segunda-feira, 7 de maio de 2018

A Transcendência do Dragão.


É um lugar comum falar-se da alegria e da felicidade que se sente com este título. Também o é, falar-se da sensação de libertação de um jugo opressor. Creio que foi transversal a todos os posts e artigos de gente Portista. Mas sinto que houve algo de transcendente, ontem. Fomos mais longe, quebramos uma barreira, que não é a do Som ou da Luz. Creio que foi a do Tempo.

Não sei a que minuto. Era capaz de apostar que tinha sido no soberbo golo de Brahimi, mas não posso ter a certeza. Creio que o tempo parou. Por momentos, detive-me a contemplar o verde sobre azul e branco das bancadas, o pôr do Sol a carmim, a linha do horizonte.

Não estava mais ali. Estava só comunhão, energia daquela família - porque o é, e quem não o sabe nunca compreenderá o segredo da poção mágica do Futebol Clube do Porto - simbiose com os adeptos, que todos eles jogavam, quase sem jogar. Não havia tensão ou ansiedade, apenas alegria.

No dia de ontem, ninguém se aborreceu com arbitragem nem com o golo. Vibramos com cada jogador, chamamos por eles. Houve momentos de consagração de seres especiais - Iker Casillas e principalmente, o obreiro de tudo isto, Sérgio Conceição - mas também um momento de rara beleza, apenas possível na pureza de quem vive a emoção a flor da pele: a redenção e a justíssima homenagem a dois patinhos feios, indubitavelmente, no meu entender, as figuras da época: Héctor Herrera, Capitão por mérito e direito, e o inevitável Moussa Marega. Disse à minha excelente companhia neste dia sublime de celebração, o grande Miguel Lima, que ninguém o diria há dois anos. Caramba, ninguém o diria no ano passado! 

Sérgio Conceição é dono e senhor deste título. Foi ele que fez a Alquimia da transformação de uma trupe de rejeitados e enjeitados numa equipa plena de Raça e de Fúria vencedora, munindo-lhes da noção verdadeira e exacta do que enfrentavam, de quanto este título era muito mais do que ganhar um campeonato, daquilo que teríam de destruir. Isto, entre-cortado com a exigência quase abusiva de quem abusa também de si mesmo, de quem exige os impossíveis, procurando a excelência. Daí a sublimação de praticamente todo o plantel. Esse, outro segredo.

Foi por isso, também, entre gargalhadas, que assisti divertido à indignação daqueles que o Lápis Azul e Branco apelidou, justamente, de sem-vergonha, pelo acto simbólico da destruição do Polvo por parte de Gonçalo Paciência. Não está, Gonçalinho, ainda falta um bom bocado. Mas esta Fúria da Pelúcia é tão patética quanto hipócrita e desavergonhada, vinda daqueles que protegem, no seu seio, quem faz cânticos orgulhando-se de assassinatos de adeptos rivais, de quem anda à pancada com outros adeptos e polícia, de quem goza e humilha jogadoras adversárias a necessitar de assistência médica urgente. Desavergonhados abusivos, demonstradamente com um mau perder estúpido, incapazes de aceitar o mérito em outrem, capazes de qualquer expediente, que hipocritamente criticam nos adversários, para chegar aos seus fins.

A esses eu pergunto: afinal, identificam-se com o Polvo? O que acham que quer este acto dizer? Morte ao benfas? Não. Queremos a destruição, isso sim, de poderes controladores de tudo o que é influência. Queremos campeonatos justos, jogados dentro das quatro linhas, com arbitragens isentas. E é isso que o Polvo, e quem detém o seu ceptro, simbolizam. Ficaram indignados porquê? Admitem alguma coisa?

E quanto ao cântico do Penta Ciao, analisemos. "Chora o Vitória". Não chora? O que foi aquela conferência de imprensa? Depois de Rúben Dias ter feito o que fez? É para rir, certo? "Chora o Vieira". Não chora? "Campeonato sujo" quando está a ser investigado em todos os jogos do tetra-campeonato? Não há o mínimo de decoro? Não, não há." E o penta ciao". Pois, pois é, o penta ciao. Foi mesmo. 

E foi, pela mão daqueles que não se reforçaram, que não compraram camiões de jogadores para emprestar a tudo o que é adversário, que não exercem opções de compra sobre plantéis inteiros. E ciao, porque já se falava em hexas. Em hexas! No íncio do ano.

Como diz um belo ditado Zen, "quem quer abraçar o Mundo, acaba de braços cruzados". Pois descruzem-nos e tentem ganhar justamente. Fica aqui o desafio.

14 comentários:

  1. Chapeau!!!

    Fui la a porta mas nao vos vi.... 😉💙😉💙

    ResponderEliminar
  2. O "polvo" pode está a estrebuchar. Mas essa organização só sabe praticar maus actos.
    E como diria Terêncio "De um mal deriva outro".

