segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Ora Vamos Lá Ver Se Nos Entendemos


Vou fazer isto pela primeira e ultima vez. Não vou estar nisto a vida toda. Ontem fiz um post a quente do qual não me arrependo de uma frase. Uma só. Senão veja-se se a ideia subjacente não está aquiaquiaqui ou aqui. Temos todos nós, eu e os meus bloggers de referência - o Blue Overlap ainda não se manifestou - uma coisa em comum: Defendemos a nossa equipa e o nosso treinador desde a primeira hora. Porque é a nossa equipa e o nosso treinador. E, por isso, uns mais veementemente, outros menos, discordamos da entrada do Quintero - e depois a troca pelo Óliver - na extremidade, que fez com que jogássemos sem uma ala. Todos nós achamos que a equipa entrou apática e amorfa. E isso já não é problema de Lopetegui, nem o resto de críticas que vou fazer.

Lopetegui é, para mim, um óptimo treinador que está há 6 meses nesta casa e não seis anos como o do nosso rival. Ele não tem 50 anos de futebol português. E mais, a equipa dele não é composta de gente que está nesta casa há não sei quantos anos, como a dos seus antecessores. Vir comparar Lopetegui a Paulo Fonseca para mim é desonestidade intelectual. Como diz, e bem, Pyrokokus no seu comentário - que desde já agradeço - esta é uma equipa em construção. Com detalhes a trabalhar e uma atitude a limar. Não é cá veni, vidi, vici! Vão-se cometer erros, que serão por nós comentados. O que não impede que não estejamos no Dragão no jogo seguinte a apoiar. Eu tenho uma opinião sobre certos jogadores. Mas é a minha. E não admito ser criticado pela minha opinião. É minha. Admito, sim, a discordância da minha opinião. E encorajo a sua escrita em comentário. Agora, não dou relevância nenhuma a críticas por assinar. E ataques ad hominem, a mim ou a qualquer blogger meu colega. 

Eu acho o Quaresma individualista. O Maicon bipolar. O Fabiano pior que o Helton. O Quintero desmotivado, ou aborrecido por não ser titular. O Casemiro muito inferior a Rúben Neves e Campaña. Gosto do Herrera. Acho que o Tello tem potencial. Nada a dizer do Indi, um autêntico patrão da defesa com 22 anos. Acho que o Alex Sandro já quis mais estar aqui. Adoro a fibra do Danilo. Depois do Jackson - absolutamente imaculado, até a fazer posições e jogo que não tinha de (nem devia) fazer - acho que ele devia ser Capitão. A não ser que esteja lá Helton, que para mim faz toda a diferença e devia já estar à frente da baliza nos próximos jogos. Acho o Óliver excelente, o Aboubakar um genial ponta de lança e que todas estas pessoas vieram pela mão de Lopetegui ou por ele foram e são potenciadas. Por isso posso criticar exibições subpar deles. Porque os defendo. E porque, umas vezes gosto, outras não. Isso não é incoerência. É análise.

Quero um FC Porto à Porto, com garra, luta e ambição. Outro que não esse, não é o meu, de que me orgulho. E tem de melhorar. Mas eu tenho paciência e sei esperar. E não estou aqui com o fogo no rabo, do "ai meu Deus se não ganharmos". Isso é a treta da imprensa, que diz que se não ganharmos dois campeonatos, acabou-se a nossa tendência vitoriosa. Meus amigos, quero é ver futebol com uma ideia de jogo e uma filosofia. E isso já temos, em 90% dos jogos - não neste. Mas eu estarei lá até ao fim. Quero ver se os meus "queridos" críticos também.

Agora há que dizer, e não serve de desculpa, que numa liga normal e verdadeira, todos os grandes perdem jogos parvos. O Real, o Barça, o Bayern, todos. O Chelsea foi eliminado da Taça de Inglaterra por uma equipa da segunda liga, bem como o City. O que é anormal é uma liga onde uma equipa nunca perde. A ninguém parece estranho. Muito bem! E agora dizer o evidente, este roubo de Catedral, já é desculpa. Não é. É a realidade. E já ninguém se escandaliza pela óbvia diferença de Marítimos. E desta fantochada. Muito bem! Bater nos nossos sem critério é que é bom!

Uma palavra para Rodolfo Reis, ontem soberbo na defesa do nosso grande amor azul e branco. Bem preparado e letal. Bravo, Capitão!

50 comentários:

  1. Jorge eu tamebm tenho uma ideia sobre certos jogadores, o que me faz levar ao ra ciocinio que quem emprenha pelas orelhas e se deixa levar por canções de embalar, é que pode dizer que temos um super plantel!!!!!! Como? Se grande parte dos titulares ou são emprestados, o que significa que são jovens ainda e imaturos????
    Aliás creio bem que desde há 3/4 anos que os planteis do FC PORTO se vão desvanecendo em qualidade....
    Talvez seja uma opinião minha, mas anda uma guerra de salão no FC PORTO!!!! A sucessão deveria-se discutir já e agora antes que o poder caia na rua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Felisberto, a mim a ideia que me confunde é a que temos um plantel superior ao do benfas! Como assim, se eles ja gastaram, até agora, mais de 38M? Passo-me com a malta que quer tudo pronto da noite para o dia! Há anos que não tínhamos um plantel sem referências e sem capitania! Tudo novo e a brilhar contra o maior colo colo de que me lembro? Surreal!

      Eliminar
    2. Caro Feliberto, faça um onze desta selecção de jogadores:Artur Moraes, Paulo Lopes, Julio César; Lisandro Lopez, Luisão, Maxi Pereira, Eliseu Loris Benito, Silvio, Jardel, André Almeida, César; Ruben Amorim, Samaris, Sulejmani, Gaitan, Ola John, Salvio (lesionado), Pizzi, Cristante, Talisca; Derley, Lima, Jonas, Gonçalo Guedes e Rui Fonte e Helton, Fabiano, Andrés Fernandez; Danilo, Alex Sandro, José Angel, Maicon. Martins Indi, Marcano e Reys; Casemiro, Campana, Ruben Neves, Evandro, Brahimi, Hewrrera, Octávio, Oliver Torres e Quintero; Ricardo, Quaresma, Tello, Adrian Lopez, Jackson Martinez, Aboubakar. Depois de fazer a selecção do 11, diga-me quem colocava a treinar.

      Eliminar
    3. O Anónimo está a querer dizer que o benfas tem pior plantel? Olhe que não, olhe que não!

      Eliminar
    4. "Meus amigos, quero é ver futebol com uma ideia de jogo e uma filosofia. E isso já temos, em 90% dos jogos ".
      Então, estamos no caminho certo.

      Eliminar
    5. Não quero dizer que tem pior plantel só, digo-lhe que só 1 jogador poderia fazer parte do plantel e veja lá a ironia, ainda por cima ocupa o espaço que Lopetegui tem dado a Brahimi. Os restantes do Benfica, nem nos 18.

      Eliminar
  2. Caro Jorge. Desde já dou-lhe os parabéns pelo trabalho que tem feito e espero que continue pois é um gosto ler este e outros blogs da nossa "Bluegosfera".
    Quanto ao resto, já começa a ser normal que quando se ganha poucos comentam e quando se perde aparece logo dezenas de especialistas treinadores de bancada, sempre com certezas absolutas e 100% de razão, a criticar tudo...
    Por isso é melhor nem se chatear com estas coisas.
    Cumprimentos
    Vitor Soares

    ResponderEliminar
  3. Caros Portistas, não me esqueço de vários frangos do Helton na LC, mas acho que neste momento deveria ser o nosso GR aproveitando o momento psicológico e a sua experiencia, para poder dar uns gritos aquela juventude. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Fez a diferença na Quarta. Fará a diferença na quarta!

