sábado, 18 de fevereiro de 2017

Um Festival De Oportunidades E Umas Notas De Surrealismo [EDITADO e ACTUALIZADO]


Vou escrever este post nuns moldes um pouco diferentes dos normais, desculpem. Há muito que falar e nem tudo sobre o jogo. Mas vamos lá.

Sobre o jogo. Vitória natural de um FC Porto com muitas mexidas no meio campo, com as quais não concordei. Se Rúben Neves precisa de minutos e foi em crescendo durante o jogo - assinou um belíssimo golo - já Otávio estava nervoso e ansioso. Tem, obviamente, muita qualidade nos pés mas, assim como a equipa, precisa de afinar a finalização e não perder oportunidades cantadas. Ainda assim, mais uma assistência e um sorriso ao vê-lo de volta. Contrariamente à opinião que vou lendo, não acho mesmo nada que André André saiba entregar bem e possa ser construtor de jogo. Não gostei de o ver na primeira parte e só na segunda é que, voltando à posição de 8 mais recuado onde está confortável, é que rendeu bastante bem. Tivemos ocasiões mais do que suficientes na primeira parte e na segunda para dar uma goleada histórica, mas a perdularidade, especialmente de um desinspirado mas muito solidário André Silva, levou a que o resultado previsto por esse Merlin da bola que dá pelo nome de Xebeu se viesse a realizar. Vinte ocasiões de golo deram conta do desnível que se criou, e o único esboço de jogo do Tondela veio com o avançar da primeira parte e da perdualidade do FC Porto, que lhes deu alguma confiança. No entanto, não será sério quem disser que o Tondela alguma vez esteve por cima. Mas, antes de avançar para aí, queria só fazer referência ao extraordinário golo de Soares. Cada dia que passa, justifica mais a sua contratação. Mudou o FC Porto para muito, muito melhor.


Mas vamos à vaca fria. [EDIÇÃO] Tem toda a razão o Victor F. Depois de ver as imagens - não tinha visto - parece-me bastante claro que Osório agarra Soares e que este o sacode! (ADENDA: vídeo embaixo!) Quem é que não pode agarrar e desequilibrar quem na área?! E não falei da expulsão, mas falo: pela gravata feita a Otávio aos 45, era vermelho directo ao senhor Osório! Que choca ou não com o Soares, que ia direito à baliza? Santa paciência! Acho é lindo - surrealista, mesmo - que equipas a quem são dados penaltis por empurrões de X-Files e saltos para a piscina variados, estejam agora a dar uma de santinhos e a rasgar as vestes. Mais! Meus caros, isto tem sido assim, entendem? Enquanto o FC Porto sofreu dezanove penaltis por assinalar, estava tudo bem, a arbitragem era espectacular, uma maravilha e o que nos diziam era #joguemàbola. Pois que, de facto, jogamos. Não temos, claramente, a leitaria nem o permanente golden shower de alguns, por isso vai ao esforço e sacrifício, só para variar. E, se aqui e ali somos beneficiados, temos também muita da contabilidade de prejuízos para apresentar. E até parece que não tem nada em favor, como o penalti remontante contra o Boavista, que se pode ver aqui, só para dar um exemplo!


Estão revoltados com as "situações anómalas que estão a acontecer". Realmente, como vos compreendo! É realmente "anómalo" que o FC Porto não coma e cale, é realmente "anómalo" que não vos estenda a passadeira dessa vossa cor rumo a um objectivo que perseguem há décadas, e que começou a ser construído com a nossa anuência e passividade permissiva, no ano do #colinho, onde jogar dez vezes consecutivas contra dez, onde jogadores adversários vos faziam assistências primordiais e onde golos em fora de jogo, penaltis manhosos e condicionamentos vários eram o prato do dia! Temos pena, caros amigos! Esse FC Porto está morto e enterrado, e a brincadeira acabou! O tempo em que as equipas, grandes e pequenas, vinham ao Dragão com a certeza que poderiam fazer o que lhes desse na telha, dar porrada velha e fazer penaltis vários, passou! Agora digo eu: joguem à bola! Serão beneficiados, serão prejudicados, como todas as equipas. Sejam intelectualmente sérios e que ganhe o melhor! Mas jogar contra cones, isso nunca mais! O Dragões Diário deu a melhor resposta, que subscrevo em absoluto!

