terça-feira, 29 de maio de 2018

Os Voos de Ícaro

Resultado de imagem para icarus

Aparentemente, Diogo Dalot preferiu seguir para o Manchester United a ficar no FC Porto. Este bateu a cláusula e lá foi. Antes de mais, tenho uma posição bastante firme: basta ver as recentes renovações, o discurso de Sérgio Conceição, que diz que tem de ver os jogadores antes de procurar ir buscar outros, para perceber que Dalot se procurava renovar há muito. 

Mais: ninguém vende  jogadores pela cláusula. Ela é batida e o jogador, se quiser, sai. Ponto. Assim sendo, é uma enorme desilusão para mim ver que um jogador que está estampado no autocarro, que professava, ainda há 15 dias, o seu amor ao FC Porto, prefere ser suplente de Valencia a crescer, calma e sustentadamente, no FC Porto. 

São voos de Ícaro, que se vão vendo um pouco por todo o lado. Não há paciência, calma, ou sabedoria para uma maturação e crescimento sustentado. E depois, a máquina engole-os. Dalot é bom, muito bom, mas não é um produto acabado. Vai falhar e muito, poderá dar um passo maior do que a perna.

Aparentemente, não aprendeu com o seu ex-colega André Silva ou com o Renatinho. Dar um salto antes de se conseguir saltar.... é asneira da grossa. Tomara que consiga. Se se esbardalhar, que seja um exemplo para os outros.

16 comentários:

  1. Se isto for verdade tudo o que vem na noticia d'O Jogo, isto mostra acima de tudo uma falta de carácter extrema por parte do Diogo e da familia...

    Obviamente nao por quererem melhores condiçoes para as suas vidas, mas pelo aparentemente falso constante empoleiramento do Portismo do Diogo...

    Por outro lado, isto também quer dizer que ao bater a clausula, vêm 20 M€ a PRONTO para o Porto por um jovem de 19 anos que fez poucos jogos pela equipa principal. Mais importante que tudo serão 20 milhoes de Euros, nao mendilhoes, o que sempre uma benesse, apesar de tudo...

    ResponderEliminar
  2. Se calhar clausulas mais estapafurdias ajudavam mais. Mas assim sempre se veem 20M aos 19 anos, caso contrario era 0 aos 20.

    ResponderEliminar
  3. Tenho pena. Era algo que eu temia. Também penso que que poderá dar um passo maior do que a perna. Ser bom de pés não significa ter boa cabeça. Não quis ficar connosco, pois que se vá...
    Abraço, Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  4. Não se pode dissociar esta venda com a incapacidade da Direção em renovar com os seus ativos... é certo, e para todos parece bem claro, que o jogador está a dar um passo maior que as pernas, e que a cadeira de sonho, o balneário de sonho ou a equipa de sonho são mesmo isso, sonhos e ilusões! E todo o jogador tem um preço, por mais juras de amor que faça... mas não se pode descartar aquilo que tem sido a gestão ruinosa da SAD nos últimos anos em prejuízo do clube e somente amenizado pela conquista deste campeonato.
    Um jogador básico de Football Manager nunca deixa um grande jogador aproximar-se do término do seu contrato se de facto o quiser manter. E assim sendo, se até uma qualquer pessoa consegue fazer esta gestão (perdoem-me os fãs do FM... eu também o sou), porque é que a Direção não consegue? Este período de "férias" devia servir para se voltar a falar, a discutir e porque não a resolver estes temas... ou somos liderados com um conjunto de incompetentes, ou somos liderados por abutres que aproveitam todo e qualquer cêntimo para o sugar do clube. Em qualquer dos casos, é mau. Deixo o repto para futuros posts!
    Saudações e Viva o Porto Campeão!

    ResponderEliminar
  5. Boas.
    Também me sinto magoado, vendemos o Ricardo (acho que nos precipitamos) na esperança que o Dalot ficasse. Um exemplo de um jogador que se espetou é o Renato Sanches. Mas o Manchester não é um clube qualquer, dá tempo aos jogadores para crescerem.

