domingo, 12 de agosto de 2018

Análise FC Porto 5-0 GD Chaves - Ópera à lá Conceição

Dragão escancara 'portas' do Desp. Chaves no início da defesa do título

Foram cinco, poderiam ter sido, à vontade, dez. A qualidade da exibição de ontem foi tal que abafou completamente o sexta classificado da última liga NOS. Saiu tudo bem, numa espécie de dança de futebol onde a classe, a fluidez e a critividade andaram todas de mãos dadas. Foi um belíssimo cartão de visita para o que aí vem. Este é o caminho, onde o colectivo ultrapassa em larga margem o individual e onde os destaques individuais, dada a qualidade geral, são injustos. Estão todos de parabéns. Que assim continuem.


Intensidade - A garra desta equipa de Conceição é incrível. Estavam 5-0 no marcador, o relógio estava nos 92, e ainda se procurava (quase) com a mesma fome o sexto golo. Quando é assim, naturalmente se pressiona cada bola, se recupera em pouco tempo, se abafa o jogo e se domina por completo. Mesmo que a eficácia não seja total, só com muito azar o golo não surgirá. E surgiu, de múltiplas formas, de múltiplas combinações, como se a própria vida disso dependesse.

Critério e Diversidade - Pelos corredores, jogo interior, de posse, vertical, corrido, pausado, vimos um pouco de tudo neste jogo. E com sabedoria, nos momentos certos, o que não poderia fazer outra coisa senão deixar a defesa flaviense completamente à nora. Já se passou o correbol, agora é futebol criterioso, com a intensidade e a modulação al dente. Gosto.

Todos Um. - Outros podem até usá-lo como lema, escrito no seu emblema, mas o Futebol Clube do Porto de ontem demonstrou-o no seu esplendor. Sim, claro que todos ficamos maravilhados com os golos de Brahimi e Corona, mas a verdade é que a palavra "colectivo" é a única que conta. Ninguém é astro, ninguém se superioriza e não há azias e grupos. Todos ficam felizes com a sorte e os golos dos companheiros, todos celebram e se entre-ajudam, procuram assistir e encontrar o companheiro melhor colocado, sem se aborrecer com a ocasional iniciativa individual. Este é o verdadeiro significado da palavra equipa.


Um Ferrari todo rebentado - Esta imagem em baixo é bem ilustrativa da incompetência da arbitragem de ontem - desta vez não creio nas inclinações ostensivas. Mas ir rever ao VAR um óbvio vermelho e ignorar o penalti ostensivo sobre Otávio diz tudo sobre a qualidade dos padrecos Nuno Almeida e Vasco Santos. Se a inclinação não é propositada, a incompetência é gritante. É de estar atento à nota.

 
 Notas finais - Meu caro Marega, ontem tiveste uma bonita lição sobre a relatividade da importância. Queremos ver-te comprometido e de volta à equipa, mas é fundamental que saibas, de uma vez por todas, que o FC Porto é superior a qualquer nome! Agora, correr no treino de terça feira para entrares bem no Restelo. Ou no Jamor. Ou no meio do Eixo Norte-Sul. Onde quer que seja o jogo.

Creio que as palavras de Pinto da Costa foram mal interpretadas. Falta-nos um defesa esquerdo de raiz, mas ontem pudemos ver que vamos ter um belo berbicacho no meio campo. Quando voltar Danilo Pereira, quem sai? E em termos profundidade de plantel, vejamos: à parte do onze de ontem, teremos um banco com Vaná, Mbemba, Militão, Danilo, Óliver, Corona e Soares. É mau? E ainda temos João Pedro, Chidozie, Adrián, Hernâni, Bruno Costa e Marius, mais todos os B, de opções. Não chega? Dá que pensar, não dá?

7 comentários:

