sábado, 29 de setembro de 2018

Das-me Licença? Posso? Não te Importas? Carta De Um Pseudo a Sérgio Conceição.

 
Meu caro Sérgio,

Permite-me que ta trate por "tu". Afinal, sempre te segui desde que vieste jogar para a equipa principal. Sim, foi só aí, não acompanhei o teu percurso juvenil, não estava vocacionado para tal. Mas o teu nome, a tua raça, a tua querença e crença, sempre foram inspirações. Quando aquela bola beijou o poste no jogo de homenagem ao Deco, e eu vi a tua reacção a uma brincadeira - e a do Davids também, já agora, parecia que estavam a jogar a final da Champions - pensei como seria bom ter-te como treinador do FC Porto.

Bem sei, todos sabemos, que o teu temperamento é o que é. Mas sempre foi. Estamos avisados para isso, ou deveríamos estar. Deixa lá, tenho uns quantos amigos e família temperamentais também. Sabíamos da tua saída intempestiva de Guimarães e Braga. Ou seria ao contrário? Desculpa, a minha memória não é a minha melhor qualidade. Bem, não importa. Certo é que, quando soube que vinhas para cá, fiquei muito feliz. E o ano brilhante que tiveste, a todos os níveis, e de mérito teu, é indesmentível e contará sempre com a minha gratidão. Fizeste um feito hercúleo, juntaste peças que ninguém se lembraria de juntar, deste brilho a pedras ao ponto de as tornar - brevemente ou não, veremos - diamantes. Por isso, estarás sempre no Olimpo dos grandes treinadores do Futebol Clube do Porto. E contarás com a minha gratidão eterna. E a de todos os Portistas.

E aqui é que está o busílis. Não te entendo, este ano. Não entendo a tua atitude, o teu histerismo, porque ferves em tão pouca água. À altura em que escrevo, és líder isolado do campeonato, tens o apoio inequívoco do Dragão em peso, tiveste reforços, um deles excepcional, que ou muito me engano ou não fica no Dragão para lá deste ano, tens um presente que nenhum outro treinador antes de ti teve - ter jogadores Capitães e estrelas da equipa em vias de sair a custo zero, e manteres a tua equipa. Tens consciência do raro que isso é? Do quanto custa ao te Clube? Nem Campeões Europeus, nem Bi,Tri,Tetra ou Pentacampeões tiveram essa sorte! De que te queixas, afinal? Porque foram aquelas reacções na pré-época e estes disparates este ano, o maior dos quais ontem?

Tens consciência que és tratado com uma reverência e tolerância só comparáveis com o Senhor Pedroto? Repara, meu caro: tens algum cognome? Não és o Zé de Setúbal, o "professor", o "informático", o "adjunto" ou o "espanhol". Não és o "néscio" nem o "péfrio". És o Mister Conceição, o Sérgio Conceição ou, carinhosamente, o Sérgio. Sabes que não tens assobios? Deixa-me dizer-te, meu caro, que aqui neste blog está uma imagem que diz "Enquanto se canta, não se assobia". Sim, houve um tempo em que o teu antecessor Lopetegui tinha o nome de família gozado, vilipendiado, humilhado, em que cada passe era um insulto ou um assobio, em quem o ousasse defender era "zelota". Mutatis mutandis, verdade? Desde o primeiro segundo! E esse treinador foi vítima do maior roubo de sempre do futebol português, o colinho, agora conhecido como o caso do e-mails! O Dragão não tinha 40 a 50 mil semanalmente, como contigo. Isso estava reservado para a Champions e os clássicos - e com sorte. Eram 10, 15, 20, 30 mil. A correr bem. De que te queixas? É merecido, não me interpretes mal, mas falas de barriguinha cheia!

 
E o apoio institucional que tens? Algum dos teus antecessores teve o Universo Porto da Bancada? Nunca! Tens um respaldo institucional como nenhum outro antes de ti! Dás-te ao luxo de dizer que não és tu que respondes a certas perguntas, mas sim o Departamento de Comunicação ou o Presidente! Pergunta a Lopetegui, Vitor Pereira ou Villas-Boas, se tiveram esse luxo!

E quem são os "pseudo-adeptos" a que te referes?! Tens consciência de que, à beira do que te descrevi, as parcas críticas que possas ouvir são festinhas? Tens consciência que ontem, a 6 minutos do fim do encontro, tinhas 40 mil no Dragão a puxar pela equipa?! Coisa que Vítor Pereira, um treinador bicampeão com uma única derrota gamada em dois anos, não teve? Coisa que Mourinho não teve? Ou Villas-Boas? E de Lopetegui? A essa altura, estaria um coro de assobios infernal!! De que te queixas, carago?!

