segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Evoluir Com Boas Surpresas Na Convocatória


Convenhamos, não vou destoar do tom geral da bluegosfera. A Taça da Cerveja não me interessa nada. Zero. Interessa-me, sim, a oportunidade de rodar jogadores, de ver o salto da formação para a equipa principal, de ver como eles se enquadram na forma de treinar e no sistema de jogo de Julen Lopetegui. Nesse sentido, a convocatória e inclusão de Gonçalo Paciência é um sinal que, francamente, não veio ser muito surpreendente, dado o excelente golo por ele marcado ontem, contra o Benfica B, mais um roubo de Catedral. Por falar nisso, é com tristeza que vi retirado do site oficial do FC Porto as fotos dos Super Dragões e as suas corajosas manta e faixa a denunciar o histórico roubo de que a nossa equipa tem sido vítima. É uma tomada de posição que tudo diz do quanto parece o clube estar a querer pôr-se à margem, inexplicavelmente, desta situação. Se esta é a verdade das coisas - que espero ver desmentida nos próximos tempos - de facto reduz a esperança da mudança de tal atropelo. Uma vez mais, insisto, não se podem assacar culpas e responsabilidades a Lopetegui, se a Estrutura não faz a sua parte. Desanimador, estranho, e o inverso da Garra que me fez ser Portista.

Voltando ao jogo, como dizia, a inclusão de Gonçalo Paciência nos convocados poderá ser um sinal de que conta para o FC Porto, assim sacudindo os rumores de uma transferência para o Arouca e dando uma importante possibilidade de dar um espaço de afirmação ao jovem ponta de lança. Oportunidade para Adrián López se continuar a afirmar como extremo com tendência interior, que tão bem está a começar a mostrar saber fazer. Mais importante que tudo, gostava de ver o nosso Bom Capitão de volta à baliza. Ele merece a rodagem e uma oportunidade para mostrar categoricamente ser melhor que Fabiano. Eu tenho a certeza que sim. Helton ainda não acabou e, na minha opinião, enquadra-se bem mais no estilo de jogo de Lopetegui.

Lopetegui este que não esconde a nossa superioridade sobre a União da Madeira, mas releva que foi uma equipa que "venceu, e bem, o Braga". Só isso já diz que este jogo não são favas contadas. Ainda assim, conto que Lopetegui não ponha a jogar o Quaresma.´E saúda-se o previsível regresso do nosso menino Rúben Neves ao lugar que merece.

A vergonha dos programas de paineleirice e do seu tratamento, este domingo, em relação ao nosso FC Porto leva-me só a dizer o seguinte: Podem enfiar a cabeça na areia o quanto queiram. Podem falar de nós en passant ou não de todo. Podem não mostrar imagens dos nossos jogos. As contas fazem-se no fim, e nós nunca precisamos da vossa validação para nada.

Convocados: Helton e Andrés Fernández (g.r.); Maicon, Marcano, Quaresma, Jackson Martínez, Quintero, Reyes, José Ángel, Evandro, Adrián López, Ricardo, Campaña, Alex Sandro, Óliver Torres, Rúben Neves, Gonçalo Paciência e Ivo Rodrigues.

A minha equipa provável (4x3x3): Helton; Ricardo, Reyes, Marcano, Ángel; Rúben, Evandro, Quintero; Ivo, Gonçalo, Adrián;

5 comentários:

  1. No meu blog, só cabem comentários onde se saiba escrever o nome do treinador e jogadores:

    Lopetegui - L - O - P - E - T - E - G - U - I

    ResponderEliminar
  2. Penso que o Lopetegui irá rodar jogadores mas não tantos como o amigo Jorge prevê. O Helton irá jogar, o Gonçalo também, mas é preciso dar continuidade à equipa, por isso não acredito na entrada de Reyes e Ivo. Vamos ver.

    Relativamente ao facto da remoção das imagens do site do FC Porto, não sabia desse facto, mas é a prova que a falta de mística não está nos jogadores mas sim na direcção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, preocupante! Sem uma boa estrutura que é o FC Porto?

      Abraço

      Eliminar
    2. Ganhamos a uma equipa dificil como vaticinou f Lopetegui. Grande jogo de Adrian f Lopez.
      Pelo treinador que temos na equipa B, vê-se realmente que não há actualmente na estrutura um unico dirigente que perceba de futebol. Se mantêm na formação uma nulidade daquelas, como poderiam ser capazes de escolher para a equipa principal um treinador capaz de colocar a equipa a jogar futebol?

      Eliminar
  3. Afinal o Lopetegui teve a mesma ideia de onze inicial que o Jorge :)

    ResponderEliminar