    O Porto tem que proteger melhor os jogadores e hoje em dia, clausulas de 20M, são clausulas baixas. Não gosto nada de ver o meu clube desprotegido desta forma, em que chegas ao fim de uma época e tens N jogadores que podem sair a custo zero!!! Tivemos uma péssima gestão desportiva nos últimos anos e estamos a pagar o preço disso.


    Araço.

    ResponderEliminar
  6. Sobre o Dalot e tanto outros putos da formação, relativamente ao que lhes vai na cabeça (as exibições na UEFA Youth League e Premier League International Cup não mentem…) explicou MUITO BEM o António Folha, numa brilhante entrevista ao Porto Canal, no ano passado.

    O dinheiro leva tudo à frente e cada vez mais cedo! Desengane-se quem AINDA pensa que os jovens Sub-19, Sub-17...têm o sonho de ir para a equipa A!!! Querem é emigrar e assinar por tubarões, mesmo não calçando!

    Ou se percebe como dar a volta a isto ou andamos a formar para os outros! Ao menos que se venda bem/caro!!!

    Concluindo...PORTISTAS???!!! Só os adeptos! E nem todos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas.
      Concordo, os jogadores só vêem dinheiro à frente (ainda há excepções). Mas o que me deixa mais triste, é que de há uns anos para cá, a gestão dos contratos dos jogadores tem sido péssima, basta ver a quantidade de jogadores que temos com o contrato a chegar ao fim, outros que podem sair a custo zero, jogadores com potencial na formação com contratos a chegar ao fim ou clausulas baixas, enfim!!

      Claramente o clube foi alvo de assalto por tipos que se estão a borrifar para o clube, isso é mais do que evidente. Fomos campeões, certo, mas estamos a ver jogadores a sairem a preço de saldo, outros a custo zero...isto deixa-me preocupado, porque se nesta altura não rentabilizas os teus activos, a longo prazo isto não é sustentável!

      Quero acreditar que isso já foi ultrapassado, e o clube está a tentar corrigir erros passados, mas não me esqueço do que aconteceu! Provavelmente só saberemos o que realmente se passou quando o actual presidente sair.

      Abraço.

      Eliminar
  7. ....e Mourinho, Vassalo, esse cabrão. Isto é uma OPA hostil.

    ResponderEliminar
  8. Olá Jorge!

    Fiquei surpreendido por esta venda! Não estava nada à espera! Creio que o sentimento de frustração e desilusão que senti é igual ao da grande maioria dos portistas ao saber disto.

    Li no jornal o "Jogo" que a própria SAD ficou surpresa pela postura do pai do jogador e do empresário. Tendo só esta informação, parece-me que toda a jogada foi uma "traição" ao clube. Acho que o clube merecia mais respeito. Li que a SAD se soubesse que a venda do Dalot se fosse efectuar nunca teria vendido o Ricardo ao Leicester. Não sei se será exactamente assim ou se isto não é mais do que uma desculpa de quem se viu ultrapassado sem saber como. Nos últimos anos alguns processos de renovações têm mostrado um FC Porto algo ingénuo.

    Vendo isto pelo lado do jogador e pela família do mesmo (o que é um factor importantíssimo) não será mesmo nada difícil imaginar que este contrato com o United será uma espécie de euro-milhões. Tanto o Dalot como a sua família têm o futuro financeiro assegurado. Por muito que o jogador seja portista e ame o nosso clube, que filho é que recusaria uma proposta de milhões que desde logo assegura a independência financeira de um pai, uma mãe, de irmãos, de avós... etc??!!!!

    Quem é que assegura ao jogador que volta a ter uma oportunidade destas???!!!! Como é que alguém pode assegurar a 100% que uma oportunidade destas voltaria a acontecer?!!!!
    Já diz o ditado "Mais vale um pássaro na mão do que 2 a voar".

