domingo, 12 de fevereiro de 2017

Cabecinhas Bem Enfiadas Na Areia

Dia seguinte após a vitória do FC Porto sobre o Guimarães, e estas são as capas dos jornais do sul. Como o Luisão vai jogar terça feira, convém já dar todo o destaque merecidíssimo ao facto de, daqui a dois dias, ser o terceiro mais utilizado de sempre no verifique. É isto, uma azia que não tem fim, bem patente na expressão e nas palavras do reco-reco Guerra aqui, bem como na cara de enterro de tudo o que era paineleiro a analisar o jogo ontem antes, durante e depois do jogo e também nos comentários em directo do jogo.

É verdade, estavam todos de mãozinhas dadas a cantar o Kumbaya, à espera que o FC Porto escorregasse com o Vitória. Não aconteceu, e sente-se já o medinho. Não há pressão que esmoreça nem os nossos adeptos - em fantástico número em Guimarães - nem nos jogadores. Já se percebeu ao que vem a corja, o que quer fazer. Mas já aqui falei da resiliência desta equipa e como o foco está sempre posto no objectivo principal.

Como disse, e muito bem, a Joana Marques na TVI24 hoje - que desperdício o Porto Canal não aproveitar este extraordinário talento Portista! - toca a pôr que o FC Porto "pôs a quinta", como nota de rodapé quase ilegível, a ver se passa. Mas o problema é que nós, adeptos e jogadores, não precisamos de loas nem de egos afagados: sabemos quem somos e ao que vamos!


Jorge Coroado deu, sexta feira passada, uma interessantíssima entrevista ao Observador - um jornal não propriamente Portista - e a Rui Miguel Tovar - que todos sabemos que, de Portista, também tem zero - onde mostra muito bem quem foi quem, sempre, com ele. A intimidação, a coacção, a ameaça, o insulto, a provocação e mesmo as tentativas de agressão foram bastante mais ruborizadas! Por isso, vamos lembrar-nos desta pérola quando vierem dar uma de santinhos do pau oco e falar de apitos. A verdadeira face das papoilas está fácil de ver: não importam os meios para os fins que se querem atingir. Felizmente há pessoas de coragem. Eco na imprensa generalista, é coisa que está fácil de ver que não haverá.

Se outros calam, falemos nós!

11 comentários:

  1. Boa noite,
    Realmente se a nossa única fonte de informação desportiva fossem os jornais da capital estávamos bem tramados. Parece que nem tínhamos jogado ontem ou parece que jogámos contra uma equipa de terceira... mas foi "só" uma vitória em casa do Vitória de Guimarães que representa um obstáculo a todos os candidatos ao título. Enfim! Os Chouriços desta vida já começam outra vez a mandar piadinhas e a tirar o apito dourado da gaveta. Bom sinal! Temos de os continuar a pressionar quer dentro do campo quer fora do campo (denunciando estes vermes e as suas campanhas).

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  2. Eina! tanto fifiqueiro picado! Tudo pra lixeira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sejas assim Jorge.
      Manda-os para compostagem, é para isso que serve a merda :)

      Eliminar
  3. Da entrevista de Jorge Coroado "gostei" da parte da insinuação do Rui Costa: "Jorge, somos portugueses, não somos?". Fazer a coisa por outro lado é DNA benfiquista...

    ResponderEliminar
  4. Tinha comentado no seu post sobre o jogo que tinha gostado da entrevista ao Coroado. O Rui tovar pode ser sportinguista mas é mais isento que muitos comentadores pseudo-isentos e sem clube.

    Agora o que acho piada é que esta entrevista não teve eco na restante cs, porquê? E se ele falasse de mal de um outro clube será que seria assim?

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  5. Uma vitória do FCP é garantia de melhor jornalismo. Assim, já não temos os telejornais abrindo com a reportagem de um jogo de futebol, relegando para lá dos 20 minutos o relato de uma qualquer hecatombe nuclear, o estalar de nova guerra mundial, ou o advento de outra bancarrota nacional. Também se poupa o cidadão ao polé lírico-desportivo habitual, desacelerando nestes dias a galopante degradação das inclinações estéticas dos povos.

    Quando o FCP vence, o futebol é realmente considerado o ópio do povo. Quando o bifanas vence, o povo prevarica e vai à overdose. Fica assim socraticamente demonstrado que o FCP convém mais ao povoléu, para sua ilustração e decoro moral.

    ResponderEliminar
  6. Há uma explicação racional para isso.
    Com a globalização tecnológica da informação, os jornais "de papel" tenderão a desaparecer. Lenta e inexorávelmente, farão companhia ás mercearias - ainda existem algumas, mas são um achado. por isso para sobreviver tendem a escolher um público-alvo. A Bola e o Record escolheram o nacional-benfiquismo como forma de sobrevivência. O Jogo, tenta agradar a gregos e a troianos, mas só na capa, já que no seu interior, é bem nortenho e honra lhe seja feita.
    Já os generalistas, esses serão os primeiros a ficar em maus lençóis, daí o CM ser manifestamente um tabloide á inglês - o cão que mordeu o homem torna-se no homem que mordeu o cão! - e os relatadores de noticias tornam-se opinions makers sem direito á contestação!
    Bem sei que não será para os meus dias, mas o jornalismo do futuro mais não será que uma extensa web onde toda a gente será, fará e dará noticia! O facebook mais não é que o seu precursor.

    ResponderEliminar
  7. boa tarde snr jorge vassalo e universo portista! mais uma vez na mouche snr jorge vassalo! totalmente de acordo consigo! esse reco-reco de merda e seus acolitos sao mesmo anormais! e sabe a melhor? esses anormais(clube do regime) vao protestar o jogo do porto! sabe porque? porque o soares jogou ilegalmente!! ah ah ah ah santa ignorancía! dah dah! puta k os pariu a todos! vamos ser campeoes contra tudo e contra todos! aabraço

    ResponderEliminar
  8. Ponham a música do Benny Hill a tocar e leiam isto:

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=655938

    (... Iniesta, Rakitic e Batatinha)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu continuo na minha este jogador é muito sobrevalorizado e não tem lugar na equipa do Barça.

      Abraço
      Miguel S

      Eliminar