Por fim, ao senhor Pepa: Estavas cheio de moral, não estavas? Eras "grande", vinhas para "ganhar", não vinhas? Pois, pois é! Não te vi indignado assim no galinheiro, pá! Não te vi indignado assim quando a tua equipa foi varrida a amarelos e sofreste um penalti risível, pá! Pois, pois não, estavas a jogar contra o coração, verdade? Até estavas todo contente depois de levar 4, pá! Pois! A resposta para ti não sou eu que ta vou dar, vai ser o grande Rui Cerqueira, no pós-match do Porto Canal, e olhos nos olhos, aqui. É isto que resume um lacaio: submisso para com os mestres, de peito feito para os inimigos do mestre, mas, no fim, sempre irrelevante, sempre pequeno.

Somos líderes. Esperamos o desfecho do jogo deles contra os Bs. Curiosamente, nem assim estão confiantes. Estão, assim, a modos que mais para o borradinho. Como sempre. Porque a História aleija e traumatiza, e tende a repetir-se. Cá vos esperamos!

42 comentários:

  1. Caro Jorge Vassalo

    Estamos de acordo. Não me pareceu penalti mas a a reacção dos vermelhos até legítima estas coisas e muito mais...

    Estão borrados... Temos pena.

    Força Porto.

    Raoc

    ResponderEliminar
  2. Vamos a eles,vamos a eles!!E ainda faltou o Danilo...

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,

    Eu diria antes que _não parece_ penalti. De facto não vi imagens de TV com o detalhe/proximidade suficiente que mostrem claramente, mas isso não invalida que o árbitro presencialmente tenha visto algo mais - ele estava de frente para o lance. Quantas vezes acontece o contrário? Seja como for, o que quero dizer é que também nenhuma imagem mostra inequivocamente uma simulação, portanto fica o benefício da dúvida. Mas concordo, com recurso às imagens disponíveis, não parece mesmo.

    Ainda assim, acho muita piada aos comentadores a opinar (em vez de relatar apenas...) sobre esse e outros lances, e mandarem pérolas como "Felipe arriscava o vermelho neste lance" (?!? está doido), "o Soares lançou-se para cima dele, não há qualquer falta" (no lance da expulsão), ou "o jogo está repartido/equilibrado", na primeira parte. Este tipo de comentários criam opiniões na cabeça dos mais incautos, e então se forem rivais, é como gasolina na fogueira - e eles sabem disso!

    O sistema está bem montado. E agora joga-se muito mais fora das 4 linhas, no campo da comunicação/propaganda, influência de opiniões/mentalidades e tentar assim desvalorizar os rivais e os seus feitos.
    O SLB é perito nisto, viu-se como tentaram ridicularizar JJ, o #colinho, manto, BdC, e agora tentam fazer o mesmo connosco, por outras vias. Aquelas campanhas que passam na TV, seja da BTV seja mesmo nos outros, não são nada inocentes. Têm uma intenção clara.
    Para além disso, têm também as legiões de contratados no facebook, blogs (o NGB é claramente patrocinado pelo SLB, ninguém seria tão doente a pensar pela própria cabeça), etc.
    Temos de estar atentos - estes jogam sujo. Ainda mais sujo do que antes.

    Paulo_R

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois mas o porto nao e o sporting, o porto dominou ate ha tres anos atras andou adormecido e afastado de guerras para o benfica nao falir, mas estando atentos sabendo atacar onde necessario o benfica tem poucas hipoteses ate porque sabem que nao tem nem uma grande equipa nem grandes jogadores.

      Eliminar
    2. A SportTV é de Joaquim Oliveira...

      Quanto ao jogo fora das 4 linhas... agora, como se vê, já têm resposta!