      Abraço

      Eliminar
  4. Caro Jorge, como sempre, ou quase sempre, as nossas ideias são mais ou menos iguais...

    Sobre os jogadores, e no caso de ficarmos a 9 pontos, acho que é altura de "eliminar" alguns jogadores do plantel... Maicon desde que chegou, nunca se conseguiu impor categoricamente... Alex Sandro, parece não ter a cabeça cá, desaparece de jogo para jogo... O Casimiro, pode ser devolvido à procedência, como dizes e bem, Rúben e o Campana fazem perfeitamente o lugar... O Quintero tem de meter de uma vez por todas que só jogam 11 se cada vez, e tem é de aproveitar as oportunidades que lhe dão para mostrar que merece muitas mais... Quaresma é individualista, sempre foi, não foi à toa que teve problemas com o holandês e depois com JF. O ano passado era contra a sua vinda por isso mesmo. Neste momento benificia por existir o "FC Quaresma". O próprio Jackson, por muito que lhe admire a capacidade de luta e o fazer vários lugares ao longo do jogo, tem de perceber também que não pode ser PL, médio e defesa ao mesmo tempo. Se vem buscar jogo ao meio, tem de soltar a bola e seguir para a frente, para quando houver o cruzamento para a área ele lá estar...ontem houveram pelo menos 2 situações em que podia/devia ter soltado a bola e insistiu na jogada individual.
    Na minha opinião, de simples treinador de bancada, para o jogo contra o Paços, operava de imediato 2 ou 3 substituições...em 4x3x3 Hélton, Danilo, Alex Sandro, Reyes e Indi, R. Neves, Herrera e Oliver, Tello, Quaresma e Jackson... Isto para se manter a matriz de jogo de há vários anos...porque para 90% dos jogos do campeonato, um 3x5x2 chega! Sobram-nos sempre defesas...

    Sobre Lopetegui, tenho exatamente a mesma ideia, acho-o um excelente treinador! Com pouca experiência de treino, mas sabe o que quer, tem uma ideia plenamente definida...comete erros como todos, fruto da inexperiência! Mas acredito plenamente que nos irá dar muitas alegrias.
    Ontem não percebi o porquê de sair o Indi, para o Casimiro recuar para central...tavamos a precisar era de gente a meio campo...e não entendo a insistência em meter Oliver e/ou Quintero nas alas...

    Cumprimentos,

    André Guimarães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo menos nisto:

      - Se não for preciso, o Jackson não vem. Não pode ser preciso.
      - Se o Quaresma e o Tello não rendessem - Ricardo/Gonçalo.

      De resto, completamente de acordo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Sim, completamente de acordo! Uma equipa como o FCP não pode obrigar o seu PL a vir defender. O Jackson tem de ficar unicamente do meio campo para a frente, só isso já obriga a que pelo menos um dos centrais adversários fiquem lá atrás.
      A minha crítica vai no sentido de que quando é necessário que ele recue, tem de perceber que e quando deve soltar a bola.
      Por isso é que à alguns anos defendo que no campeonato o FCP deveria ter um modelo alternativo... 4x4x2 ou 3x5x2 (meu preferido pelo que falei acima).

      De resto, é realmente preciso dar oportunidades ao Ricardo/Gonçalo/Ivo como alternativas aos extremos quando estes não rendem! Quanto mais não seja para que Tello/Quaresma/Brahimi percebam que não têm exclusividade de lugar e podem perfeitamente perdê-lo a qualquer momento.

      Foi aliás nesse sentido que defendi a ida de Hélton para o banco. Quanto melhor for a alternativa, mais o titular terá de se esforçar...

      Abraço

      Eliminar
    3. O Adrián é muito bom no 4x4x2... no Estoril esteve sozinho 9 vezes... quem não se adaptou foi o Jackson... o Aboubakar também joga bem nesse sistema.

      Subscrevo os nomes que diz como extremos.

      E o Helton devia estar na baliza!

      Abraço

      Eliminar
    4. Sim, por acaso estava a esquecer do Adrian, e sim acho que o Adrian com 2 avançados renderia muito mais! Aliás, o Adrian desapareceu um pouco em Espanha quando o Falcao foi para o Atlético, pois até aí jogava com outro avançado.

      Não sou de forma alguma de atirar a toalha ao chão, mas a verdade é que ficando a 9 pontos, não sendo de todo impossível, a verdade é que fica extremamente mais difícil. Nesse sentido, acho que seria importante começar a consolidar a equipa para a próxima época, fazendo sempre que possível a integração de novos valores...ir-se identificando alvos (preferencialmente no mercado nacional) para estarem de sobre aviso...no dia em que saia um jogador do atual plantel, entre imediatamente no dia seguinte o seu "substituto"!
      Existem, a meu ver, jogadores bons no mercado nacional, utilizar a estratégia utilizada em 2003, jogadores plenamente identificados com a realidade da liga portuguesa e com " fome de títulos ", isto porque muito sinceramente, embora nenhum do atual plantel (exceto Hélton e Maicon) nenhum tenha ganho qualquer grande troféu (porque juntando a Liga temos também o Quaresma), mas nota-se, ou pelo menos é minha opinião, que a maioria está mais interessada em mostrar-se na LC...nota-se a diferença de atitude em alguns jogadores!
      Quanto a mim o Alex Sandro não está com a cabeça no FCP, e já não é desta época, portanto acho urgente rever-se o mais rápido possível a sua situação...mais não seja com alguma terapia de banco.

      Abraço

      Eliminar
  5. Caro Jorge,
    Como já deu conta, este campeonato não significa só um campeonato. É uma batalha estratégica, engendrada pelos ideólogos dos coisinhos, em conlúio com o parvalhão da AFL e do crápula da APAF. Portanto, seria difícil ao F C do Porto, em quaisquer circunstâncias, ganhá-lo, quanto mais numa época que se seguiu ao pior Porto dos últimos 30 anos, e em que, por via disso, se operou uma verdadeira revolução no plantel.
    O que se deve questionar é como vamos lembrar o minuto 92; se como uma conquista, ou como o princípio duma travessia do deserto, se não tomarmos as medidas adequadas (se ainda formos a tempo). Foi pena ninguém da Estrutura ter percebido, a seguir a esse golo caído dos céus, que só fomos campeões por mera incompetência do catedrático, e que aquilo que se fez esta época, deveria ter sido feito na anterior, quando eles estavam fragilizados, e porventura, sem ser necessário um tão grande investimento. Perdeu-se uma oportunidade de ouro de prolongar o nosso domínio por mais uns anos (na 6ª jornada, já tinham perdido 7 pontos, e nós 2 devido aquela miserável arbitragem no Estoril).
    O que me preocupa é como vamos dar a volta a este cenário. Não vejo, da parte da Estrutura e da grande maioria dos adeptos, a capacidade de luta que sempre nos caracterizou, e que nos levou a ultrapassar todos os condicionalismos, conseguindo fazer de nós o melhor e mais titulado ( e odiado, e miseravelmente vilipendiado) Clube português.
    Eu tenho a esperança, não na conquista do campeonato, porque me parece (já parecia, antes da Madeira) uma quimera, mas sim que o NGP tenha percebido todo o significado do que se tem passado esta época, e actue da forma a que sempre nos habituou.
    Mais uma vez, parabéns pelo blog, que, juntamente com grande parte dos colocados à direita, sigo religiosamente.
    Abraço Portista
    JFernandes

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela preferência que muito me honra sr Joaquim mas deixe-me dizer-lhe que não acho que, pelo facto de não ganharmos 2, ainda por cima com o roubo que temos assistido, vamos ter de perder outros 17....essa coisa da quebra de hegemonia é artificial e é só paleio de venda de jornais. Eu não exijo campeonatos a quem acabou de chegar! E o grande catedrático vai levar 3/6, sendo que este é um roubo de catedral e o anterior o fruto de uma das maiores implosões dos últimos anos. Quero ver o benfas para o ano.