Sou um pseudo-adepto, sou. Ao pé do meu amigo Vila Pouca, sou. Mais de 50 anos de Portismo! E que dizer do senhor José Lima, que tem mais anos de Portismo do que eu e tu juntos?! Queres gente acrítica?! No Futebol Clube do Porto?! Deixa-me rir! Faz parte do futebol, meu caro, os jantares pós ou pré-match a falar do sexo dos anjos, os sorrisos ou "insultos" entre amigos, as opiniões dos Místers de Football Manager nas redes sociais, que valem zero! Bola! Vais-te indignar com isso? Ah, como gostariam os teus predecessores de ter os teus problemas! 

Ou vais-me dizer que é por Miguel Guedes, juntamente com outros comentadores, questionar a parca utilização de um activo como Óliver? A sério? Foi por causa do jornalista te ter feito uma pergunta banalíssima? Gosto muito do Óli, mas ele não vale isto tudo!

Tem cuidado, não percas aqueles que são a verdadeira força motriz de tudo isto - os adeptos! Sem eles, não consegues mais nada, acredita! Não abuses da sorte, meu caro! O que é merecidamente teu, não é adquirido! Abençoa e acarinha o que tens, e tolera quem pense diferente. E já agora, se me permites um reparo: Claro que o desporto é um espectáculo! Chama-se mesmo "espectáculo desportivo"! Está nos bilhetes! Ok? Não me venhas com essa conversa de "ópera é no Coliseu!" Ninguém ta pediu! Agora, não é legítimo esperar que pessoas que andam centenas de quilómetros e gastam dinheiro que custa a ganhar, vejam algo que valha a pena?! Mas que raio de soberba é essa!? É a tua obrigação e a dos teus jogadores, proporcionar um bom espectáculo aos adeptos! Sem eles, és o quê? E o teu Clube?! Menos! E um bocadinho mais de noção!

Entretanto, faça sol ou chuva, lá estarei sempre no Dragão a apoiar-vos. Dás-me licença? Posso? Não te importas? Mas vou fazer críticas, reparos, análises. Dás-me licença? Posso? Não te importas?

Obrigado.

Um abraço de um pseudo-adepto, com muito orgulho.

46 comentários:

  1. Bom dia, Jorge.

    O nosso treinador está a sofrer do mesmo mal que afectou o Marega este ano: a soberba. Se o Marega foi repreendido (e acalmado por um aumento de salário), o SC precisa de alguém que o lembre que não passa de um treinador que venceu apenas um campeonato. Repito: um campeonato. Não venceu a Champions ou a Liga Europa. Nem da boca do presidente do clube, que tem o mérito que tem, ouvi tamanha soberba estes anos todos.

    Se no ano passado o considerei um grande treinador, por ter feito o que fez com o plantel que tinha, este ano tem sido medíocre. A equipa joga tão mal quanto a equipa do Nuno e o treinador tem falado ainda pior e arranjado mais desculpas do que os outros treinadores todos que passaram pelo clube nos últimos anos.

    Existem treinadores que têm mais sucesso com recursos limitados. O SC parece ser um deles, pois o plantel deste ano está longe de ser fraco ou limitado.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira parte foi bem melhor. Que assim progrida.

      Abraço

      Eliminar
    2. Excelente texto ao gostaria de juntar algumas ideias:
      O desabafo do SC não se destinou a todos os adeptos como é óbvio as sim aqueles que porque não concordam com algumas opções tácticas já pediam a sua demissão e diziam que o modelo estava acabado. Será exagerada a reacção?!? Ao ler muitos dos comentários aqui no blog fiquei com a certeza que não. Se repara com atenção muitos dos comentários não compreenderam o seu texto e viram nele um corte definitivo com o SC, coisa que eu não li. A própria reacção de alguns adeptos, como é o caso que adoptaram, logo a designação de pseudo, também não será exagerada? Quer o SC, quer o seu caso estão com reacções completamente desproporcionadas da gravidade dos factos. Como sei que o amor ao Clube é algo mais forte que tudo o resto, espero que este tenha sido apenas um momento e que juntemos forças para as batalhas que se adivinham. Abraços azuis e brancos.

      Eliminar
    3. Peço desculpa pela pontuação e alguns erros, motivados pelo facto de ter sido escrito no telemóvel.

