sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Análise FC Porto 4-0 Vitória SC - A Goleada Tranquila


Continuando de convalescença de uma das maiores gripes que tenho memória de ter, tive de ver um jogo em que tive pena de não estar, pela televisão. Se é estranho ver a nossa casa de fora, ainda mais quando mais precisa de nós todos. 16 mil é uma vergonha. Vencemos com justiça e relativa facilidade um Vitória que parece estar muito longe de outros tempos, embora este também seja um FC Porto ultra confiante e feliz. Seja como for, e apesar de ter sido uma exibição em crescendo de ritmo, seguimos com mérito rumo ao Jamor. Vamos a notas.


Meio Campo de Luxo - De Luxo e não de Lucho, a ser verdade, uma desilusão do tamanho da Torre dos Clérigos. A violência doméstica é um crime hediondo e muito subvalorizado. Continuarei a adorar as jogadas, mas o homem que as executou perdeu o meu respeito. Mas vamos ao que interessa: Que jogador está o senhor Comendador! Se continuar a rematar de fora e dentro da área como está a fazer, em breve será um dos melhores médios defensivos da Europa! E é claro, toda a alegria e soltura de Danilo só foi possível porque o nosso Capitão conseguiu limar a aresta que lhe faltava: dosear a sofreguidão. Um Herrera que sabe temporizar é um grandíssimo jogador, a variar flancos, a distribuir jogo, a tabelar para ocasiões. Supremo Hector Miguel, saindo debaixo da ovação que faz por merecer. Assim, é difícil parar-nos.

André André - Grande entrada da formiga atómica - sim, recuperei o epíteto que lhe dei quando chegou porque, ocupando o seu lugar em terrenos adiantados e ligeiramente descaídos nas faixas, foi capaz de nos dar dois belos golos que nos selaram o apuramento. O toque de classe de não festejar os golos contra uma equipa que capitaneou, é de imensíssima classe. Assim, sim!

Diego Reyes - Reyes foi chamado para render Felipe e, pese embora não tenha o seu poderio físico, a verdade é que sabe definir bem, a primeira fase de construção deixou de me deixar ansioso porque há visão de jogo e boa leitura de espaços. Se alguém que é chamado a frio dá esta resposta... temos homem! Que assim continue!


A Carburação Lenta - Se é verdade que, a seguir ao golo de Danilo - e que este merecia que tivesse sido bem antes! - o FC Porto clickou e rebentou com a concorrência, a verdade é que a primeira parte foi um longo bocejo, após o penalti (o segundo consecutivo!, ... estranho! ... ) a equipa limitou-se a trocar bola e a jogar pausadamente e estava incaracterísticamente lenta. Desta vez foi suficiente, mas é algo a rever!

A Vergonha da Cobardia - Que foi aquilo na flash, senhores? Quer dizer, sois roubados indecentemente com os coisinhos e e encolheis os ombros, e ontem foi aquilo? Não vi mas de certeza que foi? Onde é que nós estamos? Bem sei, parece ter ido o tempo - é melhor não falar muito para não estragar! - onde mãos na área não davam penalties, e qualquer um poderia vir ao Dragão gozar com a nossa cara. Se esse tempo mudou, que raio de clamor é este? Penalti sobre Sturgeon? Dêem-se por contentes não ter havido amarelo por simulação! E falem quando realmente forem roubados, contra outras cores e noutras latitudes! A "pacificação" é só para os lados de Carnide, ein? Ganhem vergonha!

11 comentários:

  1. Meu caro amigo, que a vitória do nosso FC Porto contribua para um rápido restabelecimento.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, amigo! Já estou a melhorar, finalmente e felizmente!

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Jorge

    Desde já desejo-lhe as rápidas melhoras. Obviamente que a violência doméstica é um crime repugnante e que merece total condenação, mas pessoalmente ainda não ouvi o Lucho pronunciar-se. Ele já fez alguma declaração sobre o caso? Obviamente que a confirmar-se esta situação é uma desilusão tremenda para a família portista.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, parece que o caso não é linear. Esperemos que o esclarecimento seja condizente com a personalidade que sempre foi uma referência para mim.