    Abraço azul e branco.

    ResponderEliminar
  7. "Lopetegui é, para mim, um óptimo treinador que está há 6 meses nesta casa e não seis anos"

    Ok, não comparemos então com Jorge Jesus, que está há 6 anos no Carnide e por via disso tem a obrigação de ganhar tudo até Lopetegui fazer 6 anos de tirocínio.
    Comparemos com Marco Silva, que está ao mesmo tempo numa equipa (supostamente) de topo! Quem tem ao seu dispor meia dúzia de martelos saídos da equipa B ainda a cheirarem a leite, reforçada com uns Sherifs, Mini Messis, Maradonas da Bulgária e outros parecidos, com um orçamento que é 1/5 do nosso, et voilá, eliminou-nos e está apenas a 1 ponto. Que justificações encontra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É português, treina no campeonato português há sei lá quanto tempo, tem um jogador de craveira internacional, o Nani, e mesmo assim, tem o pescoço no cepo. Ganhou à Académica - a quem ganhamos 4-0 - com muito medinho, ganhou o jogo anterior nos últimos minutos e o anterior a esse no ultimo segundo. Que grande treinador. Quanto aos milhões, digo-lhe, uma vez mais, que não são a minha praia:

      Para mim a equipa era Helton, Danilo, Reyes/Maicon/outro central melhor, Indi/Marcano, Ángel, Campaña/Ruben Neves, André André/Evandro, Óliver, Ricardo, Aboubakar, Quaresma/Gonçalo ou um bom ala da B. Some aí os milhões.

      Eliminar
    2. Já vi o tipo de equipa e de jogadores que pretende. Reys, Marcano, Campaña, Ruben Neves, Evandro, Ricardo, Gonçalo, Adrian jogadores que gosta, digo-lhe que há uns anos atrás nem no Barreirense teriam lugar, quanto mais no F. C. Porto. Alguns jovens poderão vir a ser algo, se fizerem por isso e se conquistarem lugar emprestados a clubes da 1ª Liga. Estamos mesmo como os calimeros, qualquer jogador que jogue uma vez e remate pelo menos uma vez à baliza, já e um craque e não é assim, têm ainda muito que crescer.

      Eliminar
    3. Epá! Se não são os da formação, se não são os As, de quem gosta o senhor? Enfim..

      Eliminar
    4. Mas o sr. acha que a equipa do Porto deve ser constituída por jogadores por quem se simpatiza? O Porto atingiu um patamar a nível Mundial que não se coaduna por critérios de simpatia mas de competência. Sousa, que é craque agora no Brasil, esteve aí e não calçou e você acha que é com Andrés Andrés, Tozés, Evandros, Ricardos, até ainda este verdinho Ruben Neves que vamos impor respeito na Europa? Até o próprio Oliver ainda tem um futebol muito curto para se impor a nível da Champions que é o campeonato do F. C. do Porto. Se Guarin, Belushi, Lucho já não tinham pedal para isso, vai ser com esses projectos de jogadores que lá chegamos? A estrutura era forte e reconhecida, porque além da categoria dos jogadores contratados, tinham de obedecer a outros critérios como serem competivos, terem caracter, vontade de vencer, saberem os valores e ambições do clube.

      Eliminar
    5. "com muito medinho, ganhou o jogo anterior nos últimos minutos e o anterior a esse no ultimo segundo"

      É isso mesmo, inexperiente, treinou o Estoril, tem uma equipa de chavalos. Reconheço que é muito pouco e revelador do nível de treinadores e equipas da 1ª Liga. Por aí se pode ver o nível do nosso, que foi eliminado por MS e que só tem mais um ponto no campeonato.

      Eliminar
    6. A cena do sr. Paixão no penalti do Paços mostra como este ano os dados estão viciados, o sr, Paixão a 2 metros do lance não vê um penalti clarissimo e deixa o jogo seguir foi preciso alguém de fora lhe puxar as orelhas para ele parar o jogo e marcar o penalti, já no penalti do SLB uma clara bola na mão não teve qualquer duvida. Algo cheira muito mal no Reino da Dinamarca.

      Eliminar
  8. 100% de acordo neste e no texto anterior. Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  9. Nunca nos foi dito que este era um projeto a médio-prazo. Por isso, a juventudo e inexperiência do treinador e da equipa, não podem servir de desculpa porque foram contratados para apresentarem resultados já esta época. A idade e pouca experiência dos reforços também é uma falácia, vejamos:
    Fernandez - 28
    Ricardo - 32
    Evandro - 28
    Marcano - 27
    Lopez - 27
    Angel - 25
    Brahimi - 24
    Aboubakar - 23

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é para rir não é? O único titular desses nomes que me dá tem 24 anos e chegou este ano e vai embora este ano.

      Eliminar
    2. E já agora, um treinador com um contrato de 3+2 anos não me parece ser de curto prazo.

      Eliminar
    3. Então não são os reforços exigidos pelo treinador? Desse camião de reforços exigidos, afinal só um é que tem lugar no 11?Não me diga que veio para potenciar os jovens Jackson, Quaresma, Alex Sandro, Danilo, Helton, Herrera.
      Se este treinador fizer esse 3+2, é sinal que o Porto implodiu completamente e mais depressa vemos o Padroense na 1ª Liga

      Eliminar
  10. Caro Jorge,

    Não vou entrar em grandes considerações. Esta derrota do FC Porto deixou-me desolado, como a todos os Portistas, tive um grande trabalho comigo mesmo a noite toda para digerir este desaire, sem cuidar das suas razões, deixo esse mister para o Treinador e jogadores. Tem toda a razão, caro Jorge. Ninguém morre se o FC Porto não for Campeão, embora admita alguma desilusão face às expectativas criadas no início da Época. Nem eu morri, e resisti ao jejum de 19 anos, e o FC Porto é hoje um Clube de dimensão internacional. Portanto...
    Dito isto e, já refeito da derrota de ontem, como sou um Portista de todas as horas, lá estarei, se Deus quiser, no próximo Domingo no Dragão, a apoiar o nosso FC Porto. Já comprei bilhete para o jogo, através da linha Dragão e fiz a reserva do Hotel.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  11. Só mais uma coisa caro Jorge. Já fiz o convite ao Vila Pouca e o mesmo é extensivo a si e ao Miguel para tomarmos um café antes do jogo. Se Deus quiser, desta vez não haverá impedimento.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. sr Fernando Pinto

      obrigado! pela gentileza do convite e por se ter lembrado de mim, mas infelizmente não vou poder retribuir esse abraço. já tenho um compromisso (profissional) para esse Sábado.

      certamente que ficará para outra oportunidade - provavelmente em Maio, na Alameda do Dragão :D
      é que eu acredito!

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  12. Respostas

    1. João

      não, João.
      eu é que vou ser o condutor. mas o carro é de cinco lugares... :D

      abr@ço
      Miguel | Tomo II

      Eliminar
  13. 0'
    Paulo Fonseca prescindiu dos dois reforços de inverno oriundos do Benfica: o médio Rúben Pinto, titular na estreia, na jornada anterior (derrota com o Nacional, por 2-3) e o central Fábio Cardoso. Este último está na bancada. Com dois centrais lesionados, o treinador do Paços de Ferreira optou por adaptar o trinco Romeu para completar o eixo da defesa.