      Eliminar
  2. SC pensa que é a última coca cola do deserto mas não é. É um treinador absolutamente normal sem nada que o distinga da maioria deles. Ganhou o campeonato e isso ficará para sempre no seu currículo mas além de algum mérito próprio contou com uma conjugação astral que raramente acontece: o momento Herrera e o momento Tondela!!! sem eles teria perdido o campeonato. Perdeu 5 pontos em duas jornadas com equipas do fundo da tabela e por vezes o futebol apresentado nalguns jogos foi de arrepiar por isso não pense que é o maior porque não é. É sim teimoso e arrogante e que não corrige os erros que comete. Este ano a maioria das exibições têm sido de uma mediocridade sem igual pois não se vê fio de jogo e é só pontapé para a frente.Marega está a anos luz do ano passado Herrera idem Aboubacar é desesperante ve-lo jogar. Em vez de assumir a sua culpa refugia-se em desculpas esfarrapadas como o calor o vento e agora até já são os adeptos. Dos grandes somos o que praticamos pior futebol. A continuar assim não vamos a lado nenhum e veremos o que acontece nos próximos dois jogos. A não inscrição de Soares na LC devia dar castigo severo ao ou aos responsáveis por tal. O amadorismo campeia num clube que noutros tempos dava lições. É hora de mudança de pessoas e mentalidades .

    ResponderEliminar
  3. Realmente a soberba é muita. Mas estamos com ele. Ganhar é o objetivo, se possivel com um bom espetaculo. Se puder aliar os dois, otimo, caso contrario, contento-me com o primeiro.

    E acho que esta tecnica de perder jogadores a custo zero nao é boa. Mas aqui nao é so culpa do sergio. É tambem de quem toma conta das contas e as deixa ir por ai abaixo. Quem nao contrata suplentes de nivel que permita titulares irem saindo ja revezados. Quem nao junta grana para pagar as renovacoes como agora funciona. E quem assobia num ano, para emudecer passado dois quando os tipos nao querem por ca continuar.

    E ja agora, caro Vassalo, apraz-me ver que continua a escrever.

    ResponderEliminar
  4. Só me apetece dizer Grande Jorge grande Futebol Club do Porto !
    Analise mais que perfeita de que pede respeito por ser adepto do meu FCP
    Nem o nosso grandioso presidente tem a ousadia de proferir estes disparates para dentro do club ! Porto 4ever💙

    ResponderEliminar
  5. Jorge por favor não me trate por senhor...
    De resto os seus comentários fazem de si um Portista enorme.
    Esta história da "ópera" e do "bombo" já vem do tempo do Tribunal das Antas.
    Estamos habituados a ganhar. Não são 1/2 dúzia de pipoqueiros que nos preocupam.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, meu amigo.

      É mesmo Doutor. Doutor Honoris Causa.

      Abraço

      Eliminar
    2. Também não Jorge. Apenas Lima
      Abraço

      Eliminar
  6. A Soberba é o mal de todos os pecados.
    Quem se coloca em bicos de pés geralmente tem um tombo maior.

    Estou completamente de acordo com aquilo que foi escrito pelo o Jorge.

    Oliver tem de jogar e na sua posição. Se SC o colocar em campo assiduamente vamos ver como todo o nosso jogo é mais fluído e mais intenso em termos atacantes.

    Ò Sérgio eu gosto muito de ti pah, mas vê lá se não te tornas um sonso como aquele que todos nós conhecemos. Respeita mais aqueles que acreditam em ti e te dão tudo para seres o que és no teu e nosso FcPorto. Toma tino!!!

    Um bom fim de semana a todos os portistas.

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  7. concordo, faria de todo o texto as minhas palavras. SC esta co medo, ele tem medo das segundas epocas e aqui ou se afirma ou passa a ser um treinador de chicotada so isso, com duraçao limitada tipo Mota. Pelo que vi ontem percebi que so com um golo de sorte poderiamos ganhar e assim foi. No jogo de ontem a equipa nao deixou a outra jogar e essa foi a sua melhor e unica virtude. Maxi so se aguenta 30 Minutos, para ganhar meteu otavio a medio, deixou brahimi, meteu hernani , o adorado ( deve fazer treinos tipo CR/ para jogar quase sempre ) a def direito, claro oliver ficou de fora nao e claramente um jogador tipo jogo de SC entao porque nao dizer a direçao para o emprestar ou coisa que o valha? Mas escrevia eu fez alteraçoe aonde?? no meio campo, o tal meio campo que ele acha nao ser necessario para jogar, o tal meio campo que mesmo que viessem progba, rakitic ou modric nao entrariam , iam rodar na B. A lesao de abou foi uma quase bençao ja que e um elemento a menos e lesionou se ao falhar escandalosamente um golo de baliza aberta, quis continuar em campo e claro rompeu aquilo tudo. SC esta epoca tem sido infeliz em algumas das suas afirmaçoes e qualquer jornalista sabe como po lo em brasa, estou convencido que com um presidente de outros tempos mesmo ganhando um campeonato nao fazia a segunda epoca. Quanto a cognomes pode ficar ``o maluco`` ou ``o pancadas``.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhum cognome, por favor. Sérgio Conceição chega.

