sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

FC Porto, O Lord Voldemort Português



Assiste-se, nos dias que correm, a uma coisa extraordinária. Uma táctica nova. Quando a história da fruta já colhe menos, eis que se muda de estratégia. A estratégia passa a ser "shhhhh, cala-te pode ser que ninguém dê por isso". Na semana passada - não tive estômago ou disponibilidade para ver o desta semana - no Grande Área, Manuel Cajuda contrariou, em directo, a paineleirice que queria apenas falar a correr do FC Porto, com dois soundbytes: O primeiro, que Yacine Brahimi era pedra fundamental no FC Porto e o segundo que o FC Porto não estava a jogar bem, que era uma grande desilusão e que ficava a anos-luz das invenções do grande mestre da chiclete. Cajuda corta a frase ao benfas de Paredes e diz; 

- "não, olha que até me está a surpreender. Tem o melhor ataque e a segunda melhor defesa. E só é a segunda melhor porque perdeu com o benfas"

O benfas de Paredes tem uma paradinha misto entre implosão cerebral e fúria contida e diz:

-"Sim, mas sem Brahimi nota-se que não é a mesma cois" 
- "Não acho" , interrompe Cajuda, "tem plantel que chegue para suprir as difiul.."
- "Vamos avançar" , interrompe o moderador, "Cristiano Ronaldo..."

E assim vão as modas dos programas paineleiros nos dias que correm. Não se pode falar sobre Aquele-Que-Não-Pode-Ser-Nomeado, qual Voldemort no Harry Potter. Se tal acontecer, se se conseguir ir ignorando, falando do FC Porto de passagem, talvez se consiga convencer as pessoas de que o FC Porto nunca existiu. Que as vitórias são inexpressivas e o jogo fraco. Que não fazem senão ter um futebol sofrível. O curioso é que sim, chegam a convencer alguns dos nossos adeptos, que fará os adeptos dos outros clubes. Mas o interessante é que até à lavagem dos cestos é sempre vindima e que, jogo a jogo, vitória a vitória, se vai sempre construindo uma equipa, no meu entender entrosada e unida, onde o colectivo se sobrepõe ao individual. E onde a novel ideia de jogo já está a germinar e a dar o seu fruto, e inclusivamente possui já uma ramagem forte que permite a potencialização do individual também. Uma ideia de futuro. Como todas as ideias de futuro, fortemente incompreendida no presente. Porque há coisas que não são sopa instantânea. E toda a boa evolução é necessariamente lenta.

Nos programas de paineleirice, vêem-se as coisas pelo lado que interessa: o da hipnose colectiva. O senhor Nunes, no 4x4x3, diz que o benfas está a jogar o melhor futebol da temporada, análise feita com base no jogo com o Arouca, convenientemente ignorando o facto do Arouca também ter jogado com algumas segundas escolhas e estar a jogar como o benfas está habituado, ou seja 14 contra 10, desde o minuto 29. Esse é o grande benfas. O delírio continua, com o senhor Tovar a dizer que "Jesus construiu um benfas com uma forte dimensão europeia" sem se rir, e depois, no extraordinário tempo de  2:47 minutos que se falou do FC Porto a dizer que "hehehe, não, hehehe nenhum dos grandes foi beneficiado pela arbitragem".

Este é o futebol que temos, onde somos ignorados nos prémios da FPF (análise superiormente feita por Vila Pouca aqui) e, onde se demonstra, estatisticamente, na Football Talks, que a classificação devia estar invertida. Enfim, só resta fazer o nosso caminho. Mais, o FC Porto acaba de escrever um comunicado onde sublinha isso mesmo, que ninguém aqui anda a dormir. Pode-se ignorar muito, mas estamos cá e não fomos a lugar nenhum. E respondemos com vitórias ao faz-de-conta dos outros.

Subscrevo integralmente o que diz Pedro Marques Lopes, também legível no link do Dragão Até à Morte que pus acima, especialmente no caso do Quaresma, quase ipsis verbis do que tenho escrito no blog.


16 comentários:

  1. Boa tarde Jorge...
    Off topic, mas...muito sinceramente não gostei que Quiñones não tenha sido convocado para o jogo deste fim de semana! Não gostei mesmo!
    Não podemos criticá-los e à 1ª oportunidade fazer o mesmo!
    De resto tá tudo no texto como habitualmente!

    Abraço

    André Guimarães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro André, o Quiñones está mesmo lesionado. Já não jogou contra o Gil.

      Mais. Não confunda emprestados com ex-jogadores. Essa foi a manobra da paineleirice. Meter tudo no mesmo saco.

      Sou contra jogarem emprestados. Ex-jogadores, era só o que faltava!

      Um paralelo: Miguel Rosa foi vendido ao Belenenses, o benfas tem direitos economicos, uma parcela.

      Sabe quem já foi nosso jogador nessas condições? O João Moutinho. O Tozé.

      Repito. O Tozé.

      Abraço

      Eliminar
    2. Tem toda a razão Jorge! Vinha agora mesmo eliminar, ou corrigir o comentário, pois verifiquei que o Quiñones se lesionou frente aos lampiões e já não jogou contra o Gil Vicente! Peço desculpa...
      Quanto a esse tema, tem de ser rapidamente legislada a situação dos empréstimos, para o bem de todos os envolvidos!

