quarta-feira, 30 de maio de 2018

Um Jogador à Porto



Ivan Marcano não teve uma vida fácil no FC Porto. Não foi respeitado. No ano de Lopetegui, esteve muito bem, fez parte de uma das defesas menos batidas da Europa, sempre com a mesma seriedade, por vezes até macambúzia, que o caracterizou.


Por certo, por não ter um perfil expansivo como, por exemplo, o de Felipe, foi erradamente tido como frágil. Longe disso - Marcano era, isso sim, sério.

Com Peseiro foi o descalabro, porque depois da Maiconada, teve ao seu lado um miúdo, Chidozie, com tudo o que isso significou. Felizmente, com Nuno Espírito Santo foi ganhando um pouco de elan, e com Sérgio Conceição foi incentivado a ser no campo o que já era no balneário: um Capitão.

Sai Campeão, com muito mérito, e é dele o golo final que nos garantiu a pontuação máxima de sempre do FC Porto - e do futebol português, embora partilhada com os coisinhos, mas a nossa com mérito e a ser muito roubadinho.

Ficou-me na retina a sua expressão, na lateral, quando foi expulso em Munique e o seu choro emocionado no Museu do FC Porto.

És discreto, humilde e silencioso, mas para mim serás um dos jogadores de que sempre me recordarei.

Obrigado, Ivan. Roma ganhou em mim mais um adepto.

6 comentários:

  1. Boa tarde Jorge Vassalo

    De um modo linear foi exactamente isso, períodos bons, períodos menos bons ou até maus, mas quase sempre muito sóbrio e muito eficaz no que tinha para fazer.

    Para mim acrescentava ainda outro factor, quando ele estava bem, o colega do lado parecia melhor também.
    Veremos este ano como Filipe irá render, uma vez promovido a líder do sector...tirando o GR Iker.

    Para já só temos Filipe certo, pois Osório não me convenceu (vi vários jogos do Tondela e o patrão era o Ricardo Costa e já esta velhote...), o Reyes também não renovou...

    O Jorge Fernandes ainda não está pronto para ser sempre titular e o Chidozie (vi apenas 2 jogos do Nantes com ele a jogar, e esteve razoável).
    Mas tenho a noção de que ele apenas neste ultimo ano é que fez maturação ao nível de central, pois no FCPORTO B era mais médio que central...

    Vamos ver como se resolve esta situação, que tal como a de DD convém ser bem resolvida, pois é na defesa que se ganham campeonatos...


    Quanto ao Marcano, Boa sorte.
    E paciência, mas também aqui a SAD andou a dormir ao deixar chegar a este ponto...
    E assim se perde um Capitão...

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  2. Eu achei que nao foi um jogador tao relevante assim e que daqui a 2 anos ja ninguem se lembra dele. Talvez por ser discreto. Nao me importava que tivesse ficadi, mas os seus erros/falhas ja nos custaram duas tacas pelo menos.

    ResponderEliminar
  3. concordo mas nao sera dificil encontrar um central melhor, se calhar ate dentro de casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fazes "Marcanos" de um dia para o outro! Isto não é plug and play! O Benfica mexeu na defesa e lixou-se! E nós estamos praticamente a ver a maioria dos jogadores da defesa a ir embora, é muita mudança para resolveres isso numa época!

      E não esquecer que vamos estar na Champions.

      Eliminar
  4. Boas.
    Marcano é um grande jogador, tenho muita pena que saia do Porto, mas ele não foi bem tratado. Estamos a perder jogadores nucleares na defesa (sector critico de uma equipa). Já só temos Felipe e Telles. O Reyes se ficasse colmataria um pouco as coisas, mas duvido.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O reis tb nao é bom que chegue para titular. Uma ida ao mercado buscar um jogador e completar com a prata da casa. Mas metam clausulas altas e contratos longos sff.

      Eliminar