segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Análise FC Porto 5-0 Rio Ave - Cincazero Contra O Medo


Não me lixem, todos nós estávamos, à partida para este jogo, com uma pontinha de ansiedade e de nervos por causa do que se passou na quarta-feira, uma espécie de Kloppmort. Como reagiria o FC Porto? Como estariam os jogadores? Surpreendentemente, ou talvez não, Sérgio Conceição troca por Casillas e o FC Porto parte para uma exibição categórica, a demonstrar que o passado passou-se e o acabado acabou-se. Boa atitude, num jogo mais ou menos bem jogado, mas pleno de intenção, a devolver a ideia de que o FC Porto voltou ao seu centro. Foi uma boa tarde. E foi um jogo a horas decentes! Vamos a notas!


Porto à Robson - Entrada fulgurante, com a atitude certa, aos 2 minutos o resultado já era 1-0. Antes dos 25, já era de 2-0. No final da primeira parte, o jogo estava resolvido. Assim, foi possível jogar, com relativa calma, procurar o espectáculo e respirar.  Bravo. Muito bem. Esta é a atitude. Faltarão afinações, como, por exemplo, a meio campo, mas assim, na quarta feira, estaremos mais perto virar o jogo e de obter uma vantagem muito importante sobre os rivais directos. Este é o caminho. Liverwho? A guardar!

Casillas - É verdade que não esteve bem na quarta, mas não vou fazer parte do coro daqueles que fazem dele bode expiatório. Mas Sérgio optou, e muito bem, por experiência, maturidade e liderança que são indubitáveis, se vêem e se sentem. Sá tem tempo, será, naturalmente, o futuro. Nesta altura crucial está mais que visto que é preciso haver quem lidere. E aí está ele. Iker Casillas!

As substitituições - Óliver entrou muito bem, mais próximo do seu lugar natural, com elevada envolvência atacante e um equilíbrio que o seu controle e visão de jogo dão. Hernâni aproveitou bem os minutos para estourar mais o Rio Ave e ajudar ao xeque-mate final e o momento arrepiante da noite veio com o menino Dalot a dar, por um lado, o merecido descanso e ovação a um dos nossos melhores, o incansável Alex Telles, um lateral de top mundial, e por outro a mostrar que o futuro mora em casa. Não está pronto - naturalmente! - mas vai sendo bem hora de o fazer crescer. E por cá. Um momento de grande felicidade!


Xistrema - Quando falei, há dias, no Cavani sobre o pacing, falava disto que Xistra fez: uma dualidade idiota de critérios, extraordinárias 25 faltas assinaladas ao FC Porto por toques e toquezinhos, cacas e caquinhas. Bem sabemos que o objectivo era outro, bem demonstrado pelo tempo que demorou a validar o último de Soares - ou era isso ou penalti, e por ventura o caríssimo não quereria abrir precedentes... - e com a cereja no topo do bolo, uns geniais dois minutos de descontos! Senhoras e senhores, um artista português! Não temos ritmo para os Liverpoois? Pudera! Temos Xistras a empatar!

Os insubstituíveis - O capitão Herreraa não esteve muito mal, à parte das suas Errerices, como entregar a bola para um quasigolo fácil ou fazer passes mais à queima que um bife ao sol do Algarve, mas o seu cansaço vê-se. No entanto não sai. Como Moussa Marega. Sim, marcou dois dos 5 golos. Mas nota-se que as pernas já lá vão, e acaba sempr os jogos. Há mais gente com Paciência que quer muito jogar!

Vamos à Amoreira embalados com a confiança de sabermos Quem Somos!

Viva o Futebol Clube do Porto!

6 comentários:

  1. pois, o rio ave jogou contra o porto como o fcp jogou contra o liverpool, manteve os seus principios de jogo e foi goleado, assim jogassem contra nos estoris, moreirenses, boavistas, aves e do genero. O jogo correu nos bem e ainda bem mas temos de marcar muito mais com futebol envolvente, com futebol, marcamos de bola parada e ainda bem e tres golos embrulhados , valem na mesma e certo mas convem envolvermos mais as equipas adversarias. Ja agora diogo costa e muito melhor que sa, mas de longe. O estoril tem 2 jogadores de onde pode vir o perigo se estiverem com sorte porque sao tecnicamente bons, agora tem de ser massacrados desde o minuto zero, mas a secretaria dar nos a os trea a zero. Paciencia dara classe ao ataque e tambem e forte fisicamente, onde anda o paulinho? o SC tem fetiches neste caso sao o hernani, o fabiano e aquela de poder jogar qualquer um o que nao sera verdade.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Jorge Vassalo

    Confesso que tal como não esperava o anterior resultado, também não esperava um resultado tão dilatado neste jogo.

