sábado, 24 de janeiro de 2015

Contra Tudo, Contra Todos e Contra Tolos


Eis chegada a véspera do grande jogo. Sim, para mim, será um grande jogo. Um jogo inflexivo. Um jogo demonstrativo. Um jogo que vai dar o tonus para o resto da temporada. Lopetegui já fez a sua parte, hoje. Não só disse o óbvio - que temos de ser muito mais competentes que os outros para vencer - mas também fez a melhor convocatória que me lembro de ver. Óbvio prémio para um lutador Campaña, para um herói Rúben Neves, para um resistente Ricardo, para um esforçadíssimo Gonçalo mas, principalmente, para o Bom Capitão Helton. O Capitão voltou! Quero, desde já, dizer que compreenderei qualquer uma das decisões de Lopetegui: a de ficar Fabiano a titular ou a de levar Helton para a baliza. Não queria estar no seu lugar! Se por um lado Fabiano nada fez para perder a titularidade, se se tem revelado sempre um bom profissional e cumpridor, para mim Helton é, de longe, muito mais importante que Fabiano no balneário, na atitude, a forma como ele discute ordeiramente as decisões com o árbitro, como galvaniza e orienta a equipa e, suponho, motiva fortemente no intervalo e no pré-jogo, fazem dele um líder natural que deve ser o detentor da titularidade por direito. E, depois do brilhante jogo em Braga, ficaria um certo amargo na boca se tal não se verificasse. Mas, insisto, compreenderei a decisão de JL, seja ela qual for. Aceitam-se as duas.

Se é verdade que isto já é um bom sinal, que não somos tão indiferentes, ganhamos uma batalha mas não ganhamos a guerra. O respeito e o medo que têm de ter de nós deve continuar a contundentemente mostrado no Domingo, e temos de partir da clara noção de que Capela não é um Cospe, e vai ser ainda mais insidioso e maquiavélico. Jogaremos contra 14 para venceremos esta batalha com Raça, Orgulho, Determinação e Querer. Contra tudo, contra todos e contra tolos.


Convocados: Fabiano, Helton; Danilo, Ricardo, Alex Sandro, Jose Ángel, Maicon, Indi, Marcano; Casemiro, Herrera, Oliver, Ruben Neves, Campaña; Quintero, Quaresma, Cristian Tello, Jackson, Gonçalo Paciência.

A minha equipa provável (4x3x3): Helton; Danilo, Maicon, Indi, Alex Sandro; Casemiro, Herrera, Óliver; Quaresma, Jackson, Tello.

(Já agora, adorei ver os "queridos" do MaisFutebol, depois de uma hora a falar do zbordem, outra meia a falar da boa venda que foi Bernardo Silva e a justificar o óbvio desinteresse do chiclas em tudo o que é benfas, a passar ao lado do jogo de Braga, com Barbosa a dizer que parece que haveria erros de arbitragem, que as atitudes de expulsão não se justificam e Nuno Madureira a dizer que a atitude de Antero é uma vergonha e não deve acontecer. Um beijinho fofinhos, não sei como a C. ainda vos fala.)

9 comentários:

  1. Tão quiduxos e tão carecas. Cósmicos? Não sei, mas nós somos ET''s. Nunca se viu nada igual. Presidente queixar-se? Original. Antero a mandar vir com o árbitro? Originalíssimo e então com polícias pelo meio... Treinador afalar em orgulho? Turim...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Era lógico e esperado que a CS viesse branquear a arbitragem, visto o clube deles estar a ser levado ao colo...
    Mas como disseram os Black Sabbath aos melindrados Rui Santos deste mundo: I think it was true, it was people like you thast crucified Christ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não importa, vamos fazendo a nossa parte. Esta semana o Cosme já não arbitrou. Grão a grão...

      Eliminar
  3. Caro Jorge,

    Que o nosso Treinador transmita e a Equipa transporte para o relvado a indignação, a revolta e a superação, para ultrapassarmos os obstáculos, que, não só o Marítimo, se depararão no caminho do FC Porto. A nós, sócios e adeptos, compete-nos aglutinar-mo-nos à volta da Equipa, sem reservas, porque o caminho esta armadilhado.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  4. Como já esperava...contra equipas fechadinhas...
    Verdinhos a um ponto!

    ResponderEliminar
  5. A época ainda está a meio. A taça de Portugal foi-se, o campeonato está completamente comprometido, a Taça da Liga é, lamentavelmente, o único troféu possível de ser conquistado e a Champions League é melhor estar calado, porque já sabemos o discurso oficial que aí vem, que o Basileia é uma equipa perigosíssima... ainda estamos no início da 2ª volta....matematicamente ainda é possível, etc.

    ResponderEliminar