segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Colinho Pragmático


O benfas ganhou por 3-0. O benfas podia ter ganho por 3-0 na mesma. O benfas foi muito beneficiado, uma vez mais por, pela enésima vez, estar a jogar contra 10 por colinho arbitral. O FC Porto jogou contra 10? Sim. Mas pode comparar-se, alguma vez, a expulsão do jogador Gilista à "falta"(??) sobre Jonas (que se pode ver aqui,  e já agora a primeira falta do Tony também)? Já estava 1-0, mas o Penafiel ainda não tinha desarmado. E Kung Fu Maxi a distribuir pau como se não houvesse amanhã, até mesmo no golo anulado. Portanto, continua o colinho. Por colinho entenda-se benefício estapafúrdio constante. Mas uma coisa é certa: o futebol do benfas é péssimo. E, mesmo com colinho, não me parece que receber o Guimarães, em casa ou não, ir ao Marítimo, que despachou o Braga, ir a Paços, e, principalmente, depois de receber o Boavista, ir a Alvalade, seja algo que este benfas, com este futebol, ajudado ou não, consiga fazer sem perder pontos. Compete-nos não perder pontos e jogar o futebol que sabemos jogar.

Não perder pontos. Ora aí está. Como é possível esta equipa ter 15 vitórias, um empate e uma derrota. Perdeu 5 pontos desde o início. Cinco. Numa liga normal, onde não haja ajudas, pode haver quem nunca seja derrotado. Quem ataque e defenda q.b. Mas perder uma vez e empatar uma vez? Cheira a esturro. Nem a melhor das equipas, um Barça, um Real, um Bayern, um Chelsea, um PSG, tem estes recordes absolutos. Sobretudo que, em competições isentas, livres, este mesmo colosso de 15-1-1, perde três vezes, empata duas e ganha uma. E isto não soa estranho a ninguém? Não. É pragmatismo. Aparentemente, se o FC Porto jogar uma bocado subpar, Lopetegui é um flopetegui. Não só para os media e a paineleirice, mas até para os próprios adeptos do FC Porto! Fala-se de nota artística versus pragmatismo para o benfas e escapa-se a questão essencial: Como é possível uma equipa jogar um futebol tão mau e ter o melhor registo caseiro das principais ligas da Europa. O Bayern tem 14 vitória e 3 empates, O Chelsea 14 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, tal como o City,  o Real 13 vitórias e 3 derrotas, o Marseille 13 vitórias 2 empates e 4 derrotas, a Juve tem 12 vitórias, 3 empates e 1 derrota. E como é isto possível? Alguém sério acha que isto é "pragmatismo"? É roubo.

O facto de isso ser comendado por adeptos do FC Porto como "táctica superior" deixa-me doente. E digo, sem rodeios e demais delongas : Faltam 19 jornadas. Se o benfas não perder nem empatar até ao final do ano, terá 34 vitórias, um empate e uma derrota. E isso não será "a vitória do pragmatismo". Só poderá ter acontecido porque houve um roubo descarado. Se houver justiça e correspondência entre futebol jogado e pontos, o benfas terá perdido muitos pontos.

Em adenda, há que ter coragem de dizer aos meus estimados colegas bloggers e facebookers: Se não gostam do discurso de Lopetegui, acham que o jogo contra o Gil foi fácil? Começou fácil? Então era ou não uma equipa difícil? Descontando o jogo connosco, encaixou ou não poucos golos? Preferem o quê? Que ele diga, "somos superiores, vamos dizimá-los"? Porquê? E, já agora, continuo a perguntar, acham que pôr a tónica só no negativo beneficia o FC Porto?

3 comentários:

  1. Este campeonato está a ser a maior roubalheira de que me lembro desde que acompanho a bola. Não fossem os árbitros e os benfas estavam em quinto ou sexto, com o futebol miserável que têm praticado. Mas, como muito boa gente tem escrito nos blogues, a atitude da sad portista face a isto é incompreensível. Somos roubados vergonhosamente e nem gritamos "agarra que é ladrão!"? e não somos só nós. Porque isto tem prejudicado os calimeros, o Guimarães e o Braga, só para citar os mais óbvios. Não acredito que os gajos ganhem os 19 jogos que faltam, mas nós também não podemos perder pontos e pode haver jogos em que os artistas do apito, além de beneficiarem os bandalhos, nos prejudiquem. Quem não se lembra de Campo Maior, Barcelos e outras jogatanas de bastidores? quanto aos adeptos que só sabem encontrar defeitos, mesmo em goleadas, que Nosso Senhor tenha pena deles, coitados. Devem ser perfeitos em tudo, no trabalho, em casa, tudo. Verdadeiros génios. São os tais que, se espetarmos cinco ao Basileia, dirão que era um adversário fácil. E se depois repetirmos com o Bayern podem sempre dizer que as chuteiras do Adrián eram feias. Saúde!-João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fantástico comentário! Não podia estar mais de acordo!

      Abraço

      Eliminar
  2. Dou um doce a quem adivinhar o nome do fiscal de linha do jogo de Penafiel!!!!
    Além do nosso silêncio, não compreendo como é Domingos Soares de Oliveira a liderar a centralização dos direitos televisivos?!?? Isto é mesmo alarmante.

    ResponderEliminar