sábado, 17 de janeiro de 2015

Coisobol Aquático

Absolutamente inadmissível este jogo. Isto o que é, este lamaçal. Não é possível pensar em chamar "futebol" ao que se passou aqui hoje. De louvar a insistência dos nossos jogadores à procura do golo, naquilo que foi o possível. A história deste jogo conta-se em poucas linhas: obviamente uma das equipas habituadíssima a esta.. coisa... onde se "rolou" a bola. Além das dimensões absurdas do campo, a completa impossibilidade de jogar o nosso futebol deu uma luta muito mais de esforço físico do que futebol jogado. Marca-se um golo por pura "fura-fulhice" de Casemiro, que não está fora de jogo, e Herrera empurra, felizmente, certamente porque se lembra do jogo do Boavista em que Brahimi não chega à bola e ao golo, mais ou menos pela lama que ali estava junto da baliza. Um golo legal, admitido pelos próprios reporteres da SportTV, Lobo incluído. Ilusões de óptica dão parvoíce. E nem se atrevam os rubros, tão ostensivamente levados ao colo, de abrir a boca. Ganhem vergonha na cara antes de falar.  A insistência, sempre a insistência dá a Óliver - este rapaz é incapaz de jogar mal - um óptimo cruzamento, numa daquelas raras jogadas em que se conseguiu ter algum futebol corrido. Uma primeira parte de domínio total Portistas. 

Na segunda parte o Penafiel aproveitou o facto de S. Pedro ter transformado futebol em futebol
aquático e pressiona naquela porcaria a que eles chamam de campo. Um erro estúpido de Danilo dá um livre à entrada da área, e aí volta a tradicional oferta Portista aos adversários, o Dumb e o Dumber atrapalham-se e a eficácia contra o FC Porto tradicional faz a bola chegar a Rabiola e este aproveitar. O FC Porto reage, hoje contando com um bom Tello e a força pujante de Jackson, Lopetegui inteligentemente coloca o Marcano e depois o Evandro, e Jackson acaba por entregar uma bola na linha a Casemiro e este a Óliver que resolve o jogo. De resto, piscinas de crawl e de bruços, com um bocado tractor à mistura. Uma vitória natural da melhor equipa, onde o verdadeiro adversário foi a lama.

GOLOS

Óliver - O pequeno maestro insiste, luta, não há terreno nem impedimento para este rapaz. Toda a bola é jogável, não há luta demasiado grande, não há bola impossível de chegar. Controle absoluto, solidez impressionante, sabedoria de jogo e um GPS posicional irrepreensível. 19 anos. Impressionante. Será um dos melhores do mundo certamente.

Tello - Que jogaço. Merecia o golo que lhe foi negado. Foi a tudo. Tudo. Capacidade de luta, velocidade, força, reacção. Este Tello só tem de ser mais frequente. Se ele jogar sempre assim, vai ser imparável.

Jackson - Uma besta, no bom sentido. Força, raça, tremenda entrega. Um Capitão a ser Capitão pelo exemplo mais que pelo discurso. Absolutamente indispensável.

FALTAS

Falha defensiva na bola parada - Uma tradição. Ou se trata da defesa posicional ou se melhora esta marcação. Atrapalhações de posição dão nisto. Disparates sempre aproveitados por outros.

Relvado - Relvado? Lama! É inadmissível equipas de Primeira Liga nestas condições. Inadmissível. Um terror. Assim não se joga futebol. Joga-se coisobol.

27 comentários:

  1. Vitória imaculada. Enquanto os comentadores e os adeptos como eles estão mal habituados e por isso quando o F C Porto não é prejudicado, ficam frustrados. Mas, já agora, mesmo que houvesse qualquer erro, ainda ficavamos muito distantes dos cerca de 14 pontos entretanto dados ao Benfica, pelo menos... De qualquer forma, foi uma grande vitória, mais pelas dificuldades do ervado e pela equipa adversária, vendo-se os jogadores do Penafiel a jogar de dentes cerrados como não aconteceu com os outros candidatos aos lugares cimeiros.

    Armando Pinto
    Memória Portista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro sr. Armando,

      Eu por acaso também acho isso curioso. Contra o FC Porto parece que há sempre um extra de luta e garra, já viu? Deve ser porque sabem que ao benfas permitem tudo e têm medo de levar...

      Abraço

      Eliminar
  2. Vitória justíssima do FCPorto :) Com aquele lamaçal foi um jogo muito conseguido por parte dos nossos jogadores que lutaram por marcar e resolver o jogo cedo :)

    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS... FCPORTO SEMPRE...

    CARREGA MARÍTIMO

    ResponderEliminar
  3. Gostou mesmo do Tello ou é ironia?
    Gostei do Marcano, foi dos poucos que percebeu que aquele relvado não dava para fazer cócegas na bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Marcano é um defesa muito completo. Pena ser esquerdino. O Indi é ligeiramente melhor.