    É no entanto no plano desportivo que podem surgir as maiores interrogações. Claro, digo eu. Mourinho acima de tudo compra o potencial de Dalot. Compra algo que poderá (se tudo correr bem) transformar num defesa de classe mundial se tiver tempo para isso, claro. Sendo uma aposta do treinador, muito do futuro de Dalot poderá passar pela continuidade de Mourinho em Old Trafford. Este terceiro ano do treinador português é uma espécie de "vai ou racha". Depois de uma primeira época que acabou por ser bem positiva, Mourinho teve uma segunda aquém das expectativas. Época igual à que passou, será meio caminho andado para a sua demissão. Isto a acontecer, não será nada bom para o jogador em termos desportivos. Nestes gigantes mundiais, normalmente jogadores tão jovens que são apostas de treinadores despedidos não têm grande futuro no clube. Mas obviamente espero que tudo corra muito bem a Dalot, seja com Mourinho ou seja com quem for.

    E de uma vez por todas espero que o clube opte por uma política de renovações que o impeça de sofrer estas más "surpresas".

    Uma última nota sobre André Silva: Infelizmente provou-se aquilo que também eu pensava. Foi uma transferência muito precoce que o clube se viu obrigado a fazer pela má situação de tesouraria. Foi bom para clube e para o jogador monetariamente. Em termos desportivos terá sido a pior decisão para a carreira do André. Espero sinceramente estar enganado!

    Vendemos Ricardo, Bolly, Dalot e Layun. Creio que teremos facturado 60 e poucos milhões de Euros. Somando isto ao prémio de entrada na Champions, estamos a falar de 105/110 milhoes de Euros. Com tudo isto, espero sinceramente que o clube comece a sair da crise financeira em que está metido.

    Quanto ao resto... PPPOOOORRRRRRTTTOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas.
      Meu caro, vamos lá ser sinceros, quantos jogadores portugueses daquela fornada toda de campeões europeus, provaram serem acima da média? Tens o Cristiano Ronaldo e o resto! Talvez o Rafael Guerreiro, gosto muito do miudo. São bons jogadores, ok, mas não passam disso! As grandes equipas procuram jogadores geniais. Mas genial há muito poucos, como se prova todos os anos.

      André Silva, já no Porto sabiamos disso, é mais um jogador que precisa de 100 oportunidades para marcar uma! O Porto fez muito bem em vendê-lo. Neste o Porto acertou. No caso de Dalot, ninguêm sabe. Se fosse para um Real Madrid seria um tremendo erro da parte dele, como é um Manchester, não sei.

      Todos os anos há sempre candidatos a Messi's, Ronaldos, mas a verdade é que os anos passam e Messi só há um!!

      De todos os potenciais a génios que ouvimos falar, até agora ainda não temos ninguêm que se aproxime do valor de um Ronaldo, de um Figo, de um Rui Costa.

      Bernardo Silva está num Manchester City, ok, mas tenho dúvidas se o rapaz vai conseguir afirmar-se naquela equipa...se o rapaz calha a sair, vai ser sempre a descer! É o que acontece quando sobes muito depressa.

      Abraço.

