sábado, 18 de novembro de 2017

Análise FC Porto 3-2 Portimonense - Karma Instantâneo


Aconteceu neste jogo tudo o que temia. Entrou-se, de facto, com a mentalidade de serviços mínimos que, em bom rigor, já vi muitas vezes em muitos anos. 

A intensidade normal do FC Porto apagou-se completamente quando, aos 3 minutos, Danilo marca na sequência de um canto de Alex Telles. A partir daí, surgiu um FC Porto que não vira na era Sérgio Conceição em jogos relevantes - apático, desligado, trapalhão e confuso.

Hernâni e André André foram duas pedras inexistentes (o primeiro sempre desencontrado com a equipa, o segundo incapaz de fazer uma jogada com acerto), Felipe esteve desatento e com um passo estranho, Ricardo Pereira teve lances que nem parecem seus.

Pior, sentia-se que faltava urgência à equipa do FC Porto, aquela mesma urgência que faz com que, não raras vezes, ao intervalo já o jogo esteja bem encaminhado. Notava-se que os jogadores sentiam que, mais cedo ou mais tarde, a coisa se resolvia e, talvez pelo decisivo jogo na Turquia para a semana, ninguém quisesse, verdadeiramente, pôr o pé, para lá de Aboubakar, Óliver, Alex Telles e um muito bom Danilo Pereira.

O problema é que o jogo mastigado que teimou também em regressar na segunda parte, abriu caminho a que fosse Pedro Sá, com muita justiça, a dar vantagem à única equipa a deixar tudo em campo - o Portimonense. Karma instantâneo e matador. 

Só a partir daí foi então o FC Porto capaz de começar a reagir em termos, mas aí já entrou em jogo outro factor - o Portimonense decidiu dedicar-se ao anti-jogo e Artur Soares Dias, por acção e omissão, a inclinar o campo, quer ao não assinalar um penalti sobre André Pereira, que havia entrado, junto com um bom Brahimi para tentar pôr o FC Porto a jogar futebol. Absurdo o tempo com que se deixou fazer as substituições, absurda a forma como se permitiu a simulação de lesões e reposições de bola.

Só me pode dar vontade de rir quando os coisinhos - que jeito que dá a memória selectiva e a total falta de vergonha na cara! - ao queixarem-se do tempo de descontos e de faltas duras e por aí em diante! Afinal também falam de arbitragem, afinal também entram em delírio, que se lixe a paz no futebol!


Mas adiante. À medida que o fim do jogo se aproximava, retornava o FC Porto pressionante, sufocante e intenso, e foi então que Aboubakar e o inevitável Brahimi deram a volta ao resultado, em duas excelentes jogadas. Karma instantâneo, embalado por um fabuloso Mar Azul que fez acender a chama Draconiana e raçuda na equipa e acabar o jogo a jogar à FC Porto! 

Sérgio Conceição foi expulso pelo senhor João Pinheiro por causa de palavras (enfim, haveria quem nunca acabasse um jogo...) e creio ter sido esse o momento de fagulha que fez acender a chama.

Fica a lição à equipa. A Taça de Portugal é uma competição importante e com história , e deve ser encarada como tal. Não é ganha por decreto nem com a camisola. Fosse o FC Porto durante todo o jogo como nos sete minutos finais, e não haveria nada deste desgaste. Mas talvez esta seja a pedra de toque para próximas vitórias!

Já agora, que mau ambiente este homem provoca! É um balneário em fanicos!


17 comentários:

  1. Boas,
    não concordo com algumas partes, para mim foi um grande jogo! Se estar a ganhar, depois a perder até aos descontos e dar uma reviravolta, se isto não é futebol, se isto não é o que faz os adeptos gostar deste desporto...

    Li, que foi a 1º na história do Porto, em 585 jogos que entras a perder nos 90' e viras o resultado! Dar a volta a resultados não é para qualquer equipa, e uma equipa que quer ser campeão, se não conseguir dar a volta a resultados dificilmente o consegue.

    Tivemos um Portimonense que deve ter feito o jogo da vida deles! Jogaram olhos nos olhos. Sobretudo a 1º parte, na segunda fizeram algum anti-jogo, o que não deixa de ser normal para este tipo de equipas.

    E se tivermos em conta que temos jogadores lesionados, houve uma paragem para selecções, e tivemos um jogaço...

    Não tentem comparar esta equipa com a dos anos passados, não tem nada a ver. Nos anos em que ganhavamos tudo, vi o Porto jogar muitas vezes mal, não era por isso que deixaram de ser grandes.

    Só uma coisa me preocupa, se fosse eu teria deixado alguns jogadores a descansar, mesmo que com isso o risco de sermos eliminados fosse maior. Preocupa-me o desgaste físico. E há jogadores que tem de descansar como Aboubakar, Felipe, Marcano, Brahimi, Alex Telles, Ricardo, Danilo...estes jogadores têm jogado quase sempre, jogam nas selecções, o SC tem de lhes dar descanso sob pena de um dia arrebentarem fisicamente.

    Abraço.





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pour si muove, houve grande parte do jogo onde deveríamos ter a mesma atitude que tivemos no fim. Digo eu.

      Mas compreendo a tua opinião.

      Abraço

      Eliminar
  2. O golo cedo deu-nos excesso de confiança e a coisa ia acabando mal.É urgente em Janeiro reforçarem o plantel pois com lesões e castigos só com estes não vamos lá. Sugiro o Whelton e o Etebo. São bons e ainda baratos. Porque esperamos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carago estamos de acordo! E o Silva também!

      Abraço

      Eliminar
    2. Boas,
      insinuar que foi por o Porto ter jogado menos bem que mamas o 2º golo é esticar muito a corda! O 2º golo, fosse com quem fosse, jogasses bem, jogasses mal, não tinhas a minima hipotese! O tipo teve alguma sorte, provavelmente nunca mais na carreira dele marca um golo daqueles. Ninguêm está imune a isso.

      Se não tivesse acontecido o 2º golo, a percepção de quem acha que o Porto jogou mal, mudaria completamente. Vocês dizem isso porque esta época ainda não apanharam o Porto a perder. Ainda por cima em casa.

      Não acho que o Porto jogou mal. Apanhou foi uma equipa super motivada, que teve duas semanas para se preparar e fez o jogo da vida deles!! Mas mesmo assim, e isto é olhar para o copo meio cheio e não meio vazio, a nossa equipa virou um resultado negativo e isto não posso deixar passar em claro. Não é qualquer um que muda resultados!!

      Abraço.


      Eliminar
  3. ora bem vou fazer de otavio e de bernardino barros comecando por dizer .... eu avisei.... eu ja sabia .... eu sei que eles sabem. Se fossemos eliminados havia um responsavel claro, SC, ja ganhamos na emoçao mais vezes e isso deve se a ele tambem. Gosta de inventar por se basear na emotividade, corona a esquerda?? hernani e pura e simplesmente ridiculo mas assim com senta com facilidade casillas ( e de homem pensara) , soliveira, oliver e assim, com hernani ele adora o. Jogamos com 10 na primeira parte, depois a jogar ao mesmo tempo com hernani, andre2 e oliver ( estes nao estao cansados nao me lixem, nunca tiveram foi intensidade na vida )era percetivel que a intensidade nunca seria muita e as voltinhas e mais voltinhas regressariam e claro remates de fora da area nem ve los. Ja agora porque nao senta filipe que espero se reencontre e comece a jogar em vez de se preocupar tanto com a popa. TEMOS APEREIRA E GALENO QUE VALEM 10 HERNANIS, TEMOS LUIZAO E VARELA QUE VALEM 10 ANDRE2 E 5 OLIVERS, e nao temos alternativas?? que faz soliveira no banco com jogadores como andre2 e hernani em campo? Como aconteceu contra o leixoes, contra o belem onde fomos ridicularizados durante varios minutos e ontem percebe se que a equipa esta a diminuir de intensidade, falta nos o abono de familia, os jogadores que mexem com aquilo estao cansados e SC esta a ser teimoso em demasia. Ontem foi expulso o que e habitual com ele, o padre pinheiro aproveitaria sempre a oportunidade e SC emocionou se demais. Tivemos a estrelinha claramente, estamos a ganhar jogos nos limites, com dificuldade e empatamos em casa com o leixoes, as equipas adversarias começam a encaixar se no nosso futebol e a causar mais problemas. Faço votos para que SC estabilize, continue a aproveitar a alma de alguns jogadores e perceba que simple is better. GANHAMOS ESTAMOS NOS OITAVOS MAS A TAÇA LUCILIO BATISTA ESTA JA EM RISCO E A TAÇA DE PORTUGAL ESTEVE POR UM TRIZ. Ah e parece me que paulinho do poprtimao talvez venha para o porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, tu deves é querer o NES ou o Lopetegui de volta!

      Eliminar
    2. Oh vidente, o Varela que tu conheces deve ter comido muita papa e cresceu de caraças. Ou então és apenas incongruente. Ah espera...

      Eliminar
    3. Vidente,

      Há tanta desconexão no seu comentário que deixa qualquer um "confucio"...

      "Gosta de inventar por se basear na emotividade, corona a esquerda??"

      Ó vidente, tenho uma duvida, onde é que joga habitualmente o Corona na selecção do México, e anteriormente no Twente? Em modo quiz: direita, esquerda ou no meio?
      (mas deixo~lhe a minha opinião pessoal, gosto de ver o Corona jogar da esquerda para dentro, "com o pé trocado", mas, já lá mora o Brahimi...)

      Termina com um bitaite, ou um desejo, o "Paulinho do Portimomense talvez venha...", e respondo-lhe com uma pergunta, o que vamos fazer com o Fede Varela que vale 5 Olivers?

      Vidente, a opinião sempre foi uma coisa grandiosa, e sobretudo, será sempre democrática. Mas, algumas vezes a tal opinião, é também um grandioso equívoco...

      PT

      Eliminar
  4. Não foi penalti sobre o André Pereira. Tocou primeiro na bola. Digo isto porque o que nos distingue de outros é que não olhamos para tudo cegos de clubismo, e neste jogo a única situação que não se percebe é a expulsão do Sérgio Conceição numa reacção banal nesse lance.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Miguel,
      100% de acordo, os lampiões só falam quando são prejudicados e quando são beneficiados ficam caladinhos, isso é um comportamento hipócrita.

      Abraço.

      Eliminar
    2. É verdade que toca na bola, mas também e verdade que acaba a fazer uma tesoura sobre o André Pereira...

      E nas imagens nao se viu nada demais do Sergio Conceição, com os próprios comentadores da sport tv a mencionarem que ele nao devia ser expulso por causa daquilo. Ele só começo a mandar vir a sério DEPOIS da expulsão.

      Eliminar
    3. Pois então aí o Artur Soares Dias não teve o mesmo critério... é que o Marcano tem uma entrada idêntica e foi falta e amarelo mas neste lance já não...

      Eliminar
    4. Perdão, Miguel, mas não conhece a regra. Entrada por trás, não interessa se dá na bola primeiro ou depois. A regra está feita para proteger a integridade física do portador da bola, caso contrário, era uma festa de pernas quebradas, desde que primeiro fosse a bola à frente. O penalty é depois do corte, uma vez que há uma tesoura.

      Eliminar
  5. Também acho pênalti sobre Andre.
    Não acho nada que houvesse desgaste, antes aquela adrenalina que, quando se tem aquela idade, consegue-se sacar as mais belas e difíceis namoradas. Isso é tusa que moralisa e que nos será proveitosa em Instambul. Foi, sem querer, o melhor que nos podia acontecer. Seja quem for o onze inicial.

    P.S.
    (Coitado) Artur Soares Dias não vale a ponta dum corno.
    Joao Capela nai vale a ponta de...dois cornos..

    ResponderEliminar
  6. O comentário do sr. V.Oliveira é mais o de um vermelho rasca. O que é que este sr. disse do jogo que fez no galinheiro em que de facto foi roubado descaradamente ?
    É só comparar.

    ResponderEliminar
  7. Em minha opinião ganhamos e bem! Só não pensei que posse assim tão, tão difícil! Marcamos logo muito cedo e a equipa começou a estar logo com a cabeça em Istambul. Mesmo assim tivemos ocasiões para resolver o jogo, ainda na 1ª parte. Na segunda é que o marasmo foi pior! Nós não fazíamos nada, mas eles também não. Depois aconteceu o pior pesadelo de uma equipa grande a jogar em casa contra outra menor... Um tiraço do meio da rua, e pumba... ficámos a perder, e com 20 minutos para dar a volta.

    Sinceramente, pensei que muito dificilmente nos safássemos. Foi um murro no estômago. Não por falta de fé na equipa mas porque pensei que a máquina depois de uma paragem de 15 dias não tivesse tempo para carburar como normalmente o faz.

    Mas o Porto acreditou, empurrou o Portimonense e causou uma expulsão! E o jogador do Portimonense é muito bem expulso, não me venham com tretas!!! A partir daí ficamos em vantagem numérica e isso é inegável que nos terá ajudado, mas o factor decisivo foi mesmo a nossa qualidade e entrega naquele final de jogo aliados ao grade empurrão que o público no Dragão deu à equipa.

    Acho que o eventual penalti sobre o André não tinha razão de ser. O defesa corta a bola.

    Saúdo o regresso do Casillas! E muito. Gosto do Sá, mas não podemos ter um guarda-redes como o Casillas no banco de suplentes. Se de facto o que se passou foi uma chamada de atenção por parte de SC, então tudo bem. Casillas compreendeu a mensagem, terá treinado e bem e recuperou de forma lógica o lugar.

    Acima de tudo, como qualquer Portista espero é que saiamos vencedores do jogo da amanhã! E que não suceda aquilo que sucedeu nas 2 derrotas que tivemos no grupo: Serem os guarda-redes a comprometerem no jogo, algo que depois a equipa não consegue ultrapassar.
    A vitória amanha é muito importante. O Besiktas está num mau momento e era bom aproveitarmos isso.

    Off Topic: O Diamantino, no habitual comentário de Domingo na TVI24 já não consegue mesmo esconder a azia de tudo o que é FC Porto ou Apito Divino. O idiota até muda de cor. Como os outros aziados, Luís Aguilar e Rui Pedro Bráz também o Diamantino já não consegue ser ter um mínimo de isenção. Se tudo correr bem o Ministério público fará acusações e ainda ouviremos estas 3 personagens a dizer que tudo não passa de uma mão cheia de nada. Inacreditável.

    ResponderEliminar