quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

¿Nos Vamos, Quieres?

A frio, vamos a esclarecimentos cabais. O que ontem aconteceu foi muito mais do que um jogo. Foi a demonstração de que o FC Porto vive e respira. Que tem raça, querer e atitude. Mas também é a prova mais que provada de que Julen Lopetegui é o homem certo no lugar certo. O que Lopetegui fez no nosso FC Porto até agora foi mais do que excelente - foi um verdadeiro milagre. No ano passado, a Galinha Fonseca destruiu, pulverizou, implodiu com uma equipa que vinha sendo formada há anos. Com jogadores da casa que sabiam muito bem o que era - ou devia ser! - Ser Porto, mas cujo sistema de jogo e pura teimosia levou a uma derrocada. Não acredito que ninguém, depois da vergonha que foi a nossa equipa, a meados de Maio, acreditasse no que vemos agora em Janeiro. Não se viu só Raça e Atitude.

Viu-se processos solidários em que cada jogador pensava no colectivo, sem olhar a restrições de posição no campo ou a se ficam ou não bem na fotografia. Viu-se todos a atacar, todos a defender. Vi um central a correr campo fora como se fosse um 8, apenas e só para ajudar os colegas a reposicionarem-se no campo, vi um miúdo a jogar como um tipo de 30 anos, agarrado estoicamente à perna a coxear - este será um dia nosso Capitão -, vi um jogador que fez três jogos pela equipa principal a cair em cima dos árbitros como se fosse Portista desde pequenino. Vi solidariedade, união, espírito de equipa, Ser Porto. Não vi um que baixasse os braços ou se intimidasse pela mudança forçada de sistema de jogo, com a lesão - espero que não grave - de um colega, à expulsão de dois, à inferioridade numérica. Até vi um delicioso arrufo com os bons velhos empurrões a dizer " Que é que tu queres, pá?". Vi um Capitão cheio de Mística e de força, a comandar a tropa, a organizar e a incentivar. Vi um dirigente, quem sabe futuro Presidente, a reagir à Porto contra quem nos quer prejudicar. Vi um Presidente a regressar com toda a sua contundência e a moralizar e galvanizar, para sempre, a partir de agora, tenho a certeza, as suas tropas. Vi uma massa adepta em delírio, no campo e no Dragão. E vi um superior treinador a dizer ao quarto árbitro:

"¿Nos vamos, quieres?"


Raiva, fúria, intensidade, união, colectivo, protagonismo. O Futebol Clube do Porto a partir de agora. Não esquecer, ontem jogaram as segundas linhas. Segundas linhas que demonstram que o sistema de jogo é muito mais importante que o valor individual. E isso deve-se a Julen Lopetegui Argote. O homem que soube recuperar, em 6 meses, duas equipas. Porque nem um só jogador de ontem ficaria mal a titular. Um. E para mim, agora, Lopetegui só tem um desafio:

Mister, tem coragem para não convocar o Capitão? Eu acho que ele não merece uma coisa destas. Se alguém demonstrou estar pronto para a titularidade, foi Helton Arruda.

Viva o Futebol Clube do Porto.

P.S. 1 -  O nosso amigo dos casacos da cor do arco-iris não desilude. Entre uma careca e um poio na cabeça, a diferença também não é muita. O comentário final de Jorge Coroado é que foi mais intigante.

P.S. 2 - A todos os srs Anónimos - sempre gente que não assina um nome sequer, tal o grau de assunção das próprias ideias - que aqui vem dizer que, mesmo assim, acham que jogamos mal, lhes digo: mudem-se de clube. Se isto não é o Futebol Clube do Porto, não sei o que será.