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  3. Com o biqueiro que Sérgio Oliveira deu no polvo, o idóneo, bom rapazinho, Fernando Santos, hipotecado até ao tutano à organização do molusco, nunca mais na vida irá à Selecção.
    Quesafodam mais vale um minuto de liberdade que amordaçado toda a vida.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado FC Porto por esta overdose de felicidade.

    Um grande abraço meu caro Jorge

    ResponderEliminar
  5. Depois da imensa alegria da vitória, depois de me deleitar com o dinamitar de um penta vermelho SUJO e depois de muito bem regada a minha garganta com o bom espumante do norte, é importante para mim e para a minha consciência, vir falar de Herrera e, também, vir agradecer a Herrera.
    Hoje, como na época passada e como há quatro anos, no futebol que eu aprecio e sempre quis ver implantado no meu – VOSSO – FC Porto – futebol de posse, de primazia pelo primeiro toque, pela pressão alta e atrofiamento do espaço no meio campo adversário e pela envolvência e colectivismo atacante – o Herrera, para mim, nunca teria lugar nessa minha equipa.
    Mas Sérgio Conceição ao adaptar, intrinsecamente, o futebol da equipa às reais características de Marega – nem sempre eficaz e muito menos quando Marega não está – conseguiu arranjar espaço e condições de jogo para Herrera impor o seu futebol e ser uma mais-valia no equilíbrio da equipa, enquadrado num futebol mais directo e de desposicionamento dos adversários nas lutas de meio campo.
    Sobre Herrera, enquanto jogador, já muito escrevi ao longo destes últimos 5 anos e tenho de reconhecer que, por vezes fui muito violento e algumas vezes algo injusto nas críticas.
    Não conhecia Herrera enquanto homem, profissional e capitão fora das quatro linhas.
    Ouvi, atentamente, as suas declarações em pleno relvado do Dragão aquando dos inigualáveis festejos, vividos em pleno epicentro do Dragão.
    Fiquei muito surpreso, mas, sobretudo agradado com o Homem, o Profissional e o Capitão que fiquei a conhecer.
    Hoje, não tenho dúvidas que o carácter, a personalidade, a vontade, a voz de comando e o exemplo de dedicação, de Herrera, foram cruciais para a união, disponibilidade e empenho de todo o grupo.
    Por isso, e muito foi ao longo da época, eu venho apresentar o meu devido reconhecimento a Herrera e o meu muito obrigado, por este título e, sobretudo, pelo CIAO PENTA.
    Um abraço a todo o Universo Portista.

    ResponderEliminar
  6. Olá Portistas.

    Estamos em festa e estamos todos de parabéns por esta conquista que foi o campeonato nacional 2017-2018.

    Por entre festejos e mais festejos existem aqueles que nos deram os parabéns pela a conquista e existem outros que devido a tanta azia em que a cabeça deles pesa uma tondelada não nos congratulam pela a conquista do campeonato. Mas desses já nós estava-mos à espera pois é raro, muito raro nos felicitarem por lhe termos ganho o campeonato. Agora pelos os vistos à mais clubes que não o fizeram e isso estranha-se. Estou a falar de um clube da cidade do Porto que ao que parece ainda não o fez segundo consta por aí. Esperemos que o faça ou então também não é digno de representar a mesma cidade que o FcPorto representa. Até os falsos do Minho nos felicitaram vejam lá.

    Este campeonato foi sujo? Sujo sujo era toda essa nojeira que pairava por aí no submundo da bola em que o polvo dominava tudo. Ainda bem que nós todos temos tido acesso a todas essas noticias sobre aquilo a que podemos chamar de maior escândalo de sempre do nosso futebol tuga. O "matrafono Dias" foi suspenso dois jogos? Não nos enganem pois esse castigo é para enganar tolos, porque se fosse em outra altura nem sequer falavam nisso e nem se atreviam. Basta ver como fugiu a todas as punições até poder chegar e jogar em Alvalade. Aqui o Meirinho quer mostrar que é imparcial e como as contas do campeonato já estão mais que feitas tomem lá isto a ver se cai nas boas graças do Povão. Só se deixa enganar quem quer.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Jorge Vassalo

    Foi realmente necessário verificar-se a "A Transcendência do Dragão"...
    Tínhamos de ser nós, sem ajudas de ninguém a quebrar o ciclo do clube do regime...

    Campeões, nós somos Campeões...


    E parece que eles na BTV vieram defender o Polvo de peluche do Dragão, alguém lhes diga que o símbolo deles é uma águia e não um polvo, ou o estado da doença mental deles já está tão grande assim...

    É só rir...


