quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A Sacrossanta Fruta

Acho que não existe nenhuma adepto Portista que nunca tenha ouvido associado a si e aos seus a palavra fruta. Anos e anos de acusações de corrupção. O interessante é que, no meio de tudo isto, ficava subjacente a ideia de que não era prática corrente e modus operandi completamente transversal. Que fique desde já completamente claro que não subscrevo estas práticas para nenhum clube. No caso do FC Porto foi particularmente estúpida essa acusação isolada, uma vez que, no ano a que se reporta a questão, o FC Porto foi esmagador, o ano de todas as conquistas, o ano de Mourinho. Agora vem a luz uma notícia interessante (obrigado pelo link, Paulo Azevedo) que mostra que, afinal, o sacrossanto clube tem uma folha sujinha, sujinha. Como quem não tem vergonha, todo o mundo é seu, e estas notícias não passam de notas de rodapé, cá vamos cantando e rindo. Mas importante relevar que isto não vai passar em nenhum "Tempo Extra", nem nenhum outro programa paineleiro. E porquê? Por uma razão muito simples - não interessa que se saiba que o exemplar benfas é um clube cheio de expedientes manhosos para fazer as coisas simples, que nunca foi nada a nível Europeu desde que o futebol se profissionalizou a sério e que não tem capacidade ou estaleca para sequer se pensar nesse modo. Quando se chega ao ponto de ouvir, como ouvi na semana passada, da boca do senhor Nunes, que o "FC Porto tem a desvantagem de estar na Champions", está tudo dito. Desvantagem? Desculpe? Desvaloriza-se, por ser o FC Porto, uma questão que seria como a reinvenção da roda se fosse nalgum clube do Sul. Para outros, a excepção, para nós, absolutamente natural. Uns empolam finais perdidas, outros ombreiam com os grandes Europeus. 

E por falar em sacrossanto, que dizer de todo este palerma empolamento da questão do Eusébio na
manta dos Super Dragões no sábado? E a águia vitória, já agora? Eusébio da Silva Ferreira era um nome associado aos 3 Fs de Salazar: Fátima, Fado e Futebol, Em todos estes domínios, o Estado Novo exercia a sua influência, como bandeira propagandista do regime. As vergonhas que se passavam em jogos Calaboteiros e outros, tinham não só a conivência da imprensa mas o beneplácito governamental do Regime. Mas oh meu Deus, a heresia de ter desenhado o Eusébio. Meus amigos, na manta está, e bem, Eusébio, por ele ter sido um símbolo de mais de 50 anos de sistema. Sistema esse que se está a levantar de novo. É espantoso. Em três programas paineleiros, a saber o Play-Off, o Prolongamento e os Grandes Adeptos da Antena 1, se repetiu o mesmo discurso, sincronizado ao milímetro. Dizem os sacrossantos que nós temos direito à nossa criatividade, politicamente correcto Je Suis Charlie, mas que o Eusébio é que não. E isto é sintomático em relação ao cuidado com que se prepara toda esta paineleiragem. E de como a nossa Estrutura está passiva. Assim, não vamos lá.

Mas lindo, lindo foi ver o retorno da velha senhora ao ver o Dr Cutty Sark a defender o Mãozinhas acerca da honra do Eusébio. Apenas demonstra o quanto somos incómodos a esta gente que se acha superior e nos tenta inferiorizar constantemente, para que tudo retorne aos "bons velhos tempos" e eles possam ter o seu campeonatozinho na segunda circular. Não vai acontecer, senhores!

Kelvin foi para o Palmeiras por um ano. Acho muito bem. Nesta casa ele está associado a um momento muito feliz, mas que estou em crer que não o ajuda a evoluir como jogador, por algum deslumbramento ou expectativas altas, suas e dos adeptos. Espero que retorne um jogador mais maduro e de equipa, o talento está todo lá e o bom futebol nos seus pés. Um pouco mais de cabeça não fará mal nenhum,

Outra notícia que abalou o meu coração azul e branco foi saber que o Comandante pode ir para o Sevilha. Bem sei que temos Óliver, Evandro e Herrera, por ordem da minha preferência, para a posição 8. Mas o grande Comandante na sua posição natural era o icing on the cake nesta equipa - a voz forte de dignidade e respeito que vai faltando. E, afinal, parece que não está tão velho como isso! Podemos desviá-lo?

14 comentários:

  1. Bom dia Jorge e demais seguidores do blog...

    Sobre o artigo não tenho muito mais a acrescentar...ou nada mesmo, está tudo lá!
    Sobre esses programas, deixei de ver, perco completamente a paciência com a falta de respeito a que o FCP está sujeito em cada um dos programas, e faz-me uma tremenda alergia a passividade dos "nossos" paineleiros... Sei que não são porta vozes do clube, não são pagos pelo clube, mas custava ao clube associar-se a eles e fornecerem ferramentas de ataque/defesa?

    Sobre o Kelvin, como diz e muito bem, precisa jogar, precisa evoluir...a minha única dúvida é se o vai fazer num clube brasileiro! E digo isso por 2 razões essencialmente...

    1 - diferenças enormes nos estilos de jogar brasileiro e o europeu.

    2 - fica emprestado até a janela de transferências de janeiro da próxima época...não me parece que um jogador que faz a pré época e não se afirma, não se vai conseguir afirmar a meio da época...

    Cumprimentos,

    André Guimarães

    ResponderEliminar
  2. Sim André, mas sabe que o Kelvin também, a bem da verdade, precisa estar num sítio onde não seja "o gajo que deu um campeonato ao FC Porto". Seja o Kelvin pelo Kelvin. Ele talento tem, precisa é de evoluir e maturar.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, mas não sei...posso estar errado, e espero estar, mas o "K92" foi à 2 épocas, desde aí pouco ou nada temos visto do Kelvin...
      Penso que ficaria bem entregue a um P. Emanuel ou P. Martins! Sei que são equipas de tracção atrás, mas parece-me mais importante ele crescer por cá!
      Ou então usar os conhecimentos de Lopetegui e colocá-lo em Espanha, nem que fosse a 2 Liga...ou mesmo Inglaterra, a 2Liga é forte...
      Mas acima de tudo confio no Del. de Futebol...se entenderam que o Palmeiras era o ideal, é porque foi um caso estudado.

      Abraço

      Eliminar
    2. Será que ele iria sentir-se importante em Espanha?

      Eliminar
    3. Pois...lá está, provavelmente não, mas o Kelvin está numa idade em que tem de estoirar e não pode ficar eternamente à sombra da bananeira (k92)!
      Penso que é trabalho da estrutura meter-lhe na cabeça que neste momento, mais que sentir-se importante, ele tem é de ser útil para que os outros (treinador e adeptos) lhe reconheçam essa importância!
      Mas como disse, acredito que foi uma decisão pensada, e discutida por quem de direito. A mim resta-me desejar-lhe as maiores felicidades, para quando voltar, volte mais forte que nunca.

      Eliminar
    4. Imagine o André um estádio inteiro a celebrar o seu golo em total euforia. Imagine agora o carinho que têm por si, que faz parte do museu com um canto só seu. Agora diga ao seu ego que ainda não sabe nada e que tem de trabalhar mais...pois.

      Complicado.

      Eliminar
    5. Sim, é verdade isso Jorge! Nem sempre as coisas são como entendemos dever ser...
      Como diz o amigo Vila Pouca no Dragão até à Morte...foi uma conjugação de vontades!
      Resta-me esperar que as coisas corram pelo melhor e que o Kelvin vinha a ser lembrado por nós por muitos mais motivos que o eterno K92!

      Abraço

      Eliminar
  3. Jorge, deixa lá o comandante ir para onde quiser. Quando precisavamos que ficasse quis sair e agora devia voltar, para quê? Se naquela altura já tinha pouco pedal, agora muito pior. O futuro são os jovens que têm de coemçar a aparecer.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe Vila Pouca, se calhar o Comandante ou qualquer outro... soube muito bem ouvir o Helton dar ordens de dentro do relvado e indicações. Mas sei que o Helton não está, e poderá não estar, em condições. Uma voz e respeito, que dê indicações e rumo DENTRO do relvado, não seria importante?

      Abraço

      Eliminar


  4. @ Jorge

    uma estória na história do Eusébio aqui.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  5. Eu devo ser muito burro, pois sou o unico que no cartoon, vê o Eusébio não como um símbolo da corrupção, mas como o homenageado pelos servos do apito no ano de luto dos protegidos de Carnide. Bem, mas num país em que o Prof. Martelo têm a mesma importância que tinha o Cardeal Cerejeira nos outros tempos e entrevista o filhinho de Cristiano Ronaldo, eu devo ser mesmo o gajo mais tapado neste jardim de banqueiros.

    ResponderEliminar
  6. Olá Jorge,

    Concordo em absoluto com o post!
    Queria apenas registar que, como seria de esperar, a notícia sobre a verdade desportiva á moda de Carnide foi praticamente ignorada pelos principais órgãos de comunicação social!

    Quanto ao Eusébio, era só o que faltava não se poder fazer desenho do senhor. Daqui a nada estão a escrever um "Corão" sobre a vida dele!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. O Lucho é dos meus jogadores preferidos, mas a verdade é que já não se arrastava. Ou isso ou o Paulo Fonseca não conseguia de maneira nenhuma colocá-lo a render. Para além disso ter abandonado mais uma vez o clube por questões monetárias quando este mais precisava é muito mau. Chamem-me romântico.

    ResponderEliminar