      Abraço

      Eliminar
    2. acho que estao a fazer uma tempestade num copo de agua ,sera melhor concentrar as ideias na nossa justiça para ver o que se vai passar na segunda circular.

      Eliminar
  8. ah ja agora nao ganhamos uma bola de cabeça ao tondela na sua area, tirando aquela do sergio ao poste

    ResponderEliminar
  9. O Sérgio Conceição tem que mudar a maneira de jogar, já todos sabem como joga o nosso PORTO. Tem que ser humilde como foi a época passada. Tem o meu apoio mas sofro desde a 🇨🇭. Como é possível rematarem à baliza 9x e só um golo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A eficácia tem de aumentar, mas a primeira parte foi bem jogada.

      Abraço

      Eliminar
  10. Boa tarde .Bons olhos o leiam após este interregno de 1 mês .
    1ª parte de nível idêntico à primeira jornada, apenas faltando os merecidos golos . 2ª parte ao nível dos restantes jogos . Nada a dizer da luta até à exaustão de todos os jogadores na procura do golo . Vitória merecida e muito suada .

    Programas desportivos de televisão, jornais e rádios não vejo à exceção dos do Porto Canal (não vejo todos) e pergunto : Quem foram os "adeptos comentadores" que fizeram alguma crítica ao SC ? Quem foram os adeptos que assobiaram ontem por não gostarem do futebol da 2ªparte como faziam noutros tempos pré-SC . Conforme pode ler-se hoje, os adeptos (e bem) começam a não gostar e isso pode ser perigoso . Não esquecer também que as imitações são sempre piores que os originais . Resido a 350 km do Dragão ; quando vou ao Porto que faço : Dragão ou Coliseu ? Na 4ª feira vou ao Dragão depois… Desde a pré-época que acho o SC (muito) nervoso e espero que nada disto afete o rendimento no galinheiro . Um abraço .

    ResponderEliminar
  11. Se o Sergio treinador Fosse 1 décimo do que foi como jogador estaríamos OS verdadeiros adeptos felizes.O tempo e o dinheiro dirao quantos clubes más prestigiados do que este treinara.O Nantes Nao conta obviamente.

    ResponderEliminar
  12. 100% de acordo com tudo o que disses-te!

    De mais um pseudo-portista!

    ResponderEliminar
  13. Olá Jorge! Já tinha saudades! Ainda bem que continuas com o blog.
    Já estava a ficar assustado.

    Parte 1:
    Concordo com muito (90%) do que dizes, mas discordo de algo que referes.

    Também fiquei de boca-aberta quando o SC fez a critica que fez aos adeptos e aos comentadores do Porto Canal. Foi de um mau gosto tremendo. A relação entre adeptos e treinador pode nem sempre ser boa e temos imensos casos no futebol em que o treinador sente-se "picado" pelos adeptos e usa as conferências de imprensa para demonstrar o seu relativo desagrado. Até aí acho normal. No lugar de SC não teria coragem para o fazer, mas dou um desconto. Já criticar os comentadores do canal do clube é que acho mesmo de mau tom. Pessoas que semana após semana defendem o clube como podem e sabem não mereciam isto.
    Já na época passada, SC não hesitou em "dar na cabeça" ao nosso director de comunicação em frente às câmaras de todas as televisões. As coisas resolvem-se internamente, sem recados via comunicação social. O receio que tenho é que (eventualmente) começando as coisas a correr mal, o feitio do nosso treinador seja como gasolina para a fogueira.