      Eliminar
  4. Bom jogo do meu Porto.Num campo pouco ou nada propício para jogar futebol, grande jogo de Herrera encheu o campo com o seu enorme pulmão grandíssimo jogo do Oliver cada vez estou mais rendido ao seu futebol tanta técnica tanta raça num só jogador, Jackson enorme ajudou marcou e assistiu para o terceiro golo Danilo também esteve bem, Marcano entrou muito bem no jogo, jogou prático e ajastou a bola da nossa área. Houve um jogador que me irritou o Telho sempre a tirar o pé se tivesse a raça do Oliver podia ser um bom jogador, gostava que o Ricardo tivesse as mesmas oportunidades que tem tido o Telho, tenho a certeza que com a sua raça podia ajudar muito a equipa o Telho desaparece muito do jogo, tem que crescer muito como jogador, se quiser ser um jogador de topo. Bom fim de semana desportivo para todos os Portistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito a minha falha, com o Herrera. Mas é difícil destaca-lo por aquilo que ele é sempre. Como Danilo e Alex Sandro, já agora.

      Eliminar
  5. Concordo com praticamente tudo o que descreve sobre o jogo inclusivé a refinada ironia sobre o Tello. De facto num relvado destes deveria ser proibido jogar-se futebol, mas isto é o espelho da Federação que temos.

    ResponderEliminar
  6. Pela 2a vez tivemos de jogar contra 2 adversários (sendo o 2o um terreno impraticável), sendo que desta feira conseguimos os 3 pontos. Nestes jogos, transformados numa lotaria pelo estado do terreno, o mais importante é ganhar custe o que custar. Amei a forma abnegada como a equipa se entregou ao jogo. É desta fibra que se fazem os campeões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo assim vais ver que vão chover críticas. São os espanhóis. Tem sempre um pouco menos.

      Eliminar
  7. Ai agora também o Tello é? Epá vamos correr com os espanhois! Pois eu acho que

    a) Jogou infinitamente melhor que o Quaresma
    b) Nunca deve ter jogado neste tipo de... terreno na vida.
    c) Recebeu muita bola fez alguns passes de muita qualidade com a cabeça levantada
    d) Não sendo nenhum Óliver, a mim, com a experiência que tem e pelo que vejo dele até aqui, foi um salto qualitativo de quilómetros.

    Mas essa é a minha opinião. Hey. Já percebi. É espanhol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Tello é espanhol, o Maicon é Brasileiro tal como Danilo, Alex, Fabiano, Casemiro, Herrera é mexicano, Jackson é colombiano ou já percebi. A culpa foi do Tuga.

      Eliminar
    2. Eu não faço isso. Eu nunca disse "sacana do tuga".

      Eliminar
  8. Foi o jogo possível, dadas as circunstâncias. Valeu a garra demonstrada por todos os que vestiram de azul e branco. Dos 3 emprestados que iniciaram o jogo, só ficava com o Oliver, azar dos Távoras, é o único que não temos clausula de opção. Para o lugar do Casimiro temos Rúben Neves, para substituir o Tello temos o Ivo, Ricardo, mas ninguém que chegue aos calcanhares do médio emprestado pelo Atético. Só tem 19 anos mas joga como gente grande.
    Sim gosto do trabalho que o Lopetegui está a fazer. O homem é bom treinador e ontem, com aquela substituição, demonstrou-o. Não hesitou, apesar do coro de assobios, em retirar um extremo e meter um central, adaptando-o a médio defensivo. Voltou a ganhar a luta a meio campo e o Penafiel nunca mais ameaçou. E lembrem-se, não fosse por Lopetegui, não teríamos Oliver,Brahimi ou Ruben Neves no plantel principal. O homem teve/tem 3 azares:
    - O andor ao clube do regime;
    - As paragens cerebrais de alguns jogadores;
    - E uma má imprensa que, para meu espanto, é muitas vezes alimentada por pessoas que se dizem portistas.

    Boa vitória.
    Força Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho pena que não assine o seu comentário. Estou plenamente de acordo, embora dê a Tello alguma latitude, acho que temos bons extremos no FC Porto B. Subscrevo. Quanto a Óliver, ele já ficou 2 anos emprestado a um clube, não é impossível que fique mais uma época de Dragão ao peito. Evidentemente que é emprestado, não renderá nada para nós, mas muito do futebol moderno é assim. Quanto a Lopetegui, não sei se já reparou, mas ele liga 0 aos assobios. Acho muito bem. Este não anda a comprimidos ou cheio de medinho.

      O que diz dos adeptos Portistas e eu subscrevo, escapa ao meu entendimento.

      Abraço e obrigado pelo seu comentário. Mas assine-o, numa próxima vez. Obrigado.

      Eliminar
  9. Como só ouço o que quero, só vejo o que me agrada e leio o que me interessa, além de, aquando dos jogos fora vejo o FC PORTO num espaço publico onde não há som dos putativos locutores e comentadores, tenho a dizer que os 3 golos foram, "limpinhos, limpinhos, limpinhos"!!!!!
    Só alguém intelectualmente desonesto, ou então como um certo portista orgulhoso que se arma em imparcial e desalinhado - desalinhado mental lá isso deve ser! - é faz eco com a CS merdeira do costume!!!!

    Caro Jorge, deixe-me dizer que o Tello fez-me dizer um palavrão alto e bom som, que fez muita gente olhar para mim, quando teve medo em dois lances quase consecutivos de meter o pé á bola... mas pelo menos ainda não me fez partir nenhum sofá.
    Quanto ao Jackson palavras para quê?
    Oliver - um pequeno grande jogador que não se afogou naquela piscina de Penafiel - como é possivel num futebol altamente profissional, haver campos destes?
    Lopetegui - digam o que disserem mas o raio do homem lê o jogo como poucos. A substituição do Quaresma por Marcano é o momento fulcral do jogo. Foi o mudar o violino pelo bombo!!!! O que me faz estar de acordo com o comentário do anónimo das 9 e 59!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bluesky, tendo uma filha irrequieta, se calhar não vi os lances de medo que me falam. Faço o meu mea culpa. Mas vi um Tello bem posicionado e a tentar jogar, vi. Se calhar é por ter expectativas baixas em relação a ele que me agradou. Pareceu-me melhor.

      Aliás, gostei da atitude da equipa. Quem os viu no ano passado e quem os vê. Raça, entrega, combatividade.

      Lopetegui é um superior treinador e tem-nos no sítio!

      Abraço

      Eliminar
    2. Também acho que a entrada de Marcano foi determinante. Não teria tirado o Quaresma mas o inexistente Tello, mas Marcano foi sem sombra de dúvida o que entendeu melhor as condições em que o jogo se desenrolou.

      Eliminar
  10. Ontem ganhamos com golos irregulares, segundo a primeira página de hoje do CM. Atenção que não foi só um, foram "golos". Os bastardos nunca fazem manchetes dessas quando se trata do clube do coração. Connosco, três golos limpos e os pulhas têm este descaramento. Ontem estive par subscrever a Sport tv durante uns tempos, mas acabei por não o fazer. Felizmente, pois pelo que li aqui e no DVP a azia dos comentadores superou tudo. É uma tristeza, e mostra bem o país em que estamos. Um clube que é um modelo, que devia ser imitado e louvado, é constantemente achincalhado pela escumalha que não pode ver alguém triunfar pelo trabalho e esforço. Saúde.-João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estavam ansiosos por um lance minimamente duvidoso. Mas mesmo assim regular. É assim. Contra tudo e contra todos.

      Abraço

      Eliminar
    2. É engraçado, gostava de ver os super programas de tv a colocar a tal linha virtual mafiosa que normalmente colocam nos golos estranhos dos benfas nos jogos do colinho. As imagens do jogo de ontem, mesmo com aquele ângulo de visão, conseguem afirmar com toda a certeza que os jogadores Casimiro e Hackson estavam em posição de fora de jogo!!!!!
      Eu adorava ver essa linha traçada nas repetições!! Palavra que gostava!!! Avisem-me por favor se o fizerem!!!!!! FDP de escumalha pá!!!!!

      Eliminar
    3. É verdade, havia linha no jogo do Penafiel com o benfas não havia? Enfim, para os benfas já está tudo equilibrado lol

      Eliminar
  11. Caro Jorge,

    Num relvado miserável, só a raça, o querer e a categoria dos jogadores do FC Porto, permitiram alcançar uma grande vitória e, o resto... são cantigas.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando,

      Se isto não é Mística, não sei o que é.

      Abraço!

      Eliminar
  12. Caro Jorge,
    Infelizmente não me foi possível acompanhar o jogo, só soube o resultado depois. No entanto, pelo que li, tanto no site do FC Porto, como em alguns blogs
    portistas, já percebi que o jogo não foi fácil. Se já não se esperavam facilidades, a chuva, e consequentemente o relvado pesado, ainda vieram acrescentar
    mais dificuldades. Foi, por isso, preciso uma equipa competente, com garra e eficaz a lutar pela vitória. Herrera, Jackson e Óliver, fizeram com que os
    dragões conseguissem trazer os três pontos para a Invicta.
    Em suma, não foi uma vitória fácil, mas estas vitórias ajudam a construir equipas.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar