terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Duas Cartinhas e Umas Notazinhas

Meu caro André Viana,
Que o meu caríssimo senhor seja hispanofóbico, já todos tínhamos percebido no assunto Adrián. Que um responsável de jornal ache um jogador pleno de velocidade e técnica "risível" é extraordinário. Aliás, mostra o quanto vocês estão no FC Quaresma - As notas do jogo do Penafiel mostram-no bem. Eu sei que todos vocês gostavam de uma equipa à Bilbao, todos da casa. Mas tal não é possível ou prudente. Tello já marcou algumas vezes, vai marcar mais. Tem coisas para aprender? Certamente! Ainda não tem a fibra do Quaresma? Tem menos oito anos de idade. O senhor, como muitos outros, acham que a única função de um jogador de futebol é marcar golos. Não é. E não, Brahimi não é assim tão essencial. Aliás, o FC Porto continua a aplicar a mesma chapa com e sem o dito argelino.  Com a garra e a luta de Quaresma, sim, mas também com muita da velocidade e técnica de Tello, que já serviu muito bem Jackson muitas e variadas vezes. Se ele tirou o pé? Tirou. Se eu gostei? Não. Se eu acho natural que a reacção a um batatal e chuva intensa seja a de algum medo sobre a integridade física? Certamente. Vamos pô-lo a si a jogar à chuva e ao frio, a ver se gosta. Aliás, pela mesma bitola, fosse Brahimi mesmo espanhol e, depois do jogo do benfas, teria levado uma esfrega. Porque vós, meu bravo cavaleiro, estais cá para a mui nobre cruzada contra o invasor hispânico, não é verdade? Sinceramente. Já basta de estupidez.

Meu caro Dr. Cutty Sark,
Quero aqui agradecer-lhe publicamente  a sua arrogância e petulância. Eu admiro-o, sabe? Gosto da sua transparência! Gosto tanto da forma como você se cola ao Dr Mãozinhas, deixando este, mais estratega e hipócrita, algo incomodado. Você gostaria de ver aqui os inferiores do Norte nas distritais. Com que então o FC Porto não joga nada e este ano não vai levar nada? Compreendo que o sr Dr ignore que este FC Porto tem o segundo melhor ataque do século. Afinal, o senhor deve ser o paineleiro mais desinformado da História! Você não quer saber de nada! Tem os seus deliria ethilicus e vive rodeado na sua pequena bolhinha de fantasia. Só tem razão numa coisa: atirar à cara de Manuel Serrão que o próprio disse que Lopetegui era "quando muito, um treinador para a equipe B". Equipe, como o sr Dr diz. É bom lembrar ao Serrão que ele já não está na Noite Da Má Língua e que estas frases vem morder o seu próprio rabo. Mas, se me permite, deixe-me explicar-lhe uma coisa: Você ganhou ao FC Porto porque Lopetegui rodou a equipa imenso, não pôs os seus melhores jogadores no 11 e jogou em 4x4x2. Você empatou - e devia ter perdido! - em Alvalade com uma primeira parte do pior que vi do FC Porto e com um sistema e 11 completamente novos. Meu caro amigo, você, inclusive, jogou contra um treinador que nem percebia nada do que estava aqui a fazer, o que significava ridicularizar o seu zbordem. Mais! Os superiores azares de Marcano não se vão repetir, Jackson não vai estar desacertado com a baliza e, principalmente, não vão os jogadores do FC Porto estar a pensar no jogo da Champions da quarta-feira seguinte. Devo até dizer-lhe que, quando nos enfrentarmos, vocês já estarão animicamente em baixo e, provavelmente, com um treinador novo, ou então, ter-nos-ão dado uma superior alegria - que eu duvido, porque vocês sentirão o colinho também. Só há uma equipa com quem o benfas joga encolhidinho - nós. Meu caro amigo, para terminar, vou ter todo o prazer de estar lá quando o mandarmos para o posição de nem sequer possibilidades ter de ir ao Play Off da Champions League. O senhor, o seu Tanaka, o seu Mini Messi, e o seu choradinho, vão sentir, com toda a força, o Fogo do Dragão. Espero que Lopetegui o tenha visto a falar ontem. Era uma boa lição sobre "O que significa ganhar ao zbordem". Passar bem.

Uma breve nota para falar de um assunto que, para mim, é relevante. Aparentemente, El Comandante já não vai para o Sevilla porque prefere ficar no Al Rayyan para que lhe paguem os salários em atraso. Isso mesmo, salários em atraso. Meu caro Comandante, és o meu jogador preferido de sempre do FC Porto, o que mais apreciei ver jogar pelo talento e postura, mas partiste-me o coração há um ano atrás. Não sei se foste atrás de dinheiro, mas aqui tinhas uma casa, uma família de adeptos que te deixava liderar. Agora, um dia espero-te ver como técnico por cá. Mas, tal como Villas-Boas, terás que esperar a tua vez. E tu, Silvestre, que contavas e bem para Lopetegui, que poderias até ter sido Capitão da nossa equipa e jogar, finalmente, num colectivo que tirasse de ti o bom rendimento, foste atrás de miragens para Inglaterra, jogar no muito inferior West Bromich Albion. Lesionaste-te. Feio. E agora vais para o Parma. Uma equipa longe, muito longe, do FC Porto que te apreciava. Deviam ter perguntado a Capucho, Falcao ou muitos outros jogadores Portistas: Depois de sair desta casa, dificilmente voltam a ser tão felizes.

13 comentários:



  1. @ Jorge

    a tua carta para o André Viana merecia que fosse em forma de e-mail. até tens o endereço electrónico dele nom excerto em causa e tudo :D

    não tens nada a temer. nem a perder, «penso eu de que» :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acredito no Pai Natal :)

      "Escolhe as tuas batalhas" - Sun Tzu

      Abraçom

      Eliminar
    2. «Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve-as antes que elas surjam. Aquele que se ultrapassa a vencer os inimigos triunfa antes que as suas ameaças se concretizem.» - Sun Tzu

      também sei algumas :D

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
    3. Não vejo o senhor Viana como um inimigo :)

      Eliminar
  2. Clap clap clap. Parabéns por mais um fantástico post.
    Eles vão sentir na pele a fúria do Dragão. Sim porque estamos a lamber feridas, mas só nos vai deixar mais fortes!

    Obrigado pelo blog. :)

    Cumps

    ResponderEliminar
  3. Um AZEITEIRO a beber Cutty Sark não combina muito bem pois não?

    ResponderEliminar
  4. Com a devida vénia ao " Lá em casa mando eu"
    "Vamos ao treinador. O totó do André Almeida (porra, como é que um gajo com aquela cara tem mais chico-espertice do que um Indi?) levou um amarelo aos 2 minutos de jogo (penso que foi um recorde em jogos do benfica) e não se explora minimamente isso? O lateral esquerdo deles, que não só cumpre serviços mínimos naquela posição como tem cara de estúpido, está amarelado desde os 2 minutos de jogo e a puta da bola nunca mais vai para ali? Mas serei eu maluca? Eu sei que não tenho grande formação em tiki-taka, mas isto não se aprende nas aulas de Educação Física ou assim? E, estando o Brahimi a levar caneladas do Maxi e o Tello sem a bola desse lado, é mesmo preciso esperar tanto tempo para os trocar? Tanto extremo, tanta qualidade, e não há uma cabeça que reaja aos truques do Jesus? Tantos anos depois, o que nos falta aprender?

    Não há ninguém que pense “hum, se o Samaris, o Enzo e o Talisca têm carta branca para distribuir pau, às tantas é melhor explicar ao meu meio-campo que pelo menos esta noite têm que parecer um bando de criminosos e não uns rapazinhos do coro”? Porra, mas o treinador não viu nenhum jogo deles? É preciso eu mandar-lhe o vídeo da traulitada que o grego deu no jogo do Arouca? É preciso eu fazer uma lista de pessoas que eu julgo estarem desaparecidas porque estão na cave da casa do argentino, que eu tenho a certeza ser um local de tortura? Oh, C., lá estás a exagerar. E então?

    E terminemos lá em cima. O FCPorto-benfica não é um amigável. Admito que seja bonito não haver declarações nos dias anteriores a lembrar todas as roubalheiras que os meteram no primeiro lugar, ou declarações a seguir a notar que o primeiro classificado é um belo exemplo do anti-jogo dos pequeninos. Admito, sim. Mas não é por acaso que, mesmo quando éramos piores do que eles, lhes ganhámos. Não era por acaso que Vítor Pereira vinha falar de bloqueios quando só um ou dois de nós na bancada os tinham visto. E ele sabia tudo, tudo, sobre os truques do Jesus. Não foi por acaso que os destruímos em três décadas e que eu tive 18 campeonatos em 28 anos de vida. Foi porque, lá em cima, nunca ninguém se esqueceu do que é este clube.

    Porque, no dia em que eu não passar pelo menos uma semana a pensar numa derrota, no dia em que perder com o maior rival em casa seja só menos 3 pontos, no dia em que um campeonato em risco não me deixar fodida, a comer e dormir mal, nesse dia, meus caros, já não haverá Futebol Clube do Porto."

    ResponderEliminar
  5. E quando o Cutty Sark operou a perna boa do Luis Aguiar,deixando-o com as duas pernas fodidas,tendo que fugir para o Brazil,antes que o bêbedo Cutty Sark lhe fodesse pés e mãos.
    Sobre o nosso Manel Serrão,ou saloio como já lhe chamam e parece,está irreconhecivel,deixa ofender o NGP logo todos nós,e muito mal preparado,bastava-lhe trocar umas impressões de véspera com o Benardino Barros.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, sr. Rocha, verdade. Mais um hispanofóbico.

      Abraço

      Eliminar
  6. Meus amigos, vocês não comecem com citações, tipo Fernando Mãozinhas Seara... Mas quem é o André Viana? Avaliar e zurzir num jogador, após a prestação num relvado daqueles, diz tudo do rapaz. Quanto ao Dr Cutty, o problema é que não há testes de alcolémia e assim...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele e o Oliveira e Costa... Qual deles o mais jeitoso.

      Abraço

      Eliminar
  7. Já nem disfarçam....Capela com o Fcp e Paixão na Mata Real....
    E o clube? Não reage? Porra....

    ResponderEliminar