      Abraço

      Eliminar
  3. Meu caro, nada foi ainda provado acerca do El comandante Lucho Gonzalez, aliás, segundo as últimas notícias, parece que aquilo foi tudo inventado pela mulher que a ser verdade, não passa de uma louca a viver as custas do marido. Assim sendo não ficava mal da sua parte um pedido de desculpas acerca daquilo que tomou como certo por parte do nosso ex capitão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são desculpas. Faltou um "a ser verdade", que já acrescentei. Não mudo uma palavra sobre o que penso de violência doméstica.

      Abraço

      Eliminar
  4. Até ser provado e o Lucho condenado em tribunal ele continua a ser um homem inocente. Não deveria de fazer um juízo de valor apenas porque a mulher dele veio falar para os media.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo óbvio. Como é óbvio que não estou a fazer juízos. Muito menos sobre o meu jogador preferido DE SEMPRE do FC Porto.

      Abraço

      Eliminar
  5. ganhamos e prontos. Quanto a lucho, seja lucho, seja marcelo, seja quem for e para quem for a violencia domestica e inqualificavel, concerteza o casal tem ambos culçpas no cartorio se aconteceu, senao me engano ela e portuguesa e tem filhos dele. No entanto a ser verdade lucho que peça para ser julgado em portugal pois tem grandes hiporteses de se safar, ja nao seria o primeiro como e publico. lucho portou se bem enquanto ca esteve e isso e que interessa, a vida da voltas e se cometeu algum crime deve pagar por ele.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde a todos.Saudações portistas. Encontro-me a viver no Brasil e tomei conhecimento do caso do Lucho pelos jornais daí. Fui averiguar o que se dizia por aqui sobre o assunto e parece que a historia não está muito bem contada. Terá havido um desentendimento, extrapolado devido ao facto da srª. estar sob tratamento medico a uma depressão e a tomar medicamentos psicotropicos. Terá encenado toda a trama, fazendo fé no depoimento prestado às autoridades pela governanta do casal,que é testemunha do caso, conforme documento oficial que foi tornado publico. De qualquer maneira o caso encontra-se em investigação e como medida protetiva, Lucho está proibido de se aproximar a menos de 500 mts.da esposa e visitar os filhos por um periodo de 90 dias. Procedimento habitual aqui no Brasil. É de lamentar toda esta celeuma, mas mais uma vez a imprensa portuguesa só conta parte da verdade.

    ResponderEliminar
  7. Olá Jorge,

    A questão do Lucho corroboro por inteiro. Quanto ao jogo, foi mais um com grande nota. Como já esperava, aquilo que muitos fora do clube apelidavam de abaixamento de forma, nada demais foi. Besiktas, Aves e Benfica foram jogos que empatamos, mas cada um teve a sua história, e o sumatório que muitos jornalistas fizeram foi o errado. Olharam para os resultados e não para as exibições.

    Tentaram com isso fundamentar aquilo que desde o início da época era o destino traçado pela imprensa de Lisboa: Mais dia menos dia, como o plantel é curto e com poucas soluções, a malta vai cansar-se e depois não dão uma para a caixa. Azar, está a correr-lhes mal e SC mostra que apesar de não ter um plantel grande, tem muitas e grandes soluções. Prefiro 22 jogadores concentrados e determinados, sempre na expectativa de ajudar a equipa, do que um plantel de 30 onde à partida todos sabem que 6 ou 7 jogadores não dão uma para a caixa.

    As próximas 4 jornadas do campeonato vão ser fundamentais para começar perceber o destino do mesmo. Isto porque Benfica e Sporting ainda vão ter que se defrontar e o Benfica vai a Braga na 18ª jornada.

    Se ganharmos nas próximas 4 jornadas era mesmo muito bom. É crucial. Jogamos em casa com Marítimo (15ª jornada) e Guimarães (17ª jornada) e fora com Feirense (16ª jornada) e Estoril (18ª jornada). À partida, e no plano teórico, é o jogo de amanhã o mais complicado, mas se jogarmos todos estes jogos com a habitual entrega e acerto, vamos de certeza ganhar mais 12 pontos.

    Agora, com os oitavos da Champions já garantidos, era óptimo tirar o máximo partido disso, e sem o cansaço habitual que jogos a meio da semana proporcionam, dar tudo em campo de jornada a jornada para ver se conseguimos ter uma vantagem mais alargada sobre os principais adversários.

    Para finalizar, estou inteiramente de acordo com a tua análise sobre a questão Reyes/Filipe. Se o central brasileiro não começa a atinar, vai perder o lugar. Em termos de construção de jogo é bem melhor que o Filipe.

    ResponderEliminar