    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  8. Depois da imensa alegria da vitória, depois de me deleitar com o dinamitar de um penta vermelho SUJO e depois de muito bem regada a minha garganta com o bom espumante do norte, é importante para mim e para a minha consciência, vir falar de Herrera e, também, vir agradecer a Herrera.
    Hoje, como na época passada e como há quatro anos, no futebol que eu aprecio e sempre quis ver implantado no meu – VOSSO – FC Porto – futebol de posse, de primazia pelo primeiro toque, pela pressão alta e atrofiamento do espaço no meio campo adversário e pela envolvência e colectivismo atacante – o Herrera, para mim, nunca teria lugar nessa minha equipa.
    Mas Sérgio Conceição ao adaptar, intrinsecamente, o futebol da equipa às reais características de Marega – nem sempre eficaz e muito menos quando Marega não está – conseguiu arranjar espaço e condições de jogo para Herrera impor o seu futebol e ser uma mais-valia no equilíbrio da equipa, enquadrado num futebol mais directo e de desposicionamento dos adversários nas lutas de meio campo.
    Sobre Herrera, enquanto jogador, já muito escrevi ao longo destes últimos 5 anos e tenho de reconhecer que, por vezes fui muito violento e algumas vezes algo injusto nas críticas.
    Não conhecia Herrera enquanto homem, profissional e capitão fora das quatro linhas.
    Ouvi, atentamente, as suas declarações em pleno relvado do Dragão aquando dos inigualáveis festejos, vividos em pleno epicentro do Dragão.
    Fiquei muito surpreso, mas, sobretudo agradado com o Homem, o Profissional e o Capitão que fiquei a conhecer.
    Hoje, não tenho dúvidas que o carácter, a personalidade, a vontade, a voz de comando e o exemplo de dedicação, de Herrera, foram cruciais para a união, disponibilidade e empenho de todo o grupo.
    Por isso, e muito foi ao longo da época, eu venho apresentar o meu devido reconhecimento a Herrera e o meu muito obrigado, por este título e, sobretudo, pelo CIAO PENTA.
    Um abraço a todo o Universo Portista.

    ResponderEliminar
  9. Boas.
    Só espero que o SC continue a proxima época. Podem sair todos mas que ele fique! Recordo-me que fiquei mais feliz pela UEFA do que a Champions porque o Mourinho saiu daquela forma...

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fico feliz pelo FCP, estou "a cagar" para treinadores.
      Nunca na vida deixaria de festejar algo do meu clube por certas pessoas.
      Até quando o nosso clube cometeu o crime capital de contratar um capitão do polvo e ainda lhe deram o nosso mítico número dois, não deixei de vibrar com os golos no maximiliano, iria agora ter "menos" gosto porque o treinador festejou ou não festejou...

      Eliminar
  10. Ó coisinho - anónimo, claro - que diz que eu censuro comentários: só cortei UM.

    UM! onde alguém - anónimo, lá está! - que enchia o Presidente de tudo. Pode ser-se crítico de todos - Presidente incluído - mas sem insultar. Insultos -> lixo.

    São 6 comentários? Ah, pois é, bébé!

    As pessoas gostam muito de comentar quando as coisas correr mal. Quando correm bem... wooosh! Desaparece tudo! É uma maravilha!

    Parabéns a todos os Portistas campeões!

    ResponderEliminar
  11. Quero agradecer ao Jorge Vassalo, porque através de uma coisinha tão insignificante como um blogue - também tenho um: http://trofafaf.blogspot.pt/, dedicado às minhas memórias e não ao futebol, que penso não perderiam nada em o visitar e explorar - contribuiu para o aglutinar do universo dragoniano - portistas de coração e alma - independentemente do pensar e do sentir de cada um, em cada momento.
    Pude constatar, neste pouco espaço de tempo em que aqui pude intervir, que Jorge Vassalo, sejam qual tenham sido as opiniões de cada um, sempre respeitou todos e as suas opiniões, obviamente, sempre que do outro lado o respeito pelo blogue e pela opinião de todos os seus intervenientes, fosse devidamente tido em conta.
    Quem não respeita, mais do que não ser respeitado, não merece resposta.
    Parabéns Jorge Vassalo e muito obrigado pelo contributo prestado à causa azul-e-branca.

    Campeões, campeões ... campeões somos nós

    ResponderEliminar


  12. só te li agora :)
    obrigado pelo elogio, mas tal não adianta muito: estás 'mazé' tramado, que o próximo jantar será por tua conta :)
    {mais a sério: obrigado pelo convite e pela companhia, num dia de muita Felicidade para tod@s. estão a ser dias muito especiais estes, depois da "tondelada" de melões que cresceram e continuam a crescer há mais de quinze dias. espectáculo! 😎}

    abr@ço forte
    Miguel Lima | 92° minuto

    ResponderEliminar