      André

      Eliminar
    3. Na noite deste domingo, Rui Pedro Soares, presidente da SAD o Belenenses explicou a ausência dos jogadores Deyverson e Miguel Rosa.

      "São dois jogadores do Belenenses, sob contrato, e é o Belenenses que lhes paga, exclusivamente, o salário. O Benfica tem uma cláusula de recompra fixada. Há até um contrato assinado que entra em vigor imediatamente se o Benfica acionar a opção. Toda a semana se falou da situação de eles poderem ou não jogar. Formei a minha opinião sobre estes casos há muitos anos: dizia o nosso antigo treinador, Marinho Peres, que jogadores com estes tipos de contratos com estes clubes, no caso de os defrontarem, não deveriam jogar. Essa acabou por ser a decisão de toda a estrutura", justificou Rui Pedro Soares, no programa Trio de Ataque da RTP Informação.

      O líder da SAD do Restelo não percebe toda a polémica à volta do assunto. Rui Pedro Soares assume toda a responsabilidade na decisão, DEIXANDO O BENFICA FORA DO ASSUNTO.
      "Discute-se a questão de não jogarem, mas eu pergunto: e se algum tivesse sido expulso ou falhasse uma grande penalidade?", questionou.

      Eliminar
    4. Deixo passar este comentário, primeiro porque vem assinado, depois porque é um clarissimo exemplo:

      Meu caro amigo, justificar o injustificável é muito bonito. Nesta lógica, jogadores como o Tozé (65/35 %) não jogariam contra o FC Porto e por aí em diante. As cláusulas de recompra não fazem dos jogadores, jogadores emprestados. E a inexistência destes dois deu cabo do ataque Belenense. O respeitinho é muito bonito. Não foram jogar, mas estavam na tribuna da Luz. Veja o meu caro amigo se o Tozé não jogou no Estoril. Ou outros tantos ex jogadores. Que diríamos de Derlei ou Maniche por exemplo.

      Nesta lógica em que estamos, emprestados são uma coisa, recompra é outra diferente. Nunca se disse "O benfas pressionou o Belenenses". Disse-se "O benfas foi beneficiado escandalosamente".

      Nessa lógica da batata, que todos os jogadores que tivessem direitos económicos noutros clubes não jogassem, o campeonato pararia.

      E mais. Presume-se que a vossa equipinha tenha força para ganhar a Belenenses desta vida sem ajudas. Olhe, nós tivemos. É que quando elas começarem a cair, que vão, não vai haver conversa que vos safe.

      Eliminar
  2. Boas,
    a mim tambem me mete nojo todo este tratamento dado ao nosso porto. mas na minha opiniao tudo isto deveria ser algo para tornarmos o nosso clube em algo de ainda mais especial.. desde o ambiente no dragao ao combate ao estado de coisas.. ok, parece que é unanime que os adeptos e socios nao estao contentes com o "comportamento" dos nossos dirigentes em relação a tudo que é feito e dito contra o nosso clube. mas o que nos adeptos e socios deviamos dizer era... o que podemos fazer para tentar equilibrar a balança?na minha opiniao precisamos de um movimento de adeptos (por favor nao confundam com os movimentos que houveram nos calimeros ou nas galinhas) em que alguem com disponibilidade para liderar, junto com as claques tornassemos o dragao num local impossivel de virem ganhar...num local onde fosse impossivel um fdp dum arbitro vir ao dragao gozar com a nossa cara e nao sentisse das bancadas uma intimidação tal que o fizesse pensar 2 vezes! nao confundam com violencia que desporto nao é isso. falo de um ambiente, de uma garra, de um querer que fizesse os jogadores entrar em campo a ferrar a lingua! vou regularmente ao dragao e tirando as claques, somos de uma pobreza no apoio que ate me envergonha! estar em pleno dragao e ouvir os adeptos das galinhas a insultar o nosso presidente fez me pensar que a alma que nos fez chegar onde chegamos ja nao existe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão caro Hélder, mas esse movimento, com o qual estou inteiramente de acordo, de certa forma já houve, e para conseguirmos isso novamente, toda a estrutura tem de mostrar garra, querer, só com isso da parte da estrutura é que alguém conseguirá agregar os adeptos no mesmo objetivo.
      Porque nesta altura, qualquer tentativa de unir os adeptos em torno de um objetivo, se essa união, esse caminho não partir de dentro do clube, pode correr o risco de ser visto como oposição!
      Primeiro de tudo nós adeptos temos de mostrar à SAD o quanto estamos desagradados com o silêncio!
      Talvez seja de hora de algumas tarjas DAA claques, também visarem a própria estrutura e faça com que o monstro volte a acordar!
      Mas como dizes e ben...sem violência!
      Cumprimentos,

      André Guimarães

      Eliminar
    2. Sim, caro Helder, exige-se Mística dos jogadores, mas insulta-se mais o Adrián do que qualquer jogador do benfas. Já fomos assim, massacrantes. Já não somos. Agora somos "exigentes". E burgueses. Eu alinharia na sua ideia.

