segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Análise Supertaça Cândido de Oliveira - FC Porto 3-1 CD Aves) - Vencendo o Polvo, a Supertaça é Nossa!


De volta às escritas aqui pelo blogue, saúdo os leitores do Porto Universal, esperando que tenham tido as melhores férias - ou ainda as tenham, se for caso disso. Estou de regresso, em maior ritmo sempre pelo Twitter e pelo Facebook do Porto Universal, e por aqui sempre que o tamanho e importância o justificar.

Ganhamos a Supertaça com muita justiça, abafando em crescendo um Aves rasgadinho, que se permitiu ser assim por um inacreditável árbitro que até assistiu para golo (ver notas) e também porque o modelo de Sérgio Conceição está coxo sem Marega e a sua profundidade. Ainda assim, a equipa foi-se colando à força da garra de Maxi, Felipe, Herrera e Casillas enquanto a equipa se tentava reorganizar em torno do que tinha e do que perdera com a saída prematura de Brahimi. Na segunda parte houve vontade, Maxi, raça, Maxi, e mais atitude. E Maxi. Herrera cresceu, orientou-se, subiu, levou pancada, expulsou o seu próprio treinador, parece, e Maxi, junto com um Otávio mais alegre e soltou, resolveram. Depois entrou Óliver para o lugar de um inexistente Sérgio Oliveira e reorganizou o baralho, e fez uma assistência magistral para o endiabrado Corona dar o xeque-mate. Levamos a Supertaça para o Dragão com muita justiça. E mais molusco. Ao qual não podemos estar habituados.


A Capitania a capitanear - Primeiro excelente sinal do FC Porto de 2018/19 - a Capitania leva o barco se ele se desviar da rota. Não foi muito difícil ver Herrera a colar o fio de jogo quando mais ninguém o fazia, Felipe a ser imperial na defesa e a lançar a profundidade quando ela era pedida, Brahimi, nos parcos minutos que jogou, a ir por ali fora, num dos seus habituais rasgos de génio e principalmente Maxi a superar-se a si mesmo, com os seus lindos 34, a bater aquele corredor como se não houvesse amanhã. A bela combinação com Otávio deu-lhe o golo que ele merecia e a vantagem que merecíamos. Assim devem ser os Capitães de equipa. E quanto àquele que é, indubitavelmente, o LÍDER desta equipa, Casillas, no momento em que tudo se desorganizava, chamou as tropas, deu-lhes as ordens em pleno campo, como só alguém com aquele estatuto pode fazer. Não tem, inexplicavelmente, a braçadeira - pode ser que não a queira, por não dela precisar - mas o verdadeiro patrão está ali.

Hambre, hambre, dáme-lo, dáme-lo, el queso - Jesus Corona disse mais uma vez presente e foi o génio quando o outro não pode estar. A euforia com que festejou o golo mais que merecido e que deu o golpe de misericórdia no jogo, diz tudo do seu compromisso e vontade. Que assim permaneça ao longo da época. Precisamos bem do melhor Corona. E merecemo-lo!

Óliver - Felizmente não estou sozinho ao dizer que Óliver está a merecer bem mais do que tem tido esta época. Entrou algo a medo? Pudera! Leva a equipa às costas na pré-época? Banco! Faz uma joga extraordinária contra o Newcastle? Banco! Mesmo assim, mal se acomodou, em parcos 3, 4 minutos, tomou mais uma vez conta do jogo - isto depois de estar mais de 40 minutos a aquecer! - reorganizou as peças todas, deu a liberdade a Herrera que este merece e fez aquilo que veio ao FC Porto para fazer: uma assistência de génio para o golo da vitória! Porque é que, nesta altura, é preterido por Sérgio Oliveira? Não faço ideia.


Godinho, Esteves & Associados - Que bela arbitragem molusca, sim senhor! Depois de termos visto no Mundial, ao fim de certo tempo, uma boa e criteriosa utilização do sistema VAR, eis que voltamos à terrinha para ver um claro lance para vermelho dar direito a um amarelo a... Sérgio Oliveira! Com o plus de Sérgio Conceição ter sido expulso por, mui justamente, se ter passado da marmita, quando via o seu Capitão a ser enfaixado por ter aberto a cabeça sem que nada tivesse ocorrido! Se havia dúvidas sobre o que nos espera este ano, estão desfeitas agora. Quatro pessoas não quiseram ver o óbvio. A vergonha vai continuar! E nós, que remédio, vamos continuar a protestar, mas vamos contra ele a todo o gás! Podem tentar mas não nos vão vencer!


A vergonha da desumanidade - O senhor António Lourenço e o seu belo trompete são parte da Mística deste Clube. Há 36 anos que acompanha o Clube para o todo o lado e os seus 2 a 4 compassos das nossas melodias-chave que entrecortam o ar a espaços fazem parte daquilo que é o perfume do Futebol Clube do Porto. Impedi-lo de entrar com o seu trompete - duvido que tenha sequer visto o jogo! - é das coisas mais absurdamente parvas que já vi em toda a minha vida. Agora a segurança dos estádios pensa que o senhor Lourenço vai o quê? Atirar o trompete pelo ar? Tenham juízo para pensar, senhores! Isto é revoltante! Vão ganhar o quê? A medalha do Mais Papista Que o Papismo? Tenham vergonha! É verdadeiramente assustador quando as "ordens" são justificação para as coisas mais nojentas! Já agora, como justifica a segurança então que se tenham visto tochas no relvado, ouvido petardos e, principalmente, o rufar de uma tarola e o bater de dois timbalões no lado do Aves e o habitual timbalão surdo do lado dos SuperDragões? É preconceito contra o trompete? Nojento!

Para terminar, a festa da Taça não fica completa sem antes dizer do magnífico dia que tive acompanhado dos meus irmãos em Cavani, Silva e Bertocchini, com quem tive o prazer de passar o dia e ver o jogo no Estádio, e o pós-match dos meus queridos amigos Lima, Bala Dragão e Zé Pedro. Fantástico! Portismo é isto! Muito mais que uma Taça! Obrigado!

7 comentários:

  1. Regresso em força do Jorge! Nada a dizer quanto ao excelente artigo. Apenas ressalvar que não podemos ser nós a pegar o touro pelos cornos. No fim destes 4 anos de roubalheiras descaradas e trafulhices sem fim será tempo da SAD acordar. De que estão à espera para tomar posições institucionais e denunciar esta cambada da FPF, LIGA, CA, CD, CJ e TAD aos Tribunais comuns, aos cíveis e aos internacionais do TAS. Basta de sermos um grupo de bons rapazes. Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, caro amigo, de acordo. Na falta de Francisco J. Marques, tem de ser alguém que seja funcionário da casa, com algum poder vocal e que perceba do assunto! E já agora, não ficava nada mal um telefonema do Presidente às instâncias competentes para deixarem de perseguir o senhor Lourenço!

      Abraço!

      Eliminar
  2. Pelo andar da carruagem o polvo ainda vai "obrigar" o Sr António Lourenço a tocar babuzela. LOL

    Abraço!

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  3. Muito Boa tarde . Ora cá estamos de volta para comentar as barbaridades que se passam no reino da polvolândia. No Mundial, FIFAs e Cª proibiram o Manolo-apoiante do tambor da seleção espanhola- de entrar nos estádios . Vai daí o "macaco de imitação" da nossa FPF fez o mesmo com o "nosso" trompete . A máfia é a mesma . E que mandamos nós ? Bitaites . Se a Uefa até consente que a BTV dê o jogo europeu da pré-qualificação dos turcos para o play off da Champions . Que poder temos ? O da nossa voz, dos blogues portistas, do Mar Azul e da equipa , sobretudo da equipa porque é a que joga futebol . Nos bastidores, perdemos em toda a linha e na justiça vamos a ver . Na justiça desportiva vamos ser dizimados esta semana, multas e castigos à fartazana mas os caceteiros dos lampiões listados vão passar incólumes ; o CA e um dos seus afilhados Godinho lá vão continuar a fazer o seu trabalhinho ao serviço do polvo...Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os do campo tratam do campo, os de fora, da parte de fora.

      Abraço

      Eliminar
  4. Viva Jorge!
    Os sarrafeiros do Aves jogam à imagem do seu mentor: o brutamontes do Mota.
    Não obstante, os fanáticos esquizofrénicos, dos lampiões vieram para o twitter manifestar o seu cinismo: "clima de coação e ameaças no seu auge"... Pode?! Afirmações deste tipo só de "PULHAS" compulsivos...!!
    Quanto ao Luís Godinho é um pulha anti-portista já com provas dadas...
    Relativamente ao Sérgio Oliveira estamos de acordo: é bom tecnicamente mas algo molengão... No lugar do Mr. eu colocaria o Óliver a jogar de início e deixaria o Sérgio Oliveira no banco como recurso
    E que dizer sobre o caso Marega?! Ele se quer sair que vá mas com os pretendentes a bater a cláusula de rescisão (40 milhões)

    Abraço
    Armando Monteiro
    http://dragaoatento.blogspot.com/2018/08/o-caso-marega.html

    ResponderEliminar
  5. Olá Jorge!

    Gostav de comentar o que escreveste mas depois do que li hoje n'ojogo nem consigo ter discernimento para tal, apesar de concordar com quase tudo que escreveste.

    Diz o nosso Presidente: "Sérgio tem de rentabilizar os que há" tá o recado dado.
    Será certamente em vários anos, a tirada mais infeliz do nosso Presidente.
    É absolutamente inacreditável e é acima de tudo insultuosa para com o homem que fez o milagre que fez na época passada. Digo eu que a velhice não pode ser desculpa para tudo.

    É depois de ler isto que infelizmente consigo compreender o nulo reforço do plantel da defesa para a frente. Seria bom que o nosso presidente se lembrasse que na época passada quando tivemos MESMO necessidade de recorrer ao banco para fazer o onze titular, desperdiçamos uma vantagem pontual de 5 pontos que quase nos arredava da conquista pelo título.

    Uma SAD competente teria aproveitado e rentabilizado a conquista do ano passado e as vendas que ela originou para reforçar o plantel não em quantidade mas em qualidade. Mas o que vemos não é isso. Substituímos os que saíram na defesa e não acrescentamos qualidade ao meio campo e ao ataque.

    O mind set parece ser o de acreditar que os milagres repetem-se.
    Sinceramente quero estar errado, mas rezo para que não seja preciso perdermos pontos preciosos logo no ínicio para depois no fim do mês andarmos à pressa a comprar reforços no fecho do mercado.

    ResponderEliminar