    No caso do Oliver também dou-te razão. Mesmo sendo alguém que ao contrário de muitos adeptos pensa que o jogador tem as suas limitações, já não consigo entender as poucas oportunidades que são dadas ao espanhol. Existiram períodos de jogo nestas 6 jornadas em que o lançamento de Oliver poderia ajudar a equipa a controlar melhor o jogo, tanto a defender como a atacar. A insistência de SC em deixar constantemente Oliver sem tempo de jogo preocupa-me, mas acima de tudo acho que é uma injustiça do treinador para com o espanhol.
    E aqui tenho de endereçar o momento actual da equipa. 6 Jornadas decorridas e tivemos jogo e meio de qualidade. É pouco. Se o jogo com o Chaves foi muito bom, só voltamos a estar em bom plano na passada sexta-feira, nos primeiros 45 minutos da partida. Este jogo mostra claramente as mais valias mas também os defeitos do estilo de jogo que o treinador incute na equipa. SC elaborou um plano que visava uma pressão muito intensa na equipa adversária nos primeiros 30 minutos do jogo, e com isso tentar uma vantagem de golos que pudesse gerir para o resto da partida. O reverso da medalha é que isso obriga os jogadores a um grande desgaste e a fazer uma segunda parte em segunda velocidade, porque já não havia motor para terceira, quarta ou quinta. Esta táctica é uma autêntica roleta russa e nem me passa pela cabeça que seja este o plano ideal para os restantes jogos.

    SC exagera na ideia do meio-campo com 2 pivots dinâmicos. Não entendo esta obsessão. Temos jogadores para jogar em 4-3-3 e consequentemente controlar melhor o jogo, jogando também melhor. E é exactamente neste esquema de 4-3-3 que Oliver poderia ser uma mais valia para a equipa.

    ResponderEliminar
  14. Parte 2:

    O jogo titubiante da equipa nestas primeiras jornadas é também consequência da demora que alguns dos jogadores do onze estão a ter em chegar aos patamares de qualidade da época passada. Espero que este abaixamento não se deva à carga física dos treinos. Uma coisa tenho eu como certa: Para sermos bi-campeões precisamos de jogar mais. E espero que alguma da retoma do padrão de qualidade da equipa que vimos no jogo de sexta sofra um "upgrade" e que possibilite à equipa jogar com qualiadde durante os 90 minutos de jogo.

    O único ponto em que discordo de ti é quando referes que o treinador teve reforços. Aqui não posso concordar. SC avisou na pré-época que faltava qualidade, e, de facto faltava e ainda falta. Como aqui já escrevi devíamos ter aproveitado a vitória no campeonato passado para construir sobre esse triunfo, reforçando a equipa. Se na defesa o clube mexeu-se e reforçou-se, já nos restantes sectores não existiram reforços de qualidade. Obviamente o clube passa por constrangimentos financeiros, mas a meu ver nem isso explica o parco reforço do plantel no meio-campo e ataque. Como com Militão na defesa, deveríamos ter contratado um jogador do mesmo nível do brasileiro para meio-campo e ataque.
    SC conseguiu um autêntico milagre na época passada e por incrível que pareça a SAD parece apostar na revalidação desse milagre. Não entendo.

    Todos estamos mais que gratos ao mister SC. Consegui ganhar um campeonato com um plantel que todos diziam ter muitas limitações. Mais ainda, igualou o recorde de maior número de pontos conquistados em Liga de 18 equipas. Um feito tremendo. Dito isto, seria óptimo que o SC conseguisse domar alguma da impulsividade que o caracteriza. Se estes tipo de feitio é muito bom para unir o plantel e reforçar a crença na conquista de troféus, pode também causar constrangimentos em termos comunicacionais se não existir bom-senso e alguma frieza de raciocínio. Se existe coisa que os adeptos odeiam na relação com o clube, é a de verem dirigentes ou treinadores darem tiros nos pés. Temos inimigos que cheguem fora do clube e deveria ser absolutamente proibitivo arranjar situações internas de conflito, por isso mister Conceição vê lá se atinas. Para para pensar...antes de falares. É um bom conselho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, o modelo Portista sempre foi vender os seus principais activos. Não podemos querer reforços em banda quando se mantém figuras principais. Não neste clube.

      Abraço

      Eliminar
  15. Na hora certa, no momento oportuno. Seria bom que o texto chegasse ao Sérgio. Abraço

    ResponderEliminar
  16. Apesar de não gostar muito do que o SC (Enfant Terrible) disse, reconheço que ele é mesmo assim, explosivo, diz coisas que depois arrepende-se, é a sua natura. É forçoso entender que os "nossos" jogadores não são máquinas. Por outro lado é preciso dar mérito aos clubes ditos pequenos.
    E no entanto o FCPORTO está neste momento em 1 lugar do campeonato. GREAT.
    Para mim, não foi o "ilusionista basco" o mais roubado, mas sim NES. Eu até acho que o "espanhol" contribuiu e muito para o insucesso desportivo e financeiro do DRAGÃO e pelo cisma que se deu entre sócios e adeptos PORTISTAS e o CLUBE. Mas eu sou suspeito, nunca fui à bola com a pessoa.
    MUITA ATENÇÃO ao Galatasaray.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  17. Viva o Fcp...Eu desde 95 a 2006 que estive na TSF a defender o FCP na TSF, programa Bancada Central, aquele programa que as pessoas antes de adormecer, ouviam DIARIAMENTE. Pois foi o único programa que os Adeptos podiam falar. Habituei-me a que os Portistas são mesmo ímpares no Futebol no Mundo. Quando ganhamos, arranjamos sempre algo para justificar que podia estar melhor, quando se perde arranjamos algo para justificar a derrota. Portismo é assim...todos damos opinião e todos temos razão, se for educadamente, claro. Isto faz deste Clube, o melhor do MUNDO. É Impossível mesmo serem melhores que nós. Nos programas discutimos, depois vamos todos jantar juntos. De uma coisa é certa, para muitos, nunca nada está bem. Mas de uma coisa é certa...Podemos discordar mas nunca deixamos de ser do FCP. Finalizo dizendo, também me lamento e lamento porque o futebol deixou de ser espectáculo e virou industria....entenderam? Isto explica tudo...Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adeptos serão adeptos, seja uma indústria ou um espectáculo.

      Abraço

      Eliminar
  18. Boa tarde Jorge Vassalo

    Excelente texto que eu subscrevo na totalidade.

    Era completamente desnecessário criticar adeptos (sejam figuras publicas ou não) só porque pensam diferente dele, e já agora, já treinadores passaram por cá com champions ou ligas europeias conquistadas e nem assim se livram de ser criticados pelos adeptos...
    Enfim, espero que tenha sido uma fase menos positiva e aprenda com ela...


    Eu referi no inicio da época que este ano temos de evoluir na nossa forma de jogar futebol, mas claro que isso depende do líder e o líder é o treinador.

    Espero que o consiga fazer, pois vai bem a tempo, a evolução técnico-táctica nunca fez mal a ninguém...

    Mas, mais do que isso, da forma de jogar ou com que jogadores conta, espero que o treinador esteja mais calmo na hora de tomar decisões, pois isso passa para os jogadores e pode ser a diferença entre ganhar por meio a zero ou empatar ou até perder.


    P.s.: Bem vindo de volta.

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos queremos ganhar o campeonato e ver a mesma garra do ano passado.

      Abraço

      Eliminar
  19. Boas.
    Vejo o Porto a jogar há mais de 35 anos. Dito isto, discordo de metade desta crítica porque é incoerente! Começa por dizer que SC é frontal, ferve em pouca água. Então, em que ficamos? Quando o faz para dentro, adversários, tolera-se. Mas já não o pode fazer contra os adeptos? Ou quem anda nas redes a critica-lo? O SC só está a ser, igual a ele próprio. A sério, que ele teve reforços? Poupem-me! É culpa dele, por Herrera ou Brahimi saírem a custo zero? Esta é de rir! Sobre o comentário, nem uma única palavra sobre os flop's que foram contratados pela sad (aposto que houve mão de Alexandre Pinto da Costa). E o Lopetegui foi injustiçado? Não foi ele que teve um cheque em branco?? Nunca vi um treinador do Porto ter gasto tanto dinheiro para ganhar zero! Repito, zero! Isto começa a fazer-me lembrar o que aconteceu com Passos Coelho! Bancarrotam o país! O homem é fuzilado por o ter salvo! Estivemos 4 anos no deserto, agora criticamos o SC porque o Porto joga mal?! Deem-lhe os reforços ou o dinheiro, que o Lopetegui teve e depois falamos! Concordo com a critica sobre Olivier, também não entendo a teimosia de SC em não lhe dar mais oportunidades.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é que o criticou? Quem? Quem é que o ofendeu? Quem foi? Acha que uma SAD DESEJA que jogadores COM PROPOSTAS saiam a custo zero??!! Deixe-me rir! Quais flops exactamente? Até o Janko está a ser louvado no Nottingham! Falei dos assobios e da perseguição idiota a Lopetegui. Cheque em branco? Ficou sem SETE titulares que renderam 116M! Quanto foram as vendas de SC exactamente? Quem é que está a fuzilar o Sérgio?? Ninguém!! Quem está contra?? Ninguém!!! Lopetegui NUNCA teve um jogador a sair a custo zero!