      Eliminar
  9. Que ele ao menos deixe ficar as muletas... já não existe dignidade. Quando foi festejar para os Aliados ele já sabia de fonte segura que iria para o Manchester. Que reveja as fotos e as reportagens e se envergonhe. São tipos destes que vão acabar com o futebol tal como ele ainda vai sendo, no futuro teremos o Futebol Clube Continente.. BMW Futebol Clube, etc etc. Nessa altura vou ligar tanto ao futebol como ligava nestes últimos tempos ao ciclismo, era pouco importante quem ganhava... foi preciso voltar ao nome do clube para voltar a paixão.
    Cumprimentos desportistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  10. o mercado e assim, e so o amor a camisola nao chega quando se ganha X e se vai ganhar 10xX. Dalot tem muitas potencialidades, mourinho gosta de laterais altos e rapidos como ele, com fergunson ele aprenderia com mourinho nao sei mas agora tanto se me da como se me deu. Quanto a andre silva o que e agora era por ca, nao passa disso, nao evoluiu nada, falha golos aos montes, joga demasiado para a equipa e e pouco egoista um problema da nossa formaçao para os avançados, veja se paciencia , veja se qualquer um que la ande, querem que eles defendam, que vao a direita e a esquerda, mas nao os ensinam a ser egoistas como o ponta de lança deve ser, se por ca ainda os apaparicam, la fora ou marcam ou nao jogam tao simples quanto isso. Def direitos temos o que estava emprestado ao estoril, mas so maxi se ficar nao chega nem para as encomendas.

    ResponderEliminar
  11. À hora que escrevo estas linhas , Dalot não está ainda no United. Vamos ver como corre o dia.

    Abraços a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Dalot ficasse pelo menos um ano no Porto a crescer, isso sim, seria o melhor dos dois mundos.

      Mas o Porto tem de mudar urgentemente de politica, os jogadores com potencial têm de ser protegidos com maiores clausulas (se nao quiserem, são obrigados a sair do clube, o clube não apostará neles), sob pena, da forma como o mercado está inflacionado, ficarmos sem os jogadores por meia duzia de "tostões" (se Dalot vale 20M, um Ricardo Pereira também vale o mesmo? Enfim!).

      Eliminar
  12. Boa tarde Jorge Vassalo

    Ricardo 22 mil + 3 por objectivos
    com 5 épocas a sénior (1 no Guimarães, 1 no FCPORTO, 2 na França e mais 1 no FCPORTO)

    Dalot (fala-se em) 24 mil
    com meia época no FCPORTO

    São 2 laterais direitos, acho que 2 vendas catalogados num bom menos, pois o potencial de ambos dava para mais ao nível financeiro.
    Principalmente no caso do Dalot que já estava referenciado pelos grandes da Europa há uns bons anos...

    Mas ai entra a situação de ambos estarem a entrar no ultimo ano de contrato (acabava em 2019)

    E esse foi o erro da gestão da SAD...
    Erros que como sabemos englobam vários atletas, e isso diz muito dos problemas a nível financeiro destes últimos anos no FCPORTO...

    Não sei se o Dalot saísse primeiro se o Ricardo ainda saia ou renovava...

    O que sei é que foi ao contrário e do lado do Dalot e seus empresários sempre rejeitaram as ofertas do FCPORTO, foi assim este ano desde o inicio da época...


    Vamos ter que blindar os jogadores com clausulas de 100 milhões


    Aos jogadores, familiares ou empresários coloco outro tipo de problemas.

    Estarão eles cientes de que ao saírem ou forçarem a saída nestas circunstancias estão a cortar o aspecto emocional que existe entre os adeptos/sócios do clube/jogadores...

    Será que se preocupam com isso?

    É que no dia em que pensarem que isso não importa será o dia em que o futebol morre.


    Além disso, saírem os 2 no mesmo ano é pesado, pois acredito que ninguém contava com isso, até porque o Dalot podia perfeitamente ganhar uma estaleca superior durante 1 ano e depois ser vendido por um valor superior (perto de 30 mil).


    A minha opção para defesa direito é um jogador que foi formado no FCPORTO B, Vítor Garcia (teríamos de comprar ao Guimarães, já não é nosso), tem as mesmas características do Ricardo, rápido a atacar, mas ainda precisa de melhorar o aspecto defensivo.
    Se Maxi ficar teríamos o lugar assegurado.

    Se Maxi sair ai teremos de comprar um bom defesa, com a mesma qualidade de um Alex Telles e ai podia regressar de empréstimo o Fernando Fonseca (tem garra, mas acho que ainda precisa de ganhar rodagem).


    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar