terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Análise FC Porto 3-1 Marítimo - Rebentar A Muralha à Maregada


Enquanto Marega fazia a sua última diagonal e confirmava o resultado mais do que justo da partida, com mais um belo golo, não deixei de me lembrar das palavras do meu querido Cavani Bertocchini no último A Culpa é do Cavani, e imaginei o dito maliano em posição fetal atado a uma grua, qual Wrecking Ball, a rebentar com a muralha defensiva do Marítimo. Sim, estes escolheram o clássico bloco baixo, mas as nossas variações e a nossa calma e crença demoveram todo o autocarro e anti-jogo que nos enviaram, e devolveram-nos à procedência. Jogo com pouca história, a confirmar o porque de sermos, muito simplesmente, a melhor equipa a jogar futebol em Portugal. Vamos a notas.


Marega, Oooooh Marega - O maior dos patinhos feios do FC Porto, ultrapassando Herrera e Adrián López pela direita, Moussa Marega foi apelidado de tudo: desastre, tosco, cepo, boi, etc, etc, etc. Nunca subscrevi essa pseudo teoria de trazer por casa. Evidentemente, Marega não tem a técnica e ocupação de espaços do seu parceiro preferido, Yacine Brahimi. Mas é todo ele brute force, praticamente imparável, mesmo em falta ou com puxões, e tem uma entrega máxima. E dá um excelente apoio defensivo e é solidário com os colegas. Mas atenção: também é capaz de entradas à linha, piques de metade do campo com chapéus de classe sobre guarda-redes e adversários e superiores diagonais de fino recorte. Não é Messi, mas também está longe de ser cepo. É único, ele mesmo, o MVP, Moussa Marega.

Diego Reyes - Pois é, Dieguito está a ser um belo quebra-cabeças de mercado de Inverno. Então não é que joga bem, que tem uma visão de jogo e bola no pé bastante boa e até marca excelentes golos? E agora? Agora, meus caros, é, não cometendo loucuras, tentar renovar com uma dupla que terá, porventura, um sotaque castelhano maior do que muitos gostariam, mas que é a melhor que temos. Se temos qualidade jovem, com uma imensa margem de progressão e crescimento, imensamente vendável, porquê estar a procurar fora? Creio que renovações também dão comissões, e uma venda futura melhor ainda mais. A pensar, rapidamente.

O Fim Do Correbol - Não era nada que o grandioso Silva já não tivesse preconizado, mas o certo é que me apraz muitíssimo ver a equipa do FC Porto a pensar o jogo sem o afã maluco de tentar chegar à área contrária no menor tempo possível. Há variedade de abordagens atacantes e menor desposicionamento defensivo - do qual o golo maritimista é uma óbvia excepção - e uma segurança que se traduz num efectivo controlo do jogo. Bravo, muito bem! Estamos bem melhores sem vertigem. Ou com uma dose quanto baste, vá.


Daniel Ramos - Mais uma vez lamentáveis, as declarações do nosso treinador adversário. Não, Daniel, não foi nenhum "exagero" a expulsão de Gamboa. Foi, aliás, bastante branda, uma vez que, até segundo o insuspeito Jorge Coroado, ele deveria ter visto vermelho directo! Capisce? É um absurdo este pôr-se em bicos de pés quando do outro lado não estão os da segunda circular! Daqui a 15 dias, caríssimo, vou estar muito atento às suas declarações!

Já agora, por falar em estar atentos, não vai a Sport TV denunciar o benfas e os seus protoblogs pela utilização indevida da imagem do Danilo? Pois, não, não é verdade? Isso é exclusivo para Portistas! E vocês, fifiqueiros, tão importados que estais, onde estão as imagens de Moreno, na semana passada, a empurrar Carlos Xista?! Envergonhem-se mas é, e deixem de tentar ganhar na secretaria!

11 comentários:

  1. concordo, ganhamos bem. O maritimo ate defende bem a espera de um golito fortuito, temos de continuar a denunciar e a atacar sem apelo nem agravo, os lampioes nao descansam e nos deveremos ser contundentes. Agora viram se para Danilo ah ah ah e tem la dentro fedja, samaris, luisao, aalmeida, pizzi, jardel, etc etc. Quanto mais dizem e falam mais se enterram, ja deviam estar a 8 pontos e com o campeonato perdido mas o polvo a isso obstou. Ja em anos anteriores so a permissividade dos arbitros tugas fez com que o~s lampioes ganhassem algo, com arbitragens estrangeiras ou acabam sempre com menos 1 e 2 ou acabam por perder com todos.

    ResponderEliminar
  2. ah e gostei da referencia de SC ao tondela que jogou contra os lampioes a abrir as pernas positivamente.

    ResponderEliminar
  3. Jorge,
    Caro amigo, os palermoides já se squeceram que tiveram 1 jogador suspenso por ter batido num árbitro! Aliás a promiscuidade deles é tanta que até insuaram que esse árbitro estava... bêbado!!! Isto sim vale-tudo! Para não falar num encosto mona-a-mona desta girafa ao Nuno Almeida, que por acaso até simpatiza com aquelas cores!
    Ah!! E também convém lembrar aquele soco sorrateiro do JVP num jogo da selecção!
    Enfim como disse a Suzete: ó Judite vais presa? Não! Vou dormir á esquadra!

    P.S. Se fizesses praia todo o ano não saberias o que é uma.. gripe, carago! As melhoras;)

    ResponderEliminar
  4. Olá Jorge! Ganhámos bem, sem dúvida, mas por momentos na segunda parte a equipa pareceu estar na confiar em demasia no "é uma questão de tempo até alguém fazer o 3-1". Assim foi de facto e a coisa correu bem. Não gostei foi da maneira como o Porto defendeu nas muito poucas vezes que teve de fazer isso. Foi com relativa facilidade que o Marítimo chegou à nossa área tanto a seguir ao primeiro golo como a seguir ao terceiro. Essa facilidade não pode acontecer. Fomos moles na maneira como nos defendemos nesses períodos. Então o primeiro golo do marítimo é prova acabada disto.

    O esforço que os jogadores têm feito tem sido notável, mas é importante estarem com a ficha ligada os 90 min mais os descontos. Não podemos dar "abébias".

    Uma ultima nota: Se de facto estamos interessados em Ruben Ribeiro, seria optimo contratá-lo já. Aliás, apetece-me dizer que de facto só vejo interesse na contratação se for assim. É um bom jogador, está em alta e acho que o Porto fazia bem em aproveitar esse bom momento e enquadra-lo já no plantel. Entre outras opções tácticas, julgo que seria uma espécie de 10 à moda antiga.

    Não sei se não poderia até ser titular numa ou noutra situação.
    Custa-me não ter no meio do terreno alguém que desiquilibre no 1 para 1 como o Brahimi ou Corona(nos bons dias) nas alas. Ter este incremento logo em janeiro e ainda por cima com um jogador que está perfeitamente adaptado ao nosso campeonato poderia ser uma excelente medida de reforço do plantel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver vamos. Do plantel, só o Presidente, o Eng Luís Gonçalves e o Sérgio é que sabem - e ainda bem.

      Abraço

      Eliminar
  5. Será que os treinadores contrários se habituaram á bondade com que começamos a tratar-los, pós VP até NES ? Para as suas equipas passou a ser normal tirarem o pontinho para depois, nas conferências de imprensa, dizerem que foram expoliados de dois? É que agora qualquer Joaquim se sente prejudicado quando vem ao Dragão mesmo não jogando a ponta. É queixam-se do árbitro? Dassssssssssss, tá tudo Maluco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inacreditável. E depois abrem o recto para a turma de Carnide!

      Abraço

      Eliminar