43 comentários:

  1. Que orgulho que tive ,nos nossos jogadores,no nosso treinador e no NGP,sem esquecer os melhores adeptos do mundo.Viva o Futebol Clube do Porto.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos dos que fazem hoje claps, claps à claque, já lhe chamaram bando de arruaceiros, que não representavam o F.C.P, que deviam ser erradicadas, que não permitiam que os reformados e as famílias fossem ao futebol, etc. São os mesmos que diziam que Paulo Fonseca precisava de tempo, que era o SEU treinador e que era bom chefe de família. Enfim

      Eliminar
    2. Sou posso responder por mim, nunca disse nenhuma dessas coisas

      Eliminar
  2. Só acrescento um mos ao que disseste, para passar a ser vimos.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vimos, vimos. E tenho a suprema confiança de que vamos continuar a ver. Alguns não veem. Mas como diz o Vila Pouca, e novidades, há?

      Abraço

      Eliminar
  3. Com tamanha valentia, estoicismo e sobretudo espirito de entreajuda, que o jogo de ontem mostrou e que foi um apelo ás armas, uma chamada á união (quase) total, não quero referir a palavra "orgulho" pelo simples motivo que há um blog portista (??????????????????????????????????????????????????) que orgulhosamente defende o arbitro e orgulhosamente nos rebaixa.....
    Quem precisa da CS centralista quando em casa tem anormais deste calibre?????
    Não é com violência que se resolvem as coisa, mas que o gajo merecia dois pares de estalos no focinho....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espanta-me que o amigo Bluesky ainda ache que esse blog é portista.... :)

      Abraço

      Eliminar
    2. O Portismo não se mede pelo nº de vezes que se abana a cabeça. Se há opiniões contrárias e coragem para sustentar essas opiniões, mesmo que não se concorde não é caso para colocar em causa o portismo de alguém. Eu não acho o CR7 um dos melhores 20 jogadores que vi jogar e como se viu agora com Figo, parece que actualmente é crime alguém manifestar a sua opinião.

      Eliminar
    3. Claro que é! Se você tem um blog que subscreve todas as posições do adversário, que não tem umacoisa positiva em anos, e chega ao cúmulo de defender o árbitro, claro que posso pôr em causa o seu Portismo. A liberdade de expressão já é algo bem diferente, ninguém aqui diz que eles não tem o direito de fazer! Be my guest! Agora, eu também tenho o direito de pôr em causa a motivação de tanto boa-abaixismo.

      Estamos a falar de futebol. De gostar de um jogo. Se não se gosta há anos da equipa e dos seus jogadores, pode-se chamar a essa pessoa "adepto"?

      Curioso que estes argumentos são sempre esgrimidos por quem não assina, e por isso, valem o que valem. Eu ponho o meu nome nas minhas opiniões.

      Eliminar
    4. Realmente aquele blog é tão portista como alguns dos blogs dos calimeros e das galinhas...ainda por cima é um blog fechado, que não permite discussão ou contraditório, porque simplesmente não permite comentários... Só existe para lançar areia para os olhos e enganar tolos e cegos.

      Cumprimentos,

      André Guimarães

      Eliminar
    5. Para satisfazer alguns egos deviam colocar nas entradas do Dragão um portistómetro. Havia de ser bonito ver associados com 50 anos de militância serem preteridos por sócios com 2 meses de efectividade e por alguns com cartões emprestados.

      Eliminar
    6. Havia de ser bonito os sócios serem medidos por anos de quotas e não por apoio à equipa. Sobretudo quando há adeptos que vão a Borisov, a Lviv etc. Também seria giro medi-los por idade cronológica, uma vez que claro que qualquer sénior é mais adepto que um júnior, ou a capacidade económica de ser sócio, ver os jogos ou acompanhar a equipa deve ser um medidor válido.

      Estes argumentos de ego e portistómetro, comigo não colhem. Ninguém é mais portista ou menos. E pode-se não concordar com coisas, eu também o faço, e todos, no fundo, o fazem. Agora discordar de tudo?