      Abraço

      Eliminar
    2. Boas.
      É olhar para as redes, blogs, comentários, a dizer que o Porto anda a jogar mal e já se começa a criticar o treinador. Tem de sempre haver um bode expiatório. Apoiar quando se ganha é fácil! Sobre o Lopetegui, o homem já mostrou o tipo de carácter que tem, veremos quanto tempo aguenta em Madrid! O Olivier custou quanto? O Adrien? E o Ferrari? Nunca vi o Porto a comprar jogadores por dezenas de milhões! Estamos a ser intervencionados pela UEFA, porquê? Se fizemos 100m em vendas, para onde foi o dinheiro? Acha mesmo que temos opções no plantel? Só tivemos um reforço, Militão, parece ser bom. Reforços é para acrescentar, não é para jogarem na B ou serem emprestados. Agora ficamos sem o Aboubakar. Se ficarmos sem o Soares, que anda sempre lesionado, como é? A sério, eu não consigo entender quem ache que temos um plantel melhor do que o do ano passado, quando o do ano passado já era curto! Ou já se esqueceram que se não fosse aquele golo do Herrera na luz, hoje estávamos a ver navios? O Porto mesmo para fazer um 11 competitivo, dá muitas dores ao SC. Jogamos sempre com os mesmos!! Até quando vão aguentar? Isto é ter um bom plantel? Só a não utilização do Olivier é que não entendo. Nós vamos lá com Hernani, André Pereira, Adrien, sem dúvida! Grande plantel!

      Abraço.

      Eliminar
    3. Queres comprar jogadores com o dinheiro do Monopólio? É que se não vendes... não compras.

      Abraço

      Eliminar
    4. Não acho que o Ferrati tenha sido sequer pedido do treinador.

      Eliminar
  20. Sobre SC e sobre o seu "temperamento", não acho que isso possa ser desculpa para tudo, como se ele fosse um puto mimado que amua e faz má cara quando a conversa não lhe agrada! E...não lhe agrada porque ele no fundo sabe que as críticas têm razão de ser!!!
    NADA justifica o estado de nervos que ele e até a equipa têm mostrado esta época, pois na passada aconteceram coisas bem piores e ele não reagiu assim…

    Sobre Oliver...para mim nem sequer está em causa se tem valor, se encaixa no esquema se é loiro, moreno ou tem pelos na cara! O que está em causa é SC estar a destruir a autoestima do jogador, fazendo-o aquecer e sentar jogo após jogo sem qq critério aparente!!! E se todos nós já reparámos nisso é porque...já aconteceu várias vezes! Enão deve ser pq Oli treina mal, ou não estaria sequer no banco!
    Eu queria era ver o SC na situação do Oli!!! Até partia o banco!...

    NOTA FINAL: Na hierarquia do FCP, como em QUALQUER outro clube, os ADEPTOS estão SEMPRE em primeiro! São eles quem define a alma do clube! A seguir virá o presidente, a SAD, os funcionários (jogadores incluídos). Quem não souber ou não respeitar isso...está a LESTE!!!

    ResponderEliminar
  21. Grande posta, xôr Vassalo. Não falta nada. E agora, Cincazero aos kebabs e não se fala mais nisso.

    ResponderEliminar
  22. Jorge Vassalo!

    Off the topic
    FC Porto 1 Galatasaray 0 (Marega 49')
    Os dirigentes do FC Porto, se realmente querem ter pretensões na Champions League a equipa de futebol tem de melhorar muito, em termos de consistência defensiva e eficácia atacante.
    Foi um jogo muito disputado em que o Galatasaray demonstrou ter pedalada para jogar de igual para igual com os portistas. Com um meio campo e linha avançada bastante bons: são bons de bola e muito rápidos na frente de ataque.
    A jogar assim dificilmente o FC Porto vencerá no terreno do Galatasaray.
    Desempenho da equipa azul e branca - Faltou na frente um avançado como o Soares

    Abraço,
    A.M.

    http://dragaoatento.blogspot.com/2018/10/champions-vitoria-dificil-dos-dragoes.html

