quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Análise Besiktas 1-1 FC Porto - Resistir


Em primeiro lugar, é importante dizer que saíamos vivos do jogo mais difícil, no estádio mais difícil, contra a equipa mais difícil do nosso grupo. Pode custar a ouvir, certamente, mas alí está uma equipa de jogadores com tarimba, muito experimentados nestas voltas, com muita manha e maturidade, e nós somos uma equipa bem treinada, com boa vontade e muitas lesões. Essa é a indesmentível realidade dos factos. Quem a contrariar não estará certamente a ver o filme.

Ainda assim, creio que entramos bem. Creio que surpreendemos. Certamente o Besiktas não esperava que entrassemos algo organizados e proactivos, como entramos. Na primeira parte intensa e bem disputada marcamos - de bola parada como 60% (!) dos golos da Champions - numa jogada estudada plena de sabedoria, mas também fomos apanhados em contra-pé e vítimas do inevitável carrasco Talisca.

O Besiktas emendou na segunda parte, mudou o posicionamento de Hutchinson e partiu para cima do FC Porto. Aí, já foi mais complicado, Herrera sentiu-se perdido entre a missão ofensiva e defensiva e ficou partido, algures no limbo, o que possibilitou que o Besiktas dispensasse todo o seu arsenal atacante, mas também que José Sá brilhasse, quer em boas saídas, quer em defesas espectaculares. Gostei muito da postura autoritária e altiva de José Sá - mesmo na flash. E creio que já desde Baía que não via alguém sair tão bem à bola.

Também gostei muito da entrega de Brahimi e da calma e visão de jogo de Sérgio Oliveira. No meio de tanta azáfama ofensiva, Ricardo, do outro lado, teve nos pés o nosso apuramento directo, mas falhou-o de uma forma incrível, só desculpável pelos nervos ou a pressão do ensurdecedor barulho.

Aí, o Besiktas fechou definitivamente a loja, deixou de querer ganhar e nós contentamos-nos em não perder. Foi-se a história e o interesse. 

Temos o apuramento europeu garantido, dependemos só de nós para continuar na prova raínha do futebol. Mas será que quisemos MESMO ganhar? Encontraremos dia 6 um Mónaco focado na Ligue 1 e muito pouco interessado nisto, a não ser em fazer o ponto de honra. É a hora do tudo por tudo.

Não esteve nada mal, não senhor. No início do ano, ninguém iria supor. 

12 comentários:

  1. Como assim ninguém??? Não esclarecemos já isso? Bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... excepto o glorioso, incandescente, efeverscente Silva!

      Abraço

      Eliminar
    2. Menos mal, embora falte esplendoroso...
      ‘Braçom

      Eliminar
  2. Jorge!
    A exibição e este resultado do jogo aceita-se e seria muito difícil fazer melhor.
    O que lamento é a derrota 1-3 com o Besiktas no Dragão.
    Por aquilo que pude constatar o Mr. Sérgio: facilitou, negligenciou, ou seja, não preparou devidamente a equipa portista, no sentido de consciencializar os jogadores para as dificuldades que poderiam encontrar em defrontar o Besiktas, tal como o fez desta vez, para jogarmos lá...! Estou convencido que se o Sérgio tivesse alertado devidamente a equipa para os perigos da equipa turca, o FC Porto no nosso ambiente do Dragão, não teria perdido por 1-3, e poderia até ter vencido, ou pelo menos, empatado o jogo.
    Conclusão: o resultado no Dragão é que custa a engolir.
    Abraço
    Armando Monteiro
    https://dragaoatentoiii.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Jorge Vassalo

    Só vi a 2 parte, e não gostei da mesma, muitos aspetos negativos, de bom só o segurar o empate.
    Pergunto, com um médio pensador de jogo no banco, Oliver não tem uma hipótese de jogar com as costas cobertas por 2 médios defensivos?
    Nem 15 m. merece na posição dele.
    Vimos que o Herrera não estava a segurar jogo nenhum e deixamos o centro do terreno igual até ao fim.
    No fim tivemos 39% de posse de bola, com apenas um lance de golo que o Ricardo falhou.

