terça-feira, 28 de outubro de 2014

Danilo Capitão, a Garra de Ser Portista


"Foi um momento de muito orgulho, muito respeito. É muito gratificante fazer parte do quadro histórico de capitão do FC Porto. O clube tem uma grande história de capitães."

"Espero poder contribuir com o meu trabalho para ajudar a equipa a vencer sempre. Um jogador do FC Porto tem de ambicionar sempre a ganhar tudo."



Danilo Luíz da Silva é um Portista. Um Portista dos meus. Sempre insatisfeito, sempre a dar tudo o que tem no campo, sempre a suar a camisola. Jogador mal amado no Porto, foi muito criticado por causa do que custou o seu passe, os mal fadados 13M €. Por causa disso, muita da massa adepta ainda não percebeu a jóia que, no meu entender, temos no nosso plantel.

No ano passado, aquele assassino de talento que era Paulo Fonseca, desgastou-o estupidamente e limitou-lhe as duas coisas que mais gosto de o ver fazer - a superior capacidade de cruzar, de entrar pela linha, mas também por dentro. O seu poderoso remate e a sua capacidade de marcação de livres também são coisas deliciosas de ver. No entanto, desgastadíssimo, nunca o vi desistir.

Danilo, para mim, tem uma coisa que eu acho que é Ser Porto. A sua constante insatisfação é também um olhar atento para os seus colegas, no Dragão pode sempre ouvir-se a forma especial com que Danilo incentiva os colegas, puxa pelo público, vive o emblema que carrega ao peito. A raça e a pujança, a forma como sente os Clássicos e a revolta que sente cada vez que perde ou empata, é o que, para mim, significa ter a Mística do meu Porto. Não tenho dúvidas que Danilo será sempre Portista. 

O Nosso Grande Presidente disse ontem, inclusivamente, muito justamente, que ele não merecia um Dragão de Ouro, merecia dois. Esses dois são a Raça e o Coração que se lhe reconhece.

Não é português, mas é internacional brasileiro, agora muito justamente titular. É um jogador especialmente talentoso e, para mim, um orgulho enorme fazer parte da minha Casa. Foi com muita felicidade que soube da notícia da negociação da sua renovação. Este é um jogador que eu quero ver na minha casa até que não possa jogar mais.

Será, daqui a uns anos, tenho a certeza, um símbolo do nosso clube.

A imagem, no fim do jogo do Arouca, dele sem a camisola mas com a braçadeira de Capitão no braço, diz-me que era ele que merecia a braçadeira. Percebo que Jackson a tenha, mas entre Maicon e Danilo, a Mística do Porto está muito mais no número 2.

12 comentários:

  1. Plenamente de acordo. Por tudo o que teve de enfrentar, toda a desconfiança e estúpida exigência que lhe cobraram, Danilo é o jogador mais "à Porto" do nosso plantel.

    Merecidissimo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oubelá pá, falta muito para ver a vossa crónica no Blue Overlap sobre o jogo do Arouca ou vou ter que esperar pelo jogo do Nacional?

      Queres que a escreva eu?

      Ai o carago pá! :D

      Abraço!

      Eliminar
    2. Nenhum de nos viu, vai ter de ser uma coisa diferente desta vez! Agora ando mais interessado em ler um blog novo que anda a causar sucesso pá!!
      (A culpa é tua, óbvio!!)

      Forte abraço!!

      Eliminar
  2. Não podia estar mais de acordo, apesar de um senão : o ano passado desgastou-se por falta de alternativas, e temo que este ano vá pelo mesmo caminho. Opare não sei que é feito dele e Ricardo é adaptação.
    Porto Sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      O Opare joga na B, às vezes, teremos lateral direitos na B, tipo Victor Garcia e o sempre pau pra toda a obra Ricardo, mas o Opare joga benzito. Não é nenhum Danilo, mas "quebrava o galho".

      Abraço!

      Eliminar

  3. o Opare está lesionado. deverá regressar à actividade no início do ano civil de 2015.

    o Vítor García, nas palavras do próprio, está «com mais concorrência».

    as alternativas actuais resumem-se ao Ricardo Pereira. mas o Danilo está numa forma soberba e com a moral em alta, pelo que...

    por favor, não inventem casos onde eles não existem.

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  4. Estou de acordo com tudo o que escreveu acerca do Danilo, eu tenho que dar a mão à palmatória, pois também fui um dos críticos dele.
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E há muita gente a incorrer no mesmo erro com o Adrian, sr Moutinho!

      Eliminar
  5. Pagou uma factura alta pelo que custou, como se tivesse alguma culpa disso, mas que tem grande qualidade, tem e por isso... temos de tratar da renovação rapidamente.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que temos um jogador no plantel neste momento com uma história muito parecida, a prazo... hummm

      Abraço

      Eliminar
  6. Não raras vezes, os galardoados neste género de eventos, como foi o caso da Gala do Dragões de Ouro, proferem declarações de circunstância. Acontece que no caso do Danilo, as suas declarações têm correspondência na sua atitude, na raça e no inquestionável valor que vem demonstrando em campo, para além do evidente orgulho em representar o FC Porto. Merecido o Dragão de Ouro e por certo não foram por acaso as referências do nosso Presidente ao jogador.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar