domingo, 25 de janeiro de 2015

A Derrota do Desposicionamento


Costumo apoiar a equipa, chamam-me romântico e idílico. Mas hoje digo-o, sem rodeios: Perdemos por idiotice. Idiotice de todos. De Lopetegui, antes do jogo: quantas vezes será preciso pôr o Quintero ou o Óliver na ala para ver que estes dois excelentes jogadores não rendem fora da posição? Idiotice da defesa: então não se entendem? Todos os jogos é preciso um golo parvo agora, é? Marquem cada um os seus carago, não é todos à bola! Estamos a jogar no liceu? Idiotice do meio campo: Então não há transições agora? É sempre a bola de um lado para o outro? O jogo da equipa A que mais gostei foi o do Arouca, com bola pelo corredor central e o jogo só lateralizado quando tinha de ser! Idiotice das individualidades: então e agora já não se olha para o lado, é? Vai tudo à bomba? Idiotice da equipa: Então entram moles e amorfos no jogo mais perigoso do ano? 

Não deixarei de ser Portista, estarei sempre lá. Mas confesso que foi um soco no estômago. E se estamos a lutar contra uma equipa "invencível", não é possível jogar assim. Não gostei nada. Meu caro Lopetegui, deixe-me dizer-lhe duas coisas:

- Se você tem um 6 puro como é Campaña, com critério e, viu-se, raça e luta, ponha-o, em vez de um amorfo Casemiro!

- Não deixe os seus criativos apagados, ao encosta-los no canto! Ricardo Pereira é extremo e o Gonçalo Paciência também pode ser! 

Não estou contente. Assim não vamos lá. E agora, abram-se as comportas e soltem-se os fígados: seja como seja, terão todos razão. Estamos todos feridos. E acreditem: quem defende o FC Porto desde a primeira hora, está bem mais. Mais, não se admite que a segunda linha tenha mais raça, querença e atitude que a primeira. Esse não é o meu Futebol Clube do Porto.

46 comentários:

  1. Caro Jorge,
    Não se esperava um jogo fácil, porque sabia-se que o Marítimo não ia jogar contra o FC Porto da mesma forma que jogou contra o Benfica. A análise deste jogo faz-se em poucas palavras: O FC Porto dominou, rematou, contudo não foi eficaz, por outro lado, o Marítimo defendeu-se, rematou pouquíssimo e marcou um golo. Lopetegui arriscou tudo no segundo tempo na procura do golo, no entanto, os jogadores portistas jogaram mais com o coração do que com a razão e como o golo não chegou, sobrou a derrota amarga. É justo? Não, mas ninguém disse que o futebol é justo. Se na passada Quarta todos agradecemos a ineficácia do ataque bracarense e a brilhante exibição de Helton, hoje tivemos o reverso da medalha: o ataque portista não foi eficaz e a defesa maritimista, bem como o seu guarda-redes, seguraram os três pontos.
    Em suma, o FC Porto voltou a perder três pontos na Madeira e as contas do título complicaram-se, porque o Benfica pode aumentar a distância para 9 pontos. Desistir de acreditar? Não, até porque a segunda volta está a começar, mas é preciso ter a consciência de que se já estava complicado, agora as coisas complicaram-se ainda mais.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Jorge o Campaña estava castigado para o jogo de hoje.
    Ps: Que aperto no coração que por aqui vai...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falta de capacidade, seria compreensível. Por falta de cabeça, não.

      Mas vamos estar lá até ao fim,

      Eliminar
  3. Jorge, Lopetegui já encosta o Quintero numa extrema desde o início da época. Apesar das vozes que se faziam ouvir que Lopetegui como treinador é um zero, até chamou de traidores aos adeptos que enxergaram isso desde a primeira hora. Agora é tarde, muito tarde e tomara que fosse você que tivesse razão, mas infelizmente não podemos tapar o sol com uma peneira. Por muito que lhe custe, num clube como o Porto tem de haver exigência e responsabilidade, mas não há. Ao contrário do que pensa, cheguei a ter esperanças depois do jogo de quarta-feira, (muito mal jogado como habitual, mas a lição de sofrimento, sacrifício, união) poderia inverter o rumo que há muito se adivinhava, mas tal não se veio a verificar. Branquear a incompetência do treinador ou dizer, eu é que tinha razão, este ainda é pior que o Paulo Fonseca, não dá prazer a ninguém, quem está a perder é o Nosso F. C. Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor ataque do século é muito mal jogado? Uau! Ontem não houve cabeça, o Fabiano tem de ir para o banco e a defesa tem de ser trabalhada, mas de resto, melhor era muito difícil.

      E assinar os comentários, ein?

      Eliminar
  4. 3 breves impressões com que fiquei depois de ver este jogo:
    1ª – A 2ª época do Lopetegui vai ser muito melhor que a 1ª!
    2ª – O André André cairia que nem uma luva no meio campo do FCP!
    3ª – Foi erro tremendo não se ter renovado com o Vítor Pereira!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com as 2 primeiras, discordo da última. Veja-se a quantidade absurda de empates que teve o VP. De jogos soporíferos.

      E assinar os comentários, ein?

      Eliminar
    2. O nosso Presidente quis renovar com o Vítor Pereira. Foi desejo do Vítor Pereira não continuar, apesar de eu achar que faltou mais apoio da estrutura e dos adeptos ao mister. Também não houve investimento que o JL teve. E com montes de jogadores com a cabeça noutras paragens. Foi com isso tudo ao mesmo tempo que o VP teve de lidar.

      Eliminar
    3. João, estou absolutamente tranquilo em relação ao VP. Defendi-o sempre, até ao fim. O investimento foi pedido por JL. E desculpe, o Brahimi está com a cabeça cá? E o Tello? E o Casemiro? E outros que tais? Até o Quintero, quem sabe! VP teve um excelente apoio da estrutura e do NGP que o defendeu, duas vezes!, contra todos e tudo. Não se pode queixar disso. E desculpe, não havia falta de Portismo nos planteis de VP! E de experiência como, claramente, se nota neste!

      Abraço e obrigado pelo seu comentário.

      Eliminar
  5. Só quem nunca jogou futebol - mesmo de praia, com os amigos, é que pode encontrar criticas ao jogo desta noite e com todas as suas incidências.
    Força Lopetegui, não ligues aos F. C. Quaresma, ainda há 16 batalhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui ninguém é do FC Quaresma! Está a brincar comigo? Eu acho que o Quaresma, jogando bem ou mal, só pensa no Quaresma! Agora, posso ser crítico, da mesma forma como elogio. Já pus o Lopetegui muitas vezes na coluna das "Faltas", mas nem por isso deixo de gostar de 90% dos jogos.

      Eu vou estar lá até ao fim.

      E assinar os comentários, ein?

      Eliminar


    2. anónimo

      esse seu comentário tem que referir a fonte de onde o "sacou" indecentemente, pois que fui eu que o defendi aqui, numa "posta" assinada por mim.

      nem vou entrar no absurdo da tua covardia em permaneceres "anónimo"; apenas refiro o teu "bom portismo" em acertares nos resultados desportivos às Segundas-feiras.

      por último, uma pergunta: Quarta-feira vais ao Dragão?

      Miguel | Tomo II

      Eliminar
    3. Vou lá estar como sempre, desde os 4 golos do Lemos. Não sou adepto do Aymoré Moreira, do António Teixeira, do Tommy Doc, do Pedroto, do Engenheirinho do Penta, do Prof. Jesualdo, do Octávio ou do Lopetegui, sou adepto do F. C. Porto. Estou lá sempre para aplaudir e para assobiar, conforme o desempenho de quem momentâneamente representa o meu Clube.

      Eliminar
    4. Certo. Não concordando que o assobio resolva o que quer que seja, obrigado pelo seu Portismo!

      Eliminar

    5. @ anónimo das 14h59m, de 26/01

      fixe! porreiro, pá! eu também.
      mas isso não invalida o plágio, que é feio e não se deve praticar (tal e qual como os assobios à equipa durante os 90 minutos).

      cumprimentos.
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  6. Não acho que seja sorte ou azar, mas muita incompetência, não podemos investir como investimos e depois bem espremido o que temos? Casemiro nem dado, tello...só se for para o atletismo, estou farto de o ver falhar golos importantes, temos dos africanos na can mas quando os fomos buscar já sabíamos disso, adrian...11M por favor, a única coisa boa que o lopetegui conseguiu foi o empréstimo do oliver, mas não chega, lopetegui pode ser um bom técnico, até manager, mas treinar para o porto, já vi que não! O presidente voltou a falhar na escolha, mas não só, está cansado, lucho diZia algo interssante está semana, é preciso criar jnstabliddade no rival...mas o problema é que nos criamos a instabilidade em nós próprios, preferia ter levado 5 do braga e ganhar na madeira, mas isso é só a minha opinião, estou com uma azia grande,mas mais que isso, sinto que ainda vamos cair para o 3o lugar, estando certo que não há tesouraria que aguente mais um fracasso destes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para si não conta a reabilitação do Herrera, do Danilo, não conta o Rúben que com qualquer outro nem calçava, o Indi que é patrão de defesa com 6 meses, e quanto ao Adrián, olhe... vamos ver! Roma e Pavia não foram feitas num dia!

      E assinar os comentários, ein?

      Eliminar
    2. O Herrera é a principal figura da Selecção do México. O Danilo já era internacional pelo Brasil até da selecção principal, o Indi já era o pilar da laranja do Van Gaal, estranho é terem um sub-rendimento cá. Porque será? Mesmo o Adrian, se calçava no Atlético, porque é que aqui com Lopetegui, parece um Licá? Não acha muito estranho?

      Eliminar
    3. Eu já me cansei de dizer o que acho do Adrián. Para mim é um dos jogadores do plantel com capacidade de desmarcação e sentido posicional. Ele não tem culpa de gostar de ter companheiros que também sabem jogar. Não é à toa que com quem ele se entendeu melhor foi com o Óliver... mas shhh defender o Adrián López é crime!

      Eliminar

    4. leiam-se os comentários de muitos que na época transacta teciam aos jogadores em causa e compare-se o seu rendimento nesta.

      eis os factos:
      » Herrera está mais jogador esta época (pese embora alguns passes transviados que, por vezes, "ai, Jesus"!)
      » Danilo está craque. é o melhor lateral direito da actualidade. explodiu esta época (como já o reconheceu)
      » o Indi esteve no Mundial, sim sr. e foi um dos indiscutíveis, por vezes na lateral esquerda. só pergunto se alguém sente falta da Mangala?...
      » Adrián... o Jorge já "choveu demasiado no molhado" sobre essa temática, que subscrevo.
      » Rúben Neves, Gonçalo Paciência, Ricardo Pereira e Ivo Rodrigues. quatro apostas de Lopetegui e com consistência - ie,. não fizeram só um jogo e depois "eclipsaram". as sementes foram lançadas e darão fruto, tenho a certeza!

      só não aceita estes factos quem propositadamente não os quer "ver".

      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  7. Tello voltou a falhar um golo cantado, num lance em que estava completamente isolado. Depois de Alvalade e de Braga (para a Taça da Liga) esta foi a terceira vez que Tello falhou uma oportunidade flagrante que, a ser concretizada, poderia ter ajudado o FC Porto a ganhar três jogos que empatou ou perdeu.
    Não acredito que o Barça queira Tello de volta mas, se assim for, este Tello, o Tello que temos visto no FC Porto, não irá deixar saudades.
    Previsivelmente, o FC Porto irá ficar a 9 pontos do SL Benfica (que, na prática, serão 10). A confirmar-se tamanha distância do 1º lugar, isso significa que, pelo segundo ano consecutivo, o FC Porto diz adeus ao título a meio do campeonato. Não há palavras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há palavras para a aldrabice de tirar um guarda-redes que joga como se vê e se deixar ser sodomizado à bruta. Este campeonato é uma mentira e só não vê quem não quer. Já agora, quantos remates falhou o resto da equipa toda? Tivesse o Tello jogado desde início e este resultado tinha sido diferente! A melhor fase do jogo foi com o Tello!

      E assinar os comentários, ein?

      Eliminar
    2. Se o resultado com Tello era diferente de certeza, então terá de perguntar a Lopetegui porque teve mais uma vez a infeliz ideia de colocar o Quintero e numa extrema.

      Eliminar
  8. Justificar a incapacidade da equipa nas bolas paradas e toda esta ineficácia com o "azar", com o estado do relvado, árbitros ou dizendo que isto é futebol, parece-me francamente curto.
    O "azar", este tipo de "azar", resolve-se com competência, do treinador e dos jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não falei nessa palavra uma vez.

      E assinar os comentários, ein?

      Eliminar
  9. Não entendo essa sua súbita crítica a Lopetegui. Afirmava que o basco destemido, de ideias fixas, estava a consolidar processos, a recuperar os jogadores que já cá estavam e a transformá-los em grandes jogadores de equipa e com os novos da sua confiança, estava a desenvolver um trabalho como há muito não se via, com um futebol demolidor, de raça e de querer que culminou na jornada épica de quarta-feira.
    O que mudou de quarta para Domingo, para fazer o mortal à retaguarda que transparece neste post?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe? A única crítica que faço a Lopetegui - e tenho feito várias vezes, vide posts anteriores - é a de jogar com médios nas alas e assim retirando o seu contributo natural. O desacerto e a amorfice da equipa não é culpa de Lopetegui!

      E assinar os comentários, ein?

      Eliminar
    2. É verdade que Lopetegui repetidamente encosta Brahimi, Quintero e até Oliver numa das alas e isso retira não só criatividade a esses jogadores, como hipoteca as subidas de Alex Sandro e Danilo pelos corredores laterais. Isso já é imagem de marca e se não corrigiu em 6 meses, dificilmente corrigirá.
      E o lateralizar e atrasar o jogo mesmo quando fazemos pressão alta, não o preocupa? E o faltar sempre 1 elemento no meio no espaço entre o Jackson e o Casemiro para receber e tabelar quando um dos extremos flecte para zonas interiores? E o dar imenso tempo e espaço para a equipa adversária se organizar defensivamente? E o dar consecutivamente 45 minutos de avanço, entrando amorfos e sem objectividade.? E as bolas paradas? E o rematar pouco e mal? Não acha que isso são lacunas de treino e que não se notam melhorias?

      Eliminar
    3. Reconheço sim que há muita coisa a melhorar. Mas o homem chegou há 6 meses.

      Eliminar
  10. Há jogos para todos os gostos, evidentemente. Até para aqueles que acham que estamos como nunca estivemos,organizados, conquistadores, com pujança, união, fio de jogo, categóricos, goleadores .
    Esperem, isso era até Quarta-feira. Hoje a culpa do desastre foi do....Sócrates, como é tudo o que de mal acontece neste País. Pedroto dizia que a sorte dá cá uma trabalheira do caraças e que o azar era quase sempre fruto da incompetência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lopetegui é um incompetente? Com que outro treinador estaria uma equipa implodida nos oitavos da Champions League? E os jogadores que tanto se gosta, com que outro viriam? E o melhor ataque do século? Estamos como nunca estivemos, sim! Por isso devíamos ter feito muito mais!

      E assinar os comentários, ein?

      Eliminar
    2. Vá lá, "estamos como nunca estivemos, só lhe faltou dizer que a culpa foi do Quaresma.

      Eliminar
    3. Que mania essa do Quaresma! Mas alguém falou do Quaresma? Eu não tenho nada contra o Quaresma! Umas vezes joga bem, outras nem por isso. Mas eu não culpo Quaresma nenhum. E desculpe, retire-se o "nunca" e substitua-se por "há muito tempo"

      Eliminar
  11. Todos são portistas. Mas ou há coerência ou comem todos. às 2ªs, quartas e sextas temos o melhor treinador do mundo, os melhores jogadores da Catalunha, Galiza e Levante, os F. C. Quaresmas é que são os culpados e às 3ªs, 5ªs, Sábados e Domingos este já não é o meu F. C. Porto!!! Parece é que este nunca foi o Nosso F. C. Porto. O melhor é mesmo fazer uma censura mais refinada, não só dos comentários mas também dos posts que se colocam e que se contradizem. Tertúlias de opinião unívoca tipo velhos dos marretas não se coadunam com contradições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz a pessoa que não assina comentários: mandar bocas foleiras sem sequer dar a cara é muito giro.

      E já agora, por ser uma equipa que joga muito bem, com um excelente treinador e com um grande potencial é que este resultado não se admite!

      O meu FC Porto tem de dar o litro e cilindrar. E tem-no feito. Assim, não. Durante 60 minutos jogamos sem fio. No fim estávamos nervosos!

      Eliminar
  12. "Todos os jogos é preciso um golo parvo agora, é?"

    Afinal também via o que todos vêem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O quê? O que tenho escrito 80% das vezes na coluna das "Faltas"? Sim, vejo - e escrevo!

      E assinar os comentários, ein?

      Eliminar
  13. Compreendo e compartilho a frustração e tristeza que assola a nação Portista. Mas o jogo de ontem é só uma consequência da evolução da equipa que partiu do ponto zero.
    Pontos perdidos em jogos como o de ontem deveria ser a nossa maior preocupação, mas penso que neste momento haverá coisas mais importantes.
    Já vêm dizer que andamos a pressionar os árbitros, mas quando o Proença levou um corta palha novo não vi ninguém a falar dos adeptos do Benfica.
    Estamos a ser comidos naquilo que éramos fortes. A estrutura. A estrutura do FC Porto neste momento tem um peso enorme e não faz nada pelo clube. Até o Burro do Caralho faz mais pela estrutura do zbordém que a nossa.
    Os roubos vão continuar, mas se continuarmos caladinhos estamos lixados. Sempre ouvi dizer que quanto mais te abaixas mais o cu fica de fora....

    ResponderEliminar
  14. Isso não invalida, que dê para ver que Lopetegui não é grande espiga, nunca aproveita movimentos de jogo interior, é obcecado por lateralizar, a equipa têm uma tendência de posse de bola inofensiva, pouca experiência em termos de treinador de clube....
    Vamos ser honestos e sinceros, não comparemos com o dinossauro JJ, Marco Silva com uma estrutura, prestes a implodir, manteve-se calmo e sereno e com muita pena minha, pôs o SCP a jogar mesmo com uma equipa com graves problemas, a produzir bom futebol e só não está na LC, porque aí sim a arbitragem teve influência...
    Quanto a Jorge Jesus, vejam o que dizem alguns JOGADORES que estiveram no nosso clube, eu não gosto da pessoa, mas como treinador Lopetegui... deixa imenso a desejar....
    Trabalho de treinador, vê-se nas bolas paradas :0
    Capacidade de mudar e explorar zonas interiores, onde no campeonato PT, jogam fechadinhas: 0
    Valorizar jogadores que dêem o litro e se esforçem: Ricardo e Ruben Neves/Campãna...
    Qualquer mija na escada, nos marca um golo....
    Depois basta bloquear as laterais, que nós nunca exploramos a faixa central...
    Foi assim com o Benfiquinha jogou, o Marítimo....
    Tapar o sol com a peneira... ? Não, contra mim falo.... criticava VP ( jogo enfadonho... pouco atrativo...)
    Mas VP é um bom treinador, este Lopetegui ? Pode ser muito bom em Espanha, aqui é Limitado e teimoso...
    Jogos com maior grau de exigência : SCP perdeu; Benfica Perdeu; Boavista; Estoril; Marítimo....
    E já agora, Marco Silva experiência num grande ? 0 ..... Mas está a mostrar ser um bom treinador...
    Jorge Jesus, sempre teve qualidade... com treinador...
    Tem defeitos, na Europa claudica.... mas sejamos sinceros, para consumo interno, o Estilo de jogo implantado por este, é o IDEAL...
    Por alguma razão, Pinto da Costa fala com elogios dele....

    Olhem querem uma boa ANALOGIA ? Lopetegui, é um Quique Flores V. 2.0...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou como o Rodolfo, concordo plenamente com o que Paulo Malheiro diz. Lopetegui é um Quique Flores, mas muito mais nervoso e atarantado.

      Eliminar
  15. Lopetegui nao sabe montar uma equipa. sempre a jogar para os lados . O Porto nao consegue ser dinamico ..nao joga com alas ....quintero na linha lol...o que anda o Casemiro a fazer em campo..meio campo do Porto e" nulo. O futebol jogado pelo Porto e' muito pobre ..... Maicon haha pobrezito quando tenta fazer um passe de 30 metros ja se sabe que e' bola perdida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou partir do princípio que você é portista. Mas e daí não sei. É que já é difícil distinguir.

      Eliminar
  16. Portista é que não é!.... Corra com ele para a sanidade deste blog. Tem direito a opinião, obviamente, mas que se identifiquem e que assumam os clubes com que simpatizam, O mesmo com P. Malheiro que só vem aqui para apoucar o Porto. Estarão melhor nos blogs de outras cores.. Cumprimentos

    ResponderEliminar