    Mas este FCPORTO do SC é assim, quando as coisas batem certo, não para até ao final do jogo.

    Iker na baliza foi uma surpresa, ate porque depois de um mau resultado a tendência e colocar os mesmos que jogaram antes.

    Por mim tudo bem, ate acho que neste momento faz mais sentido jogar o Iker (principalmente porque a valia deles é muito igual entre os postes, sendo que o Iker tem mais voz de comando...).

    Quanto ao jogo, o FCPORTO ao marcar cedo e com os jogadores aplicados bem defensivamente, no momento da perda da bola, poucos lances o Rio Ave criou de perigo, o único lance de desequilibro foi mesmo a paragem ... do Herrera, de resto a equipa respondeu bem ao jogo anterior.

    E claro na frente esta equipa e capaz de fazer isto, pois ao colocar muitos homens na frente e com passas verticais e com o objectivo do golo, para os adversários fica difícil.

    Claro que o nosso campeonato tem este defeito e o desequilibro entre as equipas nota-se mais do que em Inglaterra, onde quem não estiver a top cai logo... pois o equilíbrio é muito maior.

    Quanto as substituições, com 3-0 ao intervalo, esperava que os jogadores novos (Paulinho, Waris e Gonçalo) entrassem para os lugares dos da frente (Brahimi, Marega e Soares) ao longo da 2ª parte, nenhum destes entrou...
    E os que saíram foram Teles, SO e Corona...
    Deixando os 3 da frente em campo, é bom lembrar que dentro de 3 dias temos 45 m. muito importantes no Estoril... e que temos de virar o resultado negativo de 0-1 para uma vitoria...

    O Arbitro foi mais do mesmo esta época...
    Em todos os lances de "duvida" decidiu contra nos, Vermelho logo no inicio ficou no bolso e o VAR nada disse (comparado com o vermelho em Guimarães é uma anedota).
    O lance do 5º golo, penalti claro sobre o Hernâni que deu golo em jogo, mas mesmo assim foram 2m. para "dar" o golo...
    Entre outros lances...

    Agora é centrar o foco em 45m. e entrar com tudo, pressionar na frente em força e em caso disso, fazer 2, 3 substituições aos 20/25 m para ganhar o jogo...

    P.s.1: Gostei que o Dalot tivesse entrado, renovação espera-se rápida.
    P.s.2: O FCP B do Folha pagou o numero elevado de ausências neste jogo, algum azar a mistura não deu para ganhar...
    P.s.3: Bons resultados nas restantes modalidades e bom inicio na fase final dos sub-19 com uma vitoria em Alcochete.

    Abraço, Gil Lopes

    ResponderEliminar
  3. É pá, eu esperava uma vitória. Ja percebi que, fora as escolhas que se discutem; há muita seriedade e força mental. Essa é a marca de SC. Por isso, acho que este trabalho nos honra. Ha coisas discutíveis, mas tenho por certo antes de cada jogo que a rapaziada dará tudo. E confio, porque sou parvo e é o momento para ser parvo. Jogamos no limite das nossas possibilidades, tem de haver uma uniao forte e constante. Sem vergonha de o dizer, é preciso amar esta equipa, como o filho excêntrico que não entendemos, mas vai bem na escola.

    ResponderEliminar
  4. Boa vitória do FCPorto.
    Gostei da poupança de Alex Telles não percebi porque não entraram Gonçalo P. e Otávio para os lugares dos estourados Brahimi e Marega.

    ResponderEliminar
  5. O Brahimi enervou-me. O Brahimi enervou-me. O Brahimi enervou-me. O Brahimi enervou-me. O Brahimi enervou-me. O Brahimi enervou-me. O Brahimi enervou-me. O Brahimi enervou-me...

    ResponderEliminar