sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O que queria era que me assobiassem a mim

"Como treinador, o que gostaria era que os assobios fossem para mim. Os jogadores necessitam do apoio dos adeptos, mas o FC Porto é um clube grande, pelo que são situações que temos de encarar com naturalidade e respeitar (...) O treinador pode aguenta os assobios. Mas o FC Porto tem adeptos magníficos, que  nos apoiarão nos momentos difíceis em que mais precisamos deles"


Esta é justamente a razão porque gosto de Julen Lopetegui. Ele veio aguentar e dar o corpo às balas. Ele vai proteger os seus atletas, vai dizer "batam em mim que eu não estou nem aí". E não está mesmo. Como um bom estratega, um homem com uma Missão, ele sabe entender que, muitas vezes, no caminho para se chegar ao resultado pretendido, se vai lidar, e muito, com a incapacidade da compreensão daqueles que o circundam. 

É um facto que também é perigoso, pois esse tipo de obstinação também roça muitas vezes a intransigência e a teimosia. Mas também demonstra carácter. perseverança e atitude. Já o tinha percebido no jogo de apresentação. Este não é um homem que se importe com o que pensam dele. 

Não me parece que vá atrás do brainwashing da Comunicação Social. E muito menos que não perceba que, ao mudar coisas de sistema de jogo e de jogadores, vai primeiro ser odiado para depois ser amado. É preciso que se oleie a máquina, que se afine as juntas, que se ajustem as pedras no tabuleiro.

Até lá, só um grande homem se atravessa pelos mais frágeis. Basta ver como foram assobiados Adrián e Casemiro, para se perceber como se podem expor pessoas em desenvolvimento ao escrutínio de milhares. Imagine-se o leitor que está a ser vaiado por 30 mil pessoas! Estaria indiferente?

Felizmente Lopetegui está. E ainda bem. Homens rijos não pedem quatro vezes demissão. Se vencerem, as vitórias são do colectivo. Se perdem, a culpa é deles. 

10 comentários:



  1. @ Jorge

    parabéns! pela iniciativa e pelo mais novo espaço de tertúlia na bluegosfera®.

    cá estarei, dentro das minhas possibilidades, para te incentivar nesta "luta" diária e por forma a que não a deixes esmorecer :D

    ps:
    permite-me uma sugestão/crítica construtiva:
    uma cor de fundo ligeiramente mais suave do que o actual azul-escuro forte. causa um contraste agressivo para quem te quer ler (e às tuas prosas).

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel!

      Obrigado pela sugestão e a visita!

      Que achas assim?

      Abraço,

      Jorge

      Eliminar


  2. @ Jorge

    eu ainda sou do tempo [risos] de lettring negro em fundo branco :D
    (e acrescento que deverás aumentar um pouco ao tamanho desse mesmo lettring; não será por nós, mas para alguns dos teus visitantes com mais experiência de vida do que nós os dois juntos :D)

    se quiseres (mais) ajuda, estou ao teu dispor. sabes onde me encontrar e como o fazer :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Bem-vindo e muitos sucessos. Agora é fazer umas afinações e bola para a frente. Portistas como tu são sempre necessários. Vou colocar o link.
    Também gosto da forma como Lopetegui enfrenta as situações, mesmo as mais complicadas.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caro Vila!

      Fico muito contente! Se tiver sugestões para a afinação diga!

      Obrigado,

      Jorge Vassalo

      Eliminar
  4. Já não se estranhava ver o seu nome nas caixas de comentários de grande parte dos blogs portistas com observações sempre pertinentes e já se estava a adivinhar a vontade de escrever sobre o FCPorto.
    Desejo-lhe muita sorte para este novo projecto e que se torne mais um espaço de referência na "bluegosfera" azul e branca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Pedro! Tentarei que seja do seu agrado e de todo os Portistas!

      Apareça!

      Abraço

      Jorge Vassalo | Porto Universal

      Eliminar
  5. O maior conselho que posso dar é que não tente escrever sobre tudo e todos. É difícil manter o ritmo com que se começa, principalmente quando durante vários posts não há qualquer feedback por parte de que nos lê, mas depois lá vem aquele post que tem centenas ou milhares de visualizações e um número interessante de comentários que nos dá vontade de continuar. Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro sr Augusto,

      Muito obrigado pela visita e por me incluir na sua lista de blogues, muito me honra!

      Eu sei que escrevi dois posts no mesmo dia, mas garanto-lhe que não tenho tempo para estar a postar coisas a toda a hora, cansa as pessoas, torna a palavra inóqua e principalmente, não tenho vida para isso!

      Uma vez mais obrigado pela visita e comentário,

      Abraço,

      Jorge Vassalo

      Eliminar
  6. Dois posts bastantes pertinentes - como diria o Miguel do TOMO II - diga-se.

    ResponderEliminar