      Abraços

      Eliminar
  4. A reunião de urgência dos "calabotes" com o presidente do Conselho de Arbitragem é apenas para que volte tudo "a correr bem" como no tempo de Vítor P. "paz à sua alma". Por outro lado isto de intimidar árbitros é muito grave. Mas que moral tem a "porta 18" para falar nisto quando já se viu envolvida, em dentes partidos a um apito no Colombo, palmadas no cachaço a um fiscal de linha ou a uma espera a um arbitro no seu lugar de trabalho, com facas e pistolas.
    Mudando de assunto (e como estou pessimista), por quantos golos acham "OS PORTISTAS" que o SCBraga vai perder?
    Para mim não houve pênalti sobre Soares. Mas A. André sofreu dois.
    Acho que NES voltou a inventar ontem, deixando os criativos do meio campo de fora do 11.
    Para mim o meio campo deve ter Danilo, A. André e João Teixeira (ou Oliver ou Herrera), com Brahimi numa faixa, Corona na outra e Soares lá na frente.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não é preciso ofender. Chamar criativo ao Herrera ultrapassa tudo o que já lhe chamaram até hoje.
      Um abraço

      Eliminar
  5. #pipotenscaradeazeiteiro
    #pipotreinadordanoite
    #pipotreinadorsurreal
    #euqueroganharáequipadopipocomdezoucomnove
    #pipooproximotreinadordocalordanoite

    ResponderEliminar
  6. para mim foi penalti de caras, alias o mesmo jogador que esta em portugal desde janeiro e ja foi expulso duas vezes ja tinha feito um penalti sobre andre2, os 2 centrais do tondela sao fracos mas começam a dar porrada e a agarrar se o arbitro permitir entao vao continuando, quando um arbitro apita a serio nao tem hipoteses. O tondela deste anormal pepa dura 30m minutos, tem 2 sprinters depois acaba como acontece com todos os jogadores sprinteres exceto com CR7. Podiam ter sido oito , andre silva falha demasiado por falta de oncentraçao e por nao se saber colocar na area nem atacar a bola no momento certo e isso ja vem dos juniores, vai aprener com soares que segura defesas, joga com o corpo, e rapido, luta tanto como ele, mas a baliza esta sempre na sua cabeça. Otavio precisa de minutos e sera muito util, jota talvez mereça o investimento de 20M, o problema esta no nosso lado direito da defesa, maxi fisicamente ja nao da e todos mas todos os nossos adversarios escolhem aquele lado para atacar pondo la um tipo rapido depois filipe fica desamparado e tem de entrar a queima varias vezes. Com um medio a serio e temos uma equipa muito boa. Layun e para esquecer nao esta ca a fazer nada. uma pena asilva nao perceber como se deve colocar e atacar a bola na grande area, uma pena. SOARES E QUASE COMPLETO AQUELE GOLO FOI UM GOLO A DECO, joga bem de cabeça, fisicamente e forte , e rapido, enquadra se bem com a baliza, sabe fugir aos def centrais, enfim percebe se a diferença para depoitre. MAS PARA MIM FOI PENALTI E FICARAM DOIS POR MARCAR.

    ResponderEliminar
  7. Tenho que discordar no lance do penalty, a mim a sensação que dá é que o Soares é empurrado não quando faz a aproximação à área mas sim quando recua para ir buscar uma bola que já lhe tinha passado pelas costas.
    No lance da expulsão acho curioso dizerem que é falta do Soares ou que é mal expulso quando minutos antes à uma falta escandalosamente não assinalada sobre Otávio de uma "gravata" em que o jogador do Tondela deveria ter sido expulso mas disso ninguém fala e não interessa.

    Fala-se do amarelo ao Marcano...eu tenho imagens no meu Twitter, estejam à vontade para ir ver e tirar as vossas conclusões.

    Fala-se do amarelo ao Felipe que deveria ser vermelho...mas uma vez vejam as imagens da falta do Kaká sobre Corona se não é exactamente igual, tanto num como no outro considero o amarelo bem mostrado.

    "Decobrem-se as verdades zangam-se as comadres" é este o estado do nosso futebol em que quem dizia que não comentava as arbitragens e que nos deviamos de calar e jogar à bola, ontem apressaram-se a marcar uma reunião de EMERGÊNCIA, não à Liga...mas à Federação.

    Posto isto, os cães ladram e a caravana a nossa, de campeão, vai passando.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, Victor!

      Já corrigi! Não tinha visto as imagens!

      Abraço

      Eliminar
  8. Caro JORGE,
    Já não comento a algum tempo, ainda que seja uma leitora assídua dos seus posts. Mas hoje apeteceu-me comentar!
    O FC Porto venceu de forma justa e inequívoca um jogo que tinha de vencer para colocar-se no topo da tabela e, dessa forma, criar pressão ao Benfica. Foram 4 golos, podiam ter sido mais. E se tivessem sido mais não seria, de todo, surreal!

    Quanto ao Benfica e ao seu pedido de reunião urgente ao conselho de arbitragem, Acho que o que se passa é que os planos estão a sair-lhes furados e, pelo sim, pelo não, mais vale pedir uma reunião com o conselho de arbitragem antes de uma deslocação difícil.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Luis Filipe Vouchers pediu uma reunião de urgência ao Fontela Gomes?
    Deixa cá ver a agenda... dia 30 deste mês, dá jeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se receberem e tiverem essa atitude ao ouvi-los... n me importo nada.

      Abraço

      Eliminar
  10. Caro Jorge, como eu adora a propaganda. :D
    As palas são tão grandes tão sólidas e tão opacas que desliga o cérebro desses ditos "homens do futebol".
    Pepa diz lá quanto recebeste para dizer tanta barbaridade junta.

    Quanto ao jogo, foi uma óptima oportunidade para voltar a integrar jogadores que já não jogavam há vários jogos. Rúben esteve bem nos passes e grande golo, Layun está a voltar a ganhar o ritmo e o 4º golo foi fabricado por parte dele, e Ótavio tem que começar a despertar os seus pés. André Silva esteve concentrado no penalti, mas tem de começar a pensar seriamente como finaliza lances de bola corrida.

    De resto só tive o desejo de que a equipa desse uma goleada das obesas, só pela conversa de certos seres.

    Agora toca a mostrar a final de 84 aos jogadores para situa-los um pouco do da Nossa história, e ganhar "combustível".

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. A vecchia signora não é o bicho papão.

      Abraço

      Eliminar
  11. Para quê alimentar a polémica... Os portistas só tem de dizer... "FOI PENALTY"; "FOI BEM EXPULSO". Nunca ouvi um lampião ter dúvidas quando marcam penaltys a favor deles, ainda que a falta seja feita fora da grande área. Portanto é deixá-los a falar sozinhos e nós a dizer "JOGUEM À BOLA"..
    Vale uma aposta sobre a conversa do nosso amigo Rodolfo amanhã na televisão... Tens razão oh Rui... .
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  12. Caro JV

    Não temos de ser iguais aos outros: temos de assumir que ontem fomos beneficiados, não houve penalti e não há falta na expulsão. Isto numa altura em que não conseguíamos resolver o jogo e não estávamos a joga nada.
    O que me choca é o aparato que deram aos erros do arbitro: porque não reagiram de igual forma quando fomos sistematicamente prejudicados na primeira volta? Não vi os comentadores da SiC e da CMTV tao indignados nessa altura.

    No demais continuamos a jogar muito pouco (contra 11). E continuo sem entender NES: um meio campo com dois jogadores sem ritmo e vindos de lesões, não é arriscar de mais? Não teria sido preferível o Felipe ter forçado o quinto cartão para não jogar contra o Tondela em casa e jogar no Bessa?
    Agora que temos uma defesa e um ataque consolidados, preocupa-me a anarquia que vai no meio campo. E lançamentos longos como estratégia contra equipas ditas pequenas, não me parece boa solução.
    Mas posso estar enganado. Tenhamos esperança.
    Jorge Fonseca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As opções do NES... tenho uma opinião. Mas ele está a ganhar. Percebo as outras opiniões, não deixarei de as dar!

      Obstruções são amarelos. Portanto... rua. A camisola do Soares foi puxada, o número até estava todo torto.

      Abraço

      Eliminar
    2. Aí está o exemplo que acabei de dizer... mais um portistas que tem a mania que é ernesto. FOUI PENALTY E FOI BEM EXPULSO.. se o caro amigo Jorge Fonseca tem a opinião que descreveu guarde para si. Como disse não vejo lampiões a dizer que foram beneficiados.. porque havemos de ser diferentes.
      Cumprimentos portistas
      A. Martins

      Eliminar
    3. Mas é que foi mesmo! Acabei de o acrescentar ao post!

      Abraço

      Eliminar
  13. E pronto... metemos a sexta... por acaso acho que os benfas ganham em Braga, vi o jogo deles com o Boavista e eles não jogam nadinha, mas acredito que seremos líderes não tarda. Quanto à arbitragem vou responder como me respondeu um benfa à um mês e meio atrás. Entre benefícios e prejuízos no fim do campeonato a coisa tem que se equilibrar por isso vivam com isso... meus amigos

    ResponderEliminar
  14. http://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/porto/noticias/interior/video-outra-perspetiva-do-penalti-de-soares-no-fc-porto-tondela-5677252.html

    E não é que foi mesmo penalty!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Boa noite Jorge,
    já lhes conseguimos sentir o cheiro a mijo nas calças! nem contra os amigos do braga eles parece que relaxam. esta jornada não tenho esperanças que percam pontos mas cá estaremos quando for o confronto com eles no galinheiro. Quarta é para cima dos italianos!

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  16. Silvestre

    Boa noite Sr.Jorge Vassalo,o FC Porto obteve um meritório e importante triunfo o resto são cantigas.

    A reunião requerida pelos lampiões é inacreditável e denota o medo com que os mesmos andam, quiçá até apareçam de fraldas em tal acontecimento.

    Entretanto convém relembrar quem é o propalado Rei Midas:

    https://csifutebol.wordpress.com/2011/09/13/luis-filipe-vieira-julgado-e-condenado-por-roubo/

    Cumprimentos
    Silvestre

    ResponderEliminar
  17. Bom, é saudável ver os Portistas discutindo se fomos beneficiados ou não pela arbitragem. Nos nossos rivais é torresmo na boca e siga a marinha. Umas coisinhas sobre o que vi até agora nesta jornada:

    - No nosso jogo, o penalty a nosso favor foi bem marcado e julgo ter ficado outro por marcar. Já a expulsão parece claro que não é amarelo. Mais: - quem faz falta é Soares, desinteressando-se da bola e atirando-se para cima do defesa, que já lá estava.

    - Fico preocupado com o que vi antes da expulsão. Não estávamos a jogar nadinha contra 11, num estilo visto várias vezes em empates nefastos da 1ª volta.

    - Na Sic, falou-se do nosso jogo como a chegada do Anti-Cristo. Semblantes pesadíssimos, vozes esganiçadas de irritação, palavras graves. É escandaloso, dizem eles. Já a vergonha que tem sido o Benfica, são fait-divers irrelevantes, pouco dignos de menção, porque na óptica dessa gente, os da Luz são tão superiores que o resultado seria o mesmo. E os 14 penalties não marcados ao FCP são a sentença popular do Apito Dourado, ergo merecidos e moralmente justificados.

    - Lembra-se de Jorge Jesus na conferência de imprensa após o jogo no Dragão? -"O que aconteceu foi o Casillas." Pois, mas ontem diante do Rio Ave, em que uma possível goleada histórica dos caxineiros em Alvadade foi transformada em vitória só à pala de inúmeras paradas impossíveis de Rui Patrício, o mascador de chicla já disse que a defesa também foi importante. Se a vergonha matasse...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. - A expulsão pode ser entendida ou não como obstrução se ele já ganhou a posição ou não. Já a gravatinha que ele tinha feito ao Otávio uns minutos antes...

      - Não, porque o meio campo era o que se viu. Eu já me cansei de falar sobre esse tema. Estamos a ganhar. Bora em frente.

      - O fifica é um desígnio nacional. A eles, tudo é permitido. Toda a gente quer que o desígnio se cumpra. O que me aborrece é que haja nortenhos - a quem esta corja chama de bimbos e considera que temos menos inteligência - que sejam de dito clube...

      - Lembro, pois. E mais uma vez, três expulsões e um penalti perdoado. Mas, a jogar assim, não vão muito longe...

      Abraço

      Eliminar
  18. A Pepita: fazemsse tezes de douturamento e todo o tipo de trabalhos académicos. Mestrados e pós-graduassões, somos especialistas em literatura surrialista e pintura surrialista. Os melhores trabalhos aus melhores pressos. Não exite em contactarnos. Também fazemos tradussões e batizados. Temos esmerado servisso de bar. Pepita e Pipo, ao seu dispor! Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fazemsse tezes sobre o bemfica e sobre o eusebio. todo pelo eusebio

      Eliminar
  19. nao jogam nada, fazem um remate e marcam um golo...esperemos q a vaca deles nao esteja de volta

    ResponderEliminar