sábado, 31 de janeiro de 2015

Mas Que É Isto?



Afinal em que ficamos? Para quê impedimos jogadores de saírem? Porque os pomos a jogar? A convocatória directa de Aboubakar da CAN para o jogo do Dragão é, para mim, incompreensível. Se Gonçalo Paciência marca um golo, tira um penalty, que espécie de motivação para um verdadeiro Dragão é esta, ao retira-lo assim? Os 20 anos de Gonçalo não são os 17 de Rúben Neves e, se é verdade que Aboubakar fez mais treinos no geral, também é verdade que vem da Guiné Equatorial e com o desgaste próprio de um torneio. Não posso entender qual a lógica, senão a de jogar pelo seguro e pôr a experiência à frente da motivação.

No basquetebol há uma expressão - "on fire" - que designa um jogador com a chamada mão quente, tudo o que pega encesta, de qualquer ponto do campo. Todos nós vimos a felicidade que foi para Gonçalo Paciência vestir o manto sagrado com o seu brasão abençoado e o orgulho e a vitória que isso significou para ele. Querem mais motivação que esta? Já com o Bom Capitão - já agora, Jackson ser Capitão com Helton no relvado também não me caiu bem - se passou a mesma coisa: depois de uma exibição de gala, foi relegado para o banco de suplentes. E acredito piamente que todos nós pensemos, ainda hoje, se Helton teria, ou não, defendido aquela bola. 

É preciso polvilhar com Portistas a sério o 11 do FC Porto, Mister! Se o Mister viu, e bem, que os jogadores jogaram a passo, não acho mesmo nada correcto que o 11 se vá repetir. Discordo, veementemente, com esta convocatória. Mister, o Gonçalo, o Rúben e o Helton são da casa. Não há nenhuma razão para não os convocar. E se percebo uma certa protecção do caminho do Rúben - e já percebi mais, uma vez que, para mim mete o Casemiro no chinelo - não há nenhuma razão para proteger um rapaz que está na nossa Grande Casa há 14 anos.

Não gostei. Ou se aposta ou não se aposta. Tudo o resto é sadismo e falta de entendimento da psicologia básica.

Amanhã falarei sobre o jogo.

(Imagem retirada da Tribuna Portista)

29 comentários:

  1. Respostas
    1. Quando não gosto, digo. O que não quer dizer que não esteja com Lopetegui.

      Abraço.

      Eliminar
  2. No fim de contas todos os treinadores são iguais...
    São humanos e tem cú!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, sim, mas estamos a falar do substituto do Jackson, não do ponta de lança titular...

      Enfim.

      Eliminar
  3. Caro Jorge,
    Também não percebi... enfim...


    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge,

    Sem lhe tirar a razão, importante agora, é mesmo vencer o Paços de Ferreira.

    Abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogar pelo seguro, mas podemos ter um ponta de lança cansado contra um hipotético ponta de lança motivado...

      Opções,,,,

      Abraço

      Eliminar
  5. Caro Jorge, não critiquei Lopetegui por criticar. Foi precisamente pela falta de coerência que já vem de Guimarães com Quaresma. Precisamente os mesmos motivos pelos quais agora se insurge e bem, na minha opinião, por não convocar o Gonçalo. Gosto muito de Lopetegui nas conferências de imprensa, mas no campo e no que deveria ser expert, nem tanto. Mandá-lo embora, nem pensar, mas um "abanão" de alguém responsável, para corrigir o que esteve menos bem até ao momento, acho que deveria ser dado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na questão do Quaresma concordei com Lopetegui, por causa das reacções que Quaresma tem - sim, mais do que uma! - quando é substituído. E se é pela hora a que entrou em Lille, Brahimi desmentiu-o, ao entrar aos 82' e ainda marcar um golo e sacar um penalty. No caso do Gonçalo, não o vi indisciplinado ou desautorizador, muito pelo contrário. A não ser que algo de grave se tenha visto no treino - que eu não acredito - não percebo a não convocatória.

      E para que conste, não sou do FC Quaresma, mas estou sempre grato pelo seu esforço empenho e atitude.

      Abraço

      Eliminar
    2. Eu sou o que os "disciplinadores" apelidam de um apoiante do F. C. Quaresma. Porquê? Porque considero Brahimi, Quaresma, Quintero e de quando em vez Jackson, os únicos jogadores no plantel, que são capazes de tirar um coelho da cartola, uma jogada ou um toque genial. um movimento que ninguém prevê, os tais pormenores que Costinha falava que podem decidir um jogo. Os carregadores de piano são essenciais, os que fazem "benzinho" quase tudo, também, mas se não tivermos os desequilibradores, os que arriscam, não nos distinguimos da mediania. Por isso é que entendo que compete ao técnico conjugar todas estas características de jogadores que tem ao seu dispor e fazer uma "equipa" e julgo que já teve tempo para isso.

      Eliminar
    3. E o Óliver e o Aboubakar... E outros que não fazem parte do esperado... E nenhum pensa só em si mesmo...

      Eliminar
    4. Para mim embora gostando muito do Oliver é ainda um Frasco menos agressivo e o Aboubakar é um Pena com muita margem de progressão. Mas espero que num futuro próximo possam vir a ser muito mais que isso.

      Eliminar
  6. @ Jorge

    valore$ mai$ alto$ $obrepuseram-$e à vontade do treinador.

    não estou na posse de informação especial, mas só assim posso compreender a convocatória.

    depois, é como afirma o sr Fernando Pinto: agora compete aos adeptos apoiar a Equipa.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  7. Boa noite é a primeira vez que ca comento. E concordo co posto esta treta de preferir índios a jogadores da casa td p causa de passes e interesses CDA vez mais destrói o portismo basta disso. É ridiculo.nada contra o aboubakar mas no o miúdo ta lançado fez 3 bons jogos e agora encosta? Tou farto de ver índios que só querem guito e tnh saudades se ver jogadores a porto a jogar sempre.
    Somos porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente este será o caminho.. Eu esperava era que tivesse começado já...

      Abraço

      Eliminar
  8. Gonçalo Paciência tem mesmo uma paciência de S. Gonçalo!!!!
    Um miudo portista de Superior Sul (tal como eu...), que poderia ter ido embora há 2 anos para qualquer clube, e que a SAD renovou por apenas 2 anos(???????????????????????????????????????????) o seu contrato!!!!!
    Algo de estranho se passa nesta SAD, apesar de continuar a ser um apoiante incondiconal de Pinto da Costa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que ele vá para outro lado. E tal como o Miguel Lima, acho que ele seja o futuro. Só gostava que esse futuro fosse já hoje.

      Abraço

      Eliminar
  9. «O Gonçalo é um miúdo que está a trabalhar bem, que teve problemas com lesões, mas que agora está a ter continuidade. Temos que continuar a estar perto dele. O que posso dizer é que está a trabalhar bem, mas o passo final para ficar numa equipa grande é mais difícil. Mas estamos muito contentes com o trabalho dele»

    eu acredito que este treinador não é como o anterior.
    eu acredito no trabalho que ele vem desenvolvendo em prol do Clube.
    eu acredito que o Gonçalo será o nosso ponta-de-lança num futuro muito próximo.
    eu acredito, apesar de só entender esta convocatória porque talvez outros valore$ terão falado mais alto.

    é como a última posta afirmava: não há tempo para se ter Tempo

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  10. Sob ponto de vista teórico, estás certo, eu também estranhei e comigo, mesmo com Abou, Gonçalo estava lá, pelo menos amanhã. Mas uma da razões para que não seja peremptório e não costume comentar convocatórias, é que há coisas que podem estar por trás da decisão que nós não sabemos. Espero que amanhã no final do jogo ou na próxima conferência de imprensa alguém pergunte ao Mister e ele possa explicar, sem recorrer à frase: opção técnica.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Caro Jorge,

    O post expressa tudo aquilo que eu penso pelo que o subscrevo na íntegra. Nada mais a acrescentar.

    E agora, vamos lá ganhar ao Paços. Força, malta.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Gostava de ver aqui os senhores comentadores, "escandalizados" com a não convocatória do Gonçalo, a dizer ao Aboubakar, que por ter ido á CAN todo o espaço que ganhou no plantel foi á vida e que o jovem Gonçalo apesar do valor que tem ou que possa vir a ter era agora a 2ª opção do treinador!
    Não seria bom para a moral e nem justo para o grupo que tem trabalhado com Lopetegui desde o inicio da época, tenham bom senso senhores!
    Tudo a seu tempo, a convocatória do Aboubakar faz todo o sentido depois de ter estado ausente para que o treinador mostre ao jogador que confia nele e que ter ido á CAN não foi um atraso nem uma desvalorização dentro do plantel!
    O Gonçalo vai ter mais oportunidades e tem tempo para isso, não duvido disso mas ainda ha muito para jogar!
    È por estas formas de pensar que no Porto não há tempo para nada correndo-se o risco de tudo ser feito em cima do joelho, não há paciência, ou melhor, nem Paciência nem Gonçalo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe não concordo. Ninguém aqui põe em causa o lugar de Aboubakar - acho um excelente ponta de lança, até acredito que vá ser melhor que o Jackson. E espero que o Gonçalo seja mesmo o next in line. Acredito piamente nisso (ver post abaixo). Acho que, se estivéssemos a falar do jogo contra o Guimarães, o meu comentário não faria sentido. Não o faria sequer. Acho que "muita pressa" é justamente o que está a definir esta entrada directa... mas é só a minha opinião. Vale o que vale. E, insisto, não é por isso que perdi a confiança em Lopetegui.

      Eliminar
  13. Percebo a discordancia... mas penso que a convocatoria tera tido mais a ver com o Âboubakar do que com o Gonçalo...e explico:
    O Gonçalo sabe o lugar dele...sabe que aconteça o que acontecer... este ano não vai calçar porque esta atras de um grande Jackson... e ele sabera esperar... quero acreditar que o treinador ja lhe tera dito que acredita nele e o vai incluir para o proximo ano...
    Agora o Aboubakar... que era uma estrela na equipa anterior..veio..e nao joga graças a um grande Jackson... ele tambem saberá que tem que esperar pelo proximo ano...mas caramba...depois de nao jogar na primeira metade da época... depois de uma CAN muito decepcionante a nivel colectivo e individual...chega ao porto e percebe que perdeu o lugar para o Gonçalo... enfim...penso que seria bastante desmotivador para o jogador.
    Assim penso que o Lopetegui quis "massajar" o ego do Aboubakar dizendo-lhe que confia nele...
    nao acho mal.. mais uma vez, porque acredito que o Gonçalo sabera a confiança que têm nele...

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Olá,
    É a primeira vez que comento neste espaço e agradeço desde já a oportunidade. A verdade é que vou seguindo os comentários do Jorge Vassalo em outros tascos, mas é a primeira vez que entro nesta sua casa.
    Infelizmente, para discordar frontalmente. Não consigo entender, desculpem, a onde de indignação. É a minha vez de perguntar: "Mas que é isto?" A sério que preferiam que o Gonçalo tivesse passado 90 minutos, pronto, 75 que fossem, no banco, em vez de jogar 90 minutos pela equipa B? Acham mesmo que a melhor maneira de defender o jogador e promover a formação e dar-lhe...muitissimo banco? Discordamos.

    ResponderEliminar
  15. Julen Lopetegui respondeu satisfatoriamente a essa questão na conferência de imprensa. Esse argumento eu concordo totalmente.

    Obrigado aos dois.

    ResponderEliminar