    ResponderEliminar
  23. Não quero ir ao Coliseu ou ao Sá da Bandeira ver qualquer espectáculo, nem quero que o treinador do FC Porto ridicularize as opiniões dos seus adeptos e sócios ou os humilhe com exibições futebolísticas deprimentes e horripilantes, por sua única e exclusiva responsabilidade e por obstinada opção por um modelo de jogo que, além de ser pior que nada, é digno do futebol regional e amador. A sorte esgotou-se na época passada.
    Não quero que o FC Porto discuta os jogos, palmo a palmo, com os adversários que lutam pela manutenção: não quero que o FC Porto perca, constantemente, a bola a cada 2 segundos ou ao fim de 2 toques: não quero que o FC Porto dependa de um jogador que, em cada dez bolas recebidas, perca oito de forma tosca e hilariante (Marega): não quero que o FC Porto dependa, na construção e fluidez do seu jogo, do pior médio titular da história do FC Porto, que, em cada dez passes de lana-caprina, falha oito por indiscutível mediocridade, de forma displicente e anedótica (Herrera): Não quero que o melhor construtor titular desta época (Octávio) vá à Luz jogar como muleta do trinco, amordaçado e atado, só porque sua excelência acha que a mediocridade de Herrera é a solução para desbloquear e aniquilar a fortaleza da águia de rapina ou do molusco tentacular. … Ainda não percebeu que o golo do ano passado na Luz, foi um achado de ocasião, como muitos que existem por esses jogos regionais em todo o país. Aliás, o mesmo trambolho, também este ano, na Luz, teve duas chances, mais ou menos parecidas, que também deram golo, mas de rugby.
    Não quero que sua excelência justifique as suas opções entre a qualidade e a mediocridade, com o treino, pois assim terei a certeza que os Maxis, Herreras, Maregas, Chaínhos, Paredes, e outros que tais, seriam sempre titulares indiscutíveis … e que Oliveira, Jaime Magalhães, Futre, Madjer, Domingos, Kostadinov, Drulovic, Deco, Alenitchev, Belluschi, James e Óliver seriam, constantemente, utentes do banco ou da bancada.
    Quero que o FC Porto, único penta campeão português do futebol profissional, bi-Campeão Europeu, bi-Campeão do Mundo, bi-Vencedor da Taça UEFA e Vencedor da Supertaça Europeia, assuma a sua história, o seu ADN e o seu estatuto de candidato crónico às vitórias em qualquer jogo, em qualquer estádio e em qualquer competição e com futebol de qualidade.
    Quero que, sobretudo, honre o nome e a qualidade e inteligência futebolística, de nomes, como Virgílio, Miguel Arcanjo, Pedroto, Hernâni, Carlos Duarte, Américo, Pavão, Custódio Pinto, Cubillas, Nóbrega, Jaime, Djalma, Gabriel, Rodolfo, Octávio, Séninho, Oliveira, Gomes, Frasco, Costa, João Pinto, Jaime Magalhães, Jaime Pacheco, André, Sousa, Futre, Madjer, Juary, Branco, Baía, Domingos, Kostadinov, Jorge, Costa, Jardel, Drulovic, Paulinho Santos, Deco, Maniche, Derley, Alenitchev, Moutinho, Hulk, Falcão, Belluschi, James, Guarin, etc. etc …
    Não é possível acreditar na crença e fé de Sérgio Conceição, de que o futuro será melhor. Ele está a mentir, porque irá manter a mesma táctica, os mesmos jogadores e a mesma forma de abordar os jogos – sem preocupação pela qualidade e pela inteligência futebolística – pontapé para a frente e fé em Marega, que não é mais veloz que Usain Bolt, mas que, provavelmente, é bem pior, que o Jamaicano, em termos técnicos. E irá preservar como insigne e insubstituível maestro – de quem depende a construção de jogo – o perneta e trambolho Herrera – o tal que é o rosto mais visível do miserabilismo e mediocridade exibicional de mais de cinco anos.
    Onde chegaria Galeno e o que diriam os media da capital se fosse jogador do Benfica? Um novo Neymar? Acho que o FC Porto deveria antecipar-se aos rivais e contratar Galeno na janela de Janeiro. … o quê? Galeno é jogador do FC Porto? Não acredito … ou melhor acredito, tenho de acreditar … não venderam Herrera e Marega por 30 milhões cada, mas despacharam sem pestanejar Ruben Neves e André Silva … Viva a mediocridade que corre, se mata e se esfola nos treinos, pois é com os trambolhos que iremos recuperar a glória.
    Até parece que a história foi apagada ...

    ResponderEliminar
  24. Não sei nem quero saber quem é o gajo do site OPOLVO, mas seja quem for, com esta tal venda da t-shirt anunciada no site, mais cedo ou mais tarde será apanhado.
    Basta um jagunço boifikista encomendar uma t-shirt a mando do ventoinhas e já está...

    ResponderEliminar