      Eliminar
    7. Caro anónimo (não consigo entender os anónimos, mas pronto),
      O sr deve ser um dos escribas lá do sítio não? Tal é a defesa que faz ao blog dito portista!!!
      Nem os sócios com 50 anos de filiação são mais ou menos portistas que aqueles com 2 ou 3 anos! Ou mesmo aqueles que lá vão quando lhes emprestam o cartão.
      Agora deixo-lhe apenas uma pequena pergunta no ar, para que responda se souber, e se quiser, é claro... Onde estavam esses portistas que tantas e tantas coisas negativas encontram atualmente no clube, onde estavam eles na última assembleia geral? Porque não falaram? Porque não criticaram? Porque não mostraram o seu descontentamento com o Presidente, SAD (em geral), treinador e jogadores??? Porque não fizeram nada e ficaram calados como ratos...ou pior, nem lá puseram os pés para debaterem ideias e mostrarem quem são e qual o modelo que entendem ser o melhor a seguir para um maior crescimento do clube!!!

      Responda por favor, se tiver argumentos para isso...

      Cumprimentos,

      André Guimarães

      Eliminar


    8. o «portistómetro» de alguns (supostos) adeptos portistas «com muito orgulho» também se deveria "medir"/quantificar pela possibilidade de deixarem lugar ao (devido) contraditório nos seus espaços na blogosfera.
      infelizmente o que difundem não mais é do que um arrozado de monólogos que não são de vaginas, sequer providos de razoabilidade Razão.

      aliás, se quem «orgulhosamente» escreve nesse espaço é tão portista quanto eu boavisteiro...

      Miguel | Tomo II

      Eliminar
    9. André, na Assembleia Geral do clube falar de futebol? Já desde o século passado que isso não é possível. Não sou escriba lá do sítio, até porque dá-me a entender que isso não é possível, mas não considero que qualquer vendedor de bilhetes de estacionamento na feira de Custóias ou qualquer pato bravo bem falante, seja mais portista que qualquer outro portista. No dia em que o Porto fôr uma tertúlia de carneiros de palmadinhas nas costas, pode crer que está mesmo acabado. Numa coisa os outros lá do sítio têm razão, temos este treinador há 7 meses, um onze de nível europeu e só fizemos 3 jogos ao nível que se exige (Dragão/Borisov, Bilbau e Gil Vicente).

      Eliminar
    10. O senhor Anónimo desculpe, mas sabe que o sr José Correia, do Reflexão Portista, colocou algumas questões na AG, certo? E ninguém põe em causa o seu direito de discordar. Como também acho que chamar "carneiros" a quem concorda, é um pouco contra o seu próprio argumento, não acha? E sabe, essa sua noção dos 3 jogos é interessante, porque lá está, é uma opinião sua, meramente. Como outros podem ter gostado de outros jogos, e outros todos, e outros nenhum.

      Eliminar
    11. Há jogos para todos os gostos, evidentemente. Até para aqueles que acham que estamos como nunca estivemos,organizados, conquistadores, com pujança, união, fio de jogo, categóricos, goleadores .

      Eliminar
    12. Indirectas de anónimos são como somas de contrários: parece que esteve lá alguma coisa, no entanto já não está lá nada! hmmm

      Eliminar
    13. Estamos como podemos estar, nesta altura, e com a revolução que foi operada. É que, sr anónimo, nos desportos colectivos não existem milagres. Não se arma uma equipa em 3 meses. Mesmo com excelentes jogadores, como é, felizmente, o nosso caso. E é muita desonestidade intelectual não reconhecer que, sem os erros contra nós, nos jogos próprios e nos alheios, estaríamos muito melhor classificados, senão no lugar que nos pertence. E deixe que lhe diga, estou farto de Oliveiras, de Baías, de Moreiras e mais uns quantos, enfim, de gente que não tem pejo em se vender a gente que trata o Porto em geral, e do Futebol Clube do Porto em particular, de maneira abjecta, vil, desprezível, (dê-lhe o sr. a adjectivação que quiser). Se quiser juntar-se a eles, é consigo. Senão, siga a sugestão já aqui apontada: vá a uma AG e diga de sua justiça. De preferência sem máscara.
      Saudações portistas

