sábado, 3 de janeiro de 2015

Mal Está o FC Porto (Actualizado)

Quando se vêem programas como o MaisFutebol (eu sei, eu sei, um desperdício de tempo para qualquer Portista, também chego à conclusão que nem vale a pena), percebe-se o nível propagandista e de areia para os olhos a que a população é votada. Quem ouvisse doutos paineleiros a falar sobre a multiplicidade de soluções do benfas, ficaria com a sensação que, como diz o senhor Pedro Ribeiro, "o benfas e o FC Porto estão fortíssimos para o zbordem". Pese embora a afirmação seja verdadeira na sua essencia, o tonus dado por Ribeiro é que está errado, e de uma forma quase ofensiva. Meu caro Ribeiro, a sua equipa do coração e o FC Porto não tem uma força sequer remotamente parecida. Mas aqui reside o motivo deste post. Quem ouvisse e visse ontem o destaque dado à transferência de Enzo para o Valência, durante largos minutos, e se discutia quem devia ficar no seu lugar, teria a sensação que o benfas teria quatro ou cinco jogadores, até melhores que Enzo, para a sua posição. Então, o benfas está fortíssimo! Um colosso! Chegou ao ponto de o senhor Ribeiro dizer "para grande tristeza do FC Porto, o cozinhado a lume brando da venda de Enzo ajudou a solidificar a posição do benfas".

Não, não, meu caro amigo Ribeiro. O problema não é Enzo nem sequer todo o plantel do benfas unido num saco. O problema está no colinho arbitral. Não há joguinho do benfas em que os dados não tirem um sete. É fenomenal. O fiscal de linha, auxiliar de linha, banderinha ou whatever, tem sido realmente, a posição que o FC Porto não tem podido contrapor a vós. A posição 12 do benfas é, de facto, avassaladora. É das melhores do mundo. Enfim, uma vergonha. Fala-se, uma vez mais, do FC Porto na lateral, ainda se consegue ter a lata de falar numa eventual saída de Jackson em Janeiro. Meus amigos, não se vai passar nada disso. E depois a rotatividade. E depois a amalgama. E nada sobre o treino. E nada mais. Também se falou muito do zbordem.  Com condescendência e beneplácito, se muda o discurso de "forte candidato ao título" para "todos sabíamos que o zbordem não pode concorrer para esse título." Uau. Chega-se mesmo à conclusão que mal, mal, só mesmo o FC Porto.

Entretanto, continua a sanha persecutória a Adrián por parte do jornal O Jogo. Para aquele que é, supostamente, o único jornal desportivo que consegue transmitir as notícias acerca do FC Porto de uma forma minimamente isenta e não segunda-circular, este tipo de obsessão parece-me muito estranha. Se poderia ter tido algum, pouco, fundamento há alguma jornadas, parece-me que, depois da Taça da Liga, em que Adrián foi, claramente, dos melhores em campo, me parece desfasado da realidade. Continua-se a insistir na questão do preço, e as comparações que fazem são um absoluto disparate. Enfim. Só os fracos batem em quem se tenta levantar. E acho que está para breve que o "fraco" se torne forte. Por isso, faremos como com a Travessa da Queimada e o Rascord, denunciaremos, deitaremos ao lixo e ignoraremos. Uma vergonha sr. José Manuel Ribeiro. Uma vergonha.

6 comentários:

  1. @ Jorge

    a crónica é assinada pelo director do pasquim do 'Quim Oliveirinha, de seu nome José Manuel Ribeiro.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge,

    Por razões que o Jorge tão bem conhece, não me apraz dizer o que quer que seja sobre a primeira parte do seu Post. Já sobre o Adrian, o meu amigo sabe que estamos em sintonia, não só sobre a valia como também na confiança que temos no jogador. Espero sinceramente que o futuro nos dê razão.
    Para o jogo de logo e, como não podia deixar de ser, espero a vitória do FC Porto. Para além do brio profissional, que os nossos jogadores transportem consigo a mensagem da crença, do apoio e a demonstração da força e do que é ser FC Porto, transmitidas pelos 23 mil Portistas presentes no Dragão, no 1º.treino do ano.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Fernando,

      Como terá visto o jogo da Taça, o Adrián está a fazer o seu caminho. Veremos um Adrián forte e a calar esta gente toda, não tarda.

      Hoje jogamos com o melhor onze e ganharemos contundentemente.

      Abraço e um bom ano!

      Eliminar
  3. Hoje, uma vitória inquestionável, um golo mal anulado e a prova de que somos muitíssimo melhores do que o benfas. Se esta equipa não for campeã estaremos perante uma enorme injustiça, que deverá ser creditada às equipas de arbitragem que têm beneficiado vergonhosamente os de Lisboa. Sobre o Adrián, gostei de ver o Lopetegui a coloca-lo a jogar, e passei o tempo em que ele esteve em campo a desejar que marcasse, porque já merece e far-lhe-ia bem. Também estranhei a análise d'O Jogo à prestação dele com o Rio Ave - vi a segunda parte e gostei da exibição do rapaz. Havemos de o ver em grande, e havemos de ser campeões, assim a pouca vergonha acabe e a equipa continue séria como hoje. Já agora, votos de bom ano, um pouco atrasados mas estive uns dias fora e sem net... saúde!- João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o João viu apenas a segunda parte, perdeu o melhor Adrián da época , até agora. Mas Lopetegui deu um sinal à navegação. Adrián, para ele, conta. E muito. E acho muito bem que conte. E Adrián respondeu jogando de cabeça levantada, sem medo, a servir os companheiros, a intervir nas jogadas. Muito bem.

      Um óptimo ano para si.

      Abraço

      Eliminar