sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Ganhar O Único Jogo Que Interessa - O Nosso


Podia falar da absurdamente vergonhosa forma como a comunicação social sulista está a fazer-se ao Guimarães por causa do jogo com o benfas, desde perguntar se André André dava um bom jogador para o benfas e Rui Vitória o treinador. Podia falar sobre a expulsão cirúrgica de Traoré, como sempre, antes do jogo mais importante. Podia falar de mais um episódio à-lá Miguel Rosa no caso de Bruno Gaspar, se joga ou não. Não o vou fazer. E não o faço pois, como chamou e bem Vila Pouca à atenção no seu mais recente post do Dragão Até à Morte, se Vítor Serpa está sentado na homenagem a Pedroto, se a SAD convive bem com isso, em ter um tendencioso benfas numa cerimónia tão nossa, tão "da casa" como essa, quem sou eu para contrariar essa tendência. Não compreendo, não aceito, será uma estratégia tão "Karpov"ica que me ultrapassa. Sou um simples adepto, formado em Matemática, é certo, mas sem nenhuma apetência para Xadrez ou estratégia. 

Por ser simples, concentro-me no essencial. O nosso jogo. E sobre ele falarei. Mas faço dois avisos prévios. Se há anuência ou passividade da nossa SAD - ou puro desinteresse - não me venham agora falar de Lopetegui. Temos jogado um excelente futebol, de bom ataque. Temos de melhorar os erros defensivos e a entrada em jogo. Mas tenho a certeza absoluta que isso já não é um problema de Lopetegui. As paradinhas cerebrais do Maicon no posicionamento da defesa em linha a pôr em jogo jogadores, não são problema estratégico do treinador. Como a entrada amorfa, que tenho a certeza absoluta que ele pede que seja o contrário. Mas o futebol que apresentamos é um futebol consistente, sólido, ofensivo e bem ligado. O golo de Óliver no passado fim de semana foi precedido de 21 passes. Vinte-e-um. Se isto não é jogo fluído, não sei o que será.


O Belenenses connosco não será molezinho. Isso foi para com o benfas. Aqui, o nosso querido "dragão de ouro", Rui Pedro Soares, já decidiu contestar a expulsão do famoso Deyverson, para poder jogar contra nós. E Miguel Rosa também jogará. Ainda bem que a nossa SAD entrega de uma forma tão responsável e criteriosa os seus mais altos galardões a tão excelsos portistas! Bravo, que orgulho! Não esperemos, pois, um jogo fácil, não critiquemos o nosso mister por dizer que o adversário é complicado - sê-lo-á. Sem dúvida. Contra o FC Porto, todos se superam. Não sei o que levou ao o resultado do jogo da Taça, mas o Belenenses, lambendo as feridas, virá com vontade de demonstrar que o jogo da semana foi só um acidente e não é uma regra. Por isso, respeito pelo adversário e nada de sobranceria. Que não se critique o treinador por "sobre-estimar" o adversário. Não o está a fazer. Está a ser objectivo e rigoroso. 

Alex Sandro foi estupidamente castigado, mas em rigor não acho que vá fazer falta. José Ángel é mais que capaz de tomar conta do lugar e, se calhar, também será menos perdulário e lento na defesa. José Ángel é um lateral com muito futuro, cruza magistralmente sendo que, no meu entender, só lhe está a fazer falta uma mais rápida decisão final. Mesmo assim, um bom substituto para Alex Sandro. Boas novidades são também a convocatória de Campaña e de Ricardo. Para mim, Campaña é melhor que Casemiro. Mas é só um feeling. Acho que tem mais sentido posicional, serve melhor os companheiros, faz uma melhor leitura do campo. De qualquer das formas, uma boa alternativa, no mínimo. Se eu decidisse, seria titular, mas pronto. Casemiro será. Ricardo também é uma alternativa a Tello ou Quaresma (escolhas óbvias para o 11), se bem que eu - e acho que Lopetegui também - previligio o jogo interior de Adrián, e a sua dupla capacidade de vir do extremo para o centro do terreno. Adrián está a subir muito bem de forma e, para mim, merece ser a terceira escolha, quando Quaresma se cansar e/ou Tello der de si. Temos opções que cheguem para não ter de fazer de Quintero o que ele não é.