      Eliminar
    14. Vamos lá então à revolução: Fabiano, Danilo, Maicon, (R-Indi), Alex Sandro
      Herrera, (R-Oliver) - (R- Casemiro); Quaresma, Jackson (R-Tello).. Constata-se que a espinha dorsal já cá estava, ou então estamos a dar razão ao fábulas de Manique que também diz que teve de fazer uma equipa nova, não lhe parece? Diga-me o Sr. Joaquim Fernandes quando é que tivemos de contar com os jogos dos outros para ficarmos à sua frente? A verdade é com Boavista, Estoril, Benfica e Sporting, fomos muito incompetentes e se não estamos à frente é devido aos nossos erros, porque cólinho para os párias de Carnide sempre foi assim. Não aprecio a postura dos ex-portistas que mencionou, apreciei quando cá estiveram e representaram brilhantemente o F. C. Porto.

      Eliminar
    15. Indirectas de anónimos são como somas de contrários: parece que esteve lá alguma coisa, no entanto já não está lá nada! hmmm
      Muito bom. Nem o alter ego de Custóias diria melhor.

      Eliminar
    16. Não é possível falar de futebol nas assembleias gerais?
      Qual foi a última em que participou, e tentou colocar questões relacionadas com o futebol, e que lhe foi vetado o direito à fala?
      Diga por favor qual foi essa assembleia!

      Deixe-se de esconder atrás do anonimato e dê a cara!

      Cumprimentos,

      André Guimarães

      Eliminar
  4. Caro Jorge nenhum comentário, aos beijinhos e abraços da segunda circular ao Proença? E a teoria que coloquei atrás que o silêncio do Fcp era explicado pela mudança dos direitos Tv e que o acordo e aproximação dos 2 clubes... Trazia água no bico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amanhã, no meu post de amanhã, caro Paulo.

      Obrigado :)

      Eliminar
    2. É que nunca vi o Fcp tão manso....e desde a jornada com o Guimarães ! Ora como andam aí uns zuns zuns...
      Sei lá...tanta passividade...
      Pode ter a ver com dividendos futuros!

      Eliminar
    3. Paulo Malheiro, infelizmente o FCP também lá esteve representado na pessoa de Antero Henriques...

      Eliminar
    4. Altas figuras da SAD do Porto também lá estavam a dar beijinhos ao "Meu Querido".!!!

      Eliminar
  5. Caro Jorge,

    Depois do que se passou no jogo de ontem, acredito mais no reforço da fúria, raiva, intensidade, união, aliados à qualidade inquestionável dos nossos jogadores e Treinador, para atingimos o nosso desiderato, que numa alteração de paradigma dos órgãos decisores do nosso futebol, já para não falar dos paineleiros de serviço. A tarefa é árdua, mas também é verdade que estamos vivos.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar

  6. @ Jorge

    vimos o mesmo jogo, a mesmo atitude, a mesma garra, o mesmo Querer.
    e sentimos de forma igual que isto ainda não acabou.

    por estranho que possa parecer, tenho que agradecer ao 'cospe' Machado ter acordado o nosso Clube de Sempre. acredito que nada mais será como dantes.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  7. Mais um excelente artigo do amigo Jorge.
    Subscrevo na integra o seu post.
    Como alguem ja disse aqui ainda bem que o almoravida Cospe Machado nos saiu na rifa e cumpriu na integra o que o lacaio Vitor Pereira o instruiu.O lacaio obedece as ordens do Califa Luis Filipe Vieira.Mais uma vez temos que fazer uma cruzada aos infieis.Com o apoio da 2ª cruzada conquistamos o "local"onde toda a corja está instalada, em 1147.
    A nossa alma portista renasceu ontem em todo o sentido.O espirito guerreiro ,o comer a relva renasceu ontem com essa equipa maravilhosa que esteve em Braga.Ontem ganhamos uma equipa.Em Barcelos ganhamos outra equipa.Temos 2 excelentes equipas.Até a alma dos Super Dragoes redobraram ontem.Parabens tambem a eles.E o nosso excelente treinador penso que tambem ele foi imbuído pelo espirito do dragao.Finalmente percebeu que o FCPORTO tem de ser melhor que o 11 adversario,arbitros e toda a corja de infieis que levitam sem vergonha nenhuma.
    Espero que ontem tenha sido o nosso 11 de setembro e nada ficara como dantes.
    Venham Capelas e Paixões.Somos mais fortes do que eles.
    Somos o Clube em Portugal com mais titulos nacionais e tambem com mais titulos internacionais.
    Até os comemos
    Abraço
    RUIFCPESPAÇOK
    FCP SEMPRE