    A verdade desportiva

    ResponderEliminar
  14. Relativamente ao tópico, sempre achei que este ano ia ser difícil pois tivemos de renovar o meio campo completamente. É uma zona problemática e para quem joga sem ajudas custa remodelar essa área. De resto é um campeonato normalíssimo do FC Porto. O anormal é o 5lb não perder pontos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe, perdeu-os hoje. Quem diria que num campeonato, se ganham e perdem jogos e não há vencedores antecipados no início da segunda volta!

      Abraço

      Eliminar
    2. Veja lá que até o Paulo Fonseca ganha a este Benfas

      Eliminar
    3. Ninguém disse que o Fonseca não tinha valor. Não treinou bem o FC Porto, ou acha que sim?

      Eliminar
  15. O FCP ontem fez mais que suficiente para ganhar o jogo. Não o conseguiu umas vezes por azelhice (Indi e Casemiro), outras por manifesta falta de sorte (bola no poste do Tello e o corte(?) de cabeça do tipo do Maritimo ao remate do Ruben). Todos queremos ganhar, estamos habituados a isso (ano sim, ano sim) e quando as coisas correm menos bem, fica tudo um bocado turvo na mente de alguns adeptos. É tudo mau, desde o Presidente ao roupeiro. Isto nao é FM. Um bocadinho mais de calma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Rebelo, e hoje provou isso mesmo. Prognósticos só no fim do jogo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Continua a ser uma diferença de pontos complicada de recuperar. Os 6 pontos ainda sao uma margem muito confortavel no campeonato portugues, mas pelo menos já "baixou" a crista a muitos "bicampeoes". Espero que o FCP aproveite este balao de oxigenio da melhor maneira e que nao o desperdice novamente de forma ingloria. Abraço

      Eliminar
    3. Não se esqueça da soberba do "tá no papo" benfas.... Ficam sempre com o rei na barriga e depois... 16 jornadas , 48 pontos. Calma.

      Eliminar
  16. Respostas
    1. Vens no carro connosco? LOL Podes encontrar-te connosco antes do jogo. Deixa o teu telemóvel no mail do blogue e a gente fala-se, Abraço.

      Eliminar
  17. E o Paços lá ganhou aos vermelhos....pessoal, haja esperança!!!!!!
    Ja agora, Parabéns pelo (relativamente novo) blog, Jorge. Continue!
    Um leitor desde Bruxelas,
    Milesh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais nada, Milesh! As contas fazem-se no fim!

      Merci!

      Abraço!

      Eliminar
  18. Não podem ser os Paços de Ferreira a fazer aquilo que é nossa obrigação. Há imensas razões para estarmos assim e a principal é como é possível o treinador a meio da época ainda andar a fazer experiências? Quintero na ala? Epá se fosse o Fonseca já tinha visto lenços brancos. Casemiro serve para fazer descansar o Ruben e mal. Até o Campaña me deixou melhor impressão nos poucos jogos que vi dele entre a A e a B.

    Mas o pior para mim, é a gritante dificuldade em sair da 1ª fase de construção e uma fraca capacidade de reacção à perda, que para mim é uma das características fundamentais em qualquer boa equipa que se preze. E isto tem sido uma cosntante o longo dos jogos. Melhorou ali em 2 ou 3 mas pareceu mais fruto do contexto do que do trabalho, já que se têm visto as mesmas limitações. E parece-me que com casemiro a jogar ali isso vai continuar. O treinador borrou-se com as criticas à forma como sofriamos golos com perdas de bola na transiçao e passou a dar primazia a uma contrução mais segura defensiva mente mas muito ineficaz do ponto de vista ofensivo.

    Nas bolas paradas começa a ser vergonhoso para o grupo de trabalho. Não treinam? Ou treinam mal? Seja como for, tem-se visto pura incompetência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos esses pontos são por mim - e a maioria da bluegosfera - sobejamente criticados. Depende dos dias. Eu acho que é mais uma questão de... vontade. Nunca lhes vejo dificuldade na construção na Champions League.

      Eliminar