    Eu sei que é um FCP com poucos jogadores e temos 3 da frente lesionados, mas espero mais qualidade de jogo na Champions...
    Passando em 2 lugar, apanhamos um de 5 clubes ingleses ou barça ou psg...
    Também por isso devíamos ter tentado mais kk coisa ontem, assim ganhando ao monaco, asseguramos 6 milhões e depois logo se ve...
    Mas volto ao tema da qualidade de jogo, já estivemos melhores nesse aspeto.

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  4. É curioso como não se tem dificuldade em admitir que o AS Mónaco deste ano não é o mesmo da época passada, mas já aceitar que o Besiktas actual não tem nada a ver com a equipa subalterna de outros tempos, está quieto! Enfim, há quem só esteja bem com a bílis nos lábios.

    Com o que temos, acho que estivemos excelentes. Ter adeptos chateados, porque esperavam mais, é a medida certa do grande trabalho desportivo que se tem feito. Olhai, quem! A mesma mole aficionada que na pré-temporada apontava a uma época de "salvar a face" e ao objectivo de não passar vergonha na temporada e pouco mais dada a escassez de recursos, está agora amofinada porque não garantimos JÁ o apuramento para os oitavos da Champions, em casa de uma das melhores equipas no panorama actual da Europa... Estamos mesmo na merda, pessoal!

    Também leio malta lixada porque marcamos quase só de bola parada. Tá bem. Não valem esses golos? Uma equipa que tem pouca matéria prima, com dificuldades na gestão física e nas lesões, tem um bom aproveitamento nas bolas paradas e isso permite-lhe competir - é mau? Sem Marega, nem Soares, é o que nos tem valido. Mas estamos lá. Queriam circo e envolvência, mas resultados de merda? É que não dá para ter as duas coisas nas nossas condições.

    Vamos lá cambada!

    ResponderEliminar
  5. resultado normal, o problema foi em casa. A equipa esta com alguma dificuldade, nao entendo o nao refrescar, o que adianta convovar os Bes e nao os por a jogar, pelo menos um? nao percebo. que jeito nos faria um medio tipo talisca, que remata bem, aparece na area e tem força. Estamos a marcar em bolas paradas o que e muito bem, exeto livres diretos.

    ResponderEliminar
  6. Jorge, desculpe não comentar o tema do post, mas estou indignado e furioso porque li no Jogo isto:

    https://www.ojogo.pt/futebol/noticias/interior/federacao-pede-investigacao-as-denuncias-do-benfica-8936881.html

    Se dúvidas eu tinha que o presidente da FPF tem mesmo RABO PRESO com o boifica, já não as tenho.

    Então o FJM vem há mais de 6 MESES fazendo semanalmente denuncias na "praça pública", com provas concretas sobre claques ilegais, padres, missas, meninos queridos e o diabo a quatro, inclusive denuncias de mensagens do telemóvel do rato gomes que foram parar às patas do paquiderme guerra, sempre dizendo em alto e bom som INVESTIGUE-SE... e o FDP gomes da FPF há meio ano que andou calado e mudo.

    O boifica há APENAS 48 horas ( sim, DOIS DIAS ATRÁS ) atrás, fez denuncias vazias cheias de nada no conteúdo... e o rato gomes, caladinho durante este tempo todo, já mandou abrir investigação sobre o FCP...

    Pra já, na minha opinião, o FCP devia fazer com o RATO GOMES e o que o líder superstar fez ao PP Cristóvão: EXPULSÁ-LO DE SÓCIO COM CARTÃO VERMELHO VITALÍCIO!!!