    ResponderEliminar
  8. Boas,
    fiquei muito contente com tudo a que assisti na quarta feira (tirando o arbitro obviamente)... isto é porto!! a reação do antero (espero que das coisas que o antero lhe disse, uma tenha sido que nunca mais apareça no dragao para apitar o porto )é porto e ler num jornal hoje que o castigo ao antero pode ir ate 1 ano deu me vontade de me atirar para o chao a rir! num pais em que assistimos em guimaraes a uma das mais tristes figuras que um treinador fez em portugal, levar o castigo que levou e agora dizerem que o antero pode levar ate um ano so pode ser para rir!!!
    estive a ler os comentarios e fala se que o silencio do porto pode ter a ver com os direitos televisivos...como estou a leste disso alguem me pode esclarecer sobre essa teoria?
    julgo que foi na semana passada que disse aqui que tinha que haver uma manifestação por parte dos adeptos ao estado das coisas...parece me que esta quarta feira foi um bom começo!!
    saudações portistas

    ResponderEliminar
  9. Há sempre os antis, os tradicionais, na bluegosfera e fora dela, que enojam de tanto nariz levantado perante o que foi um jogo épico que nos havemos de lembrar por muitos anos. Há-os sempre, os que dizem mal de tudo e de todos porque o “I told you so” é sempre mais recompensador que de facto alinharem com as cabeças unidas e na persecução de um objectivo comum. Ser carneiro é feio. Ser carneiro quando nos estão a tosquiar à força enquanto nos tentam levar para a beirinha de um precipício e puxam as calças para baixo parece-me outra completamente diferente.

    Tudo isto para terminar no seguinte: nada do que foi feito na quarta-feira à noite em Braga serve de grande consolo se não chegarmos à Madeira e vencermos o jogo. Já vimos que há garra suficiente. Mas haverá cabeça?

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. @ Jorge

      o comentário do anónimo das 13h46m de 23/01 foi transcrito do original aqui.
      o plágio é muito feio e não se deveria praticar - tal e qual como os assobios à equipa do coração.

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  10. @ André

    pedires a um anónimo para "dar a cara" é tão incongruente como pedir a um lampião para reconhecer o muito colinho desta época. há situações em que é melhor não nos envolvermos porque serão sempre imutáveis e só nos (des)gastarão energias.

    abr@ço solidário
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel eu sei disso, mas que queres...começo a achar que a mulher tem mesmo razão e tenho uma costela masoquista :)
      O que eles querem eu (nós) sabemos bem o que é, mas daqui deste lado e do lado de tantos outros não levam nada! :)

      Já agora, parabéns também pelo teu tasquinho...ainda não fui pra lá botar faladura, mas qualquer dia lá estarei! :)

      Abraço tripeiro
      André Guimarães

      Eliminar
  11. P.S. 2 - A todos os srs Anónimos - sempre gente que não assina um nome sequer, tal o grau de assunção das próprias ideias - que aqui vem dizer que, mesmo assim, acham que jogamos mal, lhes digo: mudem-se de clube. Se isto não é o Futebol Clube do Porto, não sei o que será.

    Parabéns pelo seu F. C. Porto. O Meu F. C. Porto não é nem nunca foi assim.

    ResponderEliminar