quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

No nos Moveran


A liberdade de expressão é um direito que deverá ser inalienável. A liberdade de dizer o que se sinta, o que pense. Seja sobre que for. Seja sobre quem for. A mesma liberdade de dizer "Lopes", "Flopes", "Lottopegui", "Flopetegui", "Dumbo","Cutty Sark", "benfas". A liberdade de uma opinião totalmente contrária à nossa, a liberdade de se sentir indignado e responder. Por cada voz que caia, outras dez se levantarão. Porque só deixaremos de viver se deixarmos de ser livres. Só deixaremos de ser de ser livres se vivermos no medo.

"No, no, no nos moveran,
No, no, no nos moveran,
Como un arbol, firme junto al rio,
No nos moveran"



9 comentários:


  1. @ Jorge

    não esquecer que o direito à Liberdade de Expressão não pode, nunca, colidir com o valor de cidadania que é o Respeito pelo Outro.

    portanto, pelo exposto e pelo teor do teu post, só posso deduzir que estás a criar "amizades novas". daquelas. das boas. das «gloriosas». :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Penso que o teor do post é uma homenagem do autor às vitimas do atentado de ontem em Paris.

    O Miguel segue a filosofia vigente no Reino Unido onde a liberdade de expressão acaba onde começa o incitamento (isto diz-se?) ao ódio, racial ou outro. Muitas pessoas aqui estão a braços com a justiça por escrever coisas no Twitter.

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos, estou a falar do horroso crime em França. A liberdade de expressão desta página nunca é um incitamento ao ódio a ninguém.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. caro Jorge
    ontem fiquei tão em baixo com o atentado, que nem tive vontade de ir aos blogues azuis e brancos!
    Grande escolha a da Joan Baez - ela que também nunca se agachou, nunca deixou de dizer o que achava e sofreu as consequências (- entre outros, foi boicotada nas rádios; passou uns dias na cadeia; deixou de pagar imposto para a guerra no vietnam e ficou com uma dívida colossal que mais tarde teve de resolver...- ) .
    A sua tomada de posição só reforça o que de positivo pensava sobre si como pessoa; quem está online, não está fora do que acontece no mundo... tem ainda mais obrigações, penso eu do quê!
    obrigada!

    ResponderEliminar
  5. @ pés juntos

    a primeira vez que li o post não o associei à homenagem que presta, sou sincero. apenas pensei na bluegosfera e nas suas caixas de comentários. fui redutor, portanto. e assim se justifica o meu segundo parágrafo no comentário ali em cima. portanto, 'obrigado!' pelo pertinente alerta.

    sobre o que eu penso em relação à Liberdade de Expressão, ela está correcta, sim senhor, no sentido em que também temos que ser responsáveis pelo que exprimimos conscientemente de forma livre.

    agora, nada pode justificar um acto terrorista, inclusive contra um jornal, por mais "satírico" que este seja contra a nossa religião.
    por exemplo e por muito que abomine os pasquins do grupo cofina, não tenho qualquer direito em expressar livremente a minha opinião sobre o que penso deles recorrendo a uma ak-47.
    não sou "terrorista" nem fundamentalista a esse ponto.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  6. Então concorda que o Correio da Manhã, A Bola, Record, Sic, RTP, TVI tratem aqueles tratantes lá do Norte, como bandidos que vivem em Palermo, que o Pinto da Costa é o Diabo. Se foi ilibado pela Justiça, só o foi porque esta é corrupta, só era verdadeira Justiça se o condenasse mesmo sem qualquer ponta de provas.
    Há terroristas que utilizam armas, mas há também muitos que são terroristas da palavra, Com os seus lápis matam muitas pessoas. Condenável é todo o tipo de terrorismo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo de todo com o CM, Travessa da Queimada e quejandos, por isso os denuncio. Agora, ser livre é também ser livre de fazer a escolha errada, de ser exposto e denunciado por isso e ainda, num país onde a Justiça seja uma palhaçada, condenado por isso. Mas eles também tem epípetos como "A Bolha". "Rascord", "Travessa da Queimada" , "Pasquim do Quim Oliveira". E eles são condenados por isso. Por nós, bloggers, e, se a Estrutura quisesse, por ela. Só ninguém tem de morrer por isso. O que é bem diferente. Por favor não confunda alhos com bogalhos.

      Eliminar
    2. Os abomináveis tiros e outros métodos parecidos claro que não. Mas não faria grande luto se os 4 milhões que vivem a norte de Leiria mijassem todos ao mesmo tempo na A1 e a enxurrada fosse direitinha às redações do Correio da Manhã, Bola, Record, Sic, Rtp que provocassem o afogamento de alguns desses ditos jornalistas. Bem sei que os dejectos boiam mas tenho sempre a esperança que alguns não usem colete salva vidas.

      Eliminar