      Abraço

      Eliminar
  3. Nós, dentro das nossas limitações, fazemos o que podemos. Que quem tem outras possibilidades e obrigações, faça o mesmo.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ficava contente se os adeptos pressionarem os adversários e se a Estrutura reagisse ao campeonato como reagiu a esta questão da FPF.

      Abraço

      Eliminar
  4. Meu caro Jorge,

    Sobre os programas de paineleirice, como diz, assumo o papel do moderador, vamos avançar. Sobre a gala da FPF e a forma como ignoram o FC Porto, enquanto Clube que mais tem projectado o futebol português além fronteiras, bem como as suas grandes referências , mas não únicas, como Pinto da Costa, Pedroto e Fernando Gomes (jogador) e, por inerência, do futebol nacional, não me surpreendem, enquanto Portista, pois limitam-se a ser fiéis ao guião de um filme há muito visto, mas que continua em sessão contínua, produzido, realizado e dirigido pelas iminências pardas da centralizadora capital do Império, mas que me indignam e revoltam. Surpreende-me, isso sim, que tal aconteça, quando a FPF é presidida por um ex-atleta e ex-dirigente do FC Porto, o que reforça a minha revolta e indignação. Quanto ao resto, e, na globalidade, gosto do futebol praticado pela Equipa e, cada vez tenho mais apreço pelo nosso Treinador, sinto que está cada vez mais imbuído do espírito do Dragão. Tenhamos pois, paciência, acreditemos e apoiemos. É, de facto, um apelo constante à resistência e convicção, ser Portista neste País.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando,

      Há cargos aos quais, está visto, só se tem acesso se se abdicar dos valores que nos formam.

      Enfim, ninguém aqui está derrotado.

      Abraço e FC PORTO SEMPRE!

      Eliminar
  5. Parabéns pelo texto e pelo blog, que sigo desde o inicio, na defesa do nosso grande clube.
    Saudações Portistas
    Nuno Correia

    ResponderEliminar
  6. Comentando aqui pela primeira vez, elogio o Jorge Vassalo pelo belo e despretensioso blog do qual é dono. Todos juntos jamais seremos demais.
    Ainda e sobre a maneira como o Portugal desportivo (e não só, e não só...) regride dia após dia até a um tempo em que julgavamos ter esquecido ou pelo menos enterrado, digo eu que a primeirissima causa parte de... nós!
    Sim, a culpa é nossa! Já não falo dos renegados tripeiros que vão lá para baixo e ao fim de uma semana tem sotaque á Mouraria que o mais tipico alfacinha!!!!
    Esses ao menos mostram a sua verdadeira face e ao que vem; tachismo!
    Nós que estamos sempre a culpar a SAD pelo silêncio, tambem andamos calados (honrosa excepção às claques!!!), mais preocupados em pipocar e em sair do estádio ao minuto 85 (é incrivel como nesse cómico minuto centenas e centenas de pessoas se levantam, incomodando grosseiramente quem gosta de ficar até ver o relvado vazio), adeptos mais preocupados em assobiar a própria equipa do que em molestar o adversário.
    Li num blog um exemplo deveras sintomático e que expressa bem o "conforto" do adepto portista: o 1º golo dos vermelhos! Aquando do lançamento de bola pelo Maxi, o que unico que barafustou, o unico que implicou, o unico que se indignou foi um jogador, o Brahimi se não estou em erro!!! A malta da bancada ali encostada e bem perto do relvado, nada fez, nada xingou, nada barafustou, continuou com a pipocada na santa paz do Dragão... noutros tempos o Maxi já estaria a levar com uma assobiadela monumental! Quem não se lembra de nas Antas o estádio em coro a infernizar o adversário e o árbitro???? Quem não se lembra do "gatuno, gatuno, gatuno", quando Motas e afins apareciam-nos pela frente?
    Estou como diz o nosso "mentor" Vila Pouca; não olhes para o que o clube pode fazer por ti, mas sim o que tu podes fazer pelo clube!
    E acredite meu caro Jorge, neste momento nós (e digo nós porque somos todos portistas para o bem e para o mal) estamos demasiados refastelados na cadeira, a boca cheia de pipocas, á espera do primeiro assobio, e do famigerado minuto 85!!!!
    Por isso não nos admiremos em ver por aí alguns Fernandos Gomes!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Bluesky,

      Antes de mais bem-vindo! Gosto sempre muito dos comentários do meu caro amigo \m/ Metalhead \m/. Ainda bem que começa a fazê-los por aqui.

      Em segundo lugar, eu subscrevo inteiramente o que diz. Vejo os meus jogos na bancada central e é confrangedor o silêncio. Só interrompido com críticas a Lopetegui e a Adrián. Portanto, aos nossos. Se eu canto o "Mágico Porto" ou o "Allez Porto Allez" fica tudo a olhar para mim como se fosse extraterrestre. Assim, não vamos lá. Aburguesados seremos ultrapassados.

      E mais, caro amigo, adoro pipocas mas no cinema só em filmes de acção e no meu Dragão, nunca na vida!

      Abraço!

      Eliminar