    Então há 6 meses que andamos a divulgar e denunciar ( com provas ) os podres do boifica e o gajo caladinho caladinho... mas bastou um zé ninguém marinho qualquer dizer meia dúzia de suspeições na boifica tv, e já está...INVESTIGUE-SE!!

    Na minha opinião, já que ele pelos vistos desde que mora na côrte passou a gostar tanto de vermelho, QUE O FCP DÊ-LHE UM CARTÃO DA MESMA COR...PARA TODO O SEMPRE!!!

    Desculpe não comentar o teor do post, mas estou mesmo furioso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RBN,
      Também eu fiquei e ainda estou Sem palavras. Isto da uma sensação igual á de nadar contra uma corrente forte e sentires que podes fazer o que quiseres que não vais conseguir chegar la. Fod…-se isto só mesmo visto porque contado não tem piada. Só mesmo no nosso pais. Se fosse aqui na Alemanha onde vivo seria igual o nome do Clube, era logo castigado. Alguém imagina em Portugal fazerem o que fizeram ao presidente do Bayern?
      Isto revolta-me tanto de o nosso pais ser assim…..
      Marco

      Eliminar
    2. calma, ele fez o mesmo so que nao publicitou, agora como estao as coisas publicitou, mas ainda bem porque o benfica esta a inventar.

      Eliminar
  7. Olá Jorge.
    Este resultado acabou por ser normal. Tivéssemos nós entrado na 1ª jornada a jogar o que estamos a jogar agora e de certeza que não tínhamos perdido. Mas, apesar de tudo, este Besiktas é claramente muito superior aos Besiktas do passado. Jogam bem à bola e têm jogadores de qualidade e muito experientes. SC está a fazer um trabalho excelente. Não me canso de repetir.

    Vendo o que vi das equipas neste grupo, vou ficar desiludido se não conseguirmos ganhar ao Mónaco na última jornada. MESMO.

    OFF TOPIC: Sérgio Conceição disse e bem que assuntos de futebol são só com ele e o presidente. Estou de acordo. Então logicamente, a nossa Comunicação é da alçada de FJM. Não gostei de ouvir SC a dizer que o ruído é muito e que todos os clubes devem é apenas centrar-se no desporto e não nas insinuações que têm existido de parte a parte. Este tipo de "tirada" pode ser visto como falta de apoio ao que o FJM tem denunciado. E repito: A comunicação do clube é da responsabilidade de FJM. Se calhar Sérgio Conceição falou como falou porque não viveu os últimos anos, como nós portistas vivemos. Já no ano passado NES desvalorizou a comunicação do clube, e sinceramente não vejo com bons olhos ter o novo treinador a fazer o mesmo. Só se vai juntar ao coro quando calhar de ser prejudicado, perder pontos e sair do 1º lugar??!!!!

    A luta contra o polvo e aqueles que nesta altura tentam acudir ao SLB, tem de ser feita tal e qual o FJM está a fazer, sem tréguas.

    O Benfica nos últimos 30 anos não tem feito outra coisa se não achincalhar as vitórias do nosso clube. Quando eles próprios estavam no apito dourado, conseguiram empurrar a investigação de forma a que só nós e o Boavista pagássemos a factura por todos. Ninguém nessa altura se preocupou com o clima do futebol português. Estava tudo maravilha.

    Quando o Palhaço Gabriel ao longo de 3 anos enxovalha as nossas conquistas está tudo OK- Maravilha.

    Agora que são eles (o SLB) que estão a ser alvo de críticas e de acusações COM FUNDAMENTO, ai jesus que o clima está mau e que nunca o futebol Português esteve como esteve. E é preciso parar porque senão podem haver mortos. Mortos?????
    Mortes já existiram e nada se fez! Nada se fez! Assobiaram para o lado. Hipocritas de M****.

    Querem-nos calar! Mas nem pensar. FJM tem é de continuar a fazer o que tem feito. Denunciar o POLVO benfiquista. Denunciar, denunciar e denunciar e nunca se calar.

    ResponderEliminar