora 25€ mais viagens e comida e gasosa e portagens.
      - Devia levar um coque dos SD com muita força.

      Não consigo escrever mais a palavra "assobio". A sério, fiquei farto dela numa semana.

      Abraço,

      Jorge

      Eliminar
  2. Caro Jorge,

    Primeiro jogo que não consigo acompanhar e dá goleada... Pelas imagens que vi, gostei bastante das jogadas dos golos, e das finalizações simples mas eficazes dos nossos dianteiros. E um golaço do Quintero! Jogou-se por dentro, por fora... Impecável! A ver se do Minho nos chegam notícias que permitam acabar o fim de semana em beleza...

    Abraço

    Z

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Z,

      Com o benfas a comédia que está - o Pedro Ribeiro assim o disse no MaisFutebol - com o Enzo com um pé de fora e o Gaitain a não querer renovar...nunca se sabe.

      Lá sabedoria para isso tem o Sérgio Conceição!

      Adorei o jogo, e pá, vai ser tão lindo ver os paineleiros hoje, a desavalorizar!

      Abraço!

      Jorge

      Eliminar
  3. Que temos qualidade, temos; que temos competência, temos; se tivermos calma, paciência, estivermos unidos e apoiarmos, então podemos conseguir coisas muito bonitas.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Vila,

      Claro! Mas olhe vi muita união, muita alegria e muito "colectivo"! E acho que isso vem da mão de Lopetegui!

      Um abraço,

      Jorge

      P.S.: Se quiser dar-me a honra de ser incluído na sua lista de Portistas, era uma grande honra e incentivo! Obrigado!

      Eliminar
  4. @ Z

    «
    primeiro jogo que nao acompanho e da goleada
    »

    eu que nao sou supersticioso peco-te encarecidamente para reconsiderares e passares a acompanhar a equipa em diferido :D

    abr@co
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se me garantissem que dava sempre vitória nossa, assinava por baixo... Mas tinham de me trancar em algum lado durante os jogos!!

      Eliminar
  5. Caro Jorge Vassalo,

    "Conheço-o" de ambos sermos frequentadores e comentadores no Dragão Até à Morte do nosso estimado Vila Pouca e foi ali que tomei conhecimento da criação do seu Blogue já há uns dias. Como aprecio os seus comentários e a forma de ser Portista, resolvi "espreitar" este seu espaço de Portismo e gostei. O desejo de longa vida neste seu desiderato, e a promessa de que, pelo menos, serei um frequentador assíduo do seu Blogue. "Ver-nos-emos" por aqui e pelo Dragão Até à Morte concerteza.

    Um abraço Azul e Branco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado sr. Fernando Pinto pela visita e pelos comentários! Espero que seja frequente!

      Vou tentar, na medida do possível, actualizar o blogue com novos posts.

      Um abraço azul e branco,

      Jorge Vassalo

      Eliminar
  6. Jorge Vassalo, não tem que agradecer, é sempre um prazer partilhar o Portismo com quem o sente verdadeiramente, sobretudo no meu caso que resido na zona de Lisboa e se não fossem estes espaços, sentir-me-ia como um órfão. Ah! não me trate por sr. por favor, como costumo dizer, fazemos parte da mesma família Azul e Branca do FC Porto.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É "defeito de formação" fui criado a tratar os mais velhos com respeito!~

      Abraço!

      Eliminar
  7. Excelente jogo. Excelente análise.

    Este espaço promete!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara ABT,

      Fico muito feliz por apreciar este espaço e os meus textos, muito me honram os seus elogios!

      Espero vê-la e aos seus comentários muito por aqui!

      Saudações Portistas,

      Jorge Vassalo

      Eliminar
  8. Bom dia meu caro! Achas ter Casemiro no meio campo dá alguma equipa estabilidade? Consegues fazer 3 onzes diferentes com jogadores do plantel e meter Casemiro num desses 11s? Para mim as opções para a posição 6 são: 1º. Rúben (em todos os aspectos melhor que Casemiro); 2º. Marcano (com ele ficamos mais sólidos defensivamente e não acrescenta muita coisa ao ataque onde Casemiro é uma nulidade); 3º. José Campana (nunca o vi jogar mas não é possível que seja mais fraco que o Casemiro, ninguém é, não importa de onde ele vem e para onde vai). 4º. Cavaco Silva (ah, não é portista, não é médio defensivo, não é jogador? Não importa, ponham quem quiserem ou não ponham ninguém, só não ponham o CASEMIRO). Nuno Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno,

      Antes de mais, obrigado pela gargalhada, essa do Cavaco está muito bem metida!

      Já vi que não és fã do Casemiro, confesso que também não sou.

      Para mim Rúben Neves é o futuro. No entanto convirás que não tem ainda nem cabedal para alguma agressividade, e isso resolve-se - vê o caso do Neymar - quer no aguentar os 90' a ritmo bom.

      Mas evidente, eu até gostaria que, daqui a 5 anos, fosse nosso Capitão.

      Agora, em alternativa a Rúben, acho que José Campaña será um dos melhores 6 da nossa Liga.

      Obrigado,

      Abraço

      Eliminar