  1. Se fosse a escolher, escolhia mais um medio centro daqueles poderosos.

    AM

    ResponderEliminar
  2. Ora bem, nada de euforias, excelente jogo, o chaves mais atrasado na preparaçao, pressionou pouco talvez porque o porto pressionou muito, o golo cedo ajudou e de que maneira. Estamos com mais soluçoes para equipas fechadas o envolvimento e a rapidez sao maiores e assim dificilmente conseguem tapar todos os buracos. Agora durante alguns minutos tivemos um futebol meio patetico, aos repeloes sem necessidade por efetiva falta de controlo no meio campo, nao se pode ter tudo----- tambem e verdade. O nosso lado esquerdo continua vulneravel e por la que os outros mais atacam. Na defesa parece me estarmos bem, leite ganhando mais tronco vai ser ou pode um defesa tipo beckanbauer, temos o mbemba e o militao que e um cracao, filipe nao pode ter aquelas perdas de consciencia que de vez em quando tinha, brahimi fez um jogo extra e nem sempre assim acontece. Precisamos claramente de dois medios a serio, fortes, intensos, rapidos e tecnicamente razoaveis. Devemos esquecer hernanis e asssim do genero. Marius estara na B dentro em breve e o costa idem aspas, chidozie saira, Oliver nao vai aguentar mais uma epoca no banco e adrian tem realmente uma oportunidade, mas com Marega, andre perera que e so o nosso melhor avançado, abou e soares, nao sei nao, por mim soares era para despachar. Quanto a Marega enfim, obvio que o clube esta acima ainda por cima de Marega, quaisqueres 30M pagarao marega em dobro, tem força sobretuso e velocidade, no nosso campeonato faz mossa mas nao deixa de tecnicamente ser fraquito. TEMOS EQUIPA, ESTAMOS COM MAIS SOLUÇOES , ESTAMOS RAPIDOS, O belenenses sera uma prova de fogo mas e em campo neutro o que ajudara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo teu comentario não me pareces nada feliz com esta equipa.

      Eliminar
  3. Era bom começarmos a contabilizar os penaltys que não são marcados a favor do F.C. Porto. Por um praticamente parecido lá empurraram o Sporting para a vitória. Nem interessa que ganhamos por cinco.. os penaltys são para marcar. Temos de alertar para esta situação desde o inicio para memória futura...
    Com os melhores cumprimentos
    A. Martins

    ResponderEliminar
  4. Também vi o teu jogo, mas PC é como os políticos: o que parece é.
    Sem dramas.

    ResponderEliminar
  5. nao percebi essa euforia toda por um jogo em casa contra uma equipa (ainda) mal preparada, lesiona-se o brahimi nao ha ninguem capaz de ter a capacidade desequilibradora que ele tem, muito menos se corona estiver naqueles dias ui entao nem se fala, temos a carencia de um extremo

    ResponderEliminar
  6. Olá Jorge!
    Grande jogo, sem dúvida. Talvez o melhor jogo da equipa para o campeonato sob as ordens de SC. Os próximos jogos dirão se a equipa manterá esta dinâmica ou não.

    No entanto nem mesmo esta vitória me tira a preocupação de ver o plantel mais reforçado.
    Creio que não estou errado quando assumo que todos os portistas pensariam que depois de uma época de restrição financeira e de muitos regressos de "dispensados", esta seria a época em que apostaríamos no reforço qualitativo no plantel.

    O sector mais reforçado foi a defesa depois das saídas de Ricardo e Marcano. Mbemba, Militão e Diogo Leite foram os pricipais reforços neste sector (para já). Veremos se João Pedro consegue ser alternativa a Maxi. Para já parece que não. E pela forma como SC já se referiu a ele na pré-época, parece também ter sido mais uma contratação sem o aval do treinador. MAs, contudo, parecem-me que o sector defensivo foi reforçado com qualidade. Penso que faltará alguém para o lado esquerdo. Uma alternativa para quando Alex-Telles não poder jogar.

    No meio-campo e no ataque é que acho que o comportamento do clube poderia ser outro em termos de contratações. Não fomos ainda capazes de contratar sequer um reforço digno desse nome para o meio-campo / ataque. Nem um. A manter-se este estado de coisas creio que será uma erro crasso. E algo absolutamente lamentável. Na SAD devem estar 100% certos que vamos ter um Corona, um Oliver ou um Octávio a fazerem a época das suas vidas. Só pode.

    Na época passada quando tivemos meia equipa no estaleiro e tivemos de facto de ir ao banco para fazer o onze íamos perdendo o campeonato depois de termos entrado para as últimas 10 jornadas com uma vantagem de 5 pontos.

    É obrigatório contratarmos alguém que consiga desequilibrar o jogo a partir do meio.

    Mas, espero estar enganado, e que seja esta a época de Octávio, Corona e Oliver.... e se possível de Hernâni também.

    Domingo conseguiremos aferir melhor o nível da equipa.

    Que sejam 5 outra vez..... POOOOORRRRRTTTOOOOOOO

    ResponderEliminar