Façamos o nosso trabalho - os três pontos do nosso lado. O resto, ultrapassa-nos. E, sem a atitude consonante da estrutura, valha-nos Pedro Marques Lopes (via o supra-linkado Dragão Até à Morte) para pôr os dedos na ferida, para mostrar o evidente, sem medos. Que a voz nunca lhe doa, caro amigo.

Lista de 18 convocados: Fabiano e Andrés Fernández (g.r.); Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Quaresma, Jackson Martínez, Quintero, Tello, José Ángel, Evandro, Herrera, Adrián López, Ricardo, Campaña e Óliver Torres.

A minha equipa provável (4x3x3): Fabiano; Danilo, Maicon, Indi, Ángel; Casemiro, Herrera, Óliver; Tello, Jackson, Quaresma.


10 comentários:

  1. Meu Caro Jorge,

    O que me traz aqui neste momento, é um sentimento de gratidão pela sua disponibilidade, demonstrativa da sua consideração, recíproca, o que muito me lisonjeia. Como sabe, estava previsto deslocar-me ao Dragão este Sábado, não só para ver o nosso FC Porto, mas também pela oportunidade de mais uma vez ter o prazer de conviver com o Vila Pouca, com o Jorge e com o Miguel, convívio esse, sugerido e aceite por mim com muito gosto, pelo nosso amigo Vila Pouca. Por razões, que por certo já lhe foram transmitidas pelo Vila Pouca, tive que cancelar a minha ida ao Porto, quando já tinha até reserva do Hotel e bilhete para o jogo, comprado. Ficará para uma próxima oportunidade, tão breve quanto possível. Queria pedir-lhe, se fizer o favor, de dar um grande abraço ao Miguel e transmitir-lhe igualmente o meu agradecimento. Termino com o desejo e a crença em mais uma vitória do nosso FC Porto, no jogo de amanhã.

    Um grande abraço e...

    FC PORTO SEMPRE


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo,

      É só um "até já" nada mais. Já sabe que é sempre um prazer revê-lo e, se não agora, mais tarde estarei para lhe dar o abraço devido.

      Estimo as melhoras da sua mulher.

      Um abraço e bom ano!

      Eliminar
  2. @ sr Fernando Pinto

    retribuo a gentileza e a franca generosidade do seu abraço.
    faço votos sinceros para que a sua esposa recupere e bem, que com a Saúde não se brinca.
    certamente que haverá outras oportunidades de nos voltarmos a encontrar.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. Não sei porquê, mas algo me diz que o Vitória amanhã perde. Ou com três penaltis em oito minutos, como noutro célebre jogo, ou seja lá como for. Já no Dragão os de Belém hão-de-se desunhar. Mas isto tudo sempre com muita verdade desportiva.-João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... resta-nos fazer o nosso jogo. O resto ultrapassa-nos. Se a SAD tem uma estratégia, não a vislumbro.

      Abraço

      Eliminar
  4. O Adrian tem esse talento todo que refere e o Ricardo já marcou 2 golos ao Belenenses, por isso, entre um e outro, eu apostaria no Ricardo para substituir o Quaresma ou o Telho!

    ResponderEliminar
  5. A homenagem a Pedroto foi organizada pelo ISMAI. Para ter o impacto que se impunha a um evento desta grandeza, foram convidados os mais variados orgãos de comunicação social de todo o país. Vitor Serpa desde logo garantiu a sua presença desde que se sentasse na mesa de honra. No "seu" lugar sentou-se Rodolfo. Agora pense....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se assim foi, óptimo. No entanto, acho que tempos haveria em que Serpa nem sentava

      Eliminar
  6. Sentava, sentava, mas haviam um sr. que não é Doutor, Joaquim Pinheiro, que sabia lidar lindamente com essa "gente"

    ResponderEliminar
  7. Pela primeira vez não gostei, embora cada um seja livre de se expressar como quer, da forma como o público reagiu a cada vez que o Adrian pegava na bola, Fizeram loas como quando o Ntsunda ou o Toninho Metralha corriam com a bola no pé. Ele não é tosco, simplesmente parece que bloqueia depois de fazer dois dribles e não tem qualquer comparação com os jogadores mencionados.

    ResponderEliminar