domingo, 11 de janeiro de 2015

A Curva Sinusoidal Que Veio do Frio


Noite gelada esta, com perto de 26 mil a assistir no Dragão. Pouco, muito pouco, se estiveram 23 mil num treino - aberto, é certo, mas ainda assim este era um jogo. Entramos bem no jogo, fortes, organizados, subidos, reduzindo o Belenenses à metade defensiva do terreno, trocando a bola com fluidez, rapidez e critério, num jogo que se vê bem estar afinar-se. Já há rotinas de jogo e começa a haver entrosamento. De uma boa ligação e de um ataque muito pressionante, surge naturalmente o golo, um belo cruzamento de Herrera, nesta altura o mais adiantado dos médios - deixando Óliver para a condução do jogo - que cruza bem para Jackson que, com o seu sentido posicional habitual, faz um belo golo. Golo esse que, felizmente, não abrandou o ritmo do jogo e que continuou a mostrar um belo FC Porto, desta vez não tão eficaz, mas rápido, sólido, consistente, ainda assim com uns passes de Indi que fariam qualquer um ficar hipertenso. 

Depois de uma primeira parte de belo efeito - mas que lá para o final já mostrava sinais do que ia ser a segunda parte, infelizmente - um retorno do balneário com força e ataque, que daria o golo a Óliver, ao aproveitar uma perda do Belenenses, aos 47 minutos. Um belo golo, a premiar mais uma exibição de gala do nosso jovem timoneiro. Daí para a frente, desligou-se as turbinas, como com o  Setúbal. E lá voltamos nós ao mesmo. a equipa achou que já estava feito e desligou toda. Começou em gestão, a deixar o Belenenses subir e a tentar fazer o seu parco jogo, sempre a controlar é certo mas, caramba, podíamos ter feito muito, muito mais. Mas tenho de relevar que isto já é um problema do FC Porto há muitos e muitos anos. Felizmente, desta vez, paramos aos 2-0. No tempo de Vítor Pereira, por exemplo, quantos e quantos jogos se ficavam pelo 1-0 em gestão?


Visivelmente incomodado, Lopetegui troca Óliver aos 69 minutos por Evandro, por cautela, uma vez que o senhor Mota volta a fazer das suas, ao premiar com um amarelo ao Óliver por simulação uma claríssima pisadela sobre o nosso médio. Amarelo muito injusto, seria até penalty, de difícil análise é certo, mas uma vez mais, insisto, um roubo de catedral. Desta vez na disciplina. Óliver continua a fazer o seu jogo, com umas faltas que estavam borderline no amarelo e então Lopetegui troca-o por Evandro para evitar males maiores. Evandro não agitou nada, e continuou tudo no declínio gelado, com alguns ataques nossos, mas onde se notava que os jogadores já não estavam lá. Lopetegui volta a mexer ao pôr Quintero no lugar de Quaresma, mas o pequeno génio fez rigorosamente zero. Aquela não é, claramente, a posição para Quintero, um dez puro, mais dez não poderia ser. Então, depois de mais nada acontecer, Lopetegui troca Casemiro por Adrián - uma entrada boa com muito critério e vontade de jogar, inversa ao sentido do jogo, pena não ter tido mais tempo -, corrige a posição de Quintero, recuando Herrera, que na segunda parte pura e simplesmente de existir. A 6, Herrera ainda deixou o Belenenses subir mais, que quase marcaria, a valer um atento Maicon a tirar um golo certo com um carrinho providencial. A terminar o jogo, uma segunda bola aproveitada muito bem por Evandro render-lhe-ia o golo que faz com que todos os jogadores habituais do Futebol Clube do Porto tenham golos marcados.

Numa nota mais pessoal, é sempre excelente estar com os amigos Z, do Blue Overlap e Vila Pouca, do Dragão Até à Morte. Bons momentos de conversa que aquecem as frias noites em que o jogo não compensa e a amizade que tenho a honra de ter destes dois grandes senhores prevalece. Obrigado, pessoal, estar convosco foi uma lareira nesta noite gelada. Ficou a faltar o senhor Fernando Pinto, que lamentavelmente, ainda não pôde estar. Senhor Fernando, cá o esperaremos, preferencialmente numa noite mais quente e com um futebol mais consistente. Este foi uma curva sinusoidal, um alto muito alto, um baixo muito frio.



GOLOS

Super Dragões - Não havendo atitude condigna na estrutura, os Super Dragões souberam chegar-se à frente e mostrar o seu protesto de uma forma contundente e visível, com uma faixa que lia "SE ROUBO DE IGREJA ERA HABITUAL, AGORA SÃO ROUBOS DE CATEDRAL", com uma coberta com um ilustrativo desenho do andor arbitral que mostro em cima. Bravo pela coragem, pela iniciativa e pelo apoio. Os cinco minutos que estiveram em silêncio mostram também o quanto vocês são fundamentais no agitar e no ânimo. Obrigado por estarem sempre presentes, pela coragem e pela vossa Alma Guerreira.

Jackson - O nosso ponta-de-lança-médio-ala-coiso vai deixar saudades. Nem nos piores momentos, Jackson perdeu a vontade de ajudar, deixou de participar ou ficou um segundo sem entrar nas jogadas. Este nosso super-homem tem um futuro muito onde quer que vá a seguir, estou certo. Jackson, a bem da verdade, merece uma liga mais competitiva, onde as suas imensas qualidades sejam mais aproveitáveis. Grande jogador. Grande homem.

Óliver - Haverá algo que este miúdo faça mal? Como mantê-lo cá? Óliver é um génio com e sem bola, Óliver defende, Óliver ataca, Óliver distribui. Óliver faz tudo. Óliver é o centro da nossa equipa. Mais a 10 ou a 8, qualquer posição mostra que este génio é absolutamente indispensável.

Primeira parte - Entrada fulgurante, ligada, criteriosa, unida. Fome de remate e de golo. Resultado - golo rapidamente conseguido. Este FC Porto da primeira parte parece-me dificilmente batível. Agora, não pode é desligar a ficha logo de seguida. O "pronto já está" não pode continuar, a manta não pode ser curta. Não se pode começar bem ou acabar bem. Tem de haver consistência. Sempre.

Lopetegui - Não foi pelo treinador que não houve garra e luta. Se o adepto estava descontente com o comportamento da equipa, Lopetegui estava à beira de um ataque de nervos. Do lugar onde vejo os jogos, tenho uma privilegiada vista para Lopetegui e a forma como ele reage. Nunca ouvi tanta asneira e tanta ordem de reacção. Até vi saltos enfurecidos de "Putamadre" com a passividade dos jogadores. Acho que este teria sido um jogo em que Lopetegui teria dito, se pudesse, "saí da que eu jogo por ti, carago!". Que diferença para o Palminhas!

FALTAS

Aquela meretriz daquela reacçãozinha de puto mimado - Ricardo Quaresma não aguenta 90', desculpem, Um dos problemas nesta equipa está aqui. Quaresma é um jogador raçudo, interventivo, inconformado, que tem atitude, vontade e querer. Certo. Mas tem 31 anos. E não dura todo o tempo. Quando começa a cansar-se, começa a perder o critério e a secar tudo à volta, a rematar à doido e a querer levar a bola para casa. Ser substituído aos 76' não é de todo ofensivo. Aquela reacção merece outro(s) joguinho(s) no banco. E com o FC Quaresma a insultar o treinador de pé ainda é pior. Comentários xenófobos são inadmissíveis. Comentários xenófobos contra a própria equipa são estúpidos.

Quintero - Não só entrou visivelmente aborrecido por fazê-lo aos 76', como mostrou que não pode jogar na ala.  Desapareceu completamente. Mas uma coisa é certa,  e tem de ser dita a Quintero: não esperando que seja um Óliver a fazer múltiplas posições, se Quintero é um dez tem de dar o apoio defensivo que não dá.  A jogar assim - e já está cá há 3 anos!  -  não chega ao onze.

Público - A forma ignóbil, vil, estúpida, xenófoba e atrasada com que se reagiu à substituição de Quaresma só foi suplantada pela forma ridícula, estúpida, imbecil, como se reagiu a Adrián. Um coro de "aaaaaahhh" enquanto ele estava com a bola, a goza-lo indecentemente, é dar um jogador que, claramente subindo de forma, está a entrar no jogo, a reacção mais mimalha do mundo. Inacreditável como se pode aplaudir a eucaliptação de Quaresma e criticar e gozar indecentemente com o esforço de um jogador que se está a adaptar. Já perdi a paciência para falar de Adrián. Venham os golos para calar estes bébés  mimalhos e indecentes. Estúpidos. Não merecem a equipa que tem. Uma vergonha. É assim o adepto exigente portista de 2014/2015 - exigente e absurdo com os seus, permissivo, calado e amorfo com os adversários. Têm a certeza que estão a ser adeptos do clube correcto?

16 comentários:

  1. Esses merdas que se fingem adeptos do FCP deviam ter vergonha na cara. Deviam ter sido adeptos quando nós andamos anos sem ganhar e a ser roubados. Não vivi os piores anos, mas lembro-me que nos anos oitenta ainda eramos espoliados sempre que íamos jogar a final da taça a Oeiras. Isso e outras coisas. O Quaresma deve julgar-se o Messi, era pô-lo a jogar na B uma semana, a ver se atinava, mas não, que aquela cabeça já não vai ao sítio. Vítor Batista II? nem isso, que aquele dá-me ideia de que era mais humilde. Este problema dos artistas se porem a dormir não é novo, não, acho que até vem de antes do Vítor Pereira. Houve jogos com o Vilas Boas que também foram assim. De repente, estou-me a lembrar da segunda mão com o Sevilha. Depois da vitória lá andaram a dormir e acabaram com o credo na boca. Estes artistas devem julgar que a bola entra sozinha, ou que o um a zero é definitivo. O Bento dizia, a dada altura, que os avançados já tinham medo dele e falhavam golos. Hoje há vedetas que também acham que os adversários devem tremer só à sua aproximação e desviam-se para que a bola passe. Só artistas e vedetas. Depois admiram-se que haja pouca gente nos estádios. Nós andamos aqui a trabalhar para ganhar umas centenas de euros e estes putos, com 19 e 20 anos recebem milhares quando pouco mais são que analfabetos e depois nem têm respeito por quem vai à bola? quanto aos SD, certeiros. Pena que não tenham seguimento por quem de direito, mas pronto. Pode ser que haja reacção à 34º jornada, quando os benfas estiverem a festejar no Marquês. Saúde.-João.

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge,
    Esperava-se um Belenenses defensivo, logo, esperavam-se dificuldades para o ataque portista. Foi o que aconteceu, o Belenenses entrou em jogo muito mais
    preocupado em defender do que em procurar criar perigo. Mas a equipa portista soube dar a volta às dificuldades. Foram três golos, mas podiam ter sido
    mais. Na minha opinião, foi uma exibição razoavelmente aceitável e uma boa vitória, completamente justa e sem “espinhas”. Vou destacar os marcadores dos
    três golos, Jackson, que soma e segue; Óliver, que marcou pela segunda jornada consecutiva; e Evandro, que se estreou a marcar com a camisola azul e branca.
    Em suma, o FC Porto fez o que tinha a fazer, vencer o seu jogo. E assim, segue a perseguição à liderança do campeonato, que continua à distância de 6 pontos.
    PS. De destacar ainda o protesto dos Super Dragões contra as arbitragens que tem se verificado na Liga Portuguesa.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradável q.b. mas eu preferia o "frio" da sua Madeira!

      Abraço!

      Eliminar
  3. Acho muito mau quando um clube pequeno como o Belenenses tem apenas dois dias para preparar um jogo e é obrigado a jogar sem os seus melhores jogadores. O seu treinador foi eloquente, na minha opinião cheio de razão! Uma vitória sem espinhas mas na minha opinião sem mérito! Nunca gostei de bater em mortos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanhã lá estaremos para o jogo com a União, e acho que vai atacar mais do que atacou o Belenenses. Acho que Vidigal foi claro na conferência de imprensa: "Para ficar na primeira Liga precisamos de 30 pontos. Temos 23". Se alguém entra derrotado....

      Abraço

      Eliminar
  4. Caro Jorge,
    Acredite que eu gosto muito do frio da minha Madeira! Principalmente depois de conhecer o frio de Braga!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Jorge,

    os adeptos do FCPorto, infelizmente, conseguem ser os nossos piores inimigos. Assobiar um jogador que se está a adaptar a uma nova equipa, um novo país, uma nova realidade, uma nova posição numa equipa? Eu tenho 24 anos e mais calma que muitas pessoas que vi no dragão a espumarem-se pela substituição e a pedirem ao treinador para ir para Espanha. A essas pessoas, eu peço que não vão ao estádio, que fiquem em casa a gritar com a televisão e não prejudiquem o seu clube!!! Ontem gostei da forma como Adrian entrou no jogo, ralado, com fome de bola. Mas o rapaz deve ficar desanimado com tanta reacção negativa dos adeptos, poupem-me! Devíamos ser um por todos e todos por um e, infelizmente, tal não se verifica. Como muitas pessoas dizem: para a exigência que temos com o nosso clube, fará todos serem assim consigo próprios no seu dia-a-dia, na sua profissão e o país não estava como está! Só pessoas perfeitas, meu Deus!!! Não fosse o andor e andavam todos felizes pelo FCPorto estar em primeiro... É difícil agradar os adeptos, irra!!!

    CONTRA TUD E CONTRA TODOS... FCPORTO SEMPRE...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não acredito que seja exigência, sinceramente. É só pura "hispanofobia". Fossem todos os jogadores tugas, mesmo que rascas, e tivessem todos a atitude do Quaresma, não havia cá quem os atacasse. O problema é serem espanhóis. Eu acho que Adrián nem notou, uma vez que foi entregar a camisola do jogo a um adepto na bancada dos Super Dragões. Espero que ele tenha pensado que os incentivos eram a sério. Cambada de imbecis. Nunca tive senão orgulho de ser Portista. Mas no Sábado, nessa altura, senti-me incomodado por tamanha parvoíce. É que não foram um nem dois! O síndroma da multidão deixa as pessoas sem cérebro!

      Uma vergonha.

      Abraço.

      Eliminar
  6. E o frio?!

    Chiça!!!!!

    + 3 pontos e um 3-0 a jogar q.b.

    Há um ano atrás vimo-nos aflitos para ganhar 1-0 contra 10...

    Prefiro assim!

    P.S.: da próxima vez não há desculpas, o warm-up terá de ser numa esplanada e de manga curta vestida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu conheço um desses, que anda o ano todo de t-shirt! Há pancas pra tudo!

      Abraçom

      Eliminar
  7. Com Oliver de fora, sem Brahimi e com Quaresma substituído como queria que Quintero brilhasse se não havia um unico jogador em campo que "entenda" o futebol dele? Tello foi substituído aos 10 minutos mas não se apercebeu e continuou em campo a fazer figura de corpo presente. José Angel subia só pela certa para não fazer asneiras. O que vimos durante todo o jogo? O centro de Herrera teleguiado para Jackson, Herrera esse que logo a seguir se eclipsou, a trivela fabulosa de Quaresma que Jackson com uma excelente execução não acertou com a baliza e o fabuloso corte de Maicon, que foi como marcar uma grande golo. Isto já num período em que estvamos a fazer todos de "Je suis Charlie" e todo o estádio se ria cada vez que Adrian pegava na bola. Convenhamos que isto é muito pouco e talvez explique porque é que estamos a seis pontos do 1º lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do Adrián... tem toda a razão em tudo o que diz.

      Abraço

      Eliminar

  8. só para dizer que o Belenenses há muito que sabia do calendário e do horário do jogo. não queria, protestava; aceitou, foi conivente.
    vir fazer figura de calimero e de vítima 'a posteriori' só fica mal.
    (e já nem me refiro à vergonha da inverdade desportiva de ter alinhado com o Miguel Rosa, o mesmo que foi vetado contra o 5lb)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lito Vidigal entrou derrotado, por sua livre iniciativa. Ele próprio o afirmou. O FC Porto não tem culpa nem responsabilidade